Dados do Curso - PUCRS - Portal

Curso de Medicina

1. Dados do Curso
Curso: Medicina Currículo Vigente: 9301
CARGA HORÁRIA 7200
CRÉDITOS 472
DURAÇÃO 12 semestres
TURNO Manhã / Tarde / Noite
VAGAS Vagas 1° semestre 120
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 120
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 2760
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução Nº112/2020 Data 24/11/2020
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria Nº 620 D.O.U 17/09/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES Nº 3 D.O.U 23/06/2014
2. Perfil do Egresso

Ao concluir o Curso de Medicina, espera-se que o egresso seja um profissional generalista, humanitário, crítico, reflexivo, criativo e com perspectivas internacionais e sensibilidade cultural desenvolvidas, e que esteja apto a:

 

  • Agir nos processos de saúde, doença e morte nos diferentes níveis de atenção;
  • Desenvolver ações em saúde com conhecimento, habilidades e atitudes necessárias à promoção, prevenção, recuperação e reabilitação, com condutas eticamente corretas;
  • Exercer prática integral e em equipe multiprofissional de saúde, estando socialmente comprometido;
  • Manter seu processo de educação permanente.

Espera-se que o aluno construa conhecimento e desenvolva habilidades e competências para:

 

  • Estabelecer relação médico-paciente-família, com acolhimento, sensibilidade e empatia;
  • Compreender o paciente integrado a um contexto biopsicosocioambiental em evolução e constante troca com o seu meio;
  • Realizar exame clínico visando à formulação e esclarecimento de hipóteses diagnósticas;
  • Solicitar e interpretar investigação complementar adequada ao nível de atenção de que participa;
  • Estabelecer plano terapêutico que contemple educação em saúde;
  • Manejar adequadamente os recursos terapêuticos;
  • Promover a melhor qualidade de vida do paciente;
  • Realizar procedimentos indispensáveis para o atendimento inicial das urgências e emergências em todas as fases do ciclo vital;
  • Empregar conhecimentos básicos de epidemiologia para ação em saúde;
  • Contribuir para a promoção da saúde, a prevenção das doenças, a reabilitação e o acompanhamento do processo de final de vida;
  • Considerar a relação risco-benefício e custo-benefício nas decisões médicas, levando em conta as necessidades da população e de cada indivíduo;
  • Exercer atividade profissional em serviços de saúde de complexidade diversa, identificando as particularidades das principais especialidades médicas para encaminhar pacientes cujo manejo não esteja ao alcance do médico generalista;
  • Ter formação integral com sólidas bases humanitárias, éticas e científicas, respeitando os princípios éticos e compromisso com a comunidade;
  • Respeitar e aplicar os direitos e deveres do médico, embasados nos preceitos deontológicos e princípios bioéticos;
  • Trabalhar em equipe multiprofissional e multicultural, organizando adequadamente o ambiente de trabalho e comunicando-se de forma efetiva;
  • Aplicar os conhecimentos básicos de planejamento e gestão em saúde;
  • Lidar criticamente com as políticas, sistemas de saúde e a dinâmica do mercado de trabalho;
  • Aplicar os conceitos de organização da profissão, associativismo e valorização do trabalho médico;
  • Utilizar os métodos científicos na análise dos problemas em saúde individual e coletiva;
  • Valorizar e promover a educação permanente, possibilitando a leitura crítica de artigos científicos e a participação na produção de conhecimentos;
  • Acessar e compartilhar produções científicas da área médica em língua estrangeira;
  • Comunicar-se efetivamente em ambientes internacionais;
  • Utilizar o conhecimento de tecnologias avançadas na prática médica;
  • Utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como apoio à aprendizagem e à formação continuada.
3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo:

Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.

  • 1º – A forma de obtenção do grau G1 é definida no Projeto Pedagógico do Curso e no plano de ensino de cada disciplina.
  • 2º – O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
  • 3º – O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
  • 4º – Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.

Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina.

Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade.

5. Estágio Curricular

O Estágio Supervisionado corresponde ao Internato do Curso de Medicina que se estende do 9° ao 12° semestre. O Internato ou estágio curricular é o último ciclo do curso de graduação em Medicina, livre de disciplinas acadêmicas, durante o qual o estudante deve receber treinamento sistemático, contínuo, com supervisão, em Instituição de saúde vinculada à Escola de Medicina da PUCRS, ou em Instituições conveniadas.

 O estágio curricular obrigatório de treinamento em serviço incluirá necessariamente aspectos essenciais nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia-Obstetrícia, Pediatria e Saúde Coletiva e Mental, devendo incluir atividades no primeiro, segundo e terceiro níveis de atenção em cada área. Ao menos, 30% (trinta por cento), no mínimo, da carga horária do internato deverão ser desenvolvidos na Atenção Básica e em serviço de urgência e emergência do SUS.

A PUCRS possui firmado, junto a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, um termo de cooperação técnica, visando a atuação os discentes em áreas sob a gestão da prefeitura, ampliando assim os campos de prática dos acadêmicos de medicina.

 

As disciplinas desses estágios correspondem ao Internato I, Internato II, Internato III, Internato IV, Internato V e Internato VI.

 

A distribuição do número de créditos anual por estágio será conforme tabela abaixo:

Quadrimestre N° de Créditos
Primeiro 30
Segundo 30
Terceiro 30
Quarto 30
Quinto 30
Sexto 24

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
ANATOMIA HUMANA I
90
1

Disciplina em implantação

APROXIMAÇÃO À PROFISSÃO MÉDICA I
30
1

Disciplina em implantação

BIOFÍSICA I
45
1

Disciplina em implantação

BIOQUÍMICA I
45
1

Disciplina em implantação

GENÉTICA MÉDICA
60
1

Disciplina em implantação

HISTOLOGIA HUMANA APLICADA A MEDICINA I
30
1

Disciplina em implantação

MICROBIOLOGIA HUMANA
45
1

Disciplina em implantação

PARASITOLOGIA HUMANA
45
1

Disciplina em implantação

ANATOMIA HUMANA II
90
2

Disciplina em implantação

APROXIMAÇÃO À PROFISSÃO MÉDICA II
30
2

Disciplina em implantação

BIOFÍSICA II
45
2

Disciplina em implantação

BIOQUÍMICA II
45
2

Disciplina em implantação

CULTURA RELIGIOSA E ÉTICA DO CUIDADO
60
2

Disciplina em implantação

DISCIPLINAS ELETIVAS
360
2

Disciplina em implantação

EMBRIOLOGIA HUMANA
30
2

Disciplina em implantação

EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA
60
2

Disciplina em implantação

FISIOLOGIA HUMANA I
90
2

Disciplina em implantação

HISTOLOGIA HUMANA APLICADA A MEDICINA II
30
2

Disciplina em implantação

SAÚDE E BEM ESTAR NA PRÁTICA MÉDICA
30
2

Disciplina em implantação

ANATOMIA APLICADA À MEDICINA
60
3

Disciplina em implantação

ESPIRITUALIDADE NA PRÁTICA MÉDICA
15
3

Disciplina em implantação

FARMACOLOGIA I
90
3

Disciplina em implantação

FISIOLOGIA HUMANA II
90
3

Disciplina em implantação

INTEGRAÇÃO EM SAÚDE
30
3

Disciplina em implantação

NEUROPSICOBIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E SUAS PATOLOGIAS
30
3

Disciplina em implantação

SEGURANÇA DO PACIENTE
30
3

Disciplina em implantação

SEMIOLOGIA I
180
3

Disciplina em implantação

ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE I
90
4

Disciplina em implantação

BIOÉTICA
60
4

Disciplina em implantação

FARMACOLOGIA II
30
4

Disciplina em implantação

FISIOLOGIA APLICADA À MEDICINA
60
4

Disciplina em implantação

FUNDAMENTOS EM PESQUISA MÉDICA E EPIDEMIOLOGIA
45
4

Disciplina em implantação

IMUNOLOGIA CLÍNICA
30
4

Disciplina em implantação

PATOLOGIA APLICADA A MEDICINA I
60
4

Disciplina em implantação

SEMIOLOGIA II
210
4

Disciplina em implantação

ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE II
90
5

Disciplina em implantação

LABORATÓRIO DE HABILIDADES
30
5

Disciplina em implantação

NEUROCIÊNCIAS E SAÚDE MENTAL I
60
5

Disciplina em implantação

PATOLOGIA APLICADA A MEDICINA II
90
5

Disciplina em implantação

PRÁTICA EM CIRURGIA I
150
5

Disciplina em implantação

PRÁTICA EM CLÍNICA MÉDICA I
150
5

Disciplina em implantação

PRÁTICA EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA I
120
5

Disciplina em implantação

PRÁTICA EM PEDIATRIA I
120
5

Disciplina em implantação

BIOÉTICA CLÍNICA E CUIDADOS PALIATIVOS
30
6

Disciplina em implantação

FUNDAMENTOS EM IMAGEM
30
6

Disciplina em implantação

GENÔMICA E MEDICINA PERSONALIZADA
30
6

Disciplina em implantação

NEUROCIÊNCIAS E SAÚDE MENTAL II
60
6

Disciplina em implantação

SAÚDE GLOBAL
30
6

Disciplina em implantação

SIMULAÇÃO REALÍSTICA
30
6

Disciplina em implantação

MEDICINA TRANSLACIONAL: DA PESQUISA BÁSICA À CLÍNICA
30
7

Disciplina em implantação

PRÁTICA EM CIRURGIA II
255
7

Disciplina em implantação

PRÁTICA EM CLÍNICA MÉDICA II
255
7

Disciplina em implantação

PRÁTICA EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA II
150
7

Disciplina em implantação

PRÁTICA EM PEDIATRIA II
150
7

Disciplina em implantação

TRAUMA E EMERGÊNCIA
60
7

Disciplina em implantação

INOVAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE
30
8

Disciplina em implantação

MEDICINA LEGAL E DEONTOLOGIA MÉDICA
30
8

Disciplina em implantação

RACIOCÍNIO CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO
30
8

Disciplina em implantação

INTERNATO EM SAÚDE DO ADULTO
720
9

Disciplina em implantação

INTERNATO EM SAÚDE COLETIVA E MENTAL
660
10

Disciplina em implantação

INTERNATO EM SAÚDE MATERNO INFANTIL
720
11

Disciplina em implantação

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
12

Disciplina em implantação

INTERNATO EM EMERGÊNCIAS E OPTATIVOS
660
12

Disciplina em implantação

..Dados atualizados até 22/11/2024