Curso: Matemática: Empresarial | Currículo Vigente: 4112 | ||
CARGA HORÁRIA | 2400 | ||
CRÉDITOS | 152 | ||
DURAÇÃO | 8 semestres | ||
TURNO | Noite | ||
VAGAS | Vagas 1° semestre | ||
Vagas 2° semestre | |||
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso | 180 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso | 120 | ||
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio | 0 | ||
ATOS LEGAIS DO CURSO | |||
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) | Resolução CGPG nº 5 | Data | 11/10/2009 |
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) | Portaria nº 217 | D.O.U | 06/11/2012 |
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes | Resolução CNE/CES nº 3 | D.O.U | 18/02/2003 |
O egresso do Bacharelado em Matemática deve ser um profissional que demonstre compreender e utilizar os conhecimentos matemáticos na modelagem de situações reais, no desenvolvimento de pesquisas, na interpretação de dados e resolução de problemas, interligando os vários campos dessa ciência com outras áreas do conhecimento, destacando sua competência para trabalhar conceitos abstratos. O graduado pelo curso de Matemática da PUCRS deve ter características essenciais, como a de ser um profissional dinâmico e criativo, que tenha capacidade de expressar-se, por escrito e oralmente, com clareza, precisão e objetividade, e que seja capaz de trabalhar em equipes multidisciplinares e exercer liderança. Para atender às necessidades da sociedade em que está inserido, deve ser competente para desenvolver suas ações, com elevado senso ético e visualizar de forma abrangente o papel social da matemática, valorizando o grupo onde vai atuar e também sua profissão. Além disso, o egresso deve ser capaz de refletir e teorizar sobre sua prática, buscando um aperfeiçoamento constante e comprometendo-se com a sua formação permanente. O Bacharel em Matemática, com linha de formação em Matemática Empresarial, deve estar habilitado para a atividade acadêmica e de pesquisa, bem como para trabalhar em empresas e instituições, com a análise de riscos, pesquisa de ambientes (desafios/oportunidades), análise orçamentária, cálculos financeiros, atuariais e estatísticos, etc., apoiando os profissionais de estatística, economia, contabilidade, ciências atuariais, administração, dentre outros. Para desempenhar seu papel nos processos de gestão, produção e pesquisa, o egresso deve apresentar competências e habilidades que envolvam o domínio das técnicas matemáticas, desde a parte formal abstrata até a parte prática, incluindo conhecimentos de estatística e computação, a aquisição de uma forte base conceitual e de familiaridade com os procedimentos das áreas de aplicação, podendo assim comunicar-se facilmente com outros profissionais e com eles interagir, formulando em conjunto as questões levantadas e propondo soluções técnicas com o devido grau de sofisticação. Acredita-se que o convívio com alunos de outros cursos da Universidade (Ciência da Computação, Física, Engenharias, Ciências Econômicas, Administração e outros) permite uma formação humana mais ampla, que aceite as diferenças, com uma visão mais aberta para enfrentar os problemas propostos e as dificuldades do dia a dia da vida profissional. O egresso, ainda, deve ter formação suficiente para continuar os estudos em cursos de Pós-Graduação em Matemática e em diversas outras áreas, tais como, Engenharias, Estatística, Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis. |
Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.
VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO |
De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo: Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.
Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina. Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade. |
Estágios Obrigatórios O currículo do Bacharelado em Matemática não prevê Estágio Obrigatório, em conformidade com as Diretrizes Curriculares para os cursos de Matemática. Estágios Não Obrigatórios Levando em conta que a matemática está inserida na maioria das situações na vida diária e que nos objetivos do curso consta que os egressos devem ter, além de sólidos conhecimentos de sua área, compreensão da realidade em que vão atuar, em seus aspectos culturais, políticos, religiosos, profissionais e sociais, entende-se que os estágios não obrigatórios podem ocorrer em instituições que se proponham a promover o crescimento pessoal nessas áreas. Assim, os estudantes terão conhecimento da realidade e, portanto, maior facilidade na contextualização no desenvolvimento de capacidades necessárias para trabalhar no seu campo profissional. Os estágios não obrigatórios são aproveitados como Atividades Complementares, de acordo com as Normas Reguladoras para as Atividades Complementares do Curso de Matemática. (Vide 3.14) |
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
|
|
---|---|
Fundamentos de Matemática Elementar
90
1
|
|
Geometria Plana
60
1
|
|
Iniciação A Pesquisa em Matemática
60
1
|
|
MATEMÁTICA FINANCEIRA
60
1
|
|
Matemática Discreta (Si)
30
1
|
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
2
|
|
CÁLCULO 1
60
2
|
|
DESENHO GEOMÉTRICO
30
2
|
|
DISCIPLINAS ELETIVAS
180
2
|
|
FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO
90
2
|
|
GEOMETRIA II
60
2
|
|
Lógica Matemática
60
2
|
|
ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I
60
3
|
|
CÁLCULO 2
60
3
|
|
Fundamentos da Computação
30
3
|
|
Geometria Analítica
30
3
|
|
Álgebra A
60
3
|
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III
30
4
|
|
ECONOMIA
60
4
|
|
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
30
4
|
|
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
60
4
|
|
Tópicos de Física Clássica
60
4
|
|
Álgebra B
60
4
|
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL IV
60
5
|
|
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
5
|
|
Introdução a Ciência Atuarial
30
5
|
|
PESQUISA OPERACIONAL I
60
5
|
|
Tópicos de Física Moderna
30
5
|
|
Álgebra Linear
60
5
|
|
ESTATÍSTICA AVANÇADA
60
6
|
|
INTRODUÇÃO A ANÁLISE MATEMÁTICA
60
6
|
|
MATEMÁTICA APLICADA
60
6
|
|
Planejamento de Negócios
60
6
|
|
VARIÁVEIS COMPLEXAS
30
6
|
|
ANÁLISE MATEMÁTICA
60
7
|
|
CÁLCULO NUMÉRICO A
60
7
|
|
Mercado Financeiro
60
7
|
|
PESQUISA OPERACIONAL II
60
7
|
|
INTRODUÇÃO À GEOMETRIA DIFERENCIAL
30
8
|
|
MODELAGEM MATEMÁTICA
60
8
|
|
ÉTICA E CIDADANIA
60
8
|