Dados do Curso - PUCRS - Portal

Curso de Matemática: Empresarial

1. Dados do Curso
Curso: Matemática: Empresarial Currículo Vigente: 4112
CARGA HORÁRIA 2400
CRÉDITOS 152
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO Noite
VAGAS Vagas 1° semestre
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 180
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 120
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 0
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução CGPG nº 5 Data 11/10/2009
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 217 D.O.U 06/11/2012
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 3 D.O.U 18/02/2003
2. Perfil do Egresso

O egresso do Bacharelado em Matemática deve ser um profissional que demonstre compreender e utilizar os conhecimentos matemáticos na modelagem de situações reais, no desenvolvimento de pesquisas, na interpretação de dados e resolução de problemas, interligando os vários campos dessa ciência com outras áreas do conhecimento, destacando sua competência para trabalhar conceitos abstratos.

O graduado pelo curso de Matemática da PUCRS deve ter características essenciais, como a de ser um profissional dinâmico e criativo, que tenha capacidade de expressar-se, por escrito e oralmente, com clareza, precisão e objetividade, e que seja capaz de trabalhar em equipes multidisciplinares e exercer liderança. Para atender às necessidades da sociedade em que está inserido, deve ser competente para desenvolver suas ações, com elevado senso ético e visualizar de forma abrangente o papel social da matemática, valorizando o grupo onde vai atuar e também sua profissão. Além disso, o egresso deve ser capaz de refletir e teorizar sobre sua prática, buscando um aperfeiçoamento constante e comprometendo-se com a sua formação permanente.

O Bacharel em Matemática, com linha de formação em Matemática Empresarial, deve estar habilitado para a atividade acadêmica e de pesquisa, bem como para trabalhar em empresas e instituições, com a análise de riscos, pesquisa de ambientes (desafios/oportunidades), análise orçamentária, cálculos financeiros, atuariais e estatísticos, etc., apoiando os profissionais de estatística, economia, contabilidade, ciências atuariais, administração, dentre outros.

Para desempenhar seu papel nos processos de gestão, produção e pesquisa, o egresso deve apresentar competências e habilidades que envolvam o domínio das técnicas matemáticas, desde a parte formal abstrata até a parte prática, incluindo conhecimentos de estatística e computação, a aquisição de uma forte base conceitual e de familiaridade com os procedimentos das áreas de aplicação, podendo assim comunicar-se facilmente com outros profissionais e com eles interagir, formulando em conjunto as questões levantadas e propondo soluções técnicas com o devido grau de sofisticação.

Acredita-se que o convívio com alunos de outros cursos da Universidade (Ciência da Computação, Física, Engenharias, Ciências Econômicas, Administração e outros) permite uma formação humana mais ampla, que aceite as diferenças, com uma visão mais aberta para enfrentar os problemas propostos e as dificuldades do dia a dia da vida profissional. O egresso, ainda, deve ter formação suficiente para continuar os estudos em cursos de Pós-Graduação em Matemática e em diversas outras áreas, tais como, Engenharias, Estatística, Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis.

3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo:

Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.

  • 1º – A forma de obtenção do grau G1 é definida no Projeto Pedagógico do Curso e no plano de ensino de cada disciplina.
  • 2º – O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
  • 3º – O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
  • 4º – Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.

Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina.

Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade.

5. Estágio Curricular

Estágios Obrigatórios

O currículo do Bacharelado em Matemática não prevê Estágio Obrigatório, em conformidade com as Diretrizes Curriculares para os cursos de Matemática.

Estágios Não Obrigatórios

Levando em conta que a matemática está inserida na maioria das situações na vida diária e que nos objetivos do curso consta que os egressos devem ter, além de sólidos conhecimentos de sua área, compreensão da realidade em que vão atuar, em seus aspectos culturais, políticos, religiosos, profissionais e sociais, entende-se que os estágios não obrigatórios podem ocorrer em instituições que se proponham a promover o crescimento pessoal nessas áreas. Assim, os estudantes terão conhecimento da realidade e, portanto, maior facilidade na contextualização no desenvolvimento de capacidades necessárias para trabalhar no seu campo profissional. Os estágios não obrigatórios são aproveitados como Atividades Complementares, de acordo com as Normas Reguladoras para as Atividades Complementares do Curso de Matemática. (Vide 3.14)

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
Fundamentos de Matemática Elementar
90
1

Disciplina em implantação

Geometria Plana
60
1

Disciplina em implantação

Iniciação A Pesquisa em Matemática
60
1

Disciplina em implantação

MATEMÁTICA FINANCEIRA
60
1

Disciplina em implantação

Matemática Discreta (Si)
30
1

Disciplina em implantação

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
2

Disciplina em implantação

CÁLCULO 1
60
2

Disciplina em implantação

DESENHO GEOMÉTRICO
30
2

Disciplina em implantação

DISCIPLINAS ELETIVAS
180
2

Disciplina em implantação

FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO
90
2

Disciplina em implantação

GEOMETRIA II
60
2

Disciplina em implantação

Lógica Matemática
60
2

Disciplina em implantação

ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I
60
3

Disciplina em implantação

CÁLCULO 2
60
3

Disciplina em implantação

Fundamentos da Computação
30
3

Disciplina em implantação

Geometria Analítica
30
3

Disciplina em implantação

Álgebra A
60
3

Disciplina em implantação

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III
30
4

Disciplina em implantação

ECONOMIA
60
4

Disciplina em implantação

ORÇAMENTO EMPRESARIAL
30
4

Disciplina em implantação

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
60
4

Disciplina em implantação

Tópicos de Física Clássica
60
4

Disciplina em implantação

Álgebra B
60
4

Disciplina em implantação

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL IV
60
5

Disciplina em implantação

HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
5

Disciplina em implantação

Introdução a Ciência Atuarial
30
5

Disciplina em implantação

PESQUISA OPERACIONAL I
60
5

Disciplina em implantação

Tópicos de Física Moderna
30
5

Disciplina em implantação

Álgebra Linear
60
5

Disciplina em implantação

ESTATÍSTICA AVANÇADA
60
6

Disciplina em implantação

INTRODUÇÃO A ANÁLISE MATEMÁTICA
60
6

Disciplina em implantação

MATEMÁTICA APLICADA
60
6

Disciplina em implantação

Planejamento de Negócios
60
6

Disciplina em implantação

VARIÁVEIS COMPLEXAS
30
6

Disciplina em implantação

ANÁLISE MATEMÁTICA
60
7

Disciplina em implantação

CÁLCULO NUMÉRICO A
60
7

Disciplina em implantação

Mercado Financeiro
60
7

Disciplina em implantação

PESQUISA OPERACIONAL II
60
7

Disciplina em implantação

INTRODUÇÃO À GEOMETRIA DIFERENCIAL
30
8

Disciplina em implantação

MODELAGEM MATEMÁTICA
60
8

Disciplina em implantação

ÉTICA E CIDADANIA
60
8

Disciplina em implantação

..Dados atualizados até 19/11/2024