Curso: Matemática | Currículo Vigente: 4111 | ||
CARGA HORÁRIA | 2850 | ||
CRÉDITOS | 160 | ||
DURAÇÃO | 8 semestres | ||
TURNO | Noite | ||
VAGAS | Vagas 1° semestre | 60 | |
Vagas 2° semestre | |||
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso | 180 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso | 200 | ||
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio | 400 | ||
ATOS LEGAIS DO CURSO | |||
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) | Resolução nº 5 | Data | |
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) | Portaria nº 1.095 | D.O.U | 30/12/2015 |
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes | Resolução CNE/CES nº 3 | D.O.U | 18/02/2003 |
O perfil do egresso do Curso de Licenciatura em Matemática deve ser de um profissional que demonstre compreender e utilizar os conhecimentos matemáticos na modelagem de situações reais, no desenvolvimento de pesquisas, na interpretação de dados e resolução de problemas, interligando os vários campos dessa ciência com outras áreas do conhecimento, destacando sua competência para trabalhar conceitos abstratos. O graduado pelos Cursos de Matemática da PUCRS deve ter características essenciais, como a de ser um profissional dinâmico e criativo, que tenha capacidade de expressar-se, por escrito e oralmente, com clareza, precisão e objetividade, e que seja capaz de trabalhar em equipes multidisciplinares e exercer liderança. Para atender as necessidades da sociedade em que está inserido, deve ser competente para desenvolver suas ações, com elevado senso ético e visualizar de forma abrangente o papel social da matemática, valorizando o grupo onde vai atuar e também sua profissão. Além disso, o egresso deve refletir e teorizar sobre sua prática buscando um aperfeiçoamento constante, comprometendo-se com a sua formação permanente. Para desempenhar seu papel no processo de ensino e aprendizagem, o Licenciado em Matemática deve apresentar competências e habilidades que lhe permitam exercer o magistério do Ensino Fundamental e Médio. Em especial, pode-se citar a transposição didática dos saberes matemáticos para o nível em que vai atuar, o estabelecimento de objetivos para o ensino e a avaliação da aprendizagem dos seus alunos segundo esses objetivos, bem como a capacidade de compreender, criticar e utilizar novas ideias matemáticas, pedagógicas e tecnológicas. Também deve ser capaz de mobilizar um tipo de ensino em que o aluno seja o agente de sua própria aprendizagem e o professor, o mediador deste processo, o que caracteriza a educação pela pesquisa. O egresso do Curso de Licenciatura em Matemática deve ver a matemática de forma histórica e crítica, tanto no estado atual como nas várias fases de sua evolução, identificando concepções de matemática e de seu ensino. Deve fazer a leitura da realidade, respeitando as peculiaridades da escola e dos alunos, ao planejar procedimentos de ensino e de avaliação, bem como identificar os problemas na comunidade em que está inserido e propor alternativas para solucioná-los. |
Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.
VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO |
De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo: Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.
Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina. Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade. |
Estágios Obrigatórios O estágio curricular do Curso de Licenciatura em Matemática compreende atividades desenvolvidas em salas de aula das séries finais do ensino fundamental e em salas de aula do ensino médio em escolas de educação básica do município de Porto Alegre ou em organizações que promovam, em ambientes não formais, a educação de jovens e adultos. Tais atividades têm o objetivo de proporcionar, ao licenciando, a vinculação entre teoria e prática, o conhecimento da realidade em que vai atuar, a construção de saberes docentes, desenvolvendo-se como um educador consciente de sua responsabilidade socioambiental e na busca de uma sociedade justa e democrática. De acordo com a Resolução CNE/CP Nº 02, de 19 de fevereiro de 2002, o estágio curricular da Licenciatura em Matemática é obrigatório e tem uma carga horária mínima de 400 horas, que, no curso de Licenciatura em Matemática, está distribuída em três disciplinas com seu início no sexto nível do curso. Cada disciplina realizada sob a supervisão e orientação de um professor que compõe a equipe de supervisão de estágio, tem em sua carga horária, horas a serem realizadas nos campos de estágio e horas a serem realizadas na PUCRS, onde as discussões e a troca de experiências possibilitam que se efetivem os objetivos propostos. O currículo do Bacharelado em Matemática Empresarial não prevê Estágio Obrigatório, em conformidade com as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Matemática. Dentre as disciplinas de estágio, optou-se por oferecer o Estágio no Ensino Médio, previsto para o oitavo semestre, na modalidade semipresencial, com 25% dos créditos a distância, tendo em vista que cabe a essa disciplina a produção individual de artigos que têm um caráter conclusivo do curso e, em especial, dos estágios. Seguindo as orientações que constam deste projeto, no que diz respeito a essa modalidade, o trabalho a distância, integrado ao presencial, será desenvolvido com recursos do ambiente virtual de ensino e aprendizagem institucional, onde serão disponibilizados textos que, discutidos em fóruns, fornecerão subsídios para a produção individual dos referidos artigos, bem como de um diário coletivo que documenta as discussões realizadas nos seminários presenciais. Compõem a equipe de supervisão de estágio os professores responsáveis pelas disciplinas que integram o estágio do curso de Licenciatura em Matemática, os quais terão as atribuições de: orientar os alunos-estagiários em relação à elaboração do plano de estágio e em relação às dificuldades que surgirem ao longo do trabalho; estabelecer contato com as escolas com a finalidade de acompanhar o trabalho desenvolvido pelo aluno-estagiário; orientar os alunos-estagiários em relação ao conteúdo do estágio e aos relatórios; conduzir o processo de avaliação final do aluno estagiário; e orientar a elaboração de artigos que refletirão os estudos da realidade, as investigações reflexivas a partir da prática, sistematizando as aprendizagens geradas pelas pesquisas realizadas. Tendo em vista o Plano Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática, a equipe de supervisão de estágio elaborou as Normas gerais para o Estágio Curricular Supervisionado, abaixo apresentadas, que foram aprovadas, conforme registro em ata, pelo Colegiado da Faculdade de Matemática em 28 de agosto de 2009. Normas gerais do Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Licenciatura em Matemática da PUCRS – Estágios Obrigatórios Art. 1o O Estágio Curricular Supervisionado está amparado na: |
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
|
|
---|---|
Fundamentos de Matemática Elementar
90
1
|
|
Geometria Plana
60
1
|
|
Iniciação A Pesquisa em Matemática
60
1
|
|
MATEMÁTICA FINANCEIRA
60
1
|
|
Matemática Discreta (Si)
30
1
|
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
200
2
|
|
CÁLCULO 1
60
2
|
|
DESENHO GEOMÉTRICO
30
2
|
|
DISCIPLINAS ELETIVAS
180
2
|
|
GEOMETRIA II
60
2
|
|
Lógica Matemática
60
2
|
|
PSIC.DA EDUCAÇÃO:DESENVOLVIMENTO
30
2
|
|
Prat. Pedagógicas em Lab. de Matemática
60
2
|
|
CÁLCULO 2
60
3
|
|
Geometria Analítica
30
3
|
|
Oficina de Análise Combinatória
30
3
|
|
Práticas Pedagógicas em Matemática
60
3
|
|
Psic. da Educação: Aprendizagem
60
3
|
|
Álgebra A
60
3
|
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III
30
4
|
|
ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DA EDUC. BÁSICA
60
4
|
|
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
60
4
|
|
Rec. Tecnológicos no Ensíno de Matemática
30
4
|
|
Tópicos de Física Clássica
60
4
|
|
Álgebra B
60
4
|
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL IV
60
5
|
|
DIDÁTICA
60
5
|
|
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
5
|
|
Metodologia de Ensino de Estatística
30
5
|
|
Tópicos de Física Moderna
30
5
|
|
Álgebra Linear
60
5
|
|
Estágio: Vivenc. e Prát. Docentes (80hs)
80
6
|
|
INTRODUÇÃO A ANÁLISE MATEMÁTICA
60
6
|
|
MATEMÁTICA APLICADA
60
6
|
|
MET.DO ENS.DE MATEMÁTICA (ENSINO FUNDAM.)
60
6
|
|
VARIÁVEIS COMPLEXAS
30
6
|
|
ANÁLISE MATEMÁTICA
60
7
|
|
CÁLCULO NUMÉRICO A
60
7
|
|
ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTAL
160
7
|
|
Metod. do Ens. de Matem. (Ensino Médio)
60
7
|
|
ESTÁGIO NO ENSINO MÉDIO
160
8
|
|
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO
60
8
|
|
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
60
8
|
|
ÉTICA E CIDADANIA
60
8
|