Dados do Curso - PUCRS - Portal

Curso de Letras: Língua Portuguesa

1. Dados do Curso
Curso: Letras: Língua Portuguesa Currículo Vigente: 9111
CARGA HORÁRIA 3200
CRÉDITOS 164
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO Noite
VAGAS Vagas 1° semestre 60
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 180
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 200
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 400
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 63 Data 12/09/2019
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 919 D.O.U 27/12/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 2 D.O.U 02/07/2015
2. Perfil do Egresso

   O perfil do aluno formado pela Escola de Humanidades deve contemplar contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional, pautado em referenciais humanísticos que fomentam a formação ética, cidadã, crítica e integral dos estudantes da PUCRS, com base em:

  • Reflexão ética sobre a condição humana;
  • Humanitas como ser integral;
  • Conceito de diálogo/afeto como possibilidade de mediação;
  • Concepção de pessoa e profissional que atuará com a diversidade de segmentos sociais;
  • Racionalidade entre prática e teoria, enquanto ser humano que se pensa a partir do outro;
  • Fundamentos do cuidado do ser humano;

   Estes pressupostos, por sua vez, fomentam a caminhada do estudante em busca da sua formação, na qual os percursos formativos constituem-se como o grande horizonte a ser buscado.

   Desta forma, pensar o perfil a partir da modalidade dos percursos formativos traduz-se no entendimento de que o estudante diplomado por qualquer um dos cursos que compõem a estrutura organizacional da Escola de Humanidades tem a sua base numa formação dialogada com todas as   áreas da Escola. A inter-relação dos cursos se dá de forma articulada, buscando a complementaridade do conhecimento

   A Escola de Humanidades constitui-se como referência epistemológica, possibilitando que cada curso construa o perfil profissional a partir do seu projeto ético, político, de sua identidade e de sua proposta de formação, alinhada aos pressupostos e centralidade na formação humanística, ética, crítica e integral.

   Tendo esses pressupostos de formação da Escola de Humanidades como referência, o Curso de Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas proporciona, ao seu graduado, múltiplas competências e habilidades, adquiridas durante sua formação acadêmica.

   São exigidas as seguintes competências e habilidades deste profissional formado pela PUCRS:

 

  • Domínio da expressão oral e escrita em diferentes situações de comunicação, especialmente nas que requerem o uso do padrão culto da língua materna, em termos de produção e recepção de textos.
  • Capacidade de julgar a adequação comunicativa de produções linguísticas alheias e de apontar soluções práticas para os problemas de expressão que se colocam.
  • Compreensão crítica das principais perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias que fundamentam sua formação profissional.
  • Capacidade de conceber a linguagem como um fenômeno complexo, entendido nas suas várias dimensões – psíquica, histórica, social, política, filosófica e literária.
  • Capacidade de perceber os diferentes contextos interculturais, ampliando o senso crítico para entender a necessidade de busca permanente de formação.
  • Domínio de métodos, técnicas pedagógicas e tecnologias que permitam a transposição de conhecimentos de língua e literatura para os diferentes níveis de ensino e para os mais diversos contextos de aprendizagem.
  • Capacidade de resolver problemas, tomar decisões, desenvolver abordagens teóricas de forma criativa, trabalhar em equipe e comunicar-se dentro da multiplicidade dos saberes que compõem a formação superior em Letras.
  • Compromisso de colocar suas capacidades intelectuais e seu esforço profissional a serviço do progresso, da justiça social e da ética.
3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo:

Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.

  • 1º – A forma de obtenção do grau G1 é definida no Projeto Pedagógico do Curso e no plano de ensino de cada disciplina.
  • 2º – O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
  • 3º – O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
  • 4º – Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.

Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina.

Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade.

5. Estágio Curricular

O Estágio Supervisionado inicia no quinto semestre no currículo aqui proposto e percorre 4 disciplinas até o final do curso, todas de 2 créditos, num total de 8 créditos, ou 120h de aulas dedicadas ao estudo da metodologia, ao planejamento e a atividades de observação e pesquisa em ambientes de aprendizagem diversos. As demais 280h de estágio são integralizadas pela execução supervisionada da prática docente nos campos de estágio.

A primeira etapa é constituída pelo conjunto de atividades vinculadas às disciplinas de Estágio Interdisciplinar I e II, dos níveis V e VI, respectivamente, envolvendo os cursos de Licenciatura da PUCRS. Para tanto, é intensificado o contato e a adaptação do licenciando com o ambiente escolar, de modo a permitir que desenvolva: (a) a capacidade de descrever apropriadamente os fatos e as situações observadas, identificando comportamentos, métodos e instrumentos de ação didático-pedagógica, bem como seus conteúdos, objetivos e resultados; (b) a capacidade de avaliar e problematizar os mesmos fatos e situações, identificando o que teve sucesso e o que oferece dificuldades; e (c) a capacidade de pesquisar soluções para as dificuldades que identificou, planejando objetivos, conteúdos, atividades e materiais que as enfrentem de modo apropriado. Em termos concretos, o conjunto das atividades de Estágio Supervisionado vinculadas a essas duas disciplinas deve resultar na elaboração orientada de projetos integrados de ensino de línguas e de literatura e de planos de ensino para as aulas de Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas, bem como com fundamentação teórica e pedagógica apropriada, integrados com as outras áreas do Conhecimento, como História, Filosofia, etc.

A segunda etapa é constituída pelas disciplinas Estágio Supervisionado III e IV, em nível específico, dos semestres VII e VIII, respectivamente. Na última etapa de sua formação profissional, o licenciando realiza, em diferentes situações de Estágio Supervisionado (em grupos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, na docência de conteúdos de língua materna e de literatura) um trabalho de síntese de sua formação acadêmica e de capacitação profissional: deve desdobrar seus projetos de ensino em planejamento de unidades didáticas a serem aplicadas e avaliadas em turmas regulares a ele destinadas para regência na(s) escola(s) de estágio.

As duas etapas de Estágio Supervisionado oferecem um conjunto amplo de experiências ao licenciando, incluindo atividades de observação, pesquisa, leituras orientadas, planejamento e desenvolvimento de sequências didáticas, seminários teóricos e de reflexão sobre a prática, análise, seleção e elaboração de materiais didáticos, microensino, avaliação das produções dos alunos e dos colegas, etc. Todas essas atividades são desenvolvidas em sala de aula ou em horário extraclasse, grande parte junto às escolas, sob orientação e supervisão dos professores de Estágio Supervisionado, nos horários estipulados para esse fim.

A experiência do Estágio, especialmente o III e o IV, em sala de aula, oportuniza ao licenciando um contato direto com as diversas realidades dos alunos da educação básica. Nesse sentido, é fundamental o conhecimento prévio nas disciplinas do curso que contemplam conteúdos de Direitos Humanos, Relações Étnico-Raciais, Cultura Afro-Brasileira, além de situações mais específicas de estudantes com limitações físicas ou cognitivas, que exigem uma atenção especial, e que igualmente são trabalhadas em disciplinas como Libras e Educação Especial e Processos Inclusivos, entre outras. Esse conjunto de saberes propicia ao licenciando em Letras o desenvolvimento de um trabalho mais concatenado com a realidade da escola, permitindo a inclusão do alunado de forma mais efetiva e proporcionando-lhe uma formação integral, função primeira de um curso de formação de professores.

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
FUNDAMENTOS DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS
60
1

Disciplina em implantação

FUNDAMENTOS DOS ESTUDOS LITERÁRIOS
30
1

Disciplina em implantação

HISTÓRIA, TEMPO E MEMÓRIA
60
1

Disciplina em implantação

INIC. À DOCÊNCIA I: RECONHECIMENTO DO AMBIENTE ESCOLAR
90
1

Disciplina em implantação

LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
60
1

Disciplina em implantação

PSIC.DA EDUCAÇÃO:DESENVOLVIMENTO
30
1

Disciplina em implantação

TEORIAS DO DRAMA
30
1

Disciplina em implantação

EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO-FORMAIS
30
2

Disciplina em implantação

INIC. À DOC. II: ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE APRENDIZAGEM
90
2

Disciplina em implantação

MORFOSSINTAXE
30
2

Disciplina em implantação

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM
60
2

Disciplina em implantação

SINTAXE DA ORAÇÃO
60
2

Disciplina em implantação

TEORIAS DA LÍRICA
30
2

Disciplina em implantação

TEORIAS DA NARRATIVA
60
2

Disciplina em implantação

DEMOGRAFIA E SUSTENTABILIDADE
60
3

Disciplina em implantação

DIDÁTICA
60
3

Disciplina em implantação

INIC. À DOC. III: LINGUAGENS - ENS. FUND. E EJA
90
3

Disciplina em implantação

LEITURAS DE BRASIL
60
3

Disciplina em implantação

LITERATURA BRASILEIRA: ORIGENS E FORMAÇÃO
30
3

Disciplina em implantação

RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E POLÍTICAS AFIRMATIVAS
30
3

Disciplina em implantação

SINTAXE DO PERÍODO
30
3

Disciplina em implantação

EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROCESSOS INCLUSIVOS
60
4

Disciplina em implantação

FONÉTICA E FONOLOGIA
30
4

Disciplina em implantação

INICIAÇÃO À DOCÊNCIA IV: ENSINO MÉDIO OU EJA
90
4

Disciplina em implantação

INICIAÇÃO À DOCÊNCIA V: PROJETO DESAFIOS NA EDUCAÇÃO
80
4

Disciplina em implantação

LITERATURA BRASILEIRA: IDENTIDADE E RENOVAÇÃO
30
4

Disciplina em implantação

LÍNGUA E CULTURA LATINA
30
4

Disciplina em implantação

POESIA PORTUGUESA
30
4

Disciplina em implantação

POLÍTICAS SOCIAIS PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS
30
4

Disciplina em implantação

ESTÁGIO DOCENTE INTERDISCIPLINAR I (EF+EJA)
100
5

Disciplina em implantação

LITERATURA BRASILEIRA: RUPTURAS E REINTERPRETAÇÕES
60
5

Disciplina em implantação

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
60
5

Disciplina em implantação

MATEMÁTICA INSTRUMENTAL
30
5

Disciplina em implantação

METODOLOGIAS DE ENSINO EM HUMANIDADES
30
5

Disciplina em implantação

SEMÂNTICA
30
5

Disciplina em implantação

SOCIOLINGUÍSTICA
30
5

Disciplina em implantação

TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
30
5

Disciplina em implantação

ESTÁGIO DOCENTE INTERDISCIPLINAR II (EM)
100
6

Disciplina em implantação

LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
30
6

Disciplina em implantação

METODOLOGIAS DE ENSINO EM LETRAS
60
6

Disciplina em implantação

NEUROCIÊNCIAS E APRENDIZAGEM
30
6

Disciplina em implantação

PSICOLINGUÍSTICA
30
6

Disciplina em implantação

SEMINÁRIO INTEGRADOR I: FILOSOFIA, DIR. HUMANOS E SOCIEDADE
90
6

Disciplina em implantação

SEMINÁRIO INTEGRADOR I: TEMAS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
90
6

Disciplina em implantação

SEMINÁRIO INTEGRADOR I:PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS
90
6

Disciplina em implantação

ESTÁGIO EM LETRAS/LÍNGUA PORTUGUESA EF
100
7

Disciplina em implantação

HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
7

Disciplina em implantação

ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DA EDUC. BÁSICA
60
7

Disciplina em implantação

SEMINÁRIO INTEGRADOR II: LEITURAS CRÍTICAS INTERSECCIONAIS
90
7

Disciplina em implantação

SEMINÁRIO INTEGRADOR II: TEMAS DE MUNDO CONTEMPORÂNEO
90
7

Disciplina em implantação

SEMINÁRIO INTEGRADOR II:CLÁSSICOS DA LITERATURA UNIVERSAL
90
7

Disciplina em implantação

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
200
8

Disciplina em implantação

DISCIPLINA ELETIVA
180
8

Disciplina em implantação

ENUNCIAÇÃO E DISCURSO
30
8

Disciplina em implantação

ESTÁGIO EM LETRAS/LÍNGUA PORTUGUESA EM
100
8

Disciplina em implantação

FILOSOFIA E ÉTICA GERAL
60
8

Disciplina em implantação

GESTÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO
60
8

Disciplina em implantação

LITERATURA E ARTES
30
8

Disciplina em implantação

..Dados atualizados até 19/11/2024