Curso: Letras: Língua Portuguesa | Currículo Vigente: 9111 | ||
CARGA HORÁRIA | 3200 | ||
CRÉDITOS | 164 | ||
DURAÇÃO | 8 semestres | ||
TURNO | Noite | ||
VAGAS | Vagas 1° semestre | 60 | |
Vagas 2° semestre | |||
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso | 180 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso | 200 | ||
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio | 400 | ||
ATOS LEGAIS DO CURSO | |||
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) | Resolução nº 63 | Data | 12/09/2019 |
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) | Portaria nº 919 | D.O.U | 27/12/2018 |
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes | Resolução CNE/CES nº 2 | D.O.U | 02/07/2015 |
O perfil do aluno formado pela Escola de Humanidades deve contemplar contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional, pautado em referenciais humanísticos que fomentam a formação ética, cidadã, crítica e integral dos estudantes da PUCRS, com base em:
Estes pressupostos, por sua vez, fomentam a caminhada do estudante em busca da sua formação, na qual os percursos formativos constituem-se como o grande horizonte a ser buscado. Desta forma, pensar o perfil a partir da modalidade dos percursos formativos traduz-se no entendimento de que o estudante diplomado por qualquer um dos cursos que compõem a estrutura organizacional da Escola de Humanidades tem a sua base numa formação dialogada com todas as áreas da Escola. A inter-relação dos cursos se dá de forma articulada, buscando a complementaridade do conhecimento A Escola de Humanidades constitui-se como referência epistemológica, possibilitando que cada curso construa o perfil profissional a partir do seu projeto ético, político, de sua identidade e de sua proposta de formação, alinhada aos pressupostos e centralidade na formação humanística, ética, crítica e integral. Tendo esses pressupostos de formação da Escola de Humanidades como referência, o Curso de Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas proporciona, ao seu graduado, múltiplas competências e habilidades, adquiridas durante sua formação acadêmica. São exigidas as seguintes competências e habilidades deste profissional formado pela PUCRS:
|
Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.
VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO |
De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo: Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.
Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina. Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade. |
O Estágio Supervisionado inicia no quinto semestre no currículo aqui proposto e percorre 4 disciplinas até o final do curso, todas de 2 créditos, num total de 8 créditos, ou 120h de aulas dedicadas ao estudo da metodologia, ao planejamento e a atividades de observação e pesquisa em ambientes de aprendizagem diversos. As demais 280h de estágio são integralizadas pela execução supervisionada da prática docente nos campos de estágio. A primeira etapa é constituída pelo conjunto de atividades vinculadas às disciplinas de Estágio Interdisciplinar I e II, dos níveis V e VI, respectivamente, envolvendo os cursos de Licenciatura da PUCRS. Para tanto, é intensificado o contato e a adaptação do licenciando com o ambiente escolar, de modo a permitir que desenvolva: (a) a capacidade de descrever apropriadamente os fatos e as situações observadas, identificando comportamentos, métodos e instrumentos de ação didático-pedagógica, bem como seus conteúdos, objetivos e resultados; (b) a capacidade de avaliar e problematizar os mesmos fatos e situações, identificando o que teve sucesso e o que oferece dificuldades; e (c) a capacidade de pesquisar soluções para as dificuldades que identificou, planejando objetivos, conteúdos, atividades e materiais que as enfrentem de modo apropriado. Em termos concretos, o conjunto das atividades de Estágio Supervisionado vinculadas a essas duas disciplinas deve resultar na elaboração orientada de projetos integrados de ensino de línguas e de literatura e de planos de ensino para as aulas de Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas, bem como com fundamentação teórica e pedagógica apropriada, integrados com as outras áreas do Conhecimento, como História, Filosofia, etc. A segunda etapa é constituída pelas disciplinas Estágio Supervisionado III e IV, em nível específico, dos semestres VII e VIII, respectivamente. Na última etapa de sua formação profissional, o licenciando realiza, em diferentes situações de Estágio Supervisionado (em grupos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, na docência de conteúdos de língua materna e de literatura) um trabalho de síntese de sua formação acadêmica e de capacitação profissional: deve desdobrar seus projetos de ensino em planejamento de unidades didáticas a serem aplicadas e avaliadas em turmas regulares a ele destinadas para regência na(s) escola(s) de estágio. As duas etapas de Estágio Supervisionado oferecem um conjunto amplo de experiências ao licenciando, incluindo atividades de observação, pesquisa, leituras orientadas, planejamento e desenvolvimento de sequências didáticas, seminários teóricos e de reflexão sobre a prática, análise, seleção e elaboração de materiais didáticos, microensino, avaliação das produções dos alunos e dos colegas, etc. Todas essas atividades são desenvolvidas em sala de aula ou em horário extraclasse, grande parte junto às escolas, sob orientação e supervisão dos professores de Estágio Supervisionado, nos horários estipulados para esse fim. A experiência do Estágio, especialmente o III e o IV, em sala de aula, oportuniza ao licenciando um contato direto com as diversas realidades dos alunos da educação básica. Nesse sentido, é fundamental o conhecimento prévio nas disciplinas do curso que contemplam conteúdos de Direitos Humanos, Relações Étnico-Raciais, Cultura Afro-Brasileira, além de situações mais específicas de estudantes com limitações físicas ou cognitivas, que exigem uma atenção especial, e que igualmente são trabalhadas em disciplinas como Libras e Educação Especial e Processos Inclusivos, entre outras. Esse conjunto de saberes propicia ao licenciando em Letras o desenvolvimento de um trabalho mais concatenado com a realidade da escola, permitindo a inclusão do alunado de forma mais efetiva e proporcionando-lhe uma formação integral, função primeira de um curso de formação de professores. |
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
|
|
---|---|
FUNDAMENTOS DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS
60
1
|
|
FUNDAMENTOS DOS ESTUDOS LITERÁRIOS
30
1
|
|
HISTÓRIA, TEMPO E MEMÓRIA
60
1
|
|
INIC. À DOCÊNCIA I: RECONHECIMENTO DO AMBIENTE ESCOLAR
90
1
|
|
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
60
1
|
|
PSIC.DA EDUCAÇÃO:DESENVOLVIMENTO
30
1
|
|
TEORIAS DO DRAMA
30
1
|
|
EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO-FORMAIS
30
2
|
|
INIC. À DOC. II: ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE APRENDIZAGEM
90
2
|
|
MORFOSSINTAXE
30
2
|
|
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM
60
2
|
|
SINTAXE DA ORAÇÃO
60
2
|
|
TEORIAS DA LÍRICA
30
2
|
|
TEORIAS DA NARRATIVA
60
2
|
|
DEMOGRAFIA E SUSTENTABILIDADE
60
3
|
|
DIDÁTICA
60
3
|
|
INIC. À DOC. III: LINGUAGENS - ENS. FUND. E EJA
90
3
|
|
LEITURAS DE BRASIL
60
3
|
|
LITERATURA BRASILEIRA: ORIGENS E FORMAÇÃO
30
3
|
|
RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E POLÍTICAS AFIRMATIVAS
30
3
|
|
SINTAXE DO PERÍODO
30
3
|
|
EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROCESSOS INCLUSIVOS
60
4
|
|
FONÉTICA E FONOLOGIA
30
4
|
|
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA IV: ENSINO MÉDIO OU EJA
90
4
|
|
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA V: PROJETO DESAFIOS NA EDUCAÇÃO
80
4
|
|
LITERATURA BRASILEIRA: IDENTIDADE E RENOVAÇÃO
30
4
|
|
LÍNGUA E CULTURA LATINA
30
4
|
|
POESIA PORTUGUESA
30
4
|
|
POLÍTICAS SOCIAIS PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS
30
4
|
|
ESTÁGIO DOCENTE INTERDISCIPLINAR I (EF+EJA)
100
5
|
|
LITERATURA BRASILEIRA: RUPTURAS E REINTERPRETAÇÕES
60
5
|
|
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
60
5
|
|
MATEMÁTICA INSTRUMENTAL
30
5
|
|
METODOLOGIAS DE ENSINO EM HUMANIDADES
30
5
|
|
SEMÂNTICA
30
5
|
|
SOCIOLINGUÍSTICA
30
5
|
|
TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
30
5
|
|
ESTÁGIO DOCENTE INTERDISCIPLINAR II (EM)
100
6
|
|
LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
30
6
|
|
METODOLOGIAS DE ENSINO EM LETRAS
60
6
|
|
NEUROCIÊNCIAS E APRENDIZAGEM
30
6
|
|
PSICOLINGUÍSTICA
30
6
|
|
SEMINÁRIO INTEGRADOR I: FILOSOFIA, DIR. HUMANOS E SOCIEDADE
90
6
|
|
SEMINÁRIO INTEGRADOR I: TEMAS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
90
6
|
|
SEMINÁRIO INTEGRADOR I:PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS
90
6
|
|
ESTÁGIO EM LETRAS/LÍNGUA PORTUGUESA EF
100
7
|
|
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
7
|
|
ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DA EDUC. BÁSICA
60
7
|
|
SEMINÁRIO INTEGRADOR II: LEITURAS CRÍTICAS INTERSECCIONAIS
90
7
|
|
SEMINÁRIO INTEGRADOR II: TEMAS DE MUNDO CONTEMPORÂNEO
90
7
|
|
SEMINÁRIO INTEGRADOR II:CLÁSSICOS DA LITERATURA UNIVERSAL
90
7
|
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
200
8
|
|
DISCIPLINA ELETIVA
180
8
|
|
ENUNCIAÇÃO E DISCURSO
30
8
|
|
ESTÁGIO EM LETRAS/LÍNGUA PORTUGUESA EM
100
8
|
|
FILOSOFIA E ÉTICA GERAL
60
8
|
|
GESTÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO
60
8
|
|
LITERATURA E ARTES
30
8
|