Dados do Curso - PUCRS - Portal

Curso de Letras: Língua Inglesa

1. Dados do Curso
Curso: Letras: Língua Inglesa Currículo Vigente: 9110
CARGA HORÁRIA 3200
CRÉDITOS 164
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO noite
VAGAS Vagas 1° semestre 60
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 180
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 200
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 400
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 62 Data 12/09/2019
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 919 D.O.U 28/12/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 2 D.O.U 02/07/2015
2. Perfil do Egresso

   O perfil do aluno formado pela Escola de Humanidades deve contemplar contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional, pautado em referenciais humanísticos que fomentam a formação ética, cidadã, crítica e integral dos estudantes da PUCRS, com base em:

  • Reflexão ética sobre a condição humana;
  • Humanitas como ser integral;
  • Conceito de diálogo/afeto como possibilidade de mediação;
  • Concepção de pessoa e profissional que atuará com a diversidade de segmentos sociais;
  • Racionalidade entre prática e teoria, enquanto ser humano que se pensa a partir do outro;
  • Fundamentos do cuidado do ser humano.

   Nesse sentido, a Escola de Humanidades busca formar profissionais críticos, que tenham incorporado os valores Maristas, da profissão a que estão vinculados e o compromisso com a sociedade. A formação dos profissionais é direcionada para a construção da centralidade dos valores e princípios que defendem a condição humana, pressupondo  os  mais variados  conhecimentos,  habilidades, atitudes, postura, ética, na defesa  da liberdade,  da inclusão, dos  direitos, do respeito à vida em  todos os sentidos.

   Os pressupostos de base para construção deste perfil estão pautados em referenciais dos fundamentos da Escola de Humanidades:

  • concepção do que é a identidade do ser humano;
  • reflexão ética sobre a condição humana;
  • opção em ter o humanitas como objeto de estudo;
  • conceito do diálogo como possibilidade de mediação;
  • racionalidade entre a teoria e a prática.

   Estes pressupostos, por sua vez, fomentam a caminhada do estudante em busca da sua formação, na qual os percursos formativos constituem-se como o grande horizonte a ser buscado: “um percurso formativo pode ser genericamente  denominado de ‘curso’. Mas, ao contrário da visão tradicional de curso – como entidade unívoca de vinculação do estudante organizada de forma vertical e especializada -, pressupõe uma lógica de organização baseada na combinação de estruturas formativas, garantindo ao estudante maior autonomia e flexibilidade para construção do seu projeto formativo” (Documentação Prograd, 2018).

   Neste sentido, pensar o perfil a partir da modalidade dos percursos formativos, traduz-se no entendimento de que o estudante diplomado por qualquer um dos cursos que compõem a estrutura organizacional da Escola de Humanidades tem a sua base  numa  formação dialogada com todas  as   áreas  da  Escola. A inter-relação dos cursos se dá de forma articulada, buscando a complementaridade do conhecimento.

   A Escola de Humanidades constitui-se como referência epistemológica, possibilitando que cada curso construa o perfil profissional a partir do seu projeto ético político, de sua identidade e de sua proposta de formação, alinhada  aos  pressupostos  e centralidade  na  formação  humanística, ética, crítica e integral.

   Tendo os pressupostos de formação da Escola de  Humanidades   como  referência, o Curso de Letras – Língua Inglesa busca desenvolver múltiplas competências e habilidades junto a seus estudantes, adquiridas durante sua formação acadêmica.

   As competências e habilidades exigidas do profissional de Letras – Inglês formado pela PUCRS:

  • Domínio de métodos, técnicas pedagógicas e tecnologias que permitam a transposição de conhecimentos de língua inglesa e literatura inglesa e norte-americana para os diferentes níveis de ensino e para os mais diversos contextos de aprendizagem.
  • Domínio da expressão oral e escrita em diferentes situações de comunicação, especialmente nas que requerem o uso do padrão culto da língua materna (Língua Portuguesa) e da língua estrangeira (Língua Inglesa), em termos de produção e recepção de textos.
  • Capacidade de julgar, no(s) idioma(s) de sua habilitação, a adequação comunicativa de produções linguísticas alheias e de apontar soluções práticas para os problemas de expressão que se colocam.
  • Compreensão crítica das principais perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias que fundamentam sua formação profissional.
  • Capacidade de conceber a linguagem como um fenômeno complexo, entendido nas suas várias dimensões – psíquica, histórica, social, política, filosófica e literária.
  • Capacidade de perceber os diferentes contextos interculturais, ampliando o senso crítico para entender a necessidade de busca permanente de formação.
  • Capacidade de resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe e comunicar-se dentro da multiplicidade dos saberes que compõem a formação superior em Letras.
  • Compromisso de colocar suas capacidades intelectuais e seu esforço profissional a serviço do progresso, da justiça social e da ética.
3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo:

Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.

  • 1º – A forma de obtenção do grau G1 é definida no Projeto Pedagógico do Curso e no plano de ensino de cada disciplina.
  • 2º – O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
  • 3º – O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
  • 4º – Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.

Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina.

Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade.

5. Estágio Curricular

Os Estágios Supervisionados são realizados em quatro momentos: no quinto, sexto, sétimo e oitavo semestres. A) Estágio Interdisciplinar I com 100h, sendo 70h de efetiva docência e 30h de supervisão presencial, na Universidade. B) Estágio Interdisciplinar II com 100h, sendo 70h de efetiva docência e 30h de supervisão presencial, na Universidade. C) Estágio em Letras no Ensino Fundamental, no sétimo semestre, com 100h, sendo 70h de efetiva docência e 30h de supervisão presencial, na Universidade, e D) Estágio em Letras no Ensino Médio, no oitavo semestre, com 100h, sendo 70h de efetiva docência e 30h de supervisão presencial, na Universidade. Os estágios pressupõem a intensa interação da teoria e da prática por meio da articulação dos saberes. Nesse sentido, o aluno deverá ser capaz de elaborar diagnósticos sobre a sua realidade escolar; planejar de forma adequada situações de ensino e de aprendizagem que permitam ao seu aluno avanços cognitivos; executar as situações planejadas de forma que todos os alunos sintam-se incluídos e sujeitos do processo; promover a avaliação não só da aprendizagem de seus alunos, mas também do exercício reflexivo sobre sua própria prática pedagógica; elaborar relatórios que permitam a reflexão e a construção de alternativas para superar os desafios próprios do fazer docente; trabalhar em equipe e estabelecer relações interpessoais solidárias, cooperativas e participativas.

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
FUNDAMENTOS DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIO PRIMO DELANOY 8 anos Link
LILIAN CRISTINE HUBNER 14 anos e 11 meses Link
FUNDAMENTOS DOS ESTUDOS LITERÁRIOS
30
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ARTHUR BELTRAO TELLO 9 anos Link
NATALIA BORGES POLESSO 1 m¿s Link
HISTÓRIA, TEMPO E MEMÓRIA
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANTONIO DE RUGGIERO 9 anos Link
LUCAS CABRAL RIBEIRO - Link
LUCIANO ARONNE DE ABREU 28 anos e 7 meses Link
INIC. À DOCÊNCIA I: RECONHECIMENTO DO AMBIENTE ESCOLAR
90
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BARBARA ELISA DE MORAES BARROS DA SILVA 16 anos e 11 meses Link
CRISTINA PIO DE ALMEIDA 10 anos Link
DEBORA SOARES KARPOWICZ 1 ano Link
LISANDRA CATALAN DO AMARAL 12 anos Link
LUCIANO ALBUQUERQUE ZASSO 10 anos e 7 meses Link
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 11 anos e 1 m¿s Link
LÍNGUA INGLESA I
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALINE EVERS 3 anos e 7 meses Link
ALINE FAY DE AZEVEDO 12 anos Link
PSIC.DA EDUCAÇÃO:DESENVOLVIMENTO
30
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALEXANDRE ANSELMO GUILHERME 9 anos Link
BETTINA STEREN DOS SANTOS 27 anos Link
READING AND TEXT PRODUCTION
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALINE PACHECO 24 anos Link
EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO-FORMAIS
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 11 anos e 1 m¿s Link
SINTIA LUCIA FAE EBERT 11 anos e 1 m¿s Link
INIC. À DOC. II: ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE APRENDIZAGEM
90
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LISANDRA CATALAN DO AMARAL 12 anos Link
LITERATURA E CULTURA: ESTUDOS NORTE-AMERICANOS
60
2

Disciplina em implantação

LÍNGUA INGLESA II
90
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALINE EVERS 3 anos e 7 meses Link
CRISTINA BECKER LOPES PERNA 40 anos Link
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALEXANDRE ANSELMO GUILHERME 9 anos Link
SANI BELFER CARDON 34 anos e 7 meses Link
DEMOGRAFIA E SUSTENTABILIDADE
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUCIANO ALBUQUERQUE ZASSO 10 anos e 7 meses Link
DIDÁTICA
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 11 anos e 1 m¿s Link
SANI BELFER CARDON 34 anos e 7 meses Link
VIRGINIA TAVARES VIEIRA 1 ano Link
INIC. À DOC. III: LINGUAGENS - ENS. FUND. E EJA
90
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA MARCIA MARTINS DA SILVA 14 anos Link
BARBARA ELISA DE MORAES BARROS DA SILVA 16 anos e 11 meses Link
LEITURAS DE BRASIL
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EMIL ALBERT SOBOTTKA 27 anos e 7 meses Link
LÍNGUA INGLESA III
90
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALINE FAY DE AZEVEDO 12 anos Link
ROBERTA LINDEMANN 1 m¿s Link
RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E POLÍTICAS AFIRMATIVAS
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EDLA EGGERT 9 anos Link
PATRICIA KRIEGER GROSSI 25 anos Link
EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROCESSOS INCLUSIVOS
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALEXANDRE ANSELMO GUILHERME 9 anos Link
ANDREIA MENDES DOS SANTOS 10 anos Link
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA IV: ENSINO MÉDIO OU EJA
90
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA MARCIA MARTINS DA SILVA 14 anos Link
BARBARA ELISA DE MORAES BARROS DA SILVA 16 anos e 11 meses Link
DEBORA SOARES KARPOWICZ 1 ano Link
LUCIANO ALBUQUERQUE ZASSO 10 anos e 7 meses Link
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA V: PROJETO DESAFIOS NA EDUCAÇÃO
80
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BARBARA ELISA DE MORAES BARROS DA SILVA 16 anos e 11 meses Link
CRISTINA PIO DE ALMEIDA 10 anos Link
LISANDRA CATALAN DO AMARAL 12 anos Link
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 11 anos e 1 m¿s Link
LITERATURA E CULTURA: ESTUDOS BRITÂNICOS
60
4

Disciplina em implantação

LÍNGUA INGLESA IV
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIA REGINA BRESCANCINI 19 anos e 10 meses Link
JULIO CARLOS MORANDI 19 anos e 11 meses Link
POLÍTICAS SOCIAIS PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
PATRICIA KRIEGER GROSSI 25 anos Link
ESTÁGIO DOCENTE INTERDISCIPLINAR I (EF+EJA)
100
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALINE EVERS 3 anos e 7 meses Link
ANA MARCIA MARTINS DA SILVA 14 anos Link
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 36 anos e 7 meses Link
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDREIA GULIELMIN DIDO 7 anos e 1 m¿s Link
JANAINA PEREIRA CLAUDIO 17 anos e 7 meses Link
LÍNGUA INGLESA V
90
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ASAFE DAVI CORTINA SILVA 4 anos Link
CRISTINA BECKER LOPES PERNA 40 anos Link
MATEMÁTICA INSTRUMENTAL
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DANIELA RODRIGUES 23 anos Link
KARINA BENATO 14 anos Link
METODOLOGIAS DE ENSINO EM HUMANIDADES
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FERNANDA FELIX DE OLIVEIRA 1 m¿s Link
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 11 anos e 1 m¿s Link
VIRGINIA TAVARES VIEIRA 1 ano Link
TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ASAFE DAVI CORTINA SILVA 4 anos Link
MARCELO VETTORI 13 anos Link
REBECA JESSICA SILVA MARTINEZ AMERICO 3 anos e 1 m¿s Link
ESTÁGIO DOCENTE INTERDISCIPLINAR II (EM)
100
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 36 anos e 7 meses Link
LÍNGUA INGLESA VI
90
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ASAFE DAVI CORTINA SILVA 4 anos Link
JULIO CARLOS MORANDI 19 anos e 11 meses Link
METODOLOGIAS DE ENSINO EM LETRAS
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALINE EVERS 3 anos e 7 meses Link
ARTHUR BELTRAO TELLO 9 anos Link
NEUROCIÊNCIAS E APRENDIZAGEM
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LILIAN CRISTINE HUBNER 14 anos e 11 meses Link
SEMINÁRIO INTEGRADOR I:PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS
90
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ASAFE DAVI CORTINA SILVA 4 anos Link
CLAUDIO PRIMO DELANOY 8 anos Link
CRISTINA BECKER LOPES PERNA 40 anos Link
LUIS ROBERTO AMABILE DE SOUZA JUNIOR 7 anos e 1 m¿s Link
MARIA DA GLORIA CORREA DI FANTI 15 anos e 7 meses Link
MOEMA VILELA PEREIRA 7 anos e 1 m¿s Link
DISCIPLINA ELETIVA
180
7

Disciplina em implantação

ESTÁGIO EM LETRAS INGLÊS NO ENSINO FUNDAMENTAL III
100
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BARBARA ELISA DE MORAES BARROS DA SILVA 16 anos e 11 meses Link
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CARLOS GUSTAVO HAAS 24 anos e 3 meses Link
CARLOS RODRIGO CRUZ DUTRA 2 anos Link
CLAUDIO VICENTE IMMIG 16 anos Link
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 36 anos e 7 meses Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 15 anos Link
ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DA EDUC. BÁSICA
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SANI BELFER CARDON 34 anos e 7 meses Link
READING AN TEXT PRODUCTION II
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ASAFE DAVI CORTINA SILVA 4 anos Link
SEMINÁRIO INTEGRADOR II: LEITURAS CRÍTICAS INTERSECCIONAIS
90
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
HERMILIO PEREIRA DOS SANTOS FILHO 23 anos Link
MARIA ISABEL BARROS BELLINI 36 anos Link
SEMINÁRIO INTEGRADOR II: TEMAS DE MUNDO CONTEMPORÂNEO
90
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
AUGUSTO NEFTALI CORTE DE OLIVEIRA 7 anos e 8 meses Link
DEBORA SOARES KARPOWICZ 1 ano Link
HERMILIO PEREIRA DOS SANTOS FILHO 23 anos Link
LUCAS CABRAL RIBEIRO - Link
LUCIANO ALBUQUERQUE ZASSO 10 anos e 7 meses Link
LUIS ROSENFIELD 5 anos Link
RAFAEL MACHADO MADEIRA 15 anos e 3 meses Link
SEMINÁRIO INTEGRADOR II:CLÁSSICOS DA LITERATURA UNIVERSAL
90
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA MARIA COELHO SILVA WERTHEIMER 31 anos Link
ARTHUR BELTRAO TELLO 9 anos Link
CARLOS ALEXANDRE BAUMGARTEN 11 anos Link
CRISTIANO ORDOVAS BALDI 8 anos e 7 meses Link
LUIS ROBERTO AMABILE DE SOUZA JUNIOR 7 anos e 1 m¿s Link
MOEMA VILELA PEREIRA 7 anos e 1 m¿s Link
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
200
8

Disciplina em implantação

ESTÁGIO EM LETRAS INGLÊS NO ENSINO MÉDIO IV
100
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BARBARA ELISA DE MORAES BARROS DA SILVA 16 anos e 11 meses Link
FILOSOFIA E ÉTICA GERAL
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FABIO CAPRIO LEITE DE CASTRO 14 anos Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 15 anos Link
ROBERTO HOFMEISTER PICH 24 anos Link
SERGIO AUGUSTO SARDI 28 anos e 7 meses Link
GESTÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 11 anos e 1 m¿s Link
TÓPICOS DE PESQUISA EM LÍNGUA INGLESA
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALINE EVERS 3 anos e 7 meses Link
ALINE PACHECO 24 anos Link
..Dados atualizados até 28/03/2025