Curso: Letras: Língua Inglesa | Currículo Vigente: 9110 | ||
CARGA HORÁRIA | 3200 | ||
CRÉDITOS | 164 | ||
DURAÇÃO | 8 semestres | ||
TURNO | noite | ||
VAGAS | Vagas 1° semestre | 60 | |
Vagas 2° semestre | |||
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso | 180 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso | 200 | ||
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio | 400 | ||
ATOS LEGAIS DO CURSO | |||
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) | Resolução nº 62 | Data | 12/09/2019 |
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) | Portaria nº 919 | D.O.U | 28/12/2018 |
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes | Resolução CNE/CES nº 2 | D.O.U | 02/07/2015 |
O perfil do aluno formado pela Escola de Humanidades deve contemplar contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional, pautado em referenciais humanísticos que fomentam a formação ética, cidadã, crítica e integral dos estudantes da PUCRS, com base em:
Nesse sentido, a Escola de Humanidades busca formar profissionais críticos, que tenham incorporado os valores Maristas, da profissão a que estão vinculados e o compromisso com a sociedade. A formação dos profissionais é direcionada para a construção da centralidade dos valores e princípios que defendem a condição humana, pressupondo os mais variados conhecimentos, habilidades, atitudes, postura, ética, na defesa da liberdade, da inclusão, dos direitos, do respeito à vida em todos os sentidos. Os pressupostos de base para construção deste perfil estão pautados em referenciais dos fundamentos da Escola de Humanidades:
Estes pressupostos, por sua vez, fomentam a caminhada do estudante em busca da sua formação, na qual os percursos formativos constituem-se como o grande horizonte a ser buscado: “um percurso formativo pode ser genericamente denominado de ‘curso’. Mas, ao contrário da visão tradicional de curso – como entidade unívoca de vinculação do estudante organizada de forma vertical e especializada -, pressupõe uma lógica de organização baseada na combinação de estruturas formativas, garantindo ao estudante maior autonomia e flexibilidade para construção do seu projeto formativo” (Documentação Prograd, 2018). Neste sentido, pensar o perfil a partir da modalidade dos percursos formativos, traduz-se no entendimento de que o estudante diplomado por qualquer um dos cursos que compõem a estrutura organizacional da Escola de Humanidades tem a sua base numa formação dialogada com todas as áreas da Escola. A inter-relação dos cursos se dá de forma articulada, buscando a complementaridade do conhecimento. A Escola de Humanidades constitui-se como referência epistemológica, possibilitando que cada curso construa o perfil profissional a partir do seu projeto ético político, de sua identidade e de sua proposta de formação, alinhada aos pressupostos e centralidade na formação humanística, ética, crítica e integral. Tendo os pressupostos de formação da Escola de Humanidades como referência, o Curso de Letras – Língua Inglesa busca desenvolver múltiplas competências e habilidades junto a seus estudantes, adquiridas durante sua formação acadêmica. As competências e habilidades exigidas do profissional de Letras – Inglês formado pela PUCRS:
|
Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.
VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO |
De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo: Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.
Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina. Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade. |
Os Estágios Supervisionados são realizados em quatro momentos: no quinto, sexto, sétimo e oitavo semestres. A) Estágio Interdisciplinar I com 100h, sendo 70h de efetiva docência e 30h de supervisão presencial, na Universidade. B) Estágio Interdisciplinar II com 100h, sendo 70h de efetiva docência e 30h de supervisão presencial, na Universidade. C) Estágio em Letras no Ensino Fundamental, no sétimo semestre, com 100h, sendo 70h de efetiva docência e 30h de supervisão presencial, na Universidade, e D) Estágio em Letras no Ensino Médio, no oitavo semestre, com 100h, sendo 70h de efetiva docência e 30h de supervisão presencial, na Universidade. Os estágios pressupõem a intensa interação da teoria e da prática por meio da articulação dos saberes. Nesse sentido, o aluno deverá ser capaz de elaborar diagnósticos sobre a sua realidade escolar; planejar de forma adequada situações de ensino e de aprendizagem que permitam ao seu aluno avanços cognitivos; executar as situações planejadas de forma que todos os alunos sintam-se incluídos e sujeitos do processo; promover a avaliação não só da aprendizagem de seus alunos, mas também do exercício reflexivo sobre sua própria prática pedagógica; elaborar relatórios que permitam a reflexão e a construção de alternativas para superar os desafios próprios do fazer docente; trabalhar em equipe e estabelecer relações interpessoais solidárias, cooperativas e participativas. |
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
|
|
---|---|
FUNDAMENTOS DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS
60
1
|
|
FUNDAMENTOS DOS ESTUDOS LITERÁRIOS
30
1
|
|
HISTÓRIA, TEMPO E MEMÓRIA
60
1
|
|
INIC. À DOCÊNCIA I: RECONHECIMENTO DO AMBIENTE ESCOLAR
90
1
|
|
LÍNGUA INGLESA I
60
1
|
|
PSIC.DA EDUCAÇÃO:DESENVOLVIMENTO
30
1
|
|
READING AND TEXT PRODUCTION
60
1
|
|
EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO-FORMAIS
30
2
|
|
INIC. À DOC. II: ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE APRENDIZAGEM
90
2
|
|
LITERATURA E CULTURA: ESTUDOS NORTE-AMERICANOS
60
2
|
|
LÍNGUA INGLESA II
90
2
|
|
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM
60
2
|
|
DEMOGRAFIA E SUSTENTABILIDADE
60
3
|
|
DIDÁTICA
60
3
|
|
INIC. À DOC. III: LINGUAGENS - ENS. FUND. E EJA
90
3
|
|
LEITURAS DE BRASIL
60
3
|
|
LÍNGUA INGLESA III
90
3
|
|
RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E POLÍTICAS AFIRMATIVAS
30
3
|
|
EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROCESSOS INCLUSIVOS
60
4
|
|
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA IV: ENSINO MÉDIO OU EJA
90
4
|
|
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA V: PROJETO DESAFIOS NA EDUCAÇÃO
80
4
|
|
LITERATURA E CULTURA: ESTUDOS BRITÂNICOS
60
4
|
|
LÍNGUA INGLESA IV
60
4
|
|
POLÍTICAS SOCIAIS PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS
30
4
|
|
ESTÁGIO DOCENTE INTERDISCIPLINAR I (EF+EJA)
100
5
|
|
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
60
5
|
|
LÍNGUA INGLESA V
90
5
|
|
MATEMÁTICA INSTRUMENTAL
30
5
|
|
METODOLOGIAS DE ENSINO EM HUMANIDADES
30
5
|
|
TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
30
5
|
|
ESTÁGIO DOCENTE INTERDISCIPLINAR II (EM)
100
6
|
|
LÍNGUA INGLESA VI
90
6
|
|
METODOLOGIAS DE ENSINO EM LETRAS
60
6
|
|
NEUROCIÊNCIAS E APRENDIZAGEM
30
6
|
|
SEMINÁRIO INTEGRADOR I:PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS
90
6
|
|
DISCIPLINA ELETIVA
180
7
|
|
ESTÁGIO EM LETRAS INGLÊS NO ENSINO FUNDAMENTAL III
100
7
|
|
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
7
|
|
ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DA EDUC. BÁSICA
60
7
|
|
READING AN TEXT PRODUCTION II
30
7
|
|
SEMINÁRIO INTEGRADOR II: LEITURAS CRÍTICAS INTERSECCIONAIS
90
7
|
|
SEMINÁRIO INTEGRADOR II: TEMAS DE MUNDO CONTEMPORÂNEO
90
7
|
|
SEMINÁRIO INTEGRADOR II:CLÁSSICOS DA LITERATURA UNIVERSAL
90
7
|
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
200
8
|
|
ESTÁGIO EM LETRAS INGLÊS NO ENSINO MÉDIO IV
100
8
|
|
FILOSOFIA E ÉTICA GERAL
60
8
|
|
GESTÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO
60
8
|
|
TÓPICOS DE PESQUISA EM LÍNGUA INGLESA
60
8
|