Dados do Curso - PUCRS - Portal

Curso de Letras: Língua Inglesa

1. Dados do Curso
Curso: Letras: Língua Inglesa Currículo Vigente: 9110
CARGA HORÁRIA 3200
CRÉDITOS 164
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO noite
VAGAS Vagas 1° semestre 60
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 180
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 200
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 400
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 62 Data 12/09/2019
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 919 D.O.U 28/12/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 2 D.O.U 02/07/2015
2. Perfil do Egresso

   O perfil do aluno formado pela Escola de Humanidades deve contemplar contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional, pautado em referenciais humanísticos que fomentam a formação ética, cidadã, crítica e integral dos estudantes da PUCRS, com base em:

  • Reflexão ética sobre a condição humana;
  • Humanitas como ser integral;
  • Conceito de diálogo/afeto como possibilidade de mediação;
  • Concepção de pessoa e profissional que atuará com a diversidade de segmentos sociais;
  • Racionalidade entre prática e teoria, enquanto ser humano que se pensa a partir do outro;
  • Fundamentos do cuidado do ser humano.

   Nesse sentido, a Escola de Humanidades busca formar profissionais críticos, que tenham incorporado os valores Maristas, da profissão a que estão vinculados e o compromisso com a sociedade. A formação dos profissionais é direcionada para a construção da centralidade dos valores e princípios que defendem a condição humana, pressupondo  os  mais variados  conhecimentos,  habilidades, atitudes, postura, ética, na defesa  da liberdade,  da inclusão, dos  direitos, do respeito à vida em  todos os sentidos.

   Os pressupostos de base para construção deste perfil estão pautados em referenciais dos fundamentos da Escola de Humanidades:

  • concepção do que é a identidade do ser humano;
  • reflexão ética sobre a condição humana;
  • opção em ter o humanitas como objeto de estudo;
  • conceito do diálogo como possibilidade de mediação;
  • racionalidade entre a teoria e a prática.

   Estes pressupostos, por sua vez, fomentam a caminhada do estudante em busca da sua formação, na qual os percursos formativos constituem-se como o grande horizonte a ser buscado: “um percurso formativo pode ser genericamente  denominado de ‘curso’. Mas, ao contrário da visão tradicional de curso – como entidade unívoca de vinculação do estudante organizada de forma vertical e especializada -, pressupõe uma lógica de organização baseada na combinação de estruturas formativas, garantindo ao estudante maior autonomia e flexibilidade para construção do seu projeto formativo” (Documentação Prograd, 2018).

   Neste sentido, pensar o perfil a partir da modalidade dos percursos formativos, traduz-se no entendimento de que o estudante diplomado por qualquer um dos cursos que compõem a estrutura organizacional da Escola de Humanidades tem a sua base  numa  formação dialogada com todas  as   áreas  da  Escola. A inter-relação dos cursos se dá de forma articulada, buscando a complementaridade do conhecimento.

   A Escola de Humanidades constitui-se como referência epistemológica, possibilitando que cada curso construa o perfil profissional a partir do seu projeto ético político, de sua identidade e de sua proposta de formação, alinhada  aos  pressupostos  e centralidade  na  formação  humanística, ética, crítica e integral.

   Tendo os pressupostos de formação da Escola de  Humanidades   como  referência, o Curso de Letras – Língua Inglesa busca desenvolver múltiplas competências e habilidades junto a seus estudantes, adquiridas durante sua formação acadêmica.

   As competências e habilidades exigidas do profissional de Letras – Inglês formado pela PUCRS:

  • Domínio de métodos, técnicas pedagógicas e tecnologias que permitam a transposição de conhecimentos de língua inglesa e literatura inglesa e norte-americana para os diferentes níveis de ensino e para os mais diversos contextos de aprendizagem.
  • Domínio da expressão oral e escrita em diferentes situações de comunicação, especialmente nas que requerem o uso do padrão culto da língua materna (Língua Portuguesa) e da língua estrangeira (Língua Inglesa), em termos de produção e recepção de textos.
  • Capacidade de julgar, no(s) idioma(s) de sua habilitação, a adequação comunicativa de produções linguísticas alheias e de apontar soluções práticas para os problemas de expressão que se colocam.
  • Compreensão crítica das principais perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias que fundamentam sua formação profissional.
  • Capacidade de conceber a linguagem como um fenômeno complexo, entendido nas suas várias dimensões – psíquica, histórica, social, política, filosófica e literária.
  • Capacidade de perceber os diferentes contextos interculturais, ampliando o senso crítico para entender a necessidade de busca permanente de formação.
  • Capacidade de resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe e comunicar-se dentro da multiplicidade dos saberes que compõem a formação superior em Letras.
  • Compromisso de colocar suas capacidades intelectuais e seu esforço profissional a serviço do progresso, da justiça social e da ética.
3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo:

Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.

  • 1º – A forma de obtenção do grau G1 é definida no Projeto Pedagógico do Curso e no plano de ensino de cada disciplina.
  • 2º – O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
  • 3º – O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
  • 4º – Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.

Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina.

Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade.

5. Estágio Curricular

Os Estágios Supervisionados são realizados em quatro momentos: no quinto, sexto, sétimo e oitavo semestres. A) Estágio Interdisciplinar I com 100h, sendo 70h de efetiva docência e 30h de supervisão presencial, na Universidade. B) Estágio Interdisciplinar II com 100h, sendo 70h de efetiva docência e 30h de supervisão presencial, na Universidade. C) Estágio em Letras no Ensino Fundamental, no sétimo semestre, com 100h, sendo 70h de efetiva docência e 30h de supervisão presencial, na Universidade, e D) Estágio em Letras no Ensino Médio, no oitavo semestre, com 100h, sendo 70h de efetiva docência e 30h de supervisão presencial, na Universidade. Os estágios pressupõem a intensa interação da teoria e da prática por meio da articulação dos saberes. Nesse sentido, o aluno deverá ser capaz de elaborar diagnósticos sobre a sua realidade escolar; planejar de forma adequada situações de ensino e de aprendizagem que permitam ao seu aluno avanços cognitivos; executar as situações planejadas de forma que todos os alunos sintam-se incluídos e sujeitos do processo; promover a avaliação não só da aprendizagem de seus alunos, mas também do exercício reflexivo sobre sua própria prática pedagógica; elaborar relatórios que permitam a reflexão e a construção de alternativas para superar os desafios próprios do fazer docente; trabalhar em equipe e estabelecer relações interpessoais solidárias, cooperativas e participativas.

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
FUNDAMENTOS DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS
60
1

Disciplina em implantação

FUNDAMENTOS DOS ESTUDOS LITERÁRIOS
30
1

Disciplina em implantação

HISTÓRIA, TEMPO E MEMÓRIA
60
1

Disciplina em implantação

INIC. À DOCÊNCIA I: RECONHECIMENTO DO AMBIENTE ESCOLAR
90
1

Disciplina em implantação

LÍNGUA INGLESA I
60
1

Disciplina em implantação

PSIC.DA EDUCAÇÃO:DESENVOLVIMENTO
30
1

Disciplina em implantação

READING AND TEXT PRODUCTION
60
1

Disciplina em implantação

EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO-FORMAIS
30
2

Disciplina em implantação

INIC. À DOC. II: ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE APRENDIZAGEM
90
2

Disciplina em implantação

LITERATURA E CULTURA: ESTUDOS NORTE-AMERICANOS
60
2

Disciplina em implantação

LÍNGUA INGLESA II
90
2

Disciplina em implantação

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM
60
2

Disciplina em implantação

DEMOGRAFIA E SUSTENTABILIDADE
60
3

Disciplina em implantação

DIDÁTICA
60
3

Disciplina em implantação

INIC. À DOC. III: LINGUAGENS - ENS. FUND. E EJA
90
3

Disciplina em implantação

LEITURAS DE BRASIL
60
3

Disciplina em implantação

LÍNGUA INGLESA III
90
3

Disciplina em implantação

RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E POLÍTICAS AFIRMATIVAS
30
3

Disciplina em implantação

EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROCESSOS INCLUSIVOS
60
4

Disciplina em implantação

INICIAÇÃO À DOCÊNCIA IV: ENSINO MÉDIO OU EJA
90
4

Disciplina em implantação

INICIAÇÃO À DOCÊNCIA V: PROJETO DESAFIOS NA EDUCAÇÃO
80
4

Disciplina em implantação

LITERATURA E CULTURA: ESTUDOS BRITÂNICOS
60
4

Disciplina em implantação

LÍNGUA INGLESA IV
60
4

Disciplina em implantação

POLÍTICAS SOCIAIS PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS
30
4

Disciplina em implantação

ESTÁGIO DOCENTE INTERDISCIPLINAR I (EF+EJA)
100
5

Disciplina em implantação

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
60
5

Disciplina em implantação

LÍNGUA INGLESA V
90
5

Disciplina em implantação

MATEMÁTICA INSTRUMENTAL
30
5

Disciplina em implantação

METODOLOGIAS DE ENSINO EM HUMANIDADES
30
5

Disciplina em implantação

TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
30
5

Disciplina em implantação

ESTÁGIO DOCENTE INTERDISCIPLINAR II (EM)
100
6

Disciplina em implantação

LÍNGUA INGLESA VI
90
6

Disciplina em implantação

METODOLOGIAS DE ENSINO EM LETRAS
60
6

Disciplina em implantação

NEUROCIÊNCIAS E APRENDIZAGEM
30
6

Disciplina em implantação

SEMINÁRIO INTEGRADOR I:PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS
90
6

Disciplina em implantação

DISCIPLINA ELETIVA
180
7

Disciplina em implantação

ESTÁGIO EM LETRAS INGLÊS NO ENSINO FUNDAMENTAL III
100
7

Disciplina em implantação

HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
7

Disciplina em implantação

ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DA EDUC. BÁSICA
60
7

Disciplina em implantação

READING AN TEXT PRODUCTION II
30
7

Disciplina em implantação

SEMINÁRIO INTEGRADOR II: LEITURAS CRÍTICAS INTERSECCIONAIS
90
7

Disciplina em implantação

SEMINÁRIO INTEGRADOR II: TEMAS DE MUNDO CONTEMPORÂNEO
90
7

Disciplina em implantação

SEMINÁRIO INTEGRADOR II:CLÁSSICOS DA LITERATURA UNIVERSAL
90
7

Disciplina em implantação

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
200
8

Disciplina em implantação

ESTÁGIO EM LETRAS INGLÊS NO ENSINO MÉDIO IV
100
8

Disciplina em implantação

FILOSOFIA E ÉTICA GERAL
60
8

Disciplina em implantação

GESTÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO
60
8

Disciplina em implantação

TÓPICOS DE PESQUISA EM LÍNGUA INGLESA
60
8

Disciplina em implantação

..Dados atualizados até 19/11/2024