Curso: História Licenciatura | Currículo Vigente: 9103 | ||
CARGA HORÁRIA | 3200 | ||
CRÉDITOS | 164 | ||
DURAÇÃO | 8 semestres | ||
TURNO | Manhã / Tarde | ||
VAGAS | Vagas 1° semestre | 60 | |
Vagas 2° semestre | 60 | ||
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso | 180 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso | 200 | ||
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio | 400 | ||
ATOS LEGAIS DO CURSO | |||
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) | Resolução nº 60 | Data | 12/09/2019 |
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) | portaria n°919 | D.O.U | 28/12/2018 |
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes | Resolução CNE/CES nº 13 | D.O.U | 13/03/2002 |
O perfil de estudantes formados pela Escola de Humanidades deve contemplar contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional, pautado em referenciais humanísticos que fomentam a formação ética, cidadã, crítica e integral dos estudantes da PUCRS, com base em:
Nesse sentido, a Escola de Humanidades busca formar profissionais críticos, que tenham incorporado os valores Maristas, da profissão a que estão vinculados e o compromisso com a sociedade. A formação dos profissionais é direcionada para a construção da centralidade dos valores e dos princípios que defendem a condição humana, pressupondo os mais variados conhecimentos, habilidades, atitudes, postura, ética, na defesa da liberdade, da inclusão, dos direitos, do respeito à vida em todos os sentidos. Os pressupostos de base para construção deste perfil estão pautados em referenciais dos fundamentos da Escola de Humanidades:
Esses pressupostos, por sua vez, fomentam a caminhada do estudante em busca da sua formação, onde os percursos formativos constituem-se como o grande horizonte a ser buscado: “um percurso formativo pode ser genericamente denominado de ‘curso’. Mas, ao contrário da visão tradicional de curso – como entidade unívoca de vinculação do estudante organizada de forma vertical e especializada -, pressupõe uma lógica de organização baseada na combinação de estruturas formativas, garantindo ao estudante maior autonomia e flexibilidade para construção do seu projeto formativo” (Projeto Estratégico PUCRS 2016/2022). A Escola de Humanidades constitui-se como referência epistemológica, possibilitando que cada curso construa o perfil profissional a partir do seu projeto ético político, de sua identidade e de sua proposta de formação, alinhada aos pressupostos e centralidade na formação humanística, ética, crítica e integral. O profissional de História formado no curso de Licenciatura deve apresentar, especificamente, competências e habilidades que lhe permitam atuar nas atividades de ensino-aprendizagem, bem como no trabalho de historiador – enquanto produtor de conhecimento histórico, em todas as suas dimensões, atendendo as demandas de produção, prática e difusão deste conhecimento e as necessidades de discussão da sociedade em geral sobre o seu trajeto histórico, suas memórias, sua relação com o passado-presente e seu patrimônio histórico-cultural. A Licenciatura em História habilita o profissional para atuar nos níveis de ensino fundamental e médio, cursos de extensão, cursos livres e em outros espaços de ensino não formal. Neste sentido, defende-se que ser competente não é saber fazer; ser competente é utilizar-se do saber para resolver situações novas. Executar muitas vezes a mesma tarefa e assim dar conta dessa tarefa em outras situações não garante a competência. O que garante a competência é a possibilidade de desenvolvimento dos saberes através de práticas dialógicas, de práticas existenciais e do aprender a aprender. Conforme Zabala (2010, p. 11), “A competência e os conhecimentos não são antagônicos, pois qualquer atuação competente sempre representa a utilização de conhecimentos inter-relacionados às habilidades e às atitudes”. A Licenciatura em História, a partir dos fundamentos formativos, conhecimento científico, formação docente e práticas complementares, perscruta um perfil específico para o egresso. O curso ocupa-se do desenvolvimento de habilidades para tornar competente o egresso da licenciatura em História:
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Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.
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De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo: Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.
Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina. Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade. |
O atendimento das exigências legais relativas aos estágios supervisionados dar-se-á a partir de duas estruturas distintas, mas interligadas. De uma parte, os estágios interdisciplinares (Estágio Interdisciplinar I e Estágio Interdisciplinar II), com 2 créditos (30 horas) e mais 70 horas de atividades extraclasse, que deverão funcionar com professores e alunos dos diferentes cursos da Escola de Humanidades. De outra parte, o Estágio Supervisionado de Ensino Fundamental e Estágio Supervisionado de Ensino Médio, ambos com 2 créditos (30 horas) e mais 70 horas de atividades extraclasse exclusivos para alunos da Licenciatura em História, que serão ministrados por professores ligados a este curso. |
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
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DEMOGRAFIA E SUSTENTABILIDADE
60
1
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INIC. À DOCÊNCIA I: RECONHECIMENTO DO AMBIENTE ESCOLAR
90
1
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LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
60
1
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PSIC.DA EDUCAÇÃO:DESENVOLVIMENTO
30
1
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HISTÓRIA DA ANTIGUIDADE
60
2
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HISTÓRIA MEDIEVAL
60
2
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HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
2
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INIC. À DOC. II: ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE APRENDIZAGEM
90
2
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DIDÁTICA
60
3
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HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL
60
3
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HISTÓRIA IBERO-AMERICANA
60
3
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HISTÓRIA MODERNA
60
3
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RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E POLÍTICAS AFIRMATIVAS
30
3
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HIST. CONTEMPORÂNEA (ERA DAS REVOLUÇÕES)
60
4
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HISTÓRIA DO BRASIL MONÁRQUICO
60
4
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INICIAÇÃO À DOCÊNCIA V: PROJETO DESAFIOS NA EDUCAÇÃO
80
4
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POLÍTICAS SOCIAIS PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS
30
4
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HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA (SÉCULO XX)
60
5
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HISTÓRIA DA AMÉRICA CONTEMPORÂNEA
60
5
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HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO (1890-1970)
60
6
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HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA
60
6
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METODOLOGIAS DE ENSINO EM HISTÓRIA
60
6
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NEUROCIÊNCIAS E APRENDIZAGEM
30
6
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SEMINÁRIO INTEGRADOR I: TEMAS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
90
6
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SEMINÁRIO INTEGRADOR I:PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS
90
6
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES
200
7
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ESTÁGIO EM HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
100
7
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HISTÓRIA DA ÁFRICA
60
7
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HISTÓRIA DO BRASIL NA TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA (1980-2010)
30
7
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ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DA EDUC. BÁSICA
60
7
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SEMINÁRIO INTEGRADOR II: TEMAS DE MUNDO CONTEMPORÂNEO
90
7
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DISCIPLINA ELETIVA
180
8
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ESTÁGIO EM HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO
100
8
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GESTÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO
60
8
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HISTÓRIA DA ÁSIA
30
8
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