Dados do Curso - PUCRS - Portal

Curso de História Licenciatura

1. Dados do Curso
Curso: História Licenciatura Currículo Vigente: 9103
CARGA HORÁRIA 3200
CRÉDITOS 164
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO Manhã / Tarde
VAGAS Vagas 1° semestre 60
Vagas 2° semestre 60
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 180
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 200
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 400
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 60 Data 12/09/2019
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) portaria n°919 D.O.U 28/12/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 13 D.O.U 13/03/2002
2. Perfil do Egresso

   O perfil de estudantes formados pela Escola de Humanidades deve contemplar contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional, pautado em referenciais humanísticos que fomentam a formação ética, cidadã, crítica e integral dos estudantes da PUCRS, com base em:

  • reflexão ética sobre a condição humana;
  • humanitas como compreensão de ser humano integral;
  • conceito de diálogo/e empatia como possibilidade de mediação;
  • concepção de pessoa e profissional que atuará com a diversidade de segmentos sociais;
  • racionalidade entre prática e teoria, enquanto ser humano que se pensa a partir do outro;
  • fundamentos do cuidado do ser humano e do meio ambiente;

   Nesse sentido, a Escola de Humanidades busca formar profissionais críticos, que tenham incorporado os valores Maristas, da profissão a que estão vinculados e o compromisso com a sociedade. A formação dos profissionais é direcionada para a construção da centralidade dos valores e dos princípios que defendem a condição humana, pressupondo os mais variados conhecimentos, habilidades, atitudes, postura, ética, na defesa da liberdade, da inclusão, dos direitos, do respeito à vida em todos os sentidos.

   Os pressupostos de base para construção deste perfil estão pautados em referenciais dos fundamentos da Escola de Humanidades:

  • concepção do que é a identidade do ser humano;
  • reflexão ética sobre a condição humana;
  • opção em ter o humanitas como objeto de estudo;
  • conceito do diálogo como possibilidade de mediação;
  • racionalidade entre a teoria e a prática.

   Esses pressupostos, por sua vez, fomentam a caminhada do estudante em busca da sua formação, onde os percursos formativos constituem-se como o grande horizonte a  ser  buscado: “um percurso formativo pode ser genericamente  denominado de ‘curso’. Mas, ao contrário da visão tradicional de curso – como entidade unívoca de vinculação do estudante organizada de forma vertical e especializada -, pressupõe uma lógica de organização baseada na combinação de estruturas formativas, garantindo ao estudante maior autonomia e flexibilidade para construção do seu projeto formativo” (Projeto Estratégico PUCRS 2016/2022).

   A Escola de Humanidades constitui-se como referência epistemológica, possibilitando que cada curso construa o perfil profissional a partir do seu projeto ético político, de sua identidade e de sua proposta de formação, alinhada aos  pressupostos  e centralidade  na  formação  humanística, ética, crítica e integral.

   O profissional de História formado no curso de Licenciatura deve apresentar, especificamente, competências e habilidades que lhe permitam atuar nas atividades de ensino-aprendizagem, bem como no trabalho de historiador – enquanto produtor de conhecimento histórico, em todas as suas dimensões, atendendo as demandas de produção, prática e difusão deste conhecimento e as necessidades de discussão da sociedade em geral sobre o seu trajeto histórico, suas memórias, sua relação com o passado-presente e seu patrimônio histórico-cultural. A Licenciatura em História habilita o profissional para atuar nos níveis de ensino fundamental e médio, cursos de extensão, cursos livres e em outros espaços de ensino não formal.

   Neste sentido, defende-se que ser competente não é saber fazer; ser competente é utilizar-se do saber para resolver situações novas. Executar muitas vezes a mesma tarefa e assim dar conta dessa tarefa em outras situações não garante a competência. O que garante a competência é a possibilidade de desenvolvimento dos saberes através de práticas dialógicas, de práticas existenciais e do aprender a aprender. Conforme Zabala (2010, p. 11), “A competência e os conhecimentos não são antagônicos, pois qualquer atuação competente sempre representa a utilização de conhecimentos inter-relacionados às habilidades e às atitudes”.

   A Licenciatura em História, a partir dos fundamentos formativos, conhecimento científico, formação docente e práticas complementares, perscruta um perfil específico para o egresso. O curso ocupa-se do desenvolvimento de habilidades para tornar competente o egresso da licenciatura em História:

  • Compreender conceitos e diferentes concepções teórico metodológicas que fazem referência à investigação e a prática docente.
  • Identificar e qualificar bibliografias e documentos para uso na atividade docente.
  • Propor diferentes técnicas para a abordagem dos conceitos e fatos trabalhados na disciplina de História, no ensino fundamental e médio, bem como, avaliar a importância do Ensino da História, promover a elaboração de projetos que  intervirão na proposta institucional ou na realidade escolar.
  • Perceber as diferentes dimensões e construções do sujeito histórico, bem como, sua inserção social.
  • Conhecer e utilizar múltiplos recursos para a atividade docente – metodologias ativas e novas tecnologias.
  • Participar da elaboração, da gestão e da avaliação dos processos educativos.
  • Contribuir para o desenvolvimento das potencialidades e habilidades dos alunos, a partir da prática docente.
  • Trabalhar com diferentes linguagens nas diversas dimensões da prática docente.
  • Dominar os objetos de conhecimento na perspectiva do ensino-aprendizagem, específicos da História.
  • Ler e interpretar a complexidade que o mundo apresenta, utilizando-se dos conhecimentos acadêmicos, transformando-os em possibilidade para a resolução de situações-problema, a comunicação oral e escrita com poder de argumentação e a ação sobre os acontecimentos, elaborando propostas e experienciando situações e contextos para modificar as diferentes relações espaço-temporais.
  • Compreender, através de todos os percursos formativos, o papel social do docente.
3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo:

Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.

  • 1º – A forma de obtenção do grau G1 é definida no Projeto Pedagógico do Curso e no plano de ensino de cada disciplina.
  • 2º – O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
  • 3º – O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
  • 4º – Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.

Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina.

Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade.

5. Estágio Curricular

O atendimento das exigências legais relativas aos estágios supervisionados dar-se-á a partir de duas estruturas distintas, mas interligadas. De uma parte, os estágios interdisciplinares (Estágio Interdisciplinar I e Estágio Interdisciplinar II), com 2 créditos (30 horas) e mais 70 horas de atividades extraclasse, que deverão funcionar com professores e alunos dos diferentes cursos da Escola de Humanidades. De outra parte, o Estágio Supervisionado de Ensino Fundamental e Estágio Supervisionado de Ensino Médio, ambos com 2 créditos (30 horas) e mais 70 horas de atividades extraclasse exclusivos para alunos da Licenciatura em História, que serão ministrados por professores ligados a este curso.

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
DEMOGRAFIA E SUSTENTABILIDADE
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUCIANO ALBUQUERQUE ZASSO 10 anos e 7 meses Link
HISTÓRIA, TEMPO E MEMÓRIA
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANTONIO DE RUGGIERO 9 anos Link
LUCAS CABRAL RIBEIRO - Link
LUCIANO ARONNE DE ABREU 28 anos e 7 meses Link
INIC. À DOCÊNCIA I: RECONHECIMENTO DO AMBIENTE ESCOLAR
90
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BARBARA ELISA DE MORAES BARROS DA SILVA 16 anos e 11 meses Link
CRISTINA PIO DE ALMEIDA 10 anos Link
DEBORA SOARES KARPOWICZ 1 ano Link
LISANDRA CATALAN DO AMARAL 12 anos Link
LUCIANO ALBUQUERQUE ZASSO 10 anos e 7 meses Link
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 11 anos e 1 m¿s Link
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA MARCIA MARTINS DA SILVA 14 anos Link
ANDREIA GULIELMIN DIDO 7 anos e 1 m¿s Link
LEITURAS DE BRASIL
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EMIL ALBERT SOBOTTKA 27 anos e 7 meses Link
PSIC.DA EDUCAÇÃO:DESENVOLVIMENTO
30
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALEXANDRE ANSELMO GUILHERME 9 anos Link
BETTINA STEREN DOS SANTOS 27 anos Link
EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO-FORMAIS
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 11 anos e 1 m¿s Link
SINTIA LUCIA FAE EBERT 11 anos e 1 m¿s Link
HISTÓRIA DA ANTIGUIDADE
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIS CARLOS DOS PASSOS MARTINS 12 anos e 7 meses Link
HISTÓRIA MEDIEVAL
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 36 anos e 7 meses Link
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CARLOS GUSTAVO HAAS 24 anos e 3 meses Link
CARLOS RODRIGO CRUZ DUTRA 2 anos Link
CLAUDIO VICENTE IMMIG 16 anos Link
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 36 anos e 7 meses Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 15 anos Link
INIC. À DOC. II: ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE APRENDIZAGEM
90
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LISANDRA CATALAN DO AMARAL 12 anos Link
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALEXANDRE ANSELMO GUILHERME 9 anos Link
SANI BELFER CARDON 34 anos e 7 meses Link
DIDÁTICA
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 11 anos e 1 m¿s Link
SANI BELFER CARDON 34 anos e 7 meses Link
VIRGINIA TAVARES VIEIRA 1 ano Link
HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUCIANA MURARI 10 anos Link
HISTÓRIA IBERO-AMERICANA
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIS ROSENFIELD 5 anos Link
HISTÓRIA MODERNA
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CHARLES MONTEIRO 31 anos Link
INIC. À DOC. III: CIÊNCIAS HUMANAS - ENS. FUND. E EJA
90
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DEBORA SOARES KARPOWICZ 1 ano Link
LUCIANO ALBUQUERQUE ZASSO 10 anos e 7 meses Link
RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E POLÍTICAS AFIRMATIVAS
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EDLA EGGERT 9 anos Link
PATRICIA KRIEGER GROSSI 25 anos Link
EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROCESSOS INCLUSIVOS
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALEXANDRE ANSELMO GUILHERME 9 anos Link
ANDREIA MENDES DOS SANTOS 10 anos Link
HIST. CONTEMPORÂNEA (ERA DAS REVOLUÇÕES)
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANTONIO DE RUGGIERO 9 anos Link
HISTÓRIA DO BRASIL MONÁRQUICO
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANTONIO DE RUGGIERO 9 anos Link
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA IV: ENSINO MÉDIO OU EJA
90
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA MARCIA MARTINS DA SILVA 14 anos Link
BARBARA ELISA DE MORAES BARROS DA SILVA 16 anos e 11 meses Link
DEBORA SOARES KARPOWICZ 1 ano Link
LUCIANO ALBUQUERQUE ZASSO 10 anos e 7 meses Link
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA V: PROJETO DESAFIOS NA EDUCAÇÃO
80
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BARBARA ELISA DE MORAES BARROS DA SILVA 16 anos e 11 meses Link
CRISTINA PIO DE ALMEIDA 10 anos Link
LISANDRA CATALAN DO AMARAL 12 anos Link
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 11 anos e 1 m¿s Link
POLÍTICAS SOCIAIS PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
PATRICIA KRIEGER GROSSI 25 anos Link
ESTÁGIO DOCENTE INTERDISCIPLINAR I (EF+EJA)
100
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALINE EVERS 3 anos e 7 meses Link
ANA MARCIA MARTINS DA SILVA 14 anos Link
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 36 anos e 7 meses Link
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA (SÉCULO XX)
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANTONIO DE RUGGIERO 9 anos Link
HISTÓRIA DA AMÉRICA CONTEMPORÂNEA
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUCAS CABRAL RIBEIRO - Link
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDREIA GULIELMIN DIDO 7 anos e 1 m¿s Link
JANAINA PEREIRA CLAUDIO 17 anos e 7 meses Link
MATEMÁTICA INSTRUMENTAL
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DANIELA RODRIGUES 23 anos Link
KARINA BENATO 14 anos Link
METODOLOGIAS DE ENSINO EM HUMANIDADES
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FERNANDA FELIX DE OLIVEIRA 1 m¿s Link
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 11 anos e 1 m¿s Link
VIRGINIA TAVARES VIEIRA 1 ano Link
TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ASAFE DAVI CORTINA SILVA 4 anos Link
MARCELO VETTORI 13 anos Link
REBECA JESSICA SILVA MARTINEZ AMERICO 3 anos e 1 m¿s Link
ESTÁGIO DOCENTE INTERDISCIPLINAR II (EM)
100
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 36 anos e 7 meses Link
HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO (1890-1970)
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUCIANO ARONNE DE ABREU 28 anos e 7 meses Link
HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIS ROSENFIELD 5 anos Link
METODOLOGIAS DE ENSINO EM HISTÓRIA
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 36 anos e 7 meses Link
NEUROCIÊNCIAS E APRENDIZAGEM
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LILIAN CRISTINE HUBNER 14 anos e 11 meses Link
SEMINÁRIO INTEGRADOR I: FILOSOFIA, DIR. HUMANOS E SOCIEDADE
90
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SERGIO AUGUSTO SARDI 28 anos e 7 meses Link
SEMINÁRIO INTEGRADOR I: TEMAS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
90
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANTONIO DE RUGGIERO 9 anos Link
AUGUSTO NEFTALI CORTE DE OLIVEIRA 7 anos e 8 meses Link
DEBORA SOARES KARPOWICZ 1 ano Link
LUCIANO ALBUQUERQUE ZASSO 10 anos e 7 meses Link
RAFAEL MACHADO MADEIRA 15 anos e 3 meses Link
SEMINÁRIO INTEGRADOR I:PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS
90
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ASAFE DAVI CORTINA SILVA 4 anos Link
CLAUDIO PRIMO DELANOY 8 anos Link
CRISTINA BECKER LOPES PERNA 40 anos Link
LUIS ROBERTO AMABILE DE SOUZA JUNIOR 7 anos e 1 m¿s Link
MARIA DA GLORIA CORREA DI FANTI 15 anos e 7 meses Link
MOEMA VILELA PEREIRA 7 anos e 1 m¿s Link
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
200
7

Disciplina em implantação

ESTÁGIO EM HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
100
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 36 anos e 7 meses Link
HISTÓRIA DA ÁFRICA
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARCAL DE MENEZES PAREDES 13 anos Link
HISTÓRIA DO BRASIL NA TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA (1980-2010)
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUCIANO ARONNE DE ABREU 28 anos e 7 meses Link
ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DA EDUC. BÁSICA
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SANI BELFER CARDON 34 anos e 7 meses Link
SEMINÁRIO INTEGRADOR II: LEITURAS CRÍTICAS INTERSECCIONAIS
90
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
HERMILIO PEREIRA DOS SANTOS FILHO 23 anos Link
MARIA ISABEL BARROS BELLINI 36 anos Link
SEMINÁRIO INTEGRADOR II: TEMAS DE MUNDO CONTEMPORÂNEO
90
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
AUGUSTO NEFTALI CORTE DE OLIVEIRA 7 anos e 8 meses Link
DEBORA SOARES KARPOWICZ 1 ano Link
HERMILIO PEREIRA DOS SANTOS FILHO 23 anos Link
LUCAS CABRAL RIBEIRO - Link
LUCIANO ALBUQUERQUE ZASSO 10 anos e 7 meses Link
LUIS ROSENFIELD 5 anos Link
RAFAEL MACHADO MADEIRA 15 anos e 3 meses Link
SEMINÁRIO INTEGRADOR II:CLÁSSICOS DA LITERATURA UNIVERSAL
90
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA MARIA COELHO SILVA WERTHEIMER 31 anos Link
ARTHUR BELTRAO TELLO 9 anos Link
CARLOS ALEXANDRE BAUMGARTEN 11 anos Link
CRISTIANO ORDOVAS BALDI 8 anos e 7 meses Link
LUIS ROBERTO AMABILE DE SOUZA JUNIOR 7 anos e 1 m¿s Link
MOEMA VILELA PEREIRA 7 anos e 1 m¿s Link
DISCIPLINA ELETIVA
180
8

Disciplina em implantação

ESTÁGIO EM HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO
100
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 36 anos e 7 meses Link
FILOSOFIA E ÉTICA GERAL
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FABIO CAPRIO LEITE DE CASTRO 14 anos Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 15 anos Link
ROBERTO HOFMEISTER PICH 24 anos Link
SERGIO AUGUSTO SARDI 28 anos e 7 meses Link
GESTÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ROSANE OLIVEIRA DUARTE ZIMMER 11 anos e 1 m¿s Link
HISTÓRIA DA ÁSIA
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARCAL DE MENEZES PAREDES 13 anos Link
..Dados atualizados até 28/03/2025