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Curso de História Bacharelado

1. Dados do Curso
Curso: História Bacharelado Currículo Vigente: 9102
CARGA HORÁRIA 2520
CRÉDITOS 154
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO Manhã / Tarde
VAGAS Vagas 1° semestre 60
Vagas 2° semestre 60
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 120
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 210
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 59 Data 12/09/2019
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 919 D.O.U 28/12/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 13 D.O.U 13/03/2002
2. Perfil do Egresso

   O perfil de estudantes formados pela Escola de Humanidades deve contemplar contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional, pautado em referenciais humanísticos que fomentam a formação ética, cidadã, crítica e integral dos estudantes da PUCRS, com base em:

  • reflexão ética sobre a condição humana;
  • humanitas como compreensão de ser humano integral;
  • conceito de diálogo/e empatia como possibilidade de mediação;
  • concepção de pessoa e profissional que atuará com a diversidade de segmentos sociais;
  • racionalidade entre prática e teoria, enquanto ser humano que se pensa a partir do outro;
  • fundamentos do cuidado do ser humano e do meio ambiente;

   Nesse sentido, a Escola de Humanidades busca formar profissionais críticos, que tenham incorporado os valores Maristas, da profissão a que estão vinculados e o compromisso com a sociedade. A formação dos profissionais é direcionada para a construção da centralidade dos valores e dos princípios que defendem a condição humana, pressupondo os mais variados conhecimentos, habilidades, atitudes, postura, ética, na defesa da liberdade, da inclusão, dos direitos, do respeito à vida em todos os sentidos.

   Os pressupostos de base para construção deste perfil estão pautados em referenciais dos fundamentos da Escola de Humanidades:

  • concepção do que é a identidade do ser humano;
  • reflexão ética sobre a condição humana;
  • opção em ter o humanitas como objeto de estudo;
  • conceito do diálogo como possibilidade de mediação;
  • racionalidade entre a teoria e a prática.

   Esses pressupostos, por sua vez, fomentam a caminhada do estudante em busca da sua formação, onde os percursos formativos constituem-se como o grande horizonte a  ser  buscado: “um percurso formativo pode ser genericamente  denominado de ‘curso’. Mas, ao contrário da visão tradicional de curso – como entidade unívoca de vinculação do estudante organizada de forma vertical e especializada -, pressupõe uma lógica de organização baseada na combinação de estruturas formativas, garantindo ao estudante maior autonomia e flexibilidade para construção do seu projeto formativo” (Projeto Estratégico PUCRS 2016/2022).

   A Escola de Humanidades constitui-se como referência epistemológica, possibilitando que cada curso construa o perfil profissional a partir do seu projeto ético político, de sua identidade e de sua proposta de formação, alinhada aos  pressupostos  e centralidade  na  formação  humanística, ética, crítica e integral.

   Já no que se refere ao profissional formado no Curso de Bacharelado em História deve apresentar competências e habilidades que lhe permitam atuar como historiador – enquanto produtor de conhecimento histórico, em todas as suas dimensões, atendendo as demandas de produção, prática e difusão deste conhecimento e as necessidades de discussão da sociedade em geral sobre o seu trajeto histórico, suas memórias, sua relação com o passado-presente e seu patrimônio histórico-cultural. Neste sentido, será área de atuação de um graduado em Bacharelado em História: a pesquisa acadêmica e a divulgação apropriada do conhecimento produzido na área, a preservação do patrimônio histórico-cultural, a assessorias e atividades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos e turísticos; em museus e centros de documentação púbicos e privados; no serviços de comunicação social, bem como a criação de bancos de dados, organização de arquivos e outras atividades de preservação e gestão da informação. Sobre as funções a serem exercidas, deve-se salientar que atuará em ações voltadas para a divulgação dos atrativos culturais e do conhecimento sobre o Patrimônio Cultural em meio urbano e rural. Deve atuar de forma ética e responsável na defesa do Patrimônio Cultural, identificando e inventariando bens culturais. Deverá ser capacitado para produzir conhecimento crítico, autoral e reflexivo sobre os saberes e fazeres de diferentes etnias. Poderá compor equipes na elaboração de projetos de pesquisa, dossiês e laudos quanto ao Patrimônio Cultural, visando sua identificação, reconhecimento e preservação. Igualmente, poderá desenvolver ações educativas junto a professores, comunidade escolar (crianças, jovens e adultos) e comunidade em geral. Poderá tratar das análises de Paisagens Culturais pretéritas e recentes. Poderá atuar em instituições (público e privadas) como técnico pesquisador em assuntos culturais, na curadoria de exposições e guarda e curadoria de  acervos (pessoais, empresariais, públicos).

   Além disso, deve-se considerar que a produção do saber histórico possibilita a ampliação e o enriquecimento da memória da sociedade. Os historiadores não se limitam a utilizar a memória da sociedade como fonte de suas atividades, mas contribuem de maneira extraordinária a construir e reconstruir continuamente esta memória. Na medida em que produzem continuamente saberes, acrescentam novas páginas de conhecimento à memória de nossa sociedade. Esta é uma atividade da maior responsabilidade social que podemos e devemos mensurar e avaliar sempre como uma das funções mais importantes dentre as diversas que os historiadores desempenham. Nas últimas décadas, a produção intelectual dos historiadores mudou em profundidade e em amplitude, assim como as modalidades de escrita da História, pelo surgimento de novos territórios a serem explorados através pesquisa, devido aos novos objetivos, visando a temáticas originais e pela riqueza das novas abordagens. O historiador, na verdade, não descobre, mas constrói fatos históricos, devendo apresentar ao público especializado e ao não especialista o esquema interpretativo no qual ele insere o passado vivido, deixando claros os seus procedimentos narrativos e os recursos metodológicos e teóricos empregados. Decorre aí a importância de uma formação profissional, voltada não apenas para os aspectos técnicos, mas éticos e humanistas.

   Por fim, pensa-se um profissional graduado em História como alguém inserido e em sintonia com a sociedade onde irá atuar e desempenhar suas funções, seja como pesquisador ou como autor do seu próprio futuro, preparando uma nova universidade e a nova geração. Muitas das atividades que uma universidade comunitária desenvolve, como é o caso da PUCRS, estão relacionadas a populações em situação de risco, às quais se dá apoio graças à atuação de professores e alunos. Estas iniciativas podem ocorrer em diversas áreas, colocando à disposição da comunidade não apenas os elementos infraestruturais da instituição, mas também o saber dos professores, alunos e técnicos. É também responsabilidade social dos historiadores compreender que temos compromissos com a sociedade extramuros, mas suas relações com ela são de outra dimensão. A sociedade busca na História uma forma de inteligibilidade que não está apenas interessada no passado, mas intenta igualmente compreender as vicissitudes e os dramas pelos quais passamos nas últimas décadas: “na intersecção da memória – para aqueles que viveram aquele tempo – e na história – para as gerações que aprenderam esses dramas nos livros, mas que observam em toda parte suas marcas abrasadoras”. Esta é uma função do historiador relacionada à cidadania, a serviço da qual colocamos, eticamente, as nossas capacidades de análise crítica das realidades históricas do passado remoto e do nosso presente. O historiador é chamado a se posicionar face “ao mundo que o cerca, mas para ele o caminho é estreito quando precisa defender um lugar e definir sua missão relativamente aos mitos, aos preconceitos e às deformações da consciência coletiva e da memória comum. Sem perder de vista que ele próprio contribui para a elaboração dessa consciência e dessa memória, uma vez que nisso consiste uma de suas funções vitais na sociedade”.

3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo:

Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.

  • 1º – A forma de obtenção do grau G1 é definida no Projeto Pedagógico do Curso e no plano de ensino de cada disciplina.
  • 2º – O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
  • 3º – O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
  • 4º – Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.

Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina.

Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade.

5. Estágio Curricular

O estágio obrigatório do curso de Bacharelado em História foi dividido em três etapas, correspondentes às três fontes básicas de pesquisa do historiador, cada uma com suas técnicas próprias de análise e de interpretação documental e que, por isso, normalmente, encontram-se depositadas em arquivos específicos e autônomos nas instituições de acervo e/ou de pesquisa histórica. A carga horário total destes estágios soma 210 horas, que estão subdivididas nas seguintes disciplinas: Estágio de Pesquisa em Fontes Visuais (60h), oferecida no IV semestre, Estágio de Pesquisa em Fontes Orais (60h), oferecida no V semestre, e Estágio de Pesquisa em Fontes Escritas (90h), oferecida no VI semestre.

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
DEMOGRAFIA E SUSTENTABILIDADE
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUCIANO ALBUQUERQUE ZASSO 10 anos e 7 meses Link
HISTÓRIA, TEMPO E MEMÓRIA
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANTONIO DE RUGGIERO 9 anos Link
LUCAS CABRAL RIBEIRO - Link
LUCIANO ARONNE DE ABREU 28 anos e 7 meses Link
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA MARCIA MARTINS DA SILVA 14 anos Link
ANDREIA GULIELMIN DIDO 7 anos e 1 m¿s Link
LEITURAS DE BRASIL
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EMIL ALBERT SOBOTTKA 27 anos e 7 meses Link
QUESTÃO SOCIAL E TRANSFORMAÇÕES SOCIETÁRIAS
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
PATRICIA KRIEGER GROSSI 25 anos Link
HISTÓRIA DA AMÉRICA PRÉ-COLONIAL
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CHARLES MONTEIRO 31 anos Link
HISTÓRIA DA ANTIGUIDADE
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIS CARLOS DOS PASSOS MARTINS 12 anos e 7 meses Link
HISTÓRIA MEDIEVAL
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 36 anos e 7 meses Link
INTRODUÇÃO À PESQUISA EM HUMANIDADES
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EMIL ALBERT SOBOTTKA 27 anos e 7 meses Link
ARQUEOLOGIA HISTÓRICA E ARQUEOLOGIA URBANA
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GISLENE MONTICELLI 17 anos Link
HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUCIANA MURARI 10 anos Link
HISTÓRIA IBERO-AMERICANA
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIS ROSENFIELD 5 anos Link
HISTÓRIA MODERNA
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CHARLES MONTEIRO 31 anos Link
ESTÁGIO DE PESQUISA EM FONTES VISUAIS
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CHARLES MONTEIRO 31 anos Link
FILOSOFIA E ÉTICA GERAL
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FABIO CAPRIO LEITE DE CASTRO 14 anos Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 15 anos Link
ROBERTO HOFMEISTER PICH 24 anos Link
SERGIO AUGUSTO SARDI 28 anos e 7 meses Link
HIST. CONTEMPORÂNEA (ERA DAS REVOLUÇÕES)
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANTONIO DE RUGGIERO 9 anos Link
HISTÓRIA DO BRASIL MONÁRQUICO
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANTONIO DE RUGGIERO 9 anos Link
PATRIMÔNIO, CULTURA E PAISAGENS CULTURAIS
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GISLENE MONTICELLI 17 anos Link
ESTÁGIO DE PESQUISA EM FONTES ORAIS
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANTONIO DE RUGGIERO 9 anos Link
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA (SÉCULO XX)
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANTONIO DE RUGGIERO 9 anos Link
HISTÓRIA DA AMÉRICA CONTEMPORÂNEA
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUCAS CABRAL RIBEIRO - Link
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CARLOS GUSTAVO HAAS 24 anos e 3 meses Link
CARLOS RODRIGO CRUZ DUTRA 2 anos Link
CLAUDIO VICENTE IMMIG 16 anos Link
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 36 anos e 7 meses Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 15 anos Link
POLÍTICAS DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GISLENE MONTICELLI 17 anos Link
ESTÁGIO DE PESQUISA EM FONTES ESCRITAS
90
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DEBORA SOARES KARPOWICZ 1 ano Link
HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO (1890-1970)
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUCIANO ARONNE DE ABREU 28 anos e 7 meses Link
HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIS ROSENFIELD 5 anos Link
Oficina de Análise Social
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
RAFAEL MACHADO MADEIRA 15 anos e 3 meses Link
SEMINÁRIO INTEGRADOR I: TEMAS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
90
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANTONIO DE RUGGIERO 9 anos Link
AUGUSTO NEFTALI CORTE DE OLIVEIRA 7 anos e 8 meses Link
DEBORA SOARES KARPOWICZ 1 ano Link
LUCIANO ALBUQUERQUE ZASSO 10 anos e 7 meses Link
RAFAEL MACHADO MADEIRA 15 anos e 3 meses Link
ARQUEOLOGIA PÚBLICA: AÇÕES EDUCATIVAS PARA O PATRIMÔNIO
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GISLENE MONTICELLI 17 anos Link
HISTÓRIA DO BRASIL NA TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA (1980-2010)
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUCIANO ARONNE DE ABREU 28 anos e 7 meses Link
MONOGRAFIA (PROJETO)
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GISLENE MONTICELLI 17 anos Link
SEMINÁRIO INTEGRADOR II: TEMAS DE MUNDO CONTEMPORÂNEO
90
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
AUGUSTO NEFTALI CORTE DE OLIVEIRA 7 anos e 8 meses Link
DEBORA SOARES KARPOWICZ 1 ano Link
HERMILIO PEREIRA DOS SANTOS FILHO 23 anos Link
LUCAS CABRAL RIBEIRO - Link
LUCIANO ALBUQUERQUE ZASSO 10 anos e 7 meses Link
LUIS ROSENFIELD 5 anos Link
RAFAEL MACHADO MADEIRA 15 anos e 3 meses Link
ACERVO E DOCUMENTAÇÃO
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUCIANA MURARI 10 anos Link
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
8

Disciplina em implantação

DISCIPLINA ELETIVA
360
8

Disciplina em implantação

MONOGRAFIA (REDAÇÃO)
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CHARLES MONTEIRO 31 anos Link
GISLENE MONTICELLI 17 anos Link
LUCIANO ARONNE DE ABREU 28 anos e 7 meses Link
PATRIMÔNIO E ROTEIROS CULTURAIS
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GISLENE MONTICELLI 17 anos Link
..Dados atualizados até 27/03/2025