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Curso de Gastronomia

1. Dados do Curso
Curso: Gastronomia Currículo Vigente: 962J
CARGA HORÁRIA 1605
CRÉDITOS 107
DURAÇÃO 5 semestres
TURNO Manhã
VAGAS Vagas 1° semestre 64
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 180
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 0
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 0
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 56 Data 12/09/2019
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria n° 340 D.O.U 21/05/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes D.O.U
2. Perfil do Egresso

Em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional da PUCRS (PDI 2023-2027), o perfil do egresso do CST em Gastronomia da PUCRS está comprometido com as habilidades e competências contempladas no CNCT 4ª Edição (2024). São elas: 

  • Conceber, criar, planejar, gerenciar e operacionalizar produções culinárias e harmonizações, nas diferentes fases dos serviços de alimentos e bebidas, valorizando a ciência dos alimentos e as técnicas nacionais e internacionais, seguindo os protocolos e a legislação para a segurança de alimentos e a gestão de resíduos. 
  • Identificar e planejar a utilização de utensílios, equipamentos, matéria-prima e protocolos de biossegurança em restaurantes e estabelecimentos alimentícios, elaborando o planejamento, a análise de custos e a logística de processos. 
  • Utilizar a perspectiva da sustentabilidade e da inovação no desenvolvimento de serviços gastronômicos e na escolha e utilização de fornecedores e ingredientes.

O PPC, fundamentado nos ideais Maristas, pretende assegurar sólida formação geral e específica na área da gastronomia, aliada à formação humanística, tendo como premissa a valorização da gastronomia regional, nacional e internacional, com destaque na culinária local através de pesquisas, técnicas e incorporação de ingredientes regionais. 

O curso busca formar profissionais com foco no bem-estar individual e coletivo e com responsabilidade socioambiental, alinhados com as tendências e demandas do mercado, preparando os estudantes para atuarem em um setor em constante evolução e adaptação às mudanças sociais. Entende-se que as mudanças no estilo de vida da população e o aumento da consciência ecológica estão influenciando as preferências dos consumidores por alimentos mais saudáveis, sustentáveis e éticos.  

O curso propõe a formação de profissionais inovadores e empreendedores, com competências gerenciais, técnicas e de comunicação e que estejam preparados para lidar com as novas tecnologias, visto que as inovações tecnológicas estão transformando o setor gastronômico, desde a produção de alimentos até a experiência do consumidor. 

O número de brasileiros que migram para o exterior para trabalhar com gastronomia tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Dados do Ministério das Relações Exteriores indicam que havia cerca de 4,59 milhões de brasileiros vivendo no exterior em 2022, com uma parcela significativa atuando em setores como o de alimentação. Neste sentido, o CST em Gastronomia oferta ao estudante a possibilidade de vivência internacional por meio da Mobilidade Acadêmica, preparando cidadãos e profissionais para atuar em mundo globalizado através da integração de tópicos internacionais, globais e interculturais.  

Assim, de forma mais específica, propõe-se que o perfil do egresso do CST em Gastronomia se caracterize pelas seguintes competências e habilidades:  

  • Atuação crítica, científica, humanística, criativa, interdisciplinar e interprofissional nas diversas etapas associadas aos serviços de alimentação.
  • Consciência de sua responsabilidade como protagonista para com o bem-estar individual e coletivo, respeitando identidade de gênero, raça, etnia, deficiências e outras desigualdades sociais. 
  • Comprometimento com a ética profissional e com o exercício da cidadania.  
  • Habilidade para gerenciar e coordenar pessoas em ambientes gastronômicos.
  • Competência em liderança para motivar, orientar equipes e lidar com situações de crise de forma eficaz.
  • Identificação e planejamento estratégico na utilização de utensílios, equipamentos e matéria-prima em restaurantes e estabelecimentos alimentícios.
  • Elaboração de planejamentos operacionais detalhados, por meio de elaboração de receitas, preparação e conservação de alimentos.
  • Gerenciar análise de custos e logística de processos.
  • Aplicação de protocolos de biossegurança para garantir a inocuidade na produção de alimentos e a gestão adequada de resíduos.
  • Criatividade para inovar em técnicas culinárias, nas apresentações de pratos e em novos conceitos para restaurantes.
  • Aplicação de conhecimentos técnicos na harmonização de pratos, considerando técnicas culinárias nacionais e internacionais.
  • Utilização de conhecimentos científicos para garantir qualidade na produção de alimentos de acordo com as legislações vigentes.
  • Incorporação de aspectos culturais na criação de cardápios e na escolha de ingredientes, respeitando tradições e contextos culturais.
  • Utilização da perspectiva da sustentabilidade na escolha e utilização de fornecedores e ingredientes fomentando a economia local.
  • Conhecimento e aplicação de técnicas que minimizem o impacto ambiental e promovam práticas sustentáveis no setor gastronômico.
  • Capacidade de entender e se adaptar às diferentes culturas alimentares, preferências culinárias e práticas gastronômicas internacionais.
  • Capacidade de inovar no desenvolvimento de novos produtos e serviços promovendo uma experiência culinária única que atraiam e fidelizem
  • Competência para lidar com desafios e adversidades inesperadas com determinação e criatividade, buscando soluções eficazes para garantir o sucesso do empreendimento gastronômico.
  • Habilidade para estabelecer e manter relacionamentos profissionais estratégicos com fornecedores, profissionais do setor e potenciais investidores, buscando oportunidades de colaboração, crescimento com vistas no empreendedorismo.

Desse modo, o CST em Gastronomia da PUCRS desenvolve em seus alunos um perfil que seja resultado do processo de desenvolvimento das habilidades, capacidades e competências previstas na legislação, pelas demandas do mercado nacional e internacional, assim como nos princípios norteadores da formação Marista.  

 

3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo:

Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.

  • 1º – A forma de obtenção do grau G1 é definida no Projeto Pedagógico do Curso e no plano de ensino de cada disciplina.
  • 2º – O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
  • 3º – O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
  • 4º – Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.

Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina.

Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade.

5. Estágio Curricular

Em consonância com as diretrizes curriculares nacionais vigentes, o curso não possui estágio obrigatório previsto no PPC.

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
ALIMENTAÇÃO E CULTURA
30
1

Disciplina em implantação

HIGIENE E LEGISLAÇÃO DOS ALIMENTOS
30
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ELIS REGINA GOMES ALFAMA 8 anos e 4 meses Link
PANIFICAÇÃO
75
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ELIS REGINA GOMES ALFAMA 8 anos e 4 meses Link
SERVIÇO DE BAR E BEBIDAS
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
KATIA RANGEL PETRY 4 anos Link
TÉCNICAS E HABILIDADES CULINÁRIAS
120
1

Disciplina em implantação

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS INGREDIENTES
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
KATIA RANGEL PETRY 4 anos Link
COZINHA CLÁSSICA
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LEONARDO MACHADO CRUZ 1 ano e 4 meses Link
FORMAÇÃO PESSOAL
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FERNANDA TORRES FAGGIANI 13 anos e 1 m¿s Link
LUIS HENRIQUE ROLIM SILVA 4 anos e 9 meses Link
NELSON SCHNEIDER TODT 23 anos e 4 meses Link
FUNDAMENTOS DA CONFEITARIA
75
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ELIS REGINA GOMES ALFAMA 8 anos e 4 meses Link
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CARLOS GUSTAVO HAAS 23 anos e 11 meses Link
CARLOS RODRIGO CRUZ DUTRA 1 ano e 8 meses Link
CLAUDIO VICENTE IMMIG 15 anos e 9 meses Link
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 36 anos e 3 meses Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 14 anos e 9 meses Link
SAÚDE E BEM-ESTAR
30
2

Disciplina em implantação

ALIMENTAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
30
3

Disciplina em implantação

CONFEITARIA CONTEMPORÂNEA
75
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ELIS REGINA GOMES ALFAMA 8 anos e 4 meses Link
COZINHA BRASILEIRA
60
3

Disciplina em implantação

COZINHA INCLUSIVA
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARIA RITA MACEDO CUERVO 22 anos e 4 meses Link
DISCIPLINAS ELETIVAS
180
3

Disciplina em implantação

GESTÃO DE NEGÓCIOS EM GASTRONOMIA
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ELIS REGINA GOMES ALFAMA 8 anos e 4 meses Link
COZINHA DAS AMÉRICAS
60
4

Disciplina em implantação

COZINHA REGIONAL
60
4

Disciplina em implantação

COZINHAS DO MUNDO
60
4

Disciplina em implantação

DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PRODUTOS
60
4

Disciplina em implantação

ENO E ZITOGASTRONOMIA
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
KATIA RANGEL PETRY 4 anos Link
FORMAÇÃO DO EMPREENDEDOR
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DAVID MARTIN JOHNSTON 28 anos e 3 meses Link
LUCAS BONACINA ROLDAN 12 anos e 9 meses Link
MARIO OSCAR STEFFEN 9 meses Link
NAIRA MARIA LOBRAICO LIBERMANN 15 anos e 3 meses Link
GASTRONOMIA CRIATIVA
60
5

Disciplina em implantação

OPERAÇÃO PRÁTICA EM RESTAURANTE
120
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LEONARDO MACHADO CRUZ 1 ano e 4 meses Link
..Dados atualizados até 03/12/2024