Curso: Física: Licenciatura | Currículo Vigente: 4212 | ||
CARGA HORÁRIA | |||
CRÉDITOS | |||
DURAÇÃO | 8 semestres | ||
TURNO | Noite | ||
VAGAS | Vagas 1° semestre | 60 | |
Vagas 2° semestre | |||
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso | |||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso | |||
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio | |||
ATOS LEGAIS DO CURSO | |||
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) | Resolução nº 55 | Data | 12/09/2019 |
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) | Portaria nº 919 | D.O.U | 28/12/2018 |
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes | Resolução CNE/CES nº 9 | D.O.U | 11/03/2002 |
Em consonância com a diretriz Diferencial Institucional pela Excelência Acadêmica (Plano Estratégico da PUCRS 2016-2022), que está fundamentada na Educação de Excelência, a reformulação dos cursos de Licenciatura da Instituição visa valorizar a formação integral do professor, interligando os saberes específicos aos saberes de docência, ultrapassando o modelo vigente, que prioriza a formação específica. Por isso, a atual proposta contribui para a melhoria da Educação Básica, uma vez que proporciona aos licenciandos uma sólida formação profissional a partir de uma perspectiva mais ampla e alinhada às necessidades da contemporaneidade. Esta proposta foi construída com base: 1) na experiência dos nossos docentes e nos projetos pedagógicos anteriores de nossos cursos, 2) nas informações apresentadas por nossos alunos e egressos por meio da Avaliação Institucional de Disciplinas 3) e pela observação feita por nossos docentes durante a realização de atividades pedagógicas e de estágio nas instituições de ensino básico da Grande Porto Alegre. Além disso, o documento alinha-se com a expectativa de que nosso egresso esteja apto a atender às orientações da Base Nacional Comum Curricular. O objetivo é formar um licenciado com capacidade para resolver problemas, com pensamento crítico e reflexivo, que trabalhe de forma interdisciplinar, domine novas tecnologias, sensível às mudanças sociais para entender a sala de aula e seus alunos e motivado à constante atualização profissional. O Curso de Licenciatura em Física da PUCRS propõe a formação de um físico-educador dedicado à formação e à disseminação do saber científico em diferentes instâncias do ensino formal. Do ponto de vista estrutural, o presente projeto propõe uma formação ao mesmo tempo ampla e flexível, que busca desenvolver habilidades e conhecimentos necessários às expectativas atuais, com capacidade de adequação a diferentes perspectivas de atuação futura. Neste sentido, “o formando em Física necessita de qualificações profissionais básicas comuns, que devem corresponder a objetivos claros de formação para todos os cursos de graduação em Física, bacharelados ou licenciaturas” (Parecer CNE/CP 1304/2001, p. 4). O perfil do egresso do Curso de Licenciatura em Física abrange o domínio de conhecimentos básicos de Física e os conhecimentos das formações específicas, a aplicação desses conhecimentos, a atitude profissional frente à área de atuação e o comprometimento com sua formação continuada. Nessa perspectiva, o egresso do Curso de Licenciatura em Física está apto a:
O Licenciado em Física tem sua atuação principal na docência na educação básica, trabalhando em instituições de ensino, editoras e órgãos privados e públicos que produzam e avaliem programas e materiais didáticos, e espaços de educação não formal, como museus de ciências. Este profissional também atua em empresas, de forma autônoma, prestando consultorias. Realiza, ainda, pesquisas em ensino de Física, estando apto para o ingresso em cursos de pós-graduação. O egresso da Licenciatura em Física deve, ainda, ter desenvolvidas algumas competências específicas do físico-educador tais como: identificar prioridades no planejamento das atividades escolares; inserir, no contexto escolar, resultados de pesquisas na área de educação em ciências; manter-se atualizado sobre a legislação que rege o ensino; avaliar adequadamente a aprendizagem; elaborar e analisar materiais didáticos como livros, textos, programas computacionais, vídeos, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros; estabelecer relações entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente; organizar atividades em espaços de educação não formal, tais como museus de ciências e feiras de ciências; e coordenar e supervisionar equipes de trabalho. |
Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.
VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO |
De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo: Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.
Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina. Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade. |
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
|
---|
Não existe conteúdo cadastrado |