Dados do Curso - PUCRS - Portal

Curso de Física: Licenciatura

1. Dados do Curso
Curso: Física: Licenciatura Currículo Vigente: 4212
CARGA HORÁRIA
CRÉDITOS
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO Noite
VAGAS Vagas 1° semestre 60
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 55 Data 12/09/2019
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 919 D.O.U 28/12/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 9 D.O.U 11/03/2002
2. Perfil do Egresso

   Em consonância com a diretriz Diferencial Institucional pela Excelência Acadêmica (Plano Estratégico da PUCRS 2016-2022), que está fundamentada na Educação de Excelência, a reformulação dos cursos de Licenciatura da Instituição visa valorizar a formação integral do professor, interligando os saberes específicos aos saberes de docência, ultrapassando o modelo vigente, que prioriza a formação específica. Por isso, a atual proposta contribui para a melhoria da Educação Básica, uma vez que proporciona aos licenciandos uma sólida formação profissional a partir de uma perspectiva mais ampla e alinhada às necessidades da contemporaneidade.

   Esta proposta foi construída com base: 1) na experiência dos nossos docentes e nos projetos pedagógicos anteriores de nossos cursos, 2) nas informações apresentadas por nossos alunos e egressos por meio da Avaliação Institucional de Disciplinas 3) e pela observação feita por nossos docentes durante a realização de atividades pedagógicas e de estágio nas instituições de ensino básico da Grande Porto Alegre. Além disso, o documento alinha-se com a expectativa de que nosso egresso esteja apto a atender às orientações da Base Nacional Comum Curricular.

   O objetivo é formar um licenciado com capacidade para resolver problemas, com pensamento crítico e reflexivo, que trabalhe de forma interdisciplinar, domine novas tecnologias, sensível às mudanças sociais para entender a sala de aula e seus alunos e motivado à constante atualização profissional. O Curso de Licenciatura em Física da PUCRS propõe a formação de um físico-educador dedicado à formação e à disseminação do saber científico em diferentes instâncias do ensino formal.

   Do ponto de vista estrutural, o presente projeto propõe uma formação ao mesmo tempo ampla e flexível, que busca desenvolver habilidades e conhecimentos necessários às expectativas atuais, com capacidade de adequação a diferentes perspectivas de atuação futura. Neste sentido, “o formando em Física necessita de qualificações profissionais básicas comuns, que devem corresponder a objetivos claros de formação para todos os cursos de graduação em Física, bacharelados ou licenciaturas” (Parecer CNE/CP 1304/2001, p. 4).

   O perfil do egresso do Curso de Licenciatura em Física abrange o domínio de conhecimentos básicos de Física e os conhecimentos das formações específicas, a aplicação desses conhecimentos, a atitude profissional frente à área de atuação e o comprometimento com sua formação continuada.

Nessa perspectiva, o egresso do Curso de Licenciatura em Física está apto a:

  • Descrever e explicar fenômenos naturais, processos, dispositivos e equipamentos tecnológicos em sua área de atuação, em termos de conceitos, teorias e princípios físicos gerais;
  • Identificar problemas físicos, experimentais ou teóricos, práticos ou abstratos, formulando e encaminhando soluções baseadas em metodologia científica e instrumental apropriadas;
  • Compreender a ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sociopolíticos, culturais e econômicos;
  • Agir com autonomia, iniciativa, responsabilidade e consciência ético-profissional-social-ambiental;
  • Estabelecer um bom relacionamento com profissionais da sua área e de outras áreas;
  • Manter atualizada sua cultura científica geral e sua cultura técnica profissional específica, buscando formas de educação continuada;
  • Utilizar a linguagem matemática para expressão dos fenômenos naturais;
  • Empregar a linguagem científica, tanto na forma oral quanto escrita, para comunicar os resultados científicos em relatórios técnicos, artigos, seminários e palestras, entre outros;
  • Abordar e resolver problemas teóricos e/ou experimentais por meio de metodologias científicas, sendo capaz de analisar dados e interpretar resultados;
  • Propor, elaborar e utilizar modelos físicos, reconhecendo seus domínios de validade;
  • Utilizar os recursos das tecnologias da informação e comunicação, dispondo de noções de linguagem computacional;
  • Desenvolver autonomia no processo de aprendizagem;
  • Reconhecer as relações entre o desenvolvimento da Física com outras áreas do saber, tecnologias e instâncias sociais.

 

   O Licenciado em Física tem sua atuação principal na docência na educação básica, trabalhando em instituições de ensino, editoras e órgãos privados e públicos que produzam e avaliem programas e materiais didáticos, e espaços de educação não formal, como museus de ciências. Este profissional também atua em empresas, de forma autônoma, prestando consultorias. Realiza, ainda, pesquisas em ensino de Física, estando apto para o ingresso em cursos de pós-graduação.

   O egresso da Licenciatura em Física deve, ainda, ter desenvolvidas algumas competências específicas do físico-educador tais como: identificar prioridades no planejamento das atividades escolares; inserir, no contexto escolar, resultados de pesquisas na área de educação em ciências; manter-se atualizado sobre a legislação que rege o ensino; avaliar adequadamente a aprendizagem; elaborar e analisar materiais didáticos como livros, textos, programas computacionais, vídeos, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros; estabelecer relações entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente; organizar atividades em espaços de educação não formal, tais como museus de ciências e feiras de ciências; e coordenar e supervisionar equipes de trabalho.

3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo:

Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.

  • 1º – A forma de obtenção do grau G1 é definida no Projeto Pedagógico do Curso e no plano de ensino de cada disciplina.
  • 2º – O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
  • 3º – O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
  • 4º – Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.

Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina.

Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade.

5. Estágio Curricular
6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
Não existe conteúdo cadastrado
..Dados atualizados até 19/11/2024