Curso: Filosofia Licenciatura | Currículo Vigente: 9107 | ||
CARGA HORÁRIA | 3200 | ||
CRÉDITOS | 164 | ||
DURAÇÃO | 8 semestres | ||
TURNO | Manhã | ||
VAGAS | Vagas 1° semestre | 60 | |
Vagas 2° semestre | |||
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso | 180 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso | 200 | ||
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio | 400 | ||
ATOS LEGAIS DO CURSO | |||
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) | Resolução nº 53 | Data | 12/09/2019 |
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) | Portaria nº 919 | D.O.U | 27/12/2018 |
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes | Resolução CNE/CES nº 12 | D.O.U | 13/03/2002 |
O perfil do aluno formado pela Escola de Humanidades deve contemplar contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional, pautado em referenciais humanísticos que fomentam a formação ética, cidadã, crítica e integral dos estudantes da PUCRS, com base em:
Nesse sentido, a Escola de Humanidades busca formar profissionais críticos, que tenham incorporado os valores Maristas, da profissão a que estão vinculados e o compromisso com a sociedade. A formação dos profissionais é direcionada para a construção da centralidade dos valores e princípios que defendem a condição humana, pressupondo os mais variados conhecimentos, habilidades, atitudes, postura, ética, na defesa da liberdade, da inclusão, dos direitos, do respeito à vida em todos os sentidos. Os pressupostos de base para construção deste perfil estão pautados em referenciais dos fundamentos da Escola de Humanidades:
Estes pressupostos, por sua vez, fomentam a caminhada do estudante em busca da sua formação, onde os percursos formativos constituem-se como o grande horizonte a ser buscado. Neste sentido, pensar o perfil a partir da modalidade dos percursos formativos, traduz-se no entendimento de que o estudante diplomado por qualquer um dos cursos que compõem a estrutura organizacional da Escola de Humanidades tem a sua base numa formação dialogada com todas as áreas da Escola. A inter-relação dos cursos se dá de forma articulada, buscando a complementaridade do conhecimento. A Escola de Humanidades constitui-se como referência epistemológica, possibilitando que cada curso construa o perfil profissional a partir do seu projeto ético político, de sua identidade e de sua proposta de formação, alinhada aos pressupostos e centralidade na formação humanística, ética, crítica e integral. Tendo os pressupostos de formação da Escola de Humanidades como referência, o Curso de Filosofia visa formar profissionais capazes de atuar no Ensino Fundamental e Médio e, ao mesmo tempo, atender à crescente demanda do mercado por docentes de Filosofia, capazes de trabalhar em projetos interdisciplinares. O professor de Filosofia participa contribuindo com o olhar específico da área, com sólida formação em História da Filosofia e nas principais disciplinas filosóficas. |
Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.
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De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo: Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.
Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina. Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade. |
Os Estágios Supervisionados da Licenciatura em Filosofia se efetivam através do acordo institucional entre a PUCRS e a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. O Estágio Supervisionado inicia no quinto semestre no currículo aqui proposto e percorre 4 disciplinas até o final do curso, todas de 2 créditos, num total de 8 créditos, ou 120h de aulas dedicadas ao estudo da metodologia, ao planejamento e a atividades de observação e pesquisa em ambientes de aprendizagem diversos. As demais 280h de estágio são integralizadas pela execução supervisionada da prática docente nos campos de estágio. Assim, esta proposta de revisão curricular mantém a divisão do módulo de Estágio Supervisionado em duas etapas, mas agora adere a um Projeto maior, Interdisciplinar. A primeira etapa é constituída pelo conjunto de atividades vinculadas às disciplinas de Estágio Interdisciplinar I e II, dos níveis V e VI, respectivamente, envolvendo os cursos de Licenciatura da PUCRS. Para tanto, é intensificado o contato e a adaptação do licenciando com o ambiente escolar, de modo a permitir que desenvolva: (a) a capacidade de descrever apropriadamente os fatos e as situações observadas, identificando comportamentos, métodos e instrumentos de ação didático-pedagógica, bem como seus conteúdos, objetivos e resultados; (b) a capacidade de avaliar e problematizar os mesmos fatos e situações, identificando o que teve sucesso e o que oferece dificuldades; e (c) a capacidade de pesquisar soluções para as dificuldades que identificou, planejando objetivos, conteúdos, atividades e materiais que as enfrentem de modo apropriado. A segunda etapa é constituída pelas disciplinas específicas Estágio em Filosofia no Ensino Fundamental e Estágio em Filosofia no Ensino Médio, dos semestres VII e VIII, respectivamente. Na última etapa de sua formação profissional, o licenciando realiza, em diferentes situações de Estágio Supervisionado (em grupos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio) um trabalho de síntese de sua formação acadêmica e de capacitação profissional: deve desdobrar seus projetos de ensino em planejamento de unidades didáticas a serem aplicadas e avaliadas em turmas regulares a ele destinadas para regência na(s) escola(s) de estágio. As duas etapas de Estágio Supervisionado oferecem um conjunto amplo de experiências ao licenciando, incluindo atividades de observação, pesquisa, leituras orientadas, planejamento e desenvolvimento de sequências didáticas, seminários teóricos e de reflexão sobre a prática, análise, seleção e elaboração de materiais didáticos, microensino, avaliação das produções dos alunos e dos colegas. Todas essas atividades são desenvolvidas em sala de aula ou em horário extraclasse, grande parte junto às escolas, sob orientação e supervisão dos professores de Estágio Supervisionado, nos horários estipulados para esse fim. A experiência do Estágio, especialmente dos específicos, em sala de aula, oportuniza ao licenciando um contato direto com as diversas realidades dos alunos da educação básica. Nesse sentido, é fundamental o conhecimento prévio nas disciplinas do curso que contemplam conteúdos de Direitos Humanos, Relações Étnico-Raciais, Cultura Afro-Brasileira, além de situações mais específicas de estudantes com limitações físicas ou cognitivas, que exigem uma atenção especial, e que igualmente são trabalhadas em disciplinas como Libras e Educação Especial e Processos Inclusivos, entre outras. Esse conjunto de saberes propicia ao licenciando em Filosofia o desenvolvimento de um trabalho mais concatenado com a realidade da escola, permitindo a inclusão do alunado de forma mais efetiva e proporcionando-lhe uma formação integral, função primeira de um curso de formação de professores. |
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
|
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---|---|
DEMOGRAFIA E SUSTENTABILIDADE
60
1
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HISTÓRIA, TEMPO E MEMÓRIA
60
1
|
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INIC. À DOCÊNCIA I: RECONHECIMENTO DO AMBIENTE ESCOLAR
90
1
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INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
60
1
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LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
60
1
|
|
LEITURAS DE BRASIL
60
1
|
|
PSIC.DA EDUCAÇÃO:DESENVOLVIMENTO
30
1
|
|
EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO-FORMAIS
30
2
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|
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
2
|
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INIC. À DOC. II: ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE APRENDIZAGEM
90
2
|
|
LÓGICA I
60
2
|
|
METAFÍSICA I
60
2
|
|
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM
60
2
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|
ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA I
60
3
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DIDÁTICA
60
3
|
|
HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA
60
3
|
|
INIC. À DOC. III: CIÊNCIAS HUMANAS - ENS. FUND. E EJA
90
3
|
|
RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E POLÍTICAS AFIRMATIVAS
30
3
|
|
TEORIA DO CONHECIMENTO I
60
3
|
|
EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROCESSOS INCLUSIVOS
60
4
|
|
HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL
60
4
|
|
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA IV: ENSINO MÉDIO OU EJA
90
4
|
|
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA V: PROJETO DESAFIOS NA EDUCAÇÃO
80
4
|
|
POLÍTICAS SOCIAIS PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS
30
4
|
|
ÉTICA GERAL
60
4
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ESTÁGIO DOCENTE INTERDISCIPLINAR I (EF+EJA)
100
5
|
|
FILOSOFIA DA LINGUAGEM
60
5
|
|
HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA I
60
5
|
|
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
60
5
|
|
MATEMÁTICA INSTRUMENTAL
30
5
|
|
METODOLOGIAS DE ENSINO EM HUMANIDADES
30
5
|
|
TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
30
5
|
|
DISCIPLINA ELETIVA
180
6
|
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ESTÁGIO DOCENTE INTERDISCIPLINAR II (EM)
100
6
|
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HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA II
60
6
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|
METODOLOGIAS DE ENSINO EM FILOSOFIA
60
6
|
|
NEUROCIÊNCIAS E APRENDIZAGEM
30
6
|
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SEMINÁRIO INTEGRADOR I: FILOSOFIA, DIR. HUMANOS E SOCIEDADE
90
6
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SEMINÁRIO INTEGRADOR I: TEMAS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
90
6
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SEMINÁRIO INTEGRADOR I:PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS
90
6
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ESTÁGIO EM FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL OU EJA
100
7
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|
HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA I
60
7
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|
ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DA EDUC. BÁSICA
60
7
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SEMINÁRIO INTEGRADOR II: LEITURAS CRÍTICAS INTERSECCIONAIS
90
7
|
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SEMINÁRIO INTEGRADOR II: TEMAS DE MUNDO CONTEMPORÂNEO
90
7
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|
SEMINÁRIO INTEGRADOR II:CLÁSSICOS DA LITERATURA UNIVERSAL
90
7
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|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
200
8
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ESTÁGIO EM FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO
100
8
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|
ESTÉTICA
60
8
|
|
GESTÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO
60
8
|
|
HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPOR. II
60
8
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