Dados do Curso - PUCRS - Portal

Curso de Filosofia Bacharelado

1. Dados do Curso
Curso: Filosofia Bacharelado Currículo Vigente: 9106
CARGA HORÁRIA 2400
CRÉDITOS 152
DURAÇÃO 6 semestres
TURNO Manhã
VAGAS Vagas 1° semestre 60
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 120
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 0
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 52 Data 12/09/2019
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 919 D.O.U 27/12/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 12 D.O.U 13/03/2002
2. Perfil do Egresso

   O perfil do aluno formado pela Escola de Humanidades deve contemplar contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional, pautado em referenciais humanísticos que fomentam a formação ética, cidadã, crítica e integral dos estudantes da PUCRS, com base em:

  • Reflexão ética sobre a condição humana;
  • Humanitas como ser integral;
  • Conceito de diálogo/afeto como possibilidade de mediação;
  • Concepção de pessoa e profissional que atuará com a diversidade de segmentos sociais;
  • Racionalidade entre prática e teoria, enquanto ser humano que se pensa a partir do outro;
  • Fundamentos do cuidado do ser humano;

Nesse sentido, a Escola de Humanidades busca formar profissionais críticos, que tenham incorporado os valores Maristas, da profissão a que estão vinculados e o compromisso com a sociedade. A formação dos profissionais é direcionada para a construção da centralidade dos valores e princípios que defendem a condição humana, pressupondo os mais variados conhecimentos, habilidades, atitudes, postura, ética, na defesa da liberdade, da inclusão, dos direitos, do respeito à vida em todos os sentidos.

   Os pressupostos de base para construção deste perfil estão pautados em referenciais dos fundamentos da Escola de Humanidades:

  • Concepção do que é a identidade do ser humano;
  • Reflexão ética sobre a condição humana;
  • Opção em ter o humanitas como objeto de estudo;
  • Conceito do diálogo como possibilidade de mediação;
  • Racionalidade entre a teoria e a prática.

   Estes pressupostos, por sua vez, fomentam a caminhada do estudante em busca da sua formação, onde os percursos formativos constituem-se como o grande horizonte a ser buscado: “um percurso formativo pode ser genericamente denominado de ‘curso’. Mas, ao contrário da visão tradicional de curso – como entidade unívoca de vinculação do estudante organizada de forma vertical e especializada -, pressupõe uma lógica de organização baseada na combinação de estruturas formativas, garantindo ao estudante maior autonomia e flexibilidade para construção do seu projeto formativo” (Documentação Prograd 2018).

   Neste sentido, pensar o perfil a partir da modalidade dos percursos formativos, traduz-se no entendimento de que o estudante diplomado por qualquer um dos cursos que compõem a estrutura organizacional da Escola de Humanidades tem a sua base numa formação dialogada com todas as áreas da Escola. A inter-relação dos cursos se dá de forma articulada, buscando a complementaridade do conhecimento.

   A Escola de Humanidades constitui-se como referência epistemológica, possibilitando que cada curso construa o perfil profissional a partir do seu projeto ético-político, de sua identidade e de sua proposta de formação, alinhada aos pressupostos e centralidade na formação humanística, ética, crítica e integral.

   Tendo os pressupostos de formação da Escola de Humanidades como referência, o Curso de Filosofia visa formar bacharéis com sólida formação em história da filosofia e filosofia sistemática, que capacite para a compreensão e tematização dos principais problemas, questões e sistemas filosóficos, bem como para a análise e reflexão crítica da realidade. O bacharel deverá estar capacitado para a pesquisa acadêmica e para a reflexão interdisciplinar, para atuar junto a empresas e instituições, prestando assessoria no desenvolvimento de programas e projetos de caráter educativo, social e comunitário.

3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo:

Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.

  • 1º – A forma de obtenção do grau G1 é definida no Projeto Pedagógico do Curso e no plano de ensino de cada disciplina.
  • 2º – O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
  • 3º – O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
  • 4º – Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.

Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina.

Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade.

5. Estágio Curricular

O Estágio do Bacharelado em Filosofia será constituído pela Prática de Produção Textual em Filosofia, consistente na elaboração de subsídios didáticos e paradidáticos de Filosofia para comunidades, paróquias, casas de formação, ONG’s, escolas, espaços não formais de educação, atendimento e aconselhamento, comitês de ética, bioética, instituições de mediação, órgãos governamentais.  

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA I
60
1

Disciplina em implantação

HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA
60
1

Disciplina em implantação

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
60
1

Disciplina em implantação

INTRODUÇÃO À LÓGICA
30
1

Disciplina em implantação

INTRODUÇÃO À MITOLOGIA
30
1

Disciplina em implantação

METODOLOGIA FILOSÓFICA
60
1

Disciplina em implantação

ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA II
60
2

Disciplina em implantação

COSMOLOGIA
60
2

Disciplina em implantação

HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL
60
2

Disciplina em implantação

LÓGICA I
60
2

Disciplina em implantação

METAFÍSICA I
60
2

Disciplina em implantação

HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA I
60
3

Disciplina em implantação

LÓGICA II
60
3

Disciplina em implantação

METAFÍSICA II
60
3

Disciplina em implantação

PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM FILOSOFIA
60
3

Disciplina em implantação

TEORIA DO CONHECIMENTO I
60
3

Disciplina em implantação

ESTÉTICA
60
4

Disciplina em implantação

FILOSOFIA DA MENTE
60
4

Disciplina em implantação

HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA II
60
4

Disciplina em implantação

TEORIA DO CONHECIMENTO II
60
4

Disciplina em implantação

ÉTICA GERAL
60
4

Disciplina em implantação

FILOSOFIA DA HISTÓRIA
60
5

Disciplina em implantação

FILOSOFIA DA LINGUAGEM
60
5

Disciplina em implantação

HERMENÊUTICA
60
5

Disciplina em implantação

HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA I
60
5

Disciplina em implantação

ÉTICA APLICADA
60
5

Disciplina em implantação

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
6

Disciplina em implantação

FILOSOFIA DA CIÊNCIA
60
6

Disciplina em implantação

FILOSOFIA DA RELIGIÃO
60
6

Disciplina em implantação

FILOSOFIA SOCIAL E POLÍTICA
60
6

Disciplina em implantação

HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPOR. II
60
6

Disciplina em implantação

ÉTICA AMBIENTAL
60
6

Disciplina em implantação

DISCIPLINA ELETIVA
360
7

Disciplina em implantação

HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
7

Disciplina em implantação

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
30
7

Disciplina em implantação

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
30
8

Disciplina em implantação

..Dados atualizados até 19/11/2024