Curso: Filosofia Bacharelado | Currículo Vigente: 9106 | ||
CARGA HORÁRIA | 2400 | ||
CRÉDITOS | 152 | ||
DURAÇÃO | 6 semestres | ||
TURNO | Manhã | ||
VAGAS | Vagas 1° semestre | 60 | |
Vagas 2° semestre | |||
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso | 360 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso | 120 | ||
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio | 0 | ||
ATOS LEGAIS DO CURSO | |||
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) | Resolução nº 52 | Data | 12/09/2019 |
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) | Portaria nº 919 | D.O.U | 27/12/2018 |
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes | Resolução CNE/CES nº 12 | D.O.U | 13/03/2002 |
O perfil do aluno formado pela Escola de Humanidades deve contemplar contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional, pautado em referenciais humanísticos que fomentam a formação ética, cidadã, crítica e integral dos estudantes da PUCRS, com base em:
Nesse sentido, a Escola de Humanidades busca formar profissionais críticos, que tenham incorporado os valores Maristas, da profissão a que estão vinculados e o compromisso com a sociedade. A formação dos profissionais é direcionada para a construção da centralidade dos valores e princípios que defendem a condição humana, pressupondo os mais variados conhecimentos, habilidades, atitudes, postura, ética, na defesa da liberdade, da inclusão, dos direitos, do respeito à vida em todos os sentidos. Os pressupostos de base para construção deste perfil estão pautados em referenciais dos fundamentos da Escola de Humanidades:
Estes pressupostos, por sua vez, fomentam a caminhada do estudante em busca da sua formação, onde os percursos formativos constituem-se como o grande horizonte a ser buscado: “um percurso formativo pode ser genericamente denominado de ‘curso’. Mas, ao contrário da visão tradicional de curso – como entidade unívoca de vinculação do estudante organizada de forma vertical e especializada -, pressupõe uma lógica de organização baseada na combinação de estruturas formativas, garantindo ao estudante maior autonomia e flexibilidade para construção do seu projeto formativo” (Documentação Prograd 2018). Neste sentido, pensar o perfil a partir da modalidade dos percursos formativos, traduz-se no entendimento de que o estudante diplomado por qualquer um dos cursos que compõem a estrutura organizacional da Escola de Humanidades tem a sua base numa formação dialogada com todas as áreas da Escola. A inter-relação dos cursos se dá de forma articulada, buscando a complementaridade do conhecimento. A Escola de Humanidades constitui-se como referência epistemológica, possibilitando que cada curso construa o perfil profissional a partir do seu projeto ético-político, de sua identidade e de sua proposta de formação, alinhada aos pressupostos e centralidade na formação humanística, ética, crítica e integral. Tendo os pressupostos de formação da Escola de Humanidades como referência, o Curso de Filosofia visa formar bacharéis com sólida formação em história da filosofia e filosofia sistemática, que capacite para a compreensão e tematização dos principais problemas, questões e sistemas filosóficos, bem como para a análise e reflexão crítica da realidade. O bacharel deverá estar capacitado para a pesquisa acadêmica e para a reflexão interdisciplinar, para atuar junto a empresas e instituições, prestando assessoria no desenvolvimento de programas e projetos de caráter educativo, social e comunitário. |
Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.
VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO |
De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo: Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.
Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina. Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade. |
O Estágio do Bacharelado em Filosofia será constituído pela Prática de Produção Textual em Filosofia, consistente na elaboração de subsídios didáticos e paradidáticos de Filosofia para comunidades, paróquias, casas de formação, ONG’s, escolas, espaços não formais de educação, atendimento e aconselhamento, comitês de ética, bioética, instituições de mediação, órgãos governamentais. |
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
|
|
---|---|
ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA I
60
1
|
|
HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA
60
1
|
|
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
60
1
|
|
INTRODUÇÃO À LÓGICA
30
1
|
|
INTRODUÇÃO À MITOLOGIA
30
1
|
|
METODOLOGIA FILOSÓFICA
60
1
|
|
ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA II
60
2
|
|
COSMOLOGIA
60
2
|
|
HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL
60
2
|
|
LÓGICA I
60
2
|
|
METAFÍSICA I
60
2
|
|
HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA I
60
3
|
|
LÓGICA II
60
3
|
|
METAFÍSICA II
60
3
|
|
PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM FILOSOFIA
60
3
|
|
TEORIA DO CONHECIMENTO I
60
3
|
|
ESTÉTICA
60
4
|
|
FILOSOFIA DA MENTE
60
4
|
|
HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA II
60
4
|
|
TEORIA DO CONHECIMENTO II
60
4
|
|
ÉTICA GERAL
60
4
|
|
FILOSOFIA DA HISTÓRIA
60
5
|
|
FILOSOFIA DA LINGUAGEM
60
5
|
|
HERMENÊUTICA
60
5
|
|
HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA I
60
5
|
|
ÉTICA APLICADA
60
5
|
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
6
|
|
FILOSOFIA DA CIÊNCIA
60
6
|
|
FILOSOFIA DA RELIGIÃO
60
6
|
|
FILOSOFIA SOCIAL E POLÍTICA
60
6
|
|
HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPOR. II
60
6
|
|
ÉTICA AMBIENTAL
60
6
|
|
DISCIPLINA ELETIVA
360
7
|
|
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
7
|
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
30
7
|
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
30
8
|