Dados do Curso - PUCRS - Portal

Curso de Escrita Criativa

1. Dados do Curso
Curso: Escrita Criativa Currículo Vigente: 9112
CARGA HORÁRIA 1630
CRÉDITOS 108
DURAÇÃO 5 semestres
TURNO Noite
VAGAS Vagas 1° semestre 40
Vagas 2° semestre 40
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 180
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 0
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 0
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 50 Data 12/09/2019
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria n° 616 D.O.U 11/09/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes D.O.U
2. Perfil do Egresso

   O perfil do aluno formado pela Escola de Humanidades contempla contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional, pautado em referenciais humanísticos que fomentam a formação ética, cidadã, crítica e integral dos estudantes da PUCRS, tendo como base:

  • Reflexão ética sobre a condição humana;
  • Humanitas como ser integral;
  • Conceito de diálogo/afeto como possibilidade de mediação;
  • Concepção de pessoa e profissional que atuará com a diversidade de segmentos sociais;
  • Racionalidade entre prática e teoria, enquanto ser humano que se pensa a partir do outro;
  • Fundamentos do cuidado do ser humano;
  • Conceito do diálogo como possibilidade de mediação;
  • Racionalidade entre a teoria e a prática.

   Nesse sentido, a Escola de Humanidades busca formar profissionais críticos, que tenham incorporado os valores Maristas, da profissão a que estão vinculados e o compromisso com a sociedade. A formação dos profissionais é direcionada para a construção da centralidade dos valores e princípios que defendem a condição humana, pressupondo os mais variados conhecimentos, habilidades, atitudes, postura, ética, na defesa da liberdade, da inclusão, dos direitos, do respeito à vida em todos os sentidos. Pensar o perfil do egresso a partir da modalidade dos percursos formativos traduz-se no entendimento de que o estudante diplomado por qualquer um dos cursos que compõem a estrutura organizacional da Escola de Humanidades tem a sua base numa formação dialogada com todas as áreas da Escola.

   Tendo os pressupostos de formação da Escola de Humanidades como referência, o tecnólogo em Escrita Criativa da PUCRS deverá ser identificado por múltiplas competências e habilidades, adquiridas durante sua formação acadêmica.

   O egresso do curso terá experiência em criar textos literários e não literários, e poderá trabalhar em diferentes gêneros e meios. Será possível atuar como escritor, editor, revisor de texto, redator publicitário, roteirista, entre outras funções semelhantes. O egresso saberá utilizar meios convencionais ou digitais (livros, periódicos, ilustrações, internet, mídias sociais, podcasts, editores de texto e imagem) a seu favor, em atividades criativas. Será, essencialmente, um criador de conteúdo, adaptado a um mercado que exige pessoas criativas e flexíveis. O egresso, portanto, terá um perfil interdisciplinar, versátil e inovador, e a capacidade de atuar em atividades que envolvam o texto criativo e suas diferentes manifestações.

   São as seguintes as competências e habilidades exigidas do profissional formado pela Curso de Escrita Criativa da PUCRS:

  • Domínio da expressão oral e escrita em diferentes situações de comunicação, em termos de produção e recepção de textos;
  • Capacidade de julgar a adequação comunicativa de produções linguísticas alheias e de apontar soluções práticas para os problemas de expressão que colocam;
  • Compreensão crítica das principais perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias que fundamentam sua formação profissional;
  • Capacidade de conceber a linguagem como um fenômeno complexo, entendido nas suas várias dimensões – psíquica, histórica, social, política, filosófica e literária;
  • Capacidade de perceber os diferentes contextos interculturais, ampliando o senso crítico para entender a necessidade de busca permanente de formação;
  • Domínio de métodos, técnicas e tecnologias que permitam a criação artística e literária;
  • Capacidade de resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe e comunicar-se dentro da multiplicidade dos saberes que compõem a formação superior;
  • Compromisso de colocar suas capacidades intelectuais e seu esforço profissional a serviço do progresso, da justiça social e da ética.
3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo:

Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.

  • 1º – A forma de obtenção do grau G1 é definida no Projeto Pedagógico do Curso e no plano de ensino de cada disciplina.
  • 2º – O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
  • 3º – O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
  • 4º – Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.

Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina.

Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade.

5. Estágio Curricular

O PPC e as DCNs do curso não preveem estágio curricular.

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
CRÍTICA CULTURAL
30
1

Disciplina em implantação

ESCRITA CRIATIVA: CONTO
60
1

Disciplina em implantação

FUNDAMENTOS DOS ESTUDOS LITERÁRIOS
30
1

Disciplina em implantação

LABORATÓRIO DE CRIATIVIDADE
60
1

Disciplina em implantação

LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
60
1

Disciplina em implantação

LITERATURA DE MASSA
30
1

Disciplina em implantação

REPERTÓRIO I
30
1

Disciplina em implantação

ESCRITA CRIATIVA: ROMANCE
60
2

Disciplina em implantação

LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
30
2

Disciplina em implantação

MANUFATURA DO LIVRO
30
2

Disciplina em implantação

NARRATIVAS AUDIOVISUAIS
60
2

Disciplina em implantação

OFICINA LITERÁRIA
30
2

Disciplina em implantação

REPERTÓRIO II
30
2

Disciplina em implantação

TEORIAS DA NARRATIVA
60
2

Disciplina em implantação

DISCIPLINA ELETIVA
180
3

Disciplina em implantação

ESCRITA CRIATIVA: LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
30
3

Disciplina em implantação

ESCRITA CRIATIVA: NÃO FICÇÃO
60
3

Disciplina em implantação

LITERATURA BRASILEIRA: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS
60
3

Disciplina em implantação

SEMINÁRIO INTEGRADOR II:CLÁSSICOS DA LITERATURA UNIVERSAL
90
3

Disciplina em implantação

SEMIÓTICA
30
3

Disciplina em implantação

TEORIAS DO DRAMA
30
3

Disciplina em implantação

LABORATÓRIO DE GAMES E NARRATIVAS GRÁFICAS
60
4

Disciplina em implantação

LABORATÓRIO DE ROTEIRO AUDIOVISUAL
60
4

Disciplina em implantação

LITERATURA E ARTES
30
4

Disciplina em implantação

PROJETO DE PESQUISA EM CRIAÇÃO
30
4

Disciplina em implantação

SEMINÁRIO INTEGRADOR I:PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS
90
4

Disciplina em implantação

TEORIAS DA LÍRICA
30
4

Disciplina em implantação

ESCRITA CRIATIVA DIGITAL
30
5

Disciplina em implantação

ESCRITA CRIATIVA: POESIA
30
5

Disciplina em implantação

HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
5

Disciplina em implantação

LABORATÓRIO DE TEXTO TEATRAL
30
5

Disciplina em implantação

MERCADO EDITORIAL E EMPREENDEDORISMO
70
5

Disciplina em implantação

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
30
5

Disciplina em implantação

..Dados atualizados até 19/11/2024