Dados do Curso - PUCRS - Portal

Curso de Engenharia Química

1. Dados do Curso
Curso: Engenharia Química Currículo Vigente: 98AY
CARGA HORÁRIA 3730
CRÉDITOS 230
DURAÇÃO 10 semestres
TURNO Noite
VAGAS Vagas 1° semestre 60
Vagas 2° semestre 60
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 120
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 190
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 45 Data 11/12/2013
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 1.095 D.O.U 30/12/2015
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 11 D.O.U 11/03/2002
2. Perfil do Egresso

Como base para elaboração do currículo, o grupo responsável pela reestruturação curricular entendeu que o primeiro passo da atividade seria a proposta do perfil do engenheiro químico desejado pela PUCRS. Para isto procedeu-se uma consulta a vários segmentos envolvidos com engenharia química: docentes, discentes, ex-alunos e profissionais atuantes na área. O grupo também pesquisou currículos de outras IES  (Instituições de Ensino Superior) nacionais e internacionais.

A consulta aos professores foi realizada tendo em vista que o profissional de engenharia química deve possuir formação técnica atuando nas seguintes fases do ciclo de vida de um processo químico: pesquisa básica e aplicada, desenvolvimento experimental, projeto básico e detalhado, implantação, produção e acompanhamento do processo, marketing e desenvolvimento do produto. Considerou-se que em cada fase, além da parte técnica, são necessárias habilidades gerenciais e comportamentais. A opinião de alunos, ex-alunos e profissionais da área foi levantada através de um instrumento de pesquisa, materializado na forma de um questionário e posterior remessa ao grupo por parte do entrevistado.

A partir das opiniões e idéias levantadas com a pesquisa, o grupo, com uma concepção interativa, interdisciplinar e contextualizada, definiu o perfil do engenheiro químico, a ser formado pela PUCRS :

O profissional de Engenharia Química deve possuir formação técnico-científica associada ao desenvolvimento humano. Como formação técnico-científica entende-se o conhecimento e a aplicação dos fundamentos de engenharia química aos diversos segmentos de atuação profissional, quais sejam, acompanhamento de processos químicos, implantação de novas unidades industriais, em atividades de pesquisa aplicada e desenvolvimento de produtos e de mercado. Quanto à parte humana, entende-se o desenvolvimento de competências e habilidades gerenciais e comportamentais que se traduzirão no saber comunicar-se; saber conviver; tomar decisões, interpretar e agir dentro dos princípios da ética, tendo em vista o contexto social e o meio ambiente.

A formação almejada pelo DEQ busca:

  • estimular a atitude crítica, criativa e investigativa no campo científico;
  • desenvolver o exercício de atividades coletivas onde então a responsabilidade é compartilhada;
  • estimular a busca do saber e da verdade em situações desafiadoras;
  • desenvolver a percepção da necessidade de atualização contínua, devido às constantes transformações do mundo;
  • focalizar a prática profissional fundamentada na ética e nos valores morais de maneira a formar o verdadeiro homem capaz de contribuir para uma melhoria contínua de qualidade de vida no nosso mundo;
  • conscientizar o profissional para a compatibilização da tecnologia com a preservação dos recursos ambientais estimulando o progresso sustentável.

Sumarizando, o que se pretende é que o engenheiro químico formado pela PUCRS possua formação profissional geral que o capacite a compreender as novas tecnologias, permitindo a sua atuação crítica e criativa na identificação, criação e resolução de problemas, considerando seus aspectos técnicos, econômicos, sociais e ambientais. Consequentemente, formar-se-á um cidadão e engenheiro capaz de interpretar o mundo que o cerca e o ambiente em que vive, visando, prioritariamente, aperfeiçoá-los e assim construir o futuro com uma dimensão maior.

3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo:

Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.

  • 1º – A forma de obtenção do grau G1 é definida no Projeto Pedagógico do Curso e no plano de ensino de cada disciplina.
  • 2º – O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
  • 3º – O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
  • 4º – Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.

Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina.

Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade.

5. Estágio Curricular

Estágio Supervisionado – EQ e Trabalho de Integração – EQ:

 Para o desenvolvimento destas atividades, repensadas para esta proposta de reestruturação curricular, compõe-se um grupo de orientação sob uma coordenação geral, sendo que a indicação de professores orientadores deverá seguir o dinamismo necessário face às especificidades temáticas dos assuntos a serem desenvolvidos pelos alunos. As atividades das disciplinas de Estágio Supervisionado – EQ deverão ser desenvolvidas com base em estágios realizados fora do ambiente acadêmico e tipicamente relacionados com a atividade profissional. A tipologia a ser adotada deverá abrigar doze alunos sob orientação de um docente para cada hora semanal de atendimento (modulação 1/12), assim como será alocada mais 01h semanal para um professor desempenhar o gerenciamento do processo. Sob esta tipologia estão também abrigadas as disciplinas de Trabalho de Integração – EQ. Há que considerar o caráter supervisionado da atividade prevista nas Diretrizes Curriculares dos cursos de Engenharia (MEC – 03/2002) e o pressuposto do aporte financeiro, para cobertura de despesas decorrentes.

Para o desenvolvimento das atividades referentes à disciplina de Estágio Supervisionado – EQ, será elaborado um regulamento que deverá ser aprovado pelo Conselho Departamental da Faculdade de Engenharia.

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
CONCEPÇÃO E PROJETO EM ENGENHARIA
60
1

Disciplina em implantação

CÁLCULO 1
60
1

Disciplina em implantação

DESENHO TÉCNICO I
60
1

Disciplina em implantação

MECÂNICA E ONDAS
90
1

Disciplina em implantação

COMPUTAÇÃO E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
30
2

Disciplina em implantação

CÁLCULO 2
60
2

Disciplina em implantação

ELETROMAGNETISMO E FÍSICA MODERNA
90
2

Disciplina em implantação

QUÍMICA GERAL
60
2

Disciplina em implantação

ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA
60
2

Disciplina em implantação

AGEPE I
60
3

Disciplina em implantação

BALANÇO DE MASSA E ENERGIA
60
3

Disciplina em implantação

CÁLCULO 3
60
3

Disciplina em implantação

DISCIPLINAS ELETIVAS
360
3

Disciplina em implantação

FÍSICO-QUÍMICA BÁSICA
60
3

Disciplina em implantação

INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA
30
3

Disciplina em implantação

QUÍMICA INORGÂNICA E EXPERIMENTAL
90
3

Disciplina em implantação

CÁLCULO 4
60
4

Disciplina em implantação

FÍSICO-QUÍMICA APLICADA
60
4

Disciplina em implantação

MECÂNICA DOS SÓLIDOS
30
4

Disciplina em implantação

QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL I
30
4

Disciplina em implantação

QUÍMICA ORGÂNICA I
60
4

Disciplina em implantação

SOLUÇÃO COMPUTACIONAL DE PROBLEMAS DE ENGENHARIA QUÍMICA
60
4

Disciplina em implantação

TERMODINÂMICA I
60
4

Disciplina em implantação

ENGENHARIA DAS REAÇÕES QUÍMICAS
60
5

Disciplina em implantação

MECÂNICA DOS FLUIDOS
90
5

Disciplina em implantação

QUÍMICA ANALÍTICA APLICADA
60
5

Disciplina em implantação

QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL II
30
5

Disciplina em implantação

QUÍMICA ORGÂNICA II
60
5

Disciplina em implantação

TERMODINÂMICA II
60
5

Disciplina em implantação

AGEPE II
60
6

Disciplina em implantação

CÁLCULO DE REATORES
60
6

Disciplina em implantação

ENGENHARIA ECONÔMICA
30
6

Disciplina em implantação

MATERIAIS DA INDÚSTRIA QUÍMICA
60
6

Disciplina em implantação

QUÍMICA ANALÍTICA INSTRUMENTAL
60
6

Disciplina em implantação

TRANSFERÊNCIA DE CALOR
90
6

Disciplina em implantação

DELINEAMENTO DE PROJETOS E EXPERIMENTOS INDUSTRIAIS
60
7

Disciplina em implantação

EQUIPAMENTOS E UTILIDADES INDUSTRIAIS I
60
7

Disciplina em implantação

ESTÁGIO SUPERVISIONADO - EQ
190
7

Disciplina em implantação

HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
7

Disciplina em implantação

OPERAÇÕES UNITÁRIAS I
60
7

Disciplina em implantação

TRANSFERÊNCIA DE MASSA
60
7

Disciplina em implantação

DINÂMICA DE PROCESSOS
60
8

Disciplina em implantação

ENGENHARIA BIOQUÍMICA E DE ALIMENTOS
60
8

Disciplina em implantação

EQUIPAMENTOS E UTILIDADES INDUSTRIAIS II
60
8

Disciplina em implantação

OPERAÇÕES UNITÁRIAS II
60
8

Disciplina em implantação

PLANEJAMENTO E PROJETO I
30
8

Disciplina em implantação

AGEPE III
60
9

Disciplina em implantação

CONTROLE E INSTRUMENTAÇÃO
60
9

Disciplina em implantação

ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS
60
9

Disciplina em implantação

OPERAÇÕES UNITÁRIAS III
60
9

Disciplina em implantação

ÉTICA E CIDADANIA
60
9

Disciplina em implantação

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
10

Disciplina em implantação

ENGENHARIA AMBIENTAL
30
10

Disciplina em implantação

GESTÃO DA QUALIDADE INDUSTRIAL
30
10

Disciplina em implantação

PLANEJAMENTO E PROJETO II
60
10

Disciplina em implantação

PROCESSOS INDUSTRIAIS
30
10

Disciplina em implantação

SIMULAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS
30
10

Disciplina em implantação

..Dados atualizados até 19/11/2024