Dados do Curso - PUCRS - Portal

Curso de Engenharia Química

1. Dados do Curso
Curso: Engenharia Química Currículo Vigente: 98AY
CARGA HORÁRIA 3730
CRÉDITOS 230
DURAÇÃO 10 semestres
TURNO Noite
VAGAS Vagas 1° semestre 60
Vagas 2° semestre 60
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 120
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 190
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 45 Data 11/12/2013
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 1.095 D.O.U 30/12/2015
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 11 D.O.U 11/03/2002
2. Perfil do Egresso

Como base para elaboração do currículo, o grupo responsável pela reestruturação curricular entendeu que o primeiro passo da atividade seria a proposta do perfil do engenheiro químico desejado pela PUCRS. Para isto procedeu-se uma consulta a vários segmentos envolvidos com engenharia química: docentes, discentes, ex-alunos e profissionais atuantes na área. O grupo também pesquisou currículos de outras IES  (Instituições de Ensino Superior) nacionais e internacionais.

A consulta aos professores foi realizada tendo em vista que o profissional de engenharia química deve possuir formação técnica atuando nas seguintes fases do ciclo de vida de um processo químico: pesquisa básica e aplicada, desenvolvimento experimental, projeto básico e detalhado, implantação, produção e acompanhamento do processo, marketing e desenvolvimento do produto. Considerou-se que em cada fase, além da parte técnica, são necessárias habilidades gerenciais e comportamentais. A opinião de alunos, ex-alunos e profissionais da área foi levantada através de um instrumento de pesquisa, materializado na forma de um questionário e posterior remessa ao grupo por parte do entrevistado.

A partir das opiniões e idéias levantadas com a pesquisa, o grupo, com uma concepção interativa, interdisciplinar e contextualizada, definiu o perfil do engenheiro químico, a ser formado pela PUCRS :

O profissional de Engenharia Química deve possuir formação técnico-científica associada ao desenvolvimento humano. Como formação técnico-científica entende-se o conhecimento e a aplicação dos fundamentos de engenharia química aos diversos segmentos de atuação profissional, quais sejam, acompanhamento de processos químicos, implantação de novas unidades industriais, em atividades de pesquisa aplicada e desenvolvimento de produtos e de mercado. Quanto à parte humana, entende-se o desenvolvimento de competências e habilidades gerenciais e comportamentais que se traduzirão no saber comunicar-se; saber conviver; tomar decisões, interpretar e agir dentro dos princípios da ética, tendo em vista o contexto social e o meio ambiente.

A formação almejada pelo DEQ busca:

  • estimular a atitude crítica, criativa e investigativa no campo científico;
  • desenvolver o exercício de atividades coletivas onde então a responsabilidade é compartilhada;
  • estimular a busca do saber e da verdade em situações desafiadoras;
  • desenvolver a percepção da necessidade de atualização contínua, devido às constantes transformações do mundo;
  • focalizar a prática profissional fundamentada na ética e nos valores morais de maneira a formar o verdadeiro homem capaz de contribuir para uma melhoria contínua de qualidade de vida no nosso mundo;
  • conscientizar o profissional para a compatibilização da tecnologia com a preservação dos recursos ambientais estimulando o progresso sustentável.

Sumarizando, o que se pretende é que o engenheiro químico formado pela PUCRS possua formação profissional geral que o capacite a compreender as novas tecnologias, permitindo a sua atuação crítica e criativa na identificação, criação e resolução de problemas, considerando seus aspectos técnicos, econômicos, sociais e ambientais. Consequentemente, formar-se-á um cidadão e engenheiro capaz de interpretar o mundo que o cerca e o ambiente em que vive, visando, prioritariamente, aperfeiçoá-los e assim construir o futuro com uma dimensão maior.

3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo:

Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.

  • 1º – A forma de obtenção do grau G1 é definida no Projeto Pedagógico do Curso e no plano de ensino de cada disciplina.
  • 2º – O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
  • 3º – O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
  • 4º – Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.

Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina.

Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade.

5. Estágio Curricular

Estágio Supervisionado – EQ e Trabalho de Integração – EQ:

 Para o desenvolvimento destas atividades, repensadas para esta proposta de reestruturação curricular, compõe-se um grupo de orientação sob uma coordenação geral, sendo que a indicação de professores orientadores deverá seguir o dinamismo necessário face às especificidades temáticas dos assuntos a serem desenvolvidos pelos alunos. As atividades das disciplinas de Estágio Supervisionado – EQ deverão ser desenvolvidas com base em estágios realizados fora do ambiente acadêmico e tipicamente relacionados com a atividade profissional. A tipologia a ser adotada deverá abrigar doze alunos sob orientação de um docente para cada hora semanal de atendimento (modulação 1/12), assim como será alocada mais 01h semanal para um professor desempenhar o gerenciamento do processo. Sob esta tipologia estão também abrigadas as disciplinas de Trabalho de Integração – EQ. Há que considerar o caráter supervisionado da atividade prevista nas Diretrizes Curriculares dos cursos de Engenharia (MEC – 03/2002) e o pressuposto do aporte financeiro, para cobertura de despesas decorrentes.

Para o desenvolvimento das atividades referentes à disciplina de Estágio Supervisionado – EQ, será elaborado um regulamento que deverá ser aprovado pelo Conselho Departamental da Faculdade de Engenharia.

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
CONCEPÇÃO E PROJETO EM ENGENHARIA
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
AQUILES ROSSONI 6 anos e 1 m¿s Link
CLAUDIO LUIS CRESCENTE FRANKENBERG 39 anos Link
PATRICIA FLORES MAGNAGO 12 anos Link
RICARDO GIRARDI 13 anos Link
CÁLCULO 1
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARIA BEATRIZ MENEZES CASTILHOS 42 anos Link
PEDRO SICA CARNEIRO 14 anos Link
DESENHO TÉCNICO I
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BEATRIZ REGINA DORFMAN 21 anos e 7 meses Link
DENIZE REGINA CARNIEL 12 anos Link
RENATO MARQUES FERNANDES 27 anos e 7 meses Link
RODRIGO TROYANO PRATES 1 ano e 1 m¿s Link
MECÂNICA E ONDAS
90
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUCIANO DENARDIN DE OLIVEIRA 13 anos Link
MICHELE ALBERTON ANDRADE 10 anos Link
RICARDO MEURER PAPALEO 35 anos Link
ROBERTO HUBLER 36 anos e 7 meses Link
COMPUTAÇÃO E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARLON LEANDRO MORAES 12 anos Link
RENAN CARON VIERO 13 anos Link
CÁLCULO 2
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
IURI MEDEIROS JAURIS 7 anos Link
ELETROMAGNETISMO E FÍSICA MODERNA
90
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
IVI VALENTINI LARA 9 anos Link
IZETE ZANESCO 35 anos Link
QUÍMICA GERAL
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EDUARDO FISCHLI LASCHUK 17 anos Link
FRANCIELE LONGARAY BERNARD 7 anos e 7 meses Link
LISANDRA CATALAN DO AMARAL 12 anos Link
MARTA KERBER SCHUTZ 7 anos e 11 meses Link
ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
DANIELA RODRIGUES 23 anos Link
ISABEL CRISTINA MACHADO DE LARA 13 anos Link
MARCIA ZARDO DE OLIVEIRA BEIN 34 anos e 5 meses Link
PEDRO SICA CARNEIRO 14 anos Link
AGEPE I
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIO LUIS CRESCENTE FRANKENBERG 39 anos Link
LUIS HUMBERTO DE MELLO VILLWOCK 17 anos Link
PATRICIA FLORES MAGNAGO 12 anos Link
BALANÇO DE MASSA E ENERGIA
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GERTI WEBER BRUN 39 anos Link
CÁLCULO 3
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
AUGUSTO VIEIRA CARDONA 34 anos Link
DISCIPLINAS ELETIVAS
360
3

Disciplina em implantação

FÍSICO-QUÍMICA BÁSICA
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARCUS SEFERIN 28 anos Link
INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FELIPE FONSECA SALERNO 1 m¿s Link
QUÍMICA INORGÂNICA E EXPERIMENTAL
90
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EDUARDO FISCHLI LASCHUK 17 anos Link
FRANCIELE LONGARAY BERNARD 7 anos e 7 meses Link
CÁLCULO 4
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
AUGUSTO VIEIRA CARDONA 34 anos Link
FÍSICO-QUÍMICA APLICADA
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EDUARDO FISCHLI LASCHUK 17 anos Link
MECÂNICA DOS SÓLIDOS
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADAO ROBERTO RODRIGUES VILLAVERDE 39 anos e 7 meses Link
QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL I
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDRE ARIGONY SOUTO 27 anos Link
QUÍMICA ORGÂNICA I
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDRE ARIGONY SOUTO 27 anos Link
SOLUÇÃO COMPUTACIONAL DE PROBLEMAS DE ENGENHARIA QUÍMICA
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALENCAR HEIDRICH 9 anos e 7 meses Link
TERMODINÂMICA I
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EDUARDO CASSEL 27 anos Link
RUBEM MARIO FIGUEIRO VARGAS 31 anos Link
ENGENHARIA DAS REAÇÕES QUÍMICAS
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LETICIA AZAMBUJA DOS SANTOS LICKS 15 anos e 7 meses Link
MECÂNICA DOS FLUIDOS
90
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GERTI WEBER BRUN 39 anos Link
QUÍMICA ANALÍTICA APLICADA
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARCAL JOSE RODRIGUES PIRES 27 anos Link
MARTA KERBER SCHUTZ 7 anos e 11 meses Link
QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL II
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FRANCIELE LONGARAY BERNARD 7 anos e 7 meses Link
QUÍMICA ORGÂNICA II
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDRE ARIGONY SOUTO 27 anos Link
MARTA KERBER SCHUTZ 7 anos e 11 meses Link
TERMODINÂMICA II
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EDUARDO CASSEL 27 anos Link
AGEPE II
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ALINE MACHADO LUCAS 10 anos e 7 meses Link
CARLOS ALEXANDRE DOS SANTOS 19 anos e 7 meses Link
FILIPI DAMASCENO VIANNA 12 anos Link
PATRICIA FLORES MAGNAGO 12 anos Link
ENGENHARIA ECONÔMICA
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
PETER CAUBI MACHEMER 37 anos Link
MATERIAIS DA INDÚSTRIA QUÍMICA
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
JOSE NICOLETTI FILHO 39 anos e 6 meses Link
QUÍMICA ANALÍTICA INSTRUMENTAL
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARCAL JOSE RODRIGUES PIRES 27 anos Link
MARTA KERBER SCHUTZ 7 anos e 11 meses Link
TRANSFERÊNCIA DE CALOR
90
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
JOSE NICOLETTI FILHO 39 anos e 6 meses Link
RUBEM MARIO FIGUEIRO VARGAS 31 anos Link
DELINEAMENTO DE PROJETOS E EXPERIMENTOS INDUSTRIAIS
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIO LUIS CRESCENTE FRANKENBERG 39 anos Link
EQUIPAMENTOS E UTILIDADES INDUSTRIAIS I
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GERTI WEBER BRUN 39 anos Link
JOSE NICOLETTI FILHO 39 anos e 6 meses Link
ESTÁGIO SUPERVISIONADO - EQ
190
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIO LUIS CRESCENTE FRANKENBERG 39 anos Link
GERTI WEBER BRUN 39 anos Link
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CARLOS GUSTAVO HAAS 24 anos e 3 meses Link
CARLOS RODRIGO CRUZ DUTRA 2 anos Link
CLAUDIO VICENTE IMMIG 16 anos Link
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 36 anos e 7 meses Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 15 anos Link
OPERAÇÕES UNITÁRIAS I
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIO LUIS CRESCENTE FRANKENBERG 39 anos Link
GERTI WEBER BRUN 39 anos Link
JOSE NICOLETTI FILHO 39 anos e 6 meses Link
TRANSFERÊNCIA DE MASSA
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
RUBEM MARIO FIGUEIRO VARGAS 31 anos Link
CÁLCULO DE REATORES
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
RUBEM DA CUNHA REIS 30 anos Link
DINÂMICA DE PROCESSOS
60
8

Disciplina em implantação

ENGENHARIA BIOQUÍMICA E DE ALIMENTOS
60
8

Disciplina em implantação

EQUIPAMENTOS E UTILIDADES INDUSTRIAIS II
60
8

Disciplina em implantação

OPERAÇÕES UNITÁRIAS II
60
8

Disciplina em implantação

PLANEJAMENTO E PROJETO I
30
8

Disciplina em implantação

AGEPE III
60
9

Disciplina em implantação

CONTROLE E INSTRUMENTAÇÃO
60
9

Disciplina em implantação

ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS
60
9

Disciplina em implantação

OPERAÇÕES UNITÁRIAS III
60
9

Disciplina em implantação

ÉTICA E CIDADANIA
60
9
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
JOAO HENRIQUE SALLES JUNG 3 anos e 1 m¿s Link
SERGIO AUGUSTO SARDI 28 anos e 7 meses Link
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
10

Disciplina em implantação

ENGENHARIA AMBIENTAL
30
10
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LETICIA AZAMBUJA DOS SANTOS LICKS 15 anos e 7 meses Link
GESTÃO DA QUALIDADE INDUSTRIAL
30
10

Disciplina em implantação

PLANEJAMENTO E PROJETO II
60
10

Disciplina em implantação

PROCESSOS INDUSTRIAIS
30
10

Disciplina em implantação

SIMULAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS
30
10

Disciplina em implantação

..Dados atualizados até 27/03/2025