Curso: Engenharia Química | Currículo Vigente: 98AY | ||
CARGA HORÁRIA | 3730 | ||
CRÉDITOS | 230 | ||
DURAÇÃO | 10 semestres | ||
TURNO | Noite | ||
VAGAS | Vagas 1° semestre | 60 | |
Vagas 2° semestre | 60 | ||
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso | 360 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso | 120 | ||
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio | 190 | ||
ATOS LEGAIS DO CURSO | |||
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) | Resolução nº 45 | Data | 11/12/2013 |
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) | Portaria nº 1.095 | D.O.U | 30/12/2015 |
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes | Resolução CNE/CES nº 11 | D.O.U | 11/03/2002 |
Como base para elaboração do currículo, o grupo responsável pela reestruturação curricular entendeu que o primeiro passo da atividade seria a proposta do perfil do engenheiro químico desejado pela PUCRS. Para isto procedeu-se uma consulta a vários segmentos envolvidos com engenharia química: docentes, discentes, ex-alunos e profissionais atuantes na área. O grupo também pesquisou currículos de outras IES (Instituições de Ensino Superior) nacionais e internacionais. A consulta aos professores foi realizada tendo em vista que o profissional de engenharia química deve possuir formação técnica atuando nas seguintes fases do ciclo de vida de um processo químico: pesquisa básica e aplicada, desenvolvimento experimental, projeto básico e detalhado, implantação, produção e acompanhamento do processo, marketing e desenvolvimento do produto. Considerou-se que em cada fase, além da parte técnica, são necessárias habilidades gerenciais e comportamentais. A opinião de alunos, ex-alunos e profissionais da área foi levantada através de um instrumento de pesquisa, materializado na forma de um questionário e posterior remessa ao grupo por parte do entrevistado. A partir das opiniões e idéias levantadas com a pesquisa, o grupo, com uma concepção interativa, interdisciplinar e contextualizada, definiu o perfil do engenheiro químico, a ser formado pela PUCRS : O profissional de Engenharia Química deve possuir formação técnico-científica associada ao desenvolvimento humano. Como formação técnico-científica entende-se o conhecimento e a aplicação dos fundamentos de engenharia química aos diversos segmentos de atuação profissional, quais sejam, acompanhamento de processos químicos, implantação de novas unidades industriais, em atividades de pesquisa aplicada e desenvolvimento de produtos e de mercado. Quanto à parte humana, entende-se o desenvolvimento de competências e habilidades gerenciais e comportamentais que se traduzirão no saber comunicar-se; saber conviver; tomar decisões, interpretar e agir dentro dos princípios da ética, tendo em vista o contexto social e o meio ambiente. A formação almejada pelo DEQ busca:
Sumarizando, o que se pretende é que o engenheiro químico formado pela PUCRS possua formação profissional geral que o capacite a compreender as novas tecnologias, permitindo a sua atuação crítica e criativa na identificação, criação e resolução de problemas, considerando seus aspectos técnicos, econômicos, sociais e ambientais. Consequentemente, formar-se-á um cidadão e engenheiro capaz de interpretar o mundo que o cerca e o ambiente em que vive, visando, prioritariamente, aperfeiçoá-los e assim construir o futuro com uma dimensão maior. |
Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.
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De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo: Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.
Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina. Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade. |
Estágio Supervisionado – EQ e Trabalho de Integração – EQ: Para o desenvolvimento destas atividades, repensadas para esta proposta de reestruturação curricular, compõe-se um grupo de orientação sob uma coordenação geral, sendo que a indicação de professores orientadores deverá seguir o dinamismo necessário face às especificidades temáticas dos assuntos a serem desenvolvidos pelos alunos. As atividades das disciplinas de Estágio Supervisionado – EQ deverão ser desenvolvidas com base em estágios realizados fora do ambiente acadêmico e tipicamente relacionados com a atividade profissional. A tipologia a ser adotada deverá abrigar doze alunos sob orientação de um docente para cada hora semanal de atendimento (modulação 1/12), assim como será alocada mais 01h semanal para um professor desempenhar o gerenciamento do processo. Sob esta tipologia estão também abrigadas as disciplinas de Trabalho de Integração – EQ. Há que considerar o caráter supervisionado da atividade prevista nas Diretrizes Curriculares dos cursos de Engenharia (MEC – 03/2002) e o pressuposto do aporte financeiro, para cobertura de despesas decorrentes. Para o desenvolvimento das atividades referentes à disciplina de Estágio Supervisionado – EQ, será elaborado um regulamento que deverá ser aprovado pelo Conselho Departamental da Faculdade de Engenharia. |
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
|
|
---|---|
CONCEPÇÃO E PROJETO EM ENGENHARIA
60
1
|
|
CÁLCULO 1
60
1
|
|
DESENHO TÉCNICO I
60
1
|
|
MECÂNICA E ONDAS
90
1
|
|
COMPUTAÇÃO E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
30
2
|
|
CÁLCULO 2
60
2
|
|
ELETROMAGNETISMO E FÍSICA MODERNA
90
2
|
|
QUÍMICA GERAL
60
2
|
|
ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA
60
2
|
|
AGEPE I
60
3
|
|
BALANÇO DE MASSA E ENERGIA
60
3
|
|
CÁLCULO 3
60
3
|
|
DISCIPLINAS ELETIVAS
360
3
|
|
FÍSICO-QUÍMICA BÁSICA
60
3
|
|
INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA
30
3
|
|
QUÍMICA INORGÂNICA E EXPERIMENTAL
90
3
|
|
CÁLCULO 4
60
4
|
|
FÍSICO-QUÍMICA APLICADA
60
4
|
|
MECÂNICA DOS SÓLIDOS
30
4
|
|
QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL I
30
4
|
|
QUÍMICA ORGÂNICA I
60
4
|
|
SOLUÇÃO COMPUTACIONAL DE PROBLEMAS DE ENGENHARIA QUÍMICA
60
4
|
|
TERMODINÂMICA I
60
4
|
|
ENGENHARIA DAS REAÇÕES QUÍMICAS
60
5
|
|
MECÂNICA DOS FLUIDOS
90
5
|
|
QUÍMICA ANALÍTICA APLICADA
60
5
|
|
QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL II
30
5
|
|
QUÍMICA ORGÂNICA II
60
5
|
|
TERMODINÂMICA II
60
5
|
|
AGEPE II
60
6
|
|
CÁLCULO DE REATORES
60
6
|
|
ENGENHARIA ECONÔMICA
30
6
|
|
MATERIAIS DA INDÚSTRIA QUÍMICA
60
6
|
|
QUÍMICA ANALÍTICA INSTRUMENTAL
60
6
|
|
TRANSFERÊNCIA DE CALOR
90
6
|
|
DELINEAMENTO DE PROJETOS E EXPERIMENTOS INDUSTRIAIS
60
7
|
|
EQUIPAMENTOS E UTILIDADES INDUSTRIAIS I
60
7
|
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO - EQ
190
7
|
|
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
7
|
|
OPERAÇÕES UNITÁRIAS I
60
7
|
|
TRANSFERÊNCIA DE MASSA
60
7
|
|
DINÂMICA DE PROCESSOS
60
8
|
|
ENGENHARIA BIOQUÍMICA E DE ALIMENTOS
60
8
|
|
EQUIPAMENTOS E UTILIDADES INDUSTRIAIS II
60
8
|
|
OPERAÇÕES UNITÁRIAS II
60
8
|
|
PLANEJAMENTO E PROJETO I
30
8
|
|
AGEPE III
60
9
|
|
CONTROLE E INSTRUMENTAÇÃO
60
9
|
|
ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS
60
9
|
|
OPERAÇÕES UNITÁRIAS III
60
9
|
|
ÉTICA E CIDADANIA
60
9
|
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
10
|
|
ENGENHARIA AMBIENTAL
30
10
|
|
GESTÃO DA QUALIDADE INDUSTRIAL
30
10
|
|
PLANEJAMENTO E PROJETO II
60
10
|
|
PROCESSOS INDUSTRIAIS
30
10
|
|
SIMULAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS
30
10
|