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Curso de Engenharia de Software

1. Dados do Curso
Curso: Engenharia de Software Currículo Vigente: 98AL
CARGA HORÁRIA 3210
CRÉDITOS 190
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO Noite
VAGAS Vagas 1° semestre
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 120
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 0
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução Nº 005/2020 Data 01/06/2020
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria Nº 88 D.O.U 21/02/2019
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES Nº 05 D.O.U 17/11/2016
2. Perfil do Egresso

O Curso de Bacharelado em Engenharia de Software enfatiza o desenvolvimento e a manutenção de sistemas de software que sejam confiáveis, eficientes e que satisfaçam todos os requisitos identificados pelos usuários. O curso busca integrar os princípios da Matemática e da Ciência da Computação com as práticas usuais das disciplinas de engenharia que buscam desenvolver artefatos tangíveis (ACMa 2005). A partir desta contextualização, o curso de Bacharelado em Engenharia de Software visa à formação de profissionais para a atuação na área de Computação que possuam as seguintes habilidades e competências:

 

  1. Possuir sólida formação em Computação, Matemática e Produção.
  2. Compreender com profundidade e aplicar processos, técnicas e procedimentos de construção, evolução e avaliação de software.
  3. Analisar e selecionar tecnologias adequadas para a construção de software.
  4. Conhecer e aplicar modelos de qualidade de processo e produto de software.
  5. Integrar sistemas de software. Diversas soluções de software são implementadas e implantadas em uma organização.
  6. Gerenciar projetos de software.
  7. Exercer múltiplas atividades relacionadas a software.
  8. Analisar e criar modelos relacionados ao desenvolvimento de software.
  9. Identificar novas oportunidades de negócios e desenvolver soluções inovadoras.
  10. Investigar, compreender e estruturar as características de domínios de aplicação em diversos contextos que levem em consideração questões éticas, sociais, legais e econômicas.
  11. Ser capaz de gerenciar seu desenvolvimento individual e em equipe.

 

Levando em consideração a flexibilidade necessária para atender domínios diversificados de aplicação e os valores institucionais, espera-se que os egressos dos cursos de Engenharia de Software também tenham:

 

  1. conhecimento das questões profissionais, políticas e humanísticas;
  2. compreensão do impacto da computação e suas tecnologias na sociedade no que concerne ao atendimento e à antecipação estratégica das necessidades da sociedade;
  3. visão crítica e criativa na identificação e resolução de problemas contribuindo para o desenvolvimento de sua área;
  4. capacidade de atuar de forma empreendedora, abrangente e cooperativa no atendimento às demandas sociais da região onde atua, do Brasil e do mundo;
  5. capacidade de reconhecer a importância do pensamento computacional na vida cotidiana, como também sua aplicação em outros domínios e ser capaz de aplicá-lo em circunstâncias apropriadas; e
  6. capacidade de atuar em um mundo globalizado do trabalho, buscando o domínio de idiomas estrangeiros, em particular o idioma inglês.
3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo:

Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.

  • 1º – A forma de obtenção do grau G1 é definida no Projeto Pedagógico do Curso e no plano de ensino de cada disciplina.
  • 2º – O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
  • 3º – O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
  • 4º – Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.

Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina.

Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade.

5. Estágio Curricular

Conforme a Resolução Nº 5 do Conselho Nacional de Educação, de 16 de novembro de 2016, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação na área de Computação, “as Instituições de Educação Superior deverão estabelecer a obrigatoriedade ou não do Estágio Supervisionado para os cursos de bacharelado, bem como a sua regulamentação, especificando formas de operacionalização e de avaliação” (DCN Computação, Art. 7º, parágrafo 1º). Desta forma, o presente Plano Pedagógico de Curso não contempla estágios supervisionados.

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
CÁLCULO I
60
1

Disciplina em implantação

FORMAÇÃO DO EMPREENDEDOR
30
1

Disciplina em implantação

FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO
90
1

Disciplina em implantação

INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
30
1

Disciplina em implantação

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE SOFTWARE
30
1

Disciplina em implantação

MATEMÁTICA DISCRETA
60
1

Disciplina em implantação

ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I
60
2

Disciplina em implantação

BANCO DE DADOS I
60
2

Disciplina em implantação

DISCIPLINAS ELETIVAS
360
2

Disciplina em implantação

ENGENHARIA DE REQUISITOS
60
2

Disciplina em implantação

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS
60
2

Disciplina em implantação

GERENCIAMENTO DE CONFIG. DE SOFTWARE
30
2

Disciplina em implantação

LÓGICA PARA COMPUTAÇÃO
60
2

Disciplina em implantação

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS
60
2

Disciplina em implantação

ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II
60
3

Disciplina em implantação

BANCO DE DADOS II
30
3

Disciplina em implantação

LINGUAGENS, AUTÔMATOS E COMPUTAÇÃO
60
3

Disciplina em implantação

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
60
3

Disciplina em implantação

PROGRAMAÇÃO DE SOFTWARE BÁSICO
30
3

Disciplina em implantação

PRÁTICA NA AGES I
120
3

Disciplina em implantação

FUNDAMENTOS DE PROCESSAMENTO PARALELO E DISTRIBUÍDO
60
4

Disciplina em implantação

LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
60
4

Disciplina em implantação

PROCESSOS DE SOFTWARE
30
4

Disciplina em implantação

PROJETO E OTIMIZAÇÃO DE ALGORITMOS
60
4

Disciplina em implantação

PRÁTICA NA AGES II
120
4

Disciplina em implantação

VERIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO DE SOFTWARE
60
4

Disciplina em implantação

ENGENHARIA DE SOFTWARE EXPERIMENTAL
30
5

Disciplina em implantação

EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO
60
5

Disciplina em implantação

GERENCIAMENTO DE PROJETO DE SOFTWARE
60
5

Disciplina em implantação

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
60
5

Disciplina em implantação

PROJETO E ARQUITETURA DE SOFTWARE
60
5

Disciplina em implantação

SISTEMAS OPERACIONAIS
60
5

Disciplina em implantação

CONSTRUÇÃO DE SOFTWARE
60
6

Disciplina em implantação

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES
60
6

Disciplina em implantação

INFRAESTRUTURA PARA GESTÃO DE DADOS
60
6

Disciplina em implantação

LABORATÓRIO DE REDES DE COMPUTADORES
30
6

Disciplina em implantação

SISTEMAS DE PLANEJAMENTO E CUSTOS PARA ENGENHARIA
30
6

Disciplina em implantação

ÉTICA E CIDADANIA
60
6

Disciplina em implantação

ENGENHARIA ECONÔMICA
30
7

Disciplina em implantação

INFRAESTRUTURA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
60
7

Disciplina em implantação

MÉTODOS FORMAIS PARA COMPUTAÇÃO
60
7

Disciplina em implantação

PRÁTICA NA AGES III
120
7

Disciplina em implantação

PSICOLOGIA E GESTÃO DE PESSOAS EM TI
30
7

Disciplina em implantação

SIMULAÇÃO E MÉTODOS ANALÍTICOS
60
7

Disciplina em implantação

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
8

Disciplina em implantação

ENGENHARIA E GESTÃO DO CONHECIMENTO
30
8

Disciplina em implantação

HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
8

Disciplina em implantação

MELHORIA DE PROCESSOS DE SOFTWARE
30
8

Disciplina em implantação

PRÁTICA NA AGES IV
120
8

Disciplina em implantação

SEGURANÇA DE SISTEMAS
60
8

Disciplina em implantação

..Dados atualizados até 19/11/2024