Dados do Curso - PUCRS - Portal

Curso de Engenharia de Produção

1. Dados do Curso
Curso: Engenharia de Produção Currículo Vigente: 98AT
CARGA HORÁRIA 3610
CRÉDITOS 222
DURAÇÃO 10 semestres
TURNO Noite
VAGAS Vagas 1° semestre 60
Vagas 2° semestre 60
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 120
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 190
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 18 Data 30/11/2006
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 1.095 D.O.U 30/12/2015
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 11 D.O.U 11/03/2002
2. Perfil do Egresso

O perfil de profissional pretendido deve primar pela sólida formação nos princípios técnico-científicos inerentes à Engenharia. Mais especificamente, espera-se que o egresso venha a ser capaz de identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operação e gestão dos recursos produtivos de sistemas de produção de bens e serviços, considerando seus aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

O engenheiro da produção é o gestor da parte técnica de uma organização. Por ter formação generalista quanto aos processos de fabricação, não se pretende que venha a dominar profundamente o funcionamento de máquinas e equipamentos, mas estar capacitado a estabelecer os métodos de organização e controle dos mesmos, bem como dos recursos humanos associados à sua operação. Assim, o foco de sua formação residirá no conhecimento de ferramentas de análise da eficiência de utilização dos recursos de produção, bem como de ferramentas que permitam a organização mais otimizada e racional desses. Tais ferramentas poderão abranger desde instrumentos de natureza matemática (com especial ênfase à área de Estatística), até ferramentas de análise e formalização da estrutura de pensamento e de conhecimento técnico-organizacional.

Atentos, ainda, ao perfil esperado do egresso constante à Resolução nº 11/02 CNE/CES e à característica de formação cristã-humanística provida historicamente pela PUCRS, será incentivada a participação do aluno em todas as atividades extracurriculares que ensejem o fortalecimento do engajamento do aluno como cidadão conscientemente atuante na sociedade.

Quanto às competências específicas, o Engenheiro da Produção deve ser capaz de:

  • dimensionar e integrar recursos físicos, humanos, financeiros, ambientais e organizacionais, a fim de
    permitir que estes produzam, com a máxima eficiência, considerando a possibilidade de melhorias
    contínuas;
  • utilizar conhecimentos de matemática e estatística para modelar sistemas de produção e auxiliar na
    tomada de decisões;
  • conceber, implementar e aperfeiçoar sistemas, produtos e processos, dentro dos limites de atuação da
    área de Engenharia de Produção, levando em consideração o contexto técnico, ético e social da sua
    aplicação;
  • prever e analisar demandas, selecionar tecnologias e know-how, projetando produtos e processos de
    produção ou melhorando suas características e funcionalidades;
  • incorporar conceitos e técnicas da qualidade em todo o sistema produtivo, tanto nos seus aspectos
    tecnológicos, quanto organizacionais, aprimorando produtos e processos, e produzindo normas e
    procedimentos de controle e auditoria;
  • acompanhar os avanços tecnológicos, organizando-os e colocando-os a serviço da demanda das
    empresas e da sociedade;
  • compreender a interação dos sistemas de produção com o meio ambiente, tanto no que se refere à utilização de recursos escassos, quanto à disposição final de resíduos e rejeitos, atentando para a exigência de sustentabilidade;
  • utilizar e estruturar indicadores de desempenho, bem como avaliar a viabilidade econômica e financeira de projetos;
  • gerenciar e otimizar o fluxo de informação nas empresas utilizando tecnologias adequadas.

Quanto às habilidades, o Engenheiro de Produção deve possuir as seguintes capacidades:

  • comunicação oral e escrita;
  • leitura, interpretação e expressão por meios gráficos;
  • visão crítica de ordens de grandeza;
  • domínio de técnicas computacionais;
  • conhecimento básico da legislação profissional e empresarial vigente;
  • trabalhar em equipes multidisciplinares;
  • identificar, modelar e resolver problemas;
  • compreensão dos problemas administrativos, sócio-econômicos e do meio ambiente;
  • pensar globalmente, agir localmente.

Quanto às questões atitudinais, o Engenheiro de Produção deve ter:

  • compromisso com a ética profissional;
  • iniciativa empreendedora;
  • disposição para auto-aprendizado e educação continuada;
  • responsabilidade social e ambiental.
3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo:

Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.

  • 1º – A forma de obtenção do grau G1 é definida no Projeto Pedagógico do Curso e no plano de ensino de cada disciplina.
  • 2º – O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
  • 3º – O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
  • 4º – Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.

Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina.

Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade.

5. Estágio Curricular

Nos diversos currículos figuram atividades orientadas, as quais constituem um trabalho no qual o docente atua efetivamente como um tutor seja em termos de iniciação científica, de supervisão de estágio, de integração de conhecimentos e outros. Nos currículos em vigor, tais atividades estão em desenvolvimento nas disciplinas de Estágio Supervisionado, Trabalho de Integração e Trabalho de Conclusão. De acordo com a legislação vigente e com as diretrizes curriculares para cursos de Engenharia, será exigido estágio em empresas/instituições com apresentação de relatório técnico final e com carga horária mínima de 160 horas comprovadas documentalmente.

O estágio é supervisionado pelos docentes. Para o desenvolvimento destas atividades, repensadas para esta proposta de reestruturação curricular, compõe-se um grupo de orientação sob uma coordenação geral, sendo que a indicação de professores orientadores deverá seguir o dinamismo necessário face às especificidades temáticas dos assuntos a serem desenvolvidos com base em estágios realizados fora do ambiente acadêmico e tipicamente relacionados com a atividade profissional. A tipologia a ser adotada deverá abrigar doze alunos sob orientação de um docente para cada hora semanal de atendimento (modulação 1/12), assim como será alocada mais 1 hora semanal para um professor desempenhar o gerenciamento do processo.

Há que considerar o caráter supervisionado da atividade prevista nas Diretrizes Curriculares dos cursos de Engenharia (MEC – 03/2002) e o pressuposto do aporte financeiro, para cobertura de despesas decorrentes. Ao final do Estágio deve ser efetuada uma Monografia/Relatório e uma apresentação a uma banca constituída por três professores de áreas afins que examinarão o trabalho do ponto de vista estrutural, teórico, científico e integratório de conhecimentos. Desta forma será emitido um grau final coletivo a respeito do aludido trabalho.
Sempre que possível será oportunizada a participação de um avaliador externo com reconhecido conhecimento na área desenvolvida.

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
CONCEPÇÃO E PROJETO EM ENGENHARIA
60
1

Disciplina em implantação

CÁLCULO 1
60
1

Disciplina em implantação

DESENHO TÉCNICO I
60
1

Disciplina em implantação

MECÂNICA E ONDAS
90
1

Disciplina em implantação

COMPUTAÇÃO E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
30
2

Disciplina em implantação

CÁLCULO 2
60
2

Disciplina em implantação

ELETROMAGNETISMO E FÍSICA MODERNA
90
2

Disciplina em implantação

QUÍMICA GERAL
60
2

Disciplina em implantação

ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA
60
2

Disciplina em implantação

AGEPE I
60
3

Disciplina em implantação

CIÊNCIA DOS MATERIAIS
60
3

Disciplina em implantação

CÁLCULO 3
60
3

Disciplina em implantação

MECÂNICA DOS SÓLIDOS
30
3

Disciplina em implantação

PLANEJAMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS
30
3

Disciplina em implantação

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL NA ENGENHARIA
30
3

Disciplina em implantação

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
60
3

Disciplina em implantação

ERGONOMIA DE PRODUTO E DE PROCESSO
60
4

Disciplina em implantação

ESTATÍSTICA INFERENCIAL
60
4

Disciplina em implantação

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO
30
4

Disciplina em implantação

MECÂNICA DOS FLUIDOS
60
4

Disciplina em implantação

MODELAGEM ECONÔMICA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO
60
4

Disciplina em implantação

PESQUISA OPERACIONAL
60
4

Disciplina em implantação

SISTEMAS DA QUALIDADE
30
4

Disciplina em implantação

DISCIPLINAS ELETIVAS
360
5

Disciplina em implantação

ENGENHARIA DE SERVIÇOS
30
5

Disciplina em implantação

ENGENHARIA DO PRODUTO
60
5

Disciplina em implantação

ENGENHARIA ECONÔMICA
30
5

Disciplina em implantação

MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO
60
5

Disciplina em implantação

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO E DE MATERIAIS
60
5

Disciplina em implantação

PROCESSOS CONTÍNUOS DE PRODUÇÃO
30
5

Disciplina em implantação

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO E MONTAGEM
30
5

Disciplina em implantação

AGEPE II
60
6

Disciplina em implantação

CERTIFICAÇÕES E MÉTODOS DA QUALIDADE
60
6

Disciplina em implantação

ESTATÍSTICA AVANÇADA
60
6

Disciplina em implantação

LABORATÓRIO DE PROCESSOS DE PRODUÇÃO
30
6

Disciplina em implantação

PESQUISA OPERACIONAL AVANÇADA
60
6

Disciplina em implantação

SISTEMAS DE PRODUÇÃO ENXUTA
30
6

Disciplina em implantação

ELETRICIDADE APLICADA
30
7

Disciplina em implantação

ENGENHARIA DE SEGURANÇA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL
30
7

Disciplina em implantação

ESTÁGIO SUPERVISIONADO - EP
190
7

Disciplina em implantação

MODELAGEM DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
30
7

Disciplina em implantação

MODELAGEM DE FLUXO DE PRODUÇÃO
60
7

Disciplina em implantação

PROJETO DE EXPERIMENTOS EM ENGENHARIA
60
7

Disciplina em implantação

SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE CUSTOS
60
7

Disciplina em implantação

CONFIABILIDADE E ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO
60
8

Disciplina em implantação

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO
30
8

Disciplina em implantação

ENGENHARIA DA QUALIDADE E METROLOGIA
60
8

Disciplina em implantação

ENGENHARIA ECONÔMICA AVANÇADA
60
8

Disciplina em implantação

LOGÍSTICA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO
60
8

Disciplina em implantação

SISTEMAS INTELIGENTES DE MANUFATURA
30
8

Disciplina em implantação

AGEPE III
60
9

Disciplina em implantação

AVALIAÇÃO DE CUSTOS EM SERVIÇOS
30
9

Disciplina em implantação

ENGENHARIA E GESTÃO DO CONHECIMENTO
30
9

Disciplina em implantação

HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
9

Disciplina em implantação

PROJETO DE GRADUAÇÃO I - EP
30
9

Disciplina em implantação

PROJETO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO
60
9

Disciplina em implantação

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
30
9

Disciplina em implantação

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
10

Disciplina em implantação

AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA E ANÁLISE MULTICRITERIAL
30
10

Disciplina em implantação

ECONOMIA PARA ENGENHARIA
30
10

Disciplina em implantação

ENGENHARIA AMBIENTAL
30
10

Disciplina em implantação

PROJETO DE GRADUAÇÃO II - EP
30
10

Disciplina em implantação

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
30
10

Disciplina em implantação

ÉTICA E CIDADANIA
60
10

Disciplina em implantação

..Dados atualizados até 19/11/2024