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Curso de Engenharia de Energias Renováveis

1. Dados do Curso
Curso: Engenharia de Energias Renováveis Currículo Vigente: 98AR
CARGA HORÁRIA 3610
CRÉDITOS 222
DURAÇÃO 10 semestres
TURNO Noite
VAGAS Vagas 1° semestre 60
Vagas 2° semestre 60
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 120
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 190
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução n° 100 Data 26/10/2021
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) D.O.U
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes D.O.U
2. Perfil do Egresso

O perfil do egresso do Curso de Bacharelado em Engenharia de Energias Renováveis, abrange o domínio de conhecimentos básicos de Física, Matemática, Computação, Engenharia Elétrica e de tópicos específicos da formação na área de Energias Renováveis, a aplicação desses conhecimentos, a postura profissional frente à área de atuação e o comprometimento com sua formação continuada.

Nessa perspectiva, o egresso do Curso de Engenharia de Energias Renováveis, deve estar apto a:

  1. Coordenar, supervisionar e orientar tecnicamente serviços de implantação de parques de geração de energia elétrica por meio de fontes renováveis e híbridas;
  2. Realizar estudos de viabilidade técnico-econômica para a implantação de usinas geradoras de energia elétrica, assim como a fiscalização e execução de obras e serviços de instalação, montagem, operação e manutenção em empreendimentos em energias renováveis;
  3. Empreender diagnósticos e auditorias energéticas e desempenhar a gestão da energia em sistemas de produção e consumo de eletricidade por meio de fontes renováveis;
  4. Projetar, executar, gerir e realizar manutenções de instalações, sistemas e equipamentos que utilizem fontes renováveis de energia nos diversos setores da sociedade (industrial, comercial, residencial, etc.);
  5. Promover o uso eficiente da energia em sistemas de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica;
  6. Atuar como gestor nas organizações, tanto no lado da oferta quanto no lado da demanda da energia;
  7. Conceber, projetar e participar da fabricação de equipamentos utilizados em sistemas que empreguem as energias renováveis;
  8. Planificar de forma estratégica a produção de eletricidade por meio das fontes renováveis de energia e híbridas;
  9. Projetar a conexão dos aproveitamentos de geração energia no sistema elétrico e realizar análises técnicas da sua influência no sistema elétrico de potência;
  10. Conceber e executar estudos de planejamento da expansão das fontes renováveis em sistemas de transmissão e distribuição e a sua interação com abordagens de armazenamento de energia, mobilidade elétrica, redes elétricas inteligentes e microrredes;
  11. Desenvolver competências e habilidades gerenciais e comportamentais que se traduzirão no saber comunicar-se, saber conviver, tomar decisões, interpretar e agir dentro dos princípios da ética, tendo em vista o contexto econômico, social e ambiental;
  12. Promover o saber científico e gerar novas tecnologias sustentáveis.
3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo:

Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.

  • 1º – A forma de obtenção do grau G1 é definida no Projeto Pedagógico do Curso e no plano de ensino de cada disciplina.
  • 2º – O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
  • 3º – O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
  • 4º – Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.

Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina.

Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade.

5. Estágio Curricular

A Resolução Nº 2 do Conselho Nacional de Educação (CNE), de 24 de abril de 2019, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Engenharia diz:

“A formação do engenheiro inclui, como etapa integrante da graduação, as práticas reais, entre as quais o estágio curricular obrigatório sob supervisão direta do curso. (DCNs da Engenharia, Art. 11º)”.

Em consonância com isto, o curso de Engenharia de Energias Renováveis implementa o Estágio Supervisionado como componente curricular obrigatório.

A formação do engenheiro inclui como etapa integrante da graduação, estágio curricular de no mínimo 160 horas (DCNs da Engenharia, Art. 11°, Parágrafo 1°). A orientação do estudante  e a validação desta atividade se dá por parte de um docente habilitado, por meio da disciplina de Estágio Supervisionado EER que totaliza 190 horas: 30 horas-aula e um mínimo de 160 horas de estágio curricular.

As atividades da disciplina Estágio Supervisionado EER, desenvolvem-se com base em estágios realizados, dentro (Laboratórios de pesquisa) ou fora da Universidade, e tipicamente relacionados com a atividade profissional. Assim, o estágio permite o contato do estudante com o setor produtivo, empresas de grande, médio ou pequeno porte, conveniadas com a instituição, visando a aplicação dos conteúdos e formação adquirida ao longo do curso.

Outra possibilidade é o contato com a pesquisa no âmbito de grupos bem estabelecidos, através por exemplo, de trabalhos de iniciação científica avaliados e validados pela Comissão Coordenadora do Curso, desde que tenha cunho empresarial (pesquisas aplicadas), conforme consolidado na Lei 11788 do estágio diz no parágrafo 3 do Artigo 2 o seguinte:

“As atividades de extensão, de monitorias e de iniciação científica na educação superior, desenvolvidas pelo estudante, somente poderão ser equiparadas ao estágio em caso de previsão no projeto pedagógico do curso”.

Entende-se que é no estágio que o estudante acompanha e experimenta as atividades de projeto, supervisão, manutenção, planejamento e operação de sistemas ligados à sua área de atuação e consequentemente inerentes às competências do profissional, tendo oportunidade para identificar, formular e resolver problemas de Engenharia, bem como avaliar criticamente os trabalhos que estão sendo realizados e que benefícios trarão para a sociedade.

Um ponto importante a ser salientado é a lei dos estágios (Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008), à qual a Universidade está adaptada através do PUCRS Carreiras. Sendo assim, os estágios, mesmo os não obrigatórios, deverão atender às orientações descritas pela legislação. Além disso, o PUCRS Carreiras cumpre a função descrita no 2° Parágrafo do Artigo 11 da DCN da Engenharia, onde é colocado:

“No âmbito do estágio curricular obrigatório, a IES deve estabelecer parceria com as organizações que desenvolvam ou apliquem atividades de Engenharia, de modo que docentes e discentes do curso, bem como os profissionais dessas organizações, se envolvam efetivamente em situações reais que contemplem o universo da Engenharia, tanto no ambiente profissional quanto no ambiente do curso”.

Para o desenvolvimento a contento deste processo, há que se considerar o caráter supervisionado da atividade prevista nas Diretrizes Curriculares pertinentes. Ao final do Estágio Supervisionado o aluno redige um relatório que é avaliado pelo orientador do mesmo.

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
CONCEPÇÃO E PROJETO EM ENGENHARIA
60
1

Disciplina em implantação

CÁLCULO 1
60
1

Disciplina em implantação

DESENHO TÉCNICO I
60
1

Disciplina em implantação

MECÂNICA E ONDAS
90
1

Disciplina em implantação

COMPUTAÇÃO E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
30
2

Disciplina em implantação

CÁLCULO 2
60
2

Disciplina em implantação

ELETROMAGNETISMO E FÍSICA MODERNA
90
2

Disciplina em implantação

QUÍMICA GERAL
60
2

Disciplina em implantação

ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA
60
2

Disciplina em implantação

AGEPE I
60
3

Disciplina em implantação

CÁLCULO 3
60
3

Disciplina em implantação

HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
3

Disciplina em implantação

INTRODUÇÃO A SISTEMAS RENOVÁVEIS DE ENERGIA
30
3

Disciplina em implantação

INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA
30
3

Disciplina em implantação

MATERIAIS PARA ENERGIAS RENOVÁVEIS
30
3

Disciplina em implantação

ANÁLISE DE CIRCUITOS I
60
4

Disciplina em implantação

BIOMASSA E BIOCOMBUSTÍVEIS
60
4

Disciplina em implantação

DISCIPLINAS ELETIVAS
360
4

Disciplina em implantação

ENGENHARIA AMBIENTAL
30
4

Disciplina em implantação

TERMODINÂMICA I
60
4

Disciplina em implantação

ÉTICA E CIDADANIA
60
4

Disciplina em implantação

ANÁLISE DE CIRCUITOS II
60
5

Disciplina em implantação

CONVERSÃO DE ENERGIA SOLAR E APLICAÇÕES
60
5

Disciplina em implantação

DISPOSITIVOS SEMICONDUTORES
60
5

Disciplina em implantação

ENGENHARIA ECONÔMICA
30
5

Disciplina em implantação

SINAIS E SISTEMAS
60
5

Disciplina em implantação

AGEPE II
60
6

Disciplina em implantação

ANÁLISE DE SISTEMAS DE CONTROLE
60
6

Disciplina em implantação

CONVERSÃO DE ENERGIA
60
6

Disciplina em implantação

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA PARA SISTEMAS DE ENERGIA
60
6

Disciplina em implantação

SISTEMAS DIGITAIS E MICROPROCESSADORES
60
6

Disciplina em implantação

SISTEMAS FOTOVOLTAICOS
60
6

Disciplina em implantação

ENERGIA EM EDIFICAÇÕES
60
7

Disciplina em implantação

GESTÃO DE SISTEMAS DE ENERGIA
60
7

Disciplina em implantação

INSTRUMENTAÇÃO E AQUISIÇÃO DE DADOS PARA SISTEMAS DE ENERGIA
60
7

Disciplina em implantação

SISTEMAS DE ENERGIA
60
7

Disciplina em implantação

SISTEMAS EÓLICOS
90
7

Disciplina em implantação

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
60
8

Disciplina em implantação

ENERGIA EM SISTEMAS INDUSTRIAIS
60
8

Disciplina em implantação

QUALIDADE DE ENERGIA
60
8

Disciplina em implantação

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS DE ENERGIA
60
8

Disciplina em implantação

SISTEMAS HIDRELÉTRICOS
60
8

Disciplina em implantação

AGEPE III
60
9

Disciplina em implantação

CONEXÃO DE CENTRAIS GERADORAS I
60
9

Disciplina em implantação

ESTÁGIO SUPERVISIONADO - EER
190
9

Disciplina em implantação

MÉTODOS INOVATIVOS DE PRODUÇÃO DE ENERGIA
60
9

Disciplina em implantação

PESQUISA APLICADA A ENERGIAS RENOVÁVEIS
30
9

Disciplina em implantação

SUPRIMENTO DE ENERGIA
60
9

Disciplina em implantação

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
10

Disciplina em implantação

CONEXÃO DE CENTRAIS GERADORAS II
60
10

Disciplina em implantação

ENGENHARIA DE SEGURANÇA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL
30
10

Disciplina em implantação

PLANEJAMENTO ENERGÉTICO
60
10

Disciplina em implantação

PROJETO DE GRADUAÇÃO
30
10

Disciplina em implantação

REDES ELÉTRICAS INTELIGENTES
60
10

Disciplina em implantação

SISTEMAS TÉRMICOS DE PRODUÇÃO DE ENERGIA
60
10

Disciplina em implantação

..Dados atualizados até 19/11/2024