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Curso de Enfermagem

1. Dados do Curso
Curso: Enfermagem Currículo Vigente: 962E
CARGA HORÁRIA 4000
CRÉDITOS 230
DURAÇÃO 10 semestres
TURNO Integral
VAGAS Vagas 1° semestre 60
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 120
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 910
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução Nº 085/2020 Data 10/11/2020
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 136 D.O.U 02/03/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 3 D.O.U 07/11/2001
2. Perfil do Egresso

Em consonância com o Plano Pedagógico Institucional – PPI-PUCRS (PUCRS, 2023) e alinhado às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs, 2001) que prevê carga horária mínima de 4.000 horas, o egresso da PUCRS se destaca como um sujeito reflexivo, autônomo e crítico, cooperativo e comprometido com a educação ao longo de toda a vida, em diálogo com a contemporaneidade. O Enfermeiro egresso do curso de Enfermagem da Escola de Ciências da Saúde e da Vida (ECSV) da PUCRS – a partir de um percurso formativo com vivências interprofissionais, formações práticas em cenários diferenciados, e experiências empreendedoras e inovadoras – se constitui um profissional com formação generalista, humanista, proativo, eticamente comprometido com a sociedade, atuando, de forma colaborativa, como agente transformador da realidade da saúde e da área da Enfermagem. Além disso, o egresso se destaca por sua capacidade de liderança e empoderamento, promovendo um ambiente de trabalho colaborativo e inclusivo.  

Pretende-se formar o enfermeiro para atuar em diferentes cenários da prática profissional, promovendo a saúde integral do ser humano ao longo do ciclo vital, pautado em princípios éticos/bioéticos, Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de enfermagem, na Lei do Exercício Profissional (BRASIL, 1986), na sistematização da assistência, no processo de enfermagem e nos sistemas de linguagem padronizados de enfermagem com as características que seguem:  

  • generalista, reflexivo, crítico, humanista, autônomo, criativo, flexível, com atitude inovadora e empreendedora, com habilidade para a comunicação, na perspectiva interprofissional;   
  • atuante com senso de responsabilidade e compromisso social, no processo de cuidado: deverá estar capacitado para exercer ações de promoção da saúde, prevenção de riscos, diagnóstico precoce, tratamentos específicos, projeto terapêutico singular, limitação de danos e agravos, manutenção da saúde e reintegração a sociedade, no âmbito individual e coletivo, nos diferentes níveis de atenção à saúde, promovendo o exercício da cidadania, autonomia e protagonismo do usuário;  
  • comprometido com o planejamento e a implementação das ações de saúde a partir do perfil epidemiológico da população, em consonância com as diretrizes do sistema de saúde vigente, buscando a eficácia e a eficiência das ações, a partir da tomada de decisões baseada em evidências, e reconhecendo-se como agente de mudança do contexto de saúde local, regional, nacional e internacional;  
  • comprometido com a educação permanente, fundamentada na educação emancipatória e crítica, na prática baseada em evidências (PBE) e na aprendizagem significativa;   
  • comprometido com a pesquisa, como consumidor e gerador de conhecimento, privilegiando a qualidade do cuidado, o desenvolvimento teórico-prático da profissão e consolidando a aplicação do processo de enfermagem, a partir da apreensão crítica da prática e do diálogo interprofissional;  
  • capacitado para participar nas estruturas consultivas e deliberativas do sistema de saúde, assessorar órgãos, empresas, instituições em projetos de saúde; exercer a gestão dos serviços de saúde e de enfermagem; coordenar a equipe de enfermagem;  
  • capacitado para gerenciar o cuidado de enfermagem, realizando o planejamento, a implementação e a avaliação das intervenções de enfermagem com conhecimento científico e habilidade técnica, tendo como fio condutor o processo de enfermagem; buscando a integralidade e a resolutividade da atenção à saúde e a segurança do paciente/usuário, respeitando os aspectos que compõem a pluralidade humana (diversidades subjetivas, biológicas, mentais, étnicas, de gênero, de orientação sexual, social, econômica, política, ambiental, cultural, ética, espiritual);   
  • capacitado quanto a utilização de tecnologias aplicadas ao cuidado de enfermagem; 
  • participante da equipe multiprofissional de saúde, valorizando o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a conviver e o aprender a ser no processo de trabalho interdisciplinar em saúde;   
  • articulador das relações interpessoais e grupais, bem como das ações interprofissionais necessárias para a prática colaborativa em saúde.
3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo:

Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.

  • 1º – A forma de obtenção do grau G1 é definida no Projeto Pedagógico do Curso e no plano de ensino de cada disciplina.
  • 2º – O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
  • 3º – O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
  • 4º – Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.

Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina.

Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade.

5. Estágio Curricular

No Curso de Graduação em Enfermagem as atividades práticas são desenvolvidas ao longo da formação do enfermeiro em cenários diversificados da atenção à saúde. O Estágio Curricular Supervisionado organiza-se em duas disciplinas teórico-práticas denominadas Estágio Supervisionado I e II, desenvolvidas ao longo do IX e X semestres, respectivamente, conforme normas próprias aprovadas pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Enfermagem .

 

O aluno, nessas disciplinas, deverá desenvolver as atividades pertinentes à atuação do enfermeiro. A inserção e atuação do aluno nos processos de trabalho, em campo de estágio, implica planejamento, implantação e avaliação das ações assistenciais, gerenciais, de ensino e de pesquisa. Tais ações deverão ser desenvolvidas em consonância com as necessidades do contexto do campo de estágio e com os objetivos de ensino e de aprendizagem do Curso de Enfermagem da Escola de Ciências da Saúde e da Vida.

 

Todas as atividades desenvolvidas em campo de estágio deverão ser totalmente presenciais, bem como as orientações relacionadas às mesmas e ao relatório final da disciplina. A carga horária das disciplinas de Estágio Supervisionado I e II é de 450 horas/aula teórico-práticas em cada uma, totalizando 900 horas/aula. No Estágio Supervisionado I, cinquenta por cento (50%) dos alunos matriculados realizarão estágio no âmbito da Atenção Primária à Saúde, em Unidades de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, e os outros cinquenta por cento (50%) no âmbito hospitalar, no Hospital São Lucas da PUCRS ou outro hospital conveniado.

 

Na Disciplina de Estágio Supervisionado II, os cinquenta por cento (50%) dos alunos que realizaram, na Disciplina de Estágio Supervisionado I, estágio no âmbito da Atenção Primária à Saúde, realizarão estágio no âmbito Hospitalar. E, os outros cinquenta por cento (50%) dos alunos que realizaram, na Disciplina de Estágio Supervisionado I, estágio no âmbito Hospitalar realizarão estágio no âmbito da Atenção Primária à Saúde.  Os serviços de saúde deverão conter enfermeiro em seu quadro funcional. Os estágios das referidas disciplinas serão desenvolvidos sob a orientação de docente enfermeiro da disciplina e supervisão local por enfermeiro (preceptor) que atue no local de estágio.

 

Essas práticas profissionais solidificam a formação do enfermeiro para a atuação em contextos condizentes com a realidade sócio sanitária da população brasileira.

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
ANATOMIA HUMANA GERAL
30
1

Disciplina em implantação

BASES BIOLÓGICAS DAS INFECÇÕES
30
1

Disciplina em implantação

BIOFÍSICA
30
1

Disciplina em implantação

EDUCAÇÃO EM SAÚDE
30
1

Disciplina em implantação

FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM E SEGURANÇA DO PACIENTE
60
1

Disciplina em implantação

NUTRIÇÃO BÁSICA E SAÚDE
30
1

Disciplina em implantação

PARASITOLOGIA
30
1

Disciplina em implantação

PRIMEIROS SOCORROS
30
1

Disciplina em implantação

PRÁTICAS DE ANATOMIA HUMANA GERAL
30
1

Disciplina em implantação

BIOLOGIA CELULAR
30
2

Disciplina em implantação

BIOQUÍMICA
30
2

Disciplina em implantação

EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA
60
2

Disciplina em implantação

FISIOLOGIA HUMANA
60
2

Disciplina em implantação

GENÉTICA
30
2

Disciplina em implantação

HISTOLOGIA
30
2

Disciplina em implantação

PRÁTICAS EM ENFERMAGEM E SEGURANÇA DO PACIENTE I
60
2

Disciplina em implantação

SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA EM ENFERMAGEM
60
2

Disciplina em implantação

TRABALHO INTEGRADO EM SAÚDE
30
2

Disciplina em implantação

EPIDEMIOLOGIA E VIGILÂNCIA EM SAÚDE
30
3

Disciplina em implantação

Enfermagem na Atenção Primária À Saúde I
60
3

Disciplina em implantação

FARMACOLOGIA
30
3

Disciplina em implantação

FISIOPATOLOGIA
30
3

Disciplina em implantação

IMUNOLOGIA
30
3

Disciplina em implantação

PROCESSO DE ENFERMAGEM
30
3

Disciplina em implantação

PRÁTICAS EM ENFERMAGEM E SEGURANÇA DO PACIENTE II
120
3

Disciplina em implantação

DISCIPLINAS ELETIVAS
360
4

Disciplina em implantação

EMBRIOLOGIA
30
4

Disciplina em implantação

ENFER.CLÍNICO-CIRÚRGICA NA SAÚDE DO ADULTO E DA PESSOA IDOSA
150
4

Disciplina em implantação

ENFERMAGEM EM EXAMES COMPLEMENTARES
30
4

Disciplina em implantação

ENFERMAGEM NA SAÚDE MENTAL
60
4

Disciplina em implantação

FARMACOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM
30
4

Disciplina em implantação

ENFERMAGEM EM CUIDADOS CUTÂNEOS E ESTÉTICA
30
5

Disciplina em implantação

ENFERMAGEM EM SAÚDE MATERNO-INFANTIL
150
5

Disciplina em implantação

FORMAÇÃO PESSOAL
30
5

Disciplina em implantação

PENSAMENTO CRÍTICO EM ENFERMAGEM
30
5

Disciplina em implantação

PSICOLOGIA E SAÚDE
30
5

Disciplina em implantação

SAÚDE DO TRABALHADOR
30
5

Disciplina em implantação

ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE II
120
6

Disciplina em implantação

ENFERMAGEM NO CUIDADO AO PACIENTE CRÍTICO
150
6

Disciplina em implantação

PESQUISA EM SAÚDE
30
6

Disciplina em implantação

TECNOLOGIAS APLICADAS AO CUIDADO DE ENFERMAGEM
30
6

Disciplina em implantação

EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE
30
7

Disciplina em implantação

ENFERMAGEM NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
150
7

Disciplina em implantação

PROCESSO DE ENFERMAGEM APLICADO
120
7

Disciplina em implantação

FILOSOFIA E BIOÉTICA
60
8

Disciplina em implantação

GERENCIAMENTO EM ENFERMAGEM
120
8

Disciplina em implantação

GESTÃO DO PROCESSO DE TRABALHO EM ENFERMAGEM
60
8

Disciplina em implantação

INOVAÇÃO EM SAÚDE
30
8

Disciplina em implantação

PESQUISA APLICADA À ENFERMAGEM
60
8

Disciplina em implantação

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
455
9

Disciplina em implantação

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
30
9

Disciplina em implantação

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
10

Disciplina em implantação

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ATENÇÃO HOSPITALAR
455
10

Disciplina em implantação

HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
10

Disciplina em implantação

..Dados atualizados até 19/11/2024