Curso: Educação Física Licenciatura | Currículo Vigente: 96EC | ||
CARGA HORÁRIA | 3230 | ||
CRÉDITOS | 192 | ||
DURAÇÃO | 8 semestres | ||
TURNO | Manhã / Noite | ||
VAGAS | Vagas 1° semestre | 30 | |
Vagas 2° semestre | 30 | ||
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso | 180 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso | 0 | ||
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio | 650 | ||
ATOS LEGAIS DO CURSO | |||
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) | Resolução Nº 113/2020 | Data | 24/11/2020 |
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) | Portaria Nº 919 | D.O.U | 28/12/2018 |
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes | Resolução CNE/CES Nº 6 | D.O.U | 19/12/2018 |
Em consonância com o PPI-PUCRS (PDI 2016-2022) e alinhado às DCNs, o egresso da PUCRS se destaca como um sujeito reflexivo, autônomo e crítico, cooperativo e comprometido com a educação ao longo de toda a vida, em diálogo com a contemporaneidade. O profissional de Educação Física egresso do curso de Licenciatura em Educação Física da Escola de Ciências da Saúde e da Vida (ECSV) da Universidade – a partir de um percurso formativo com vivências interprofissionais, formações práticas em cenários diferenciados, e experiências empreendedoras e inovadoras – se constitui um profissional com formação generalista, humanista, proativo, eticamente comprometido com a sociedade, atuando, de forma colaborativa, como agente transformador da realidade da saúde e da área da Educação Física.
Tomando como referência os documentos institucionais da Universidade e as orientações das diretrizes curriculares através das Resoluções do CNE citadas acima, este curso visa habilitar profissionais com formação humanística, com competências técnica, sistêmica, reflexiva e crítica, capazes de intervir nos diferentes espaços do ambiente escolar e não escolar, fundamentados no espírito científico, respeitando o contexto sócio-histórico-cultural e educacional da região, em prol de uma sociedade mais justa e fraterna.
Para o curso de Licenciatura em Educação Física da PUCRS busca-se a formação do professor de Educação Física com qualificação profissional na área e com o domínio das competências e habilidades para planejar, supervisionar, interagir em equipes multidisciplinares e interdisciplinares. O professor de Educação Física deve apresentar uma postura investigativa e pedagógica para a atuação docente em diferentes contextos educativos e realidades sociais, além do domínio das propostas teóricas e práticas de aprendizagem a partir das diferentes manifestações do movimento humano. Nesse sentido deve-se oportunizando e fomentando a educação inclusiva e social como um dos seus diferenciais e ponto forte, o que ocasiona a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão articulados com o Projeto Pedagógico Institucional. |
Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.
VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO |
De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo: Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.
Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina. Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade. |
A Resolução CNE/CP Nº 2/2019 estipula para o curso de Licenciatura um mínimo de 400 (quatrocentas) horas dedicadas ao estágio supervisionado, na área de formação e atuação na educação básica, contemplando também outras áreas específicas, se for o caso, conforme o projeto de curso da instituição.
As disciplinas da grade curricular que serão consideradas como estágio para a Resolução CNE/CP 2/2019 serão as seguintes:
Estágio em Educação Física Inclusiva (100h); Estágio em Docência I (100h); Estágio em Docência II (100h); Estágio em Docência III (100h).
Além da Resolução CNE/CP 02/2019, o curso de Licenciatura atende à RESOLUÇÃO Nº 6, de 18 de dezembro de 2018, que exige 20% das horas do curso em estágios obrigatórios. Para esta complementação serão utilizadas disciplinas que compõem o Grupo III (Práticas Pedagógicas) da Resolução CNE/CP 02/2019. São elas:
Prática Docente (115h); Programa de Experiência Supervisionada – Crianças (PEx Crianças) (75h); Programa de Experiência Supervisionada – Adolescentes (PEx Adolescentes) (75h).
Perfazendo um total de 650 horas de Estágio Supervisionado. Estas disciplinas estão distribuídas, de forma equilibrada, ao longo da Etapa Específica de formação do licenciado em Educação Física, a partir do 5º semestre até o 8º semestre. |
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
|
|
---|---|
DESENVOLVIMENTO HUMANO
30
1
|
|
EDUCAÇÃO FÍSICA: MERCADO DE TRABALHO E CARREIRA
40
1
|
|
ESPORTE ADAPTADO
60
1
|
|
ESPORTE DE MARCA I
30
1
|
|
FORMAÇÃO PESSOAL
30
1
|
|
GESTÃO DE RISCO E SEGURANÇA EM ESPORTES
30
1
|
|
INICIAÇÃO ESPORTIVA
60
1
|
|
RECREAÇÃO E JOGOS COOPERATIVOS
30
1
|
|
ANATOMIA MUSCULOESQUELÉTICA
60
2
|
|
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
60
2
|
|
BIOFÍSICA
30
2
|
|
BIOQUÍMICA
30
2
|
|
ESPORTE, CULTURA E SOCIEDADE
30
2
|
|
FISIOLOGIA HUMANA
60
2
|
|
MOVIMENTO, RITMO E EXPRESSÃO
30
2
|
|
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
30
2
|
|
PRÁTICAS DE HABILIDADES MOTORAS
60
2
|
|
CINESIOLOGIA
60
3
|
|
CULTURA DE PAZ E DIVERSIDADE
30
3
|
|
ESPORTE DE INVASÃO
60
3
|
|
ESPORTE TÉCNICO-COMBINATÓRIO
60
3
|
|
ESPORTES DE COMBATE
30
3
|
|
FILOSOFIA E BIOÉTICA
60
3
|
|
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
90
3
|
|
INOVAÇÃO EM SAÚDE
30
3
|
|
PRÁTICAS DE APTIDÃO FÍSICA
30
3
|
|
BASES DO TREINAMENTO FÍSICO
60
4
|
|
COMPORTAMENTO MOTOR E NEUROCIÊNCIAS
60
4
|
|
EDUCAÇÃO POSTURAL
30
4
|
|
ESPORTE COM REDE DIVISÓRIA
60
4
|
|
ESPORTES NA NATUREZA
60
4
|
|
FORMAÇÃO PESSOAL E ÉTICA PROFISSIONAL
30
4
|
|
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
4
|
|
PESQUISA EM SAÚDE
30
4
|
|
PSICOMOTRICIDADE
60
4
|
|
DIDÁTICA
60
5
|
|
INIC. À DOCÊNCIA I: RECONHECIMENTO DO AMBIENTE ESCOLAR
90
5
|
|
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
60
5
|
|
MATEMÁTICA INSTRUMENTAL
30
5
|
|
PROGRAMA DE EXPERIÊNCIA SUPERVISIONADA - CRIANÇAS
75
5
|
|
PRÁTICA DOCENTE
100
5
|
|
DISCIPLINAS ELETIVAS
180
6
|
|
EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROCESSOS INCLUSIVOS
60
6
|
|
GESTÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO
60
6
|
|
INIC. À DOC. II: ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE APRENDIZAGEM
90
6
|
|
PRIMEIROS SOCORROS
30
6
|
|
PROGRAMA DE EXPERIÊNCIA SUPERVISIONADA - ADOLESCENTES
75
6
|
|
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM
60
6
|
|
ESTÁGIO EM DOCÊNCIA I
100
7
|
|
ESTÁGIO EM DOCÊNCIA II
100
7
|
|
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
60
7
|
|
ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DA EDUC. BÁSICA
60
7
|
|
PROJETO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
30
7
|
|
ESTÁGIO EM DOCÊNCIA III
100
8
|
|
ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA
100
8
|
|
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA V: PROJETO DESAFIOS NA EDUCAÇÃO
80
8
|
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
30
8
|