Dados do Curso - PUCRS - Portal

Curso de Educação Física Licenciatura

1. Dados do Curso
Curso: Educação Física Licenciatura Currículo Vigente: 96EC
CARGA HORÁRIA 3230
CRÉDITOS 192
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO Manhã / Noite
VAGAS Vagas 1° semestre 30
Vagas 2° semestre 30
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 180
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 0
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 650
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução Nº 113/2020 Data 24/11/2020
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria Nº 919 D.O.U 28/12/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES Nº 6 D.O.U 19/12/2018
2. Perfil do Egresso

Em consonância com o PPI-PUCRS (PDI 2016-2022) e alinhado às DCNs, o egresso da PUCRS se destaca como um sujeito reflexivo, autônomo e crítico, cooperativo e comprometido com a educação ao longo de toda a vida, em diálogo com a contemporaneidade. O profissional de Educação Física egresso do curso de Licenciatura em Educação Física da Escola de Ciências da Saúde e da Vida (ECSV) da Universidade – a partir de um percurso formativo com vivências interprofissionais, formações práticas em cenários diferenciados, e experiências empreendedoras e inovadoras – se constitui um profissional com formação generalista, humanista, proativo, eticamente comprometido com a sociedade, atuando, de forma colaborativa, como agente transformador da realidade da saúde e da área da Educação Física.

 

Tomando como referência os documentos institucionais da Universidade e as orientações das diretrizes curriculares através das Resoluções do CNE citadas acima, este curso visa habilitar profissionais com formação humanística, com competências técnica, sistêmica, reflexiva e crítica, capazes de intervir nos diferentes espaços do ambiente escolar e não escolar, fundamentados no espírito científico, respeitando o contexto sócio-histórico-cultural e educacional da região, em prol de uma sociedade mais justa e fraterna.

 

Para o curso de Licenciatura em Educação Física da PUCRS busca-se a formação do professor de Educação Física com qualificação profissional na área e com o domínio das competências e habilidades para planejar, supervisionar, interagir em equipes multidisciplinares e interdisciplinares. O professor de Educação Física deve apresentar uma postura investigativa e pedagógica para a atuação docente em diferentes contextos educativos e realidades sociais, além do domínio das propostas teóricas e práticas de aprendizagem a partir das diferentes manifestações do movimento humano. Nesse sentido deve-se oportunizando e fomentando a educação inclusiva e social como um dos seus diferenciais e ponto forte, o que ocasiona a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão articulados com o Projeto Pedagógico Institucional.

3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo:

Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.

  • 1º – A forma de obtenção do grau G1 é definida no Projeto Pedagógico do Curso e no plano de ensino de cada disciplina.
  • 2º – O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
  • 3º – O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
  • 4º – Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.

Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina.

Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade.

5. Estágio Curricular

A Resolução CNE/CP Nº 2/2019 estipula para o curso de Licenciatura um mínimo de 400 (quatrocentas) horas dedicadas ao estágio supervisionado, na área de formação e atuação na educação básica, contemplando também outras áreas específicas, se for o caso, conforme o projeto de curso da instituição.

 

As disciplinas da grade curricular que serão consideradas como estágio para a Resolução CNE/CP 2/2019 serão as seguintes:

 

Estágio em Educação Física Inclusiva (100h);

Estágio em Docência I (100h);

Estágio em Docência II (100h);

Estágio em Docência III (100h).

 

Além da Resolução CNE/CP 02/2019, o curso de Licenciatura atende à RESOLUÇÃO Nº 6, de 18 de dezembro de 2018, que exige 20% das horas do curso em estágios obrigatórios. Para esta complementação serão utilizadas disciplinas que compõem o Grupo III (Práticas Pedagógicas) da Resolução CNE/CP 02/2019. São elas:

 

Prática Docente (115h); Programa de Experiência Supervisionada – Crianças (PEx Crianças) (75h);

Programa de Experiência Supervisionada – Adolescentes (PEx Adolescentes) (75h).

 

Perfazendo um total de 650 horas de Estágio Supervisionado. Estas disciplinas estão distribuídas, de forma equilibrada, ao longo da Etapa Específica de formação do licenciado em Educação Física, a partir do 5º semestre até o 8º semestre.

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
DESENVOLVIMENTO HUMANO
30
1

Disciplina em implantação

EDUCAÇÃO FÍSICA: MERCADO DE TRABALHO E CARREIRA
40
1

Disciplina em implantação

ESPORTE ADAPTADO
60
1

Disciplina em implantação

ESPORTE DE MARCA I
30
1

Disciplina em implantação

FORMAÇÃO PESSOAL
30
1

Disciplina em implantação

GESTÃO DE RISCO E SEGURANÇA EM ESPORTES
30
1

Disciplina em implantação

INICIAÇÃO ESPORTIVA
60
1

Disciplina em implantação

RECREAÇÃO E JOGOS COOPERATIVOS
30
1

Disciplina em implantação

ANATOMIA MUSCULOESQUELÉTICA
60
2

Disciplina em implantação

ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
60
2

Disciplina em implantação

BIOFÍSICA
30
2

Disciplina em implantação

BIOQUÍMICA
30
2

Disciplina em implantação

ESPORTE, CULTURA E SOCIEDADE
30
2

Disciplina em implantação

FISIOLOGIA HUMANA
60
2

Disciplina em implantação

MOVIMENTO, RITMO E EXPRESSÃO
30
2

Disciplina em implantação

PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
30
2

Disciplina em implantação

PRÁTICAS DE HABILIDADES MOTORAS
60
2

Disciplina em implantação

CINESIOLOGIA
60
3

Disciplina em implantação

CULTURA DE PAZ E DIVERSIDADE
30
3

Disciplina em implantação

ESPORTE DE INVASÃO
60
3

Disciplina em implantação

ESPORTE TÉCNICO-COMBINATÓRIO
60
3

Disciplina em implantação

ESPORTES DE COMBATE
30
3

Disciplina em implantação

FILOSOFIA E BIOÉTICA
60
3

Disciplina em implantação

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
90
3

Disciplina em implantação

INOVAÇÃO EM SAÚDE
30
3

Disciplina em implantação

PRÁTICAS DE APTIDÃO FÍSICA
30
3

Disciplina em implantação

BASES DO TREINAMENTO FÍSICO
60
4

Disciplina em implantação

COMPORTAMENTO MOTOR E NEUROCIÊNCIAS
60
4

Disciplina em implantação

EDUCAÇÃO POSTURAL
30
4

Disciplina em implantação

ESPORTE COM REDE DIVISÓRIA
60
4

Disciplina em implantação

ESPORTES NA NATUREZA
60
4

Disciplina em implantação

FORMAÇÃO PESSOAL E ÉTICA PROFISSIONAL
30
4

Disciplina em implantação

HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
4

Disciplina em implantação

PESQUISA EM SAÚDE
30
4

Disciplina em implantação

PSICOMOTRICIDADE
60
4

Disciplina em implantação

DIDÁTICA
60
5

Disciplina em implantação

INIC. À DOCÊNCIA I: RECONHECIMENTO DO AMBIENTE ESCOLAR
90
5

Disciplina em implantação

LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
60
5

Disciplina em implantação

MATEMÁTICA INSTRUMENTAL
30
5

Disciplina em implantação

PROGRAMA DE EXPERIÊNCIA SUPERVISIONADA - CRIANÇAS
75
5

Disciplina em implantação

PRÁTICA DOCENTE
100
5

Disciplina em implantação

DISCIPLINAS ELETIVAS
180
6

Disciplina em implantação

EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROCESSOS INCLUSIVOS
60
6

Disciplina em implantação

GESTÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO
60
6

Disciplina em implantação

INIC. À DOC. II: ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE APRENDIZAGEM
90
6

Disciplina em implantação

PRIMEIROS SOCORROS
30
6

Disciplina em implantação

PROGRAMA DE EXPERIÊNCIA SUPERVISIONADA - ADOLESCENTES
75
6

Disciplina em implantação

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM
60
6

Disciplina em implantação

ESTÁGIO EM DOCÊNCIA I
100
7

Disciplina em implantação

ESTÁGIO EM DOCÊNCIA II
100
7

Disciplina em implantação

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
60
7

Disciplina em implantação

ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DA EDUC. BÁSICA
60
7

Disciplina em implantação

PROJETO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
30
7

Disciplina em implantação

ESTÁGIO EM DOCÊNCIA III
100
8

Disciplina em implantação

ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA
100
8

Disciplina em implantação

INICIAÇÃO À DOCÊNCIA V: PROJETO DESAFIOS NA EDUCAÇÃO
80
8

Disciplina em implantação

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
30
8

Disciplina em implantação

..Dados atualizados até 21/11/2024