Curso: Educação Física Bacharelado | Currículo Vigente: 96EA | ||
CARGA HORÁRIA | 3250 | ||
CRÉDITOS | 200 | ||
DURAÇÃO | 8 semestres | ||
TURNO | Manhã / Noite | ||
VAGAS | Vagas 1° semestre | 90 | |
Vagas 2° semestre | 90 | ||
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso | 360 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso | 0 | ||
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio | 660 | ||
ATOS LEGAIS DO CURSO | |||
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) | Resolução Nº 087/2020 | Data | 10/11/2020 |
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) | Portaria Nº 136 | D.O.U | 02/03/2018 |
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes | Resolução CNE/CES Nº 6 | D.O.U | 19/12/2018 |
Em consonância com o PPI-PUCRS (PDI 2016-2022) e alinhado às DCNs, o egresso da PUCRS se destaca como um sujeito reflexivo, autônomo e crítico, cooperativo e comprometido com a educação ao longo de toda a vida, em diálogo com a contemporaneidade. O profissional de Educação Física egresso do curso de Bacharelado em Educação Física da Escola de Ciências da Saúde e da Vida (ECSV) da Universidade – a partir de um percurso formativo com vivências interprofissionais, formações práticas em cenários diferenciados, e experiências empreendedoras e inovadoras – se constitui um profissional com formação generalista, humanista, proativo, eticamente comprometido com a sociedade, atuando, de forma colaborativa, como agente transformador da realidade da saúde e da área da Educação Física.
Tomando como referência os documentos institucionais da Universidade e as orientações das diretrizes curriculares através das Resoluções do CNE citadas acima, este curso visa habilitar profissionais com formação humanística, com competências técnica, sistêmica, reflexiva e crítica, capazes de intervir nos diferentes espaços do ambiente não escolar, fundamentados no espírito científico, respeitando o contexto sócio-histórico-cultural e educacional da região, em prol de uma sociedade mais justa e fraterna.
Para o curso de Bacharelado em Educação Física da PUCRS, entendendo a Educação para a Saúde como uma ação voltada para a promoção da saúde, prevenção e reabilitação de doenças, o aluno deve ao final do curso estar qualificado para atuar profissionalmente por meio do movimento humano e do esporte, com o objetivo de fomentar na sua atuação profissional, as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável. O bacharel deverá atuar a partir de vertentes educativas, reeducativas e terapêuticas, agindo de forma integrada e cooperativa em equipes multiprofissionais. Além disso, os egressos do curso de Bacharelado em Educação Física deverão, em consonância com a proposta da Universidade e da Escola, ser proativos, atualizados, criativos, competentes, éticos e responsáveis no seu fazer profissional, a fim de cumprirem a sua função como educadores e como promotores da saúde. |
Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.
VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO |
De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo: Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.
Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina. Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade. |
O curso de Bacharelado segue as orientações da RESOLUÇÃO Nº 6, de 18 de dezembro de 2018 institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física que determina 20% da carga horária total do curso devem ser dedicadas a atividades de estágio. Nesta proposta curricular, as práticas de estágio estão dispostas ao longo da segunda metade do curso, na etapa de formação específica, distribuídas de forma equilibrada entre o 5º e 8º semestre do curso.
No presente currículo constituem-se em disciplinas de estágio supervisionado: Programa de Experiência Supervisionada – Crianças (PEx Crianças – 75h); Programa de Experiência Supervisionada – Adolescentes (PEx Adolescentes – 75h); Programa de Experiência Supervisionada – Adultos (PEx Adultos – 75h); Programa de Experiência Supervisionada – Idosos (PEx Idosos – 75h); Estágio em Educação Física Inclusiva (60h); Estágio profissional I (120h); Estágio Profissional II (180h).
Totalizando 660 horas de estágio supervisionado. |
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
|
|
---|---|
DESENVOLVIMENTO HUMANO
30
1
|
|
EDUCAÇÃO FÍSICA: MERCADO DE TRABALHO E CARREIRA
40
1
|
|
ESPORTE ADAPTADO
60
1
|
|
ESPORTE DE MARCA I
30
1
|
|
FORMAÇÃO PESSOAL
30
1
|
|
GESTÃO DE RISCO E SEGURANÇA EM ESPORTES
30
1
|
|
INICIAÇÃO ESPORTIVA
60
1
|
|
RECREAÇÃO E JOGOS COOPERATIVOS
30
1
|
|
ANATOMIA MUSCULOESQUELÉTICA
60
2
|
|
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
60
2
|
|
BIOFÍSICA
30
2
|
|
BIOQUÍMICA
30
2
|
|
ESPORTE, CULTURA E SOCIEDADE
30
2
|
|
FISIOLOGIA HUMANA
60
2
|
|
MOVIMENTO, RITMO E EXPRESSÃO
30
2
|
|
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
30
2
|
|
PRÁTICAS DE HABILIDADES MOTORAS
60
2
|
|
CINESIOLOGIA
60
3
|
|
CULTURA DE PAZ E DIVERSIDADE
30
3
|
|
ESPORTE DE INVASÃO
60
3
|
|
ESPORTE TÉCNICO-COMBINATÓRIO
60
3
|
|
ESPORTES DE COMBATE
30
3
|
|
FILOSOFIA E BIOÉTICA
60
3
|
|
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
90
3
|
|
INOVAÇÃO EM SAÚDE
30
3
|
|
PRÁTICAS DE APTIDÃO FÍSICA
30
3
|
|
BASES DO TREINAMENTO FÍSICO
60
4
|
|
COMPORTAMENTO MOTOR E NEUROCIÊNCIAS
60
4
|
|
EDUCAÇÃO POSTURAL
30
4
|
|
ESPORTE COM REDE DIVISÓRIA
60
4
|
|
ESPORTES NA NATUREZA
60
4
|
|
FORMAÇÃO PESSOAL E ÉTICA PROFISSIONAL
30
4
|
|
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
4
|
|
PESQUISA EM SAÚDE
30
4
|
|
PSICOMOTRICIDADE
60
4
|
|
BIOMECÂNICA
30
5
|
|
DISCIPLINAS ELETIVAS
360
5
|
|
ESPORTE DE MARCA II
30
5
|
|
NUTRIÇÃO ESPORTIVA
30
5
|
|
PROGRAMA DE EXPERIÊNCIA SUPERVISIONADA - CRIANÇAS
75
5
|
|
PSICOLOGIA DO ESPORTE
30
5
|
|
TREINAMENTO DE FORÇA
90
5
|
|
Trabalho Integrado em Saúde
30
5
|
|
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE DO ADULTO E DA PESSOA IDOSA
60
6
|
|
ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA
60
6
|
|
PRIMEIROS SOCORROS
30
6
|
|
PROGRAMA DE EXPERIÊNCIA SUPERVISIONADA - ADOLESCENTES
75
6
|
|
TREINAMENTO CARDIORRESPIRATÓRIO E DE FLEXIBILIDADE
90
6
|
|
ESTÁGIO PROFISSIONAL I
120
7
|
|
PROGRAMA DE EXPERIÊNCIA SUPERVISIONADA - ADULTOS
75
7
|
|
PROJETO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
30
7
|
|
TREINAMENTO EM POPULAÇÕES ESPECÍFICAS
60
7
|
|
ATIVIDADES AQUÁTICAS
30
8
|
|
ESTÁGIO PROFISSIONAL II
180
8
|
|
PROGRAMA DE EXPERIÊNCIA SUPERV.-PESSOAS IDOSAS
75
8
|
|
SEMINÁRIOS DE GESTÃO APLICADA AO ESPORTE
30
8
|
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
30
8
|
|
TREINAMENTO NO ALTO RENDIMENTO
30
8
|