Curso: Design | Currículo Vigente: 9730 | ||
CARGA HORÁRIA | 2910 | ||
CRÉDITOS | 186 | ||
DURAÇÃO | 8 semestres | ||
TURNO | Manhã | ||
VAGAS | Vagas 1° semestre | 60 | |
Vagas 2° semestre | 30 | ||
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso | 360 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso | 120 | ||
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio | 0 | ||
ATOS LEGAIS DO CURSO | |||
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) | Resolução nº 144 | Data | 31/10/2023 |
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) | Portaria nº 1.077 | D.O.U | 15/12/2022 |
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes | Resolução CNE/CES nº 5/2004 | D.O.U | 15/03/2004 |
O perfil do egresso prevê a formação profissional alinhada às necessidades do mercado de trabalho com competências em formações específicas nas áreas do design combinando: conhecimento, habilidades, capacidades, atitude e experiência em Design de Comunicação, Design de Produto e Tecnologia, Design Digital e Design de Jogos; visão sistêmica do design para propor soluções inovadoras para desafios complexos; atitude empreendedora e autoral; atitude de liderança gerencial no ambiente organizacional e de processos de negócios; capacidade de adaptação e habilidades técnicas às demandas da sociedade do século XXI; consciência crítico-reflexiva, engajamento e liderança disseminadora da cultura do Design.
Ainda, o perfil do egresso do Curso de Design da PUCRS nas competências de formação propostas deve obedecer às indicações do artigo 4º da Resolução CNE/CES nº 5/20041 que regulamenta a formação na área de Design. O artigo indica que:
O curso de graduação em Design deve possibilitar a formação profissional que revele competências e habilidades para: I – capacidade criativa para propor soluções inovadoras, utilizando domínio de técnicas e de processo de criação; II – capacidade para o domínio de linguagem própria expressando conceitos e soluções, em seus projetos, de acordo com as diversas técnicas de expressão e reprodução visual; III – capacidade de interagir com especialistas de outras áreas de modo a utilizar conhecimentos diversos e atuar em equipes interdisciplinares na elaboração e execução de pesquisas e projetos; IV – visão sistêmica de projeto, manifestando capacidade de conceituá-lo a partir da combinação adequada de diversos componentes materiais e imateriais, processos de fabricação, aspectos econômicos, psicológicos e sociológicos do produto; V – domínio das diferentes etapas do desenvolvimento de um projeto, a saber: definição de objetivos, técnicas de coleta e de tratamento de dados, geração e avaliação de alternativas, configuração de solução e comunicação de resultados; VI – conhecimento do setor produtivo de sua especialização, revelando sólida visão setorial, relacionado ao mercado, materiais, processos produtivos e tecnologias abrangendo mobiliário, confecção, calçados, joias, cerâmicas, embalagens, artefatos de qualquer natureza, traços culturais da sociedade, softwares e outras manifestações regionais; VII – domínio de gerência de produção, incluindo qualidade, produtividade, arranjo físico de fábrica, estoques, custos e investimentos, além da administração de recursos humanos para a produção; VIII – visão histórica e prospectiva, centrada nos aspectos socioeconômicos e culturais, revelando consciência das implicações econômicas, sociais, antropológicas, ambientais, estéticas e éticas de sua atividade. |
Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.
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De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo: Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.
Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina. Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade. |
O curso não possui Estágio Obrigatório. |
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
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ASPECTOS VISIVOS E PERCEPTUAIS DO DESIGN
30
1
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INDÚSTRIA CRIATIVA
30
1
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|
INTRODUÇÃO AO DESIGN
30
1
|
|
LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE DESIGN SOCIAL
90
1
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|
REPRESENTAÇÃO VISUAL CRIATIVA
60
1
|
|
TECNOLOGIAS E PROCESSOS PRODUTIVOS
60
1
|
|
ARTES E LINGUAGENS VISUAIS
60
2
|
|
DISCIPLINA ELETIVA
360
2
|
|
LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE DESIGN SUSTENTÁVEL
90
2
|
|
MATERIAIS E PROCESSOS ARTESANAIS
60
2
|
|
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
30
2
|
|
REPRESENTAÇÃO VISUAL TÉCNICA
60
2
|
|
COR E DESIGN
30
3
|
|
ERGONOMIA
60
3
|
|
FOTOGRAFIA
30
3
|
|
JOGOS DIGITAIS: ENTRETENIMENTO E INTERAÇÃO
60
3
|
|
LABORATÓRIO INT. DE DESIGN UNIVERSAL E ACESSÍVEL
90
3
|
|
REPRESENTAÇÃO VISUAL TRIDIMENSIONAL
60
3
|
|
DESIGN DE ACESSÓRIOS E ARTEFATOS DE MODA
60
4
|
|
EMBALAGEM E PONTO DE VENDA
60
4
|
|
LABORATÓRIO INT. DE DESIGN SISTEMA PRODUTO-SERVIÇO
90
4
|
|
PROTOTIPAGEM RÁPIDA E IMPRESSÃO 3D
30
4
|
|
REPRESENTAÇÃO VISUAL EM ANIMAÇÃO
60
4
|
|
DESIGN DE INTERAÇÃO E EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO (UX DESIGN)
60
5
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|
DESIGN DE MOBILIÁRIO E ILUMINAÇÃO
60
5
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|
FOTOGRAFIA NA INDÚSTRIA CRIATIVA
60
5
|
|
ILUSTRAÇÃO
30
5
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|
LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE DESIGN DE INOVAÇÃO
90
5
|
|
BRANDING
30
6
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|
CRIAÇÃO TIPOGRÁFICA
60
6
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|
DESIGN DE PRODUTOS COM TECNOLOGIA EMBUTIDA
60
6
|
|
GESTÃO DE PROJETOS NA INDÚSTRIA CRIATIVA
30
6
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|
IDENTIDADE VISUAL
60
6
|
|
LABORATÓRIO INTERD. DE DESIGN DE ESTRATÉGIA E GESTÃO
90
6
|
|
DESIGN EDITORIAL
60
7
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|
ENVIRONMENTAL GRAPHIC DESIGN
60
7
|
|
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
7
|
|
LABORATÓRIO INTERD. DE DESIGN DE EXPERIÊNCIA E EMOCIONAL
90
7
|
|
METODOLOGIA DE PROJETOS DE DESIGN
60
7
|
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
8
|
|
COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA NAS ORGANIZAÇÕES
30
8
|
|
EMPREENDEDORISMO NA INDÚSTRIA CRIATIVA
60
8
|
|
LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE PROJ. DE GRADUAÇÃO EM DESIGN
90
8
|
|
ÉTICA E CIDADANIA
60
8
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