Curso: Ciências Econômicas: Economia | Currículo Vigente: 2555 | ||
CARGA HORÁRIA | 3000 | ||
CRÉDITOS | 168 | ||
DURAÇÃO | 8 semestres | ||
TURNO | Noite | ||
VAGAS | Vagas 1° semestre | 120 | |
Vagas 2° semestre | 120 | ||
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso | 360 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso | 120 | ||
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio | 0 | ||
ATOS LEGAIS DO CURSO | |||
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) | Resolução nº 52 | Data | 20/11/2014 |
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) | Portaria nº 705 | D.O.U | 19/12/2013 |
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes | Resolução CNE/CES nº 4 | D.O.U | 13/07/2007 |
O perfil do egresso do Curso de Ciências Econômicas da PUCRS contempla um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes previstos na Resolução nº 4/2007 das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), nos seus artigos 3º e 4º: Art. 3º O curso de graduação em Ciências Econômicas deve ensejar, como perfil desejado do formando, capacitação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e políticas relacionadas com a economia, revelando assimilação e domínio de novas informações, flexibilidade intelectual e adaptabilidade, bem como sólida consciência social indispensável ao enfrentamento de situações e transformações político-econômicas e sociais, contextualizadas, na sociedade brasileira e no conjunto das funções econômicas mundiais. Parágrafo único. O Bacharel em Ciências Econômicas deve apresentar um perfil centrado em sólida formação geral e com domínio técnico dos estudos relacionados com a formação teórico-quantitativa e teórico-prática, peculiares ao curso, além da visão histórica do pensamento econômico aplicado à realidade brasileira e ao contexto mundial, exigidos os seguintes pressupostos: I – Uma base cultural ampla, que possibilite o entendimento das questões econômicas no seu contexto histórico-social; II – Capacidade de tomada de decisões e de resolução de problemas numa realidade diversificada e em constante transformação; III – Capacidade analítica, visão crítica e competência para adquirir novos conhecimentos; e IV – Domínio das habilidades relativas à efetiva comunicação e expressão oral e escrita. Art. 4º Os cursos de graduação em Ciências Econômicas devem possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades: I – Desenvolver raciocínios logicamente consistentes; II – Ler e compreender textos econômicos; III – Elaborar pareceres, relatórios, trabalhos e textos na área econômica; IV – Utilizar adequadamente conceitos teóricos fundamentais da ciência econômica; V – Utilizar o instrumental econômico para analisar situações históricas concretas; VI – Utilizar formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenômenos socioeconômicos; e VII – Diferenciar correntes teóricas a partir de distintas políticas econômicas. A DCN do Curso de Ciências Econômicas atenta para a capacidade que o profissional formado pela PUCRS deve conter, qual seja, de compreensão dos problemas econômicos contemporâneos a partir do domínio dos referenciais da ciência econômica, em termos de seus processos históricos e políticos, e em razão da aplicação de seus métodos teórico–quantitativos. A capacidade técnica requerida pela Resolução nº 4/2007 da DCN é desenvolvida por competências específicas do Curso de Ciências Econômicas da PUCRS, que visam tornar o estudante apto principalmente a:
Juntamente às habilidades técnicas dos futuros profissionais, o perfil do egresso desta Universidade prima pelos diferenciais do humanismo, da ética, da multiculturalidade e da inovação que, no âmbito dos desafios globais, exigem habilidades comportamentais de lideranças que impactem positivamente a economia e os negócios. Tecnologias emergentes, práticas empresariais de governança ambiental, social e corporativa (ESG), mudanças nos mercados financeiros, crises de ordem diplomática, climática, econômica e energética pautam a necessidade do desenvolvimento de competências empreendedoras e de responsabilidade ética ao perfil do egresso do curso. O perfil do egresso do Curso de Ciências Econômicas da Escola de Negócios da PUCRS pode ser destacado como: “O curso de Ciências Econômicas da PUCRS visa formar profissionais com capacidade de compreender os problemas econômicos contemporâneos, com domínio dos referenciais da ciência econômica e sensibilidade para propor soluções social e ambientalmente responsáveis”. Comprometido com os dilemas da sociedade atual e do futuro, o perfil do egresso do Curso de Ciências Econômicas e dos demais cursos da Escola de Negócios da PUCRS, é composto pelas seguintes competências e objetivos de aprendizagem: (I) liderar com ética e responsabilidade, com o objetivo de aplicar a ética na simulação do exercício de uma atuação profissional responsável; (II) desenvolver visão empreendedora, cujo objetivo é desenvolver habilidades de coletar, organizar e relacionar dados e informações para tomada de decisões e propor soluções; (III) ser capaz de inovar, com o objetivo de propor estratégias de inovação voltadas ao desenvolvimento empresarial e da sociedade. O egresso do Curso de Ciências Econômicas na PUCRS terá experiências formativas integradoras, tendo em vista os percursos de aprendizagem do desenvolvimento pessoal e profissional. Mobilizará seus conhecimentos de modo proativo e inovador no empreendimento de soluções que impactam a economia e os negócios, contribuindo com a visão da Escola de Negócios em “Impactar negócios e sociedade, formando líderes e empreendedores, social e ambientalmente responsáveis, por meio de práticas imersivas de mercado em um ecossistema de inovação”. Assim, considerando-se as exigibilidades da Resolução nº 04 de 13 de julho de 2007, referente à DCN para os Cursos de Ciências Econômicas, as Resoluções do COFECON e os resultados das etapas do projeto Trajetórias, tem-se a representação gráfica do perfil do egresso do Curso de Ciências Econômicas da PUCRS. Nota-se que o perfil de formação está relacionado às competências do perfil do egresso do Curso, as quais expressam diferentes campos de domínio de aprendizagem dos estudantes. Sob a perspectiva dos saberes, essas competências e trilhas de aprendizagem são imprescindíveis ao mundo do trabalho, já que, além de conhecer a realidade e enfrentá-la tecnicamente, é preciso ter visão empreendedora e inovação para “saber fazer” e “saber ser” ético, social e ambientalmente responsável, além de ter capacidade técnica qualificada. |
Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.
VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO |
De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo: Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.
Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina. Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade.
|
Em consonância com as diretrizes curriculares nacionais vigentes, o curso não possui estágio obrigatório previsto no PPC. |
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
|
|
---|---|
ADMINISTRAÇÃO
60
1
|
|
CONTABILIDADE
60
1
|
|
ECONOMIA
60
1
|
|
MATEMÁTICA
60
1
|
|
RACIOCÍNIO LÓGICO E ANALÍTICO
60
1
|
|
COMUNICAÇÃO E PERSUASÃO
30
2
|
|
CONTABILIDADE GERENCIAL
60
2
|
|
Estatística
60
2
|
|
FILOSOFIA E ÉTICA GERAL
60
2
|
|
INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
30
2
|
|
MATEMÁTICA FINANCEIRA
60
2
|
|
DIREITO EMPRESARIAL
60
3
|
|
DISCIPLINAS ELETIVAS
360
3
|
|
ECONOMIA QUANTITATIVA I
30
3
|
|
FINANÇAS CORPORATIVAS DE CURTO PRAZO
60
3
|
|
HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL
30
3
|
|
INDIC.ECONÔMICOS E CONTABILIDADE SOCIAL
60
3
|
|
ECONOMIA QUANTITATIVA II
30
4
|
|
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
4
|
|
INTRODUÇÃO AO MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS
30
4
|
|
MACROECONOMIA I
60
4
|
|
MICROECONOMIA I
60
4
|
|
ECONOMETRIA I
60
5
|
|
ECONOMIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA
30
5
|
|
FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL
30
5
|
|
MACROECONOMIA II
60
5
|
|
MICROECONOMIA II
60
5
|
|
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
60
6
|
|
ECONOMETRIA II
60
6
|
|
ECONOMIA INDUSTRIAL
30
6
|
|
FINANÇAS PÚBLICAS
30
6
|
|
METODOLOGIA DE PESQUISA
30
6
|
|
SUSTENTABILIDADE
30
6
|
|
AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PROJETOS
30
7
|
|
ECONOMETRIA III
30
7
|
|
ECONOMIA BRASILEIRA
60
7
|
|
ECONOMIA DO AGRONEGÓCIO
30
7
|
|
ECONOMIA MONETÁRIA
60
7
|
|
HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO I
30
7
|
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
240
7
|
|
ALOCAÇÃO DE ATIVOS FINANCEIROS
60
8
|
|
ANÁLISE DE CONJUNTURA E CENÁRIOS ECONÔMICOS
30
8
|
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
8
|
|
ECONOMIA DAS FINANÇAS INTERNACIONAIS
30
8
|
|
ECONOMIA INTERNACIONAL
60
8
|
|
ECONOMIA REGIONAL E URBANA
30
8
|
|
HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO II
30
8
|
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
240
8
|