Dados do Curso - PUCRS - Portal

Curso de Ciências Econômicas: Economia

1. Dados do Curso
Curso: Ciências Econômicas: Economia Currículo Vigente: 2555
CARGA HORÁRIA 3000
CRÉDITOS 168
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO Noite
VAGAS Vagas 1° semestre 120
Vagas 2° semestre 120
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 120
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 0
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 52 Data 20/11/2014
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 705 D.O.U 19/12/2013
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 4 D.O.U 13/07/2007
2. Perfil do Egresso

O perfil do egresso do Curso de Ciências Econômicas da PUCRS contempla um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes previstos na Resolução nº 4/2007 das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), nos seus artigos e 4º 

Art. 3º O curso de graduação em Ciências Econômicas deve ensejar, como perfil desejado do formando, capacitação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e políticas relacionadas com a economia, revelando assimilação e domínio de novas informações, flexibilidade intelectual e adaptabilidade, bem como sólida consciência social indispensável ao enfrentamento de situações e transformações político-econômicas e sociais, contextualizadas, na sociedade brasileira e no conjunto das funções econômicas mundiais. 

Parágrafo único. O Bacharel em Ciências Econômicas deve apresentar um perfil centrado em sólida formação geral e com domínio técnico dos estudos relacionados com a formação teórico-quantitativa e teórico-prática, peculiares ao curso, além da visão histórica do pensamento econômico aplicado à realidade brasileira e ao contexto mundial, exigidos os seguintes pressupostos: 

I – Uma base cultural ampla, que possibilite o entendimento das questões econômicas no seu contexto histórico-social; 

II – Capacidade de tomada de decisões e de resolução de problemas numa realidade diversificada e em constante transformação; 

III – Capacidade analítica, visão crítica e competência para adquirir novos conhecimentos; e 

IV – Domínio das habilidades relativas à efetiva comunicação e expressão oral e escrita. 

Art. 4º Os cursos de graduação em Ciências Econômicas devem possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades: 

I – Desenvolver raciocínios logicamente consistentes; 

II – Ler e compreender textos econômicos; 

III – Elaborar pareceres, relatórios, trabalhos e textos na área econômica; 

IV – Utilizar adequadamente conceitos teóricos fundamentais da ciência econômica; 

V – Utilizar o instrumental econômico para analisar situações históricas concretas; 

VI – Utilizar formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenômenos socioeconômicos; e 

VII – Diferenciar correntes teóricas a partir de distintas políticas econômicas. 

A DCN do Curso de Ciências Econômicas atenta para a capacidade que o profissional formado pela PUCRS deve conter, qual seja, de compreensão dos problemas econômicos contemporâneos a partir do domínio dos referenciais da ciência econômica, em termos de seus processos históricos e políticos, e em razão da aplicação de seus métodos teóricoquantitativos.  

A capacidade técnica requerida pela Resolução nº 4/2007 da DCN é desenvolvida por competências específicas do Curso de Ciências Econômicas da PUCRS, que visam tornar o estudante apto principalmente a: 

  • Diferenciar correntes teóricas e aplicar conceitos fundamentais da teoria econômica;
  • Compreender sistemas econômicos e formular políticas para organizações e regiões; 
  • Dominar o cálculo financeiro e suas ferramentas; 
  • Formular análises de dados e estimar modelos econométricos;
  • Elaborar análises de relatórios conjunturais e empresariais.

Juntamente às habilidades técnicas dos futuros profissionais, o perfil do egresso desta Universidade prima pelos diferenciais do humanismo, da ética, da multiculturalidade e da inovação que, no âmbito dos desafios globais, exigem habilidades comportamentais de lideranças que impactem positivamente a economia e os negócios. Tecnologias emergentes, práticas empresariais de governança ambiental, social e corporativa (ESG), mudanças nos mercados financeiros, crises de ordem diplomática, climática, econômica e energética pautam a necessidade do desenvolvimento de competências empreendedoras e de responsabilidade ética ao perfil do egresso do curso.  

O perfil do egresso do Curso de Ciências Econômicas da Escola de Negócios da PUCRS pode ser destacado como: “O curso de Ciências Econômicas da PUCRS visa formar profissionais com capacidade de compreender os problemas econômicos contemporâneos, com domínio dos referenciais da ciência econômica e sensibilidade para propor soluções social e ambientalmente responsáveis”. 

Comprometido com os dilemas da sociedade atual e do futuro, o perfil do egresso do Curso de Ciências Econômicas e dos demais cursos da Escola de Negócios da PUCRS, é composto pelas seguintes competências e objetivos de aprendizagem: (I) liderar com ética e responsabilidade, com o objetivo de aplicar a ética na simulação do exercício de uma atuação profissional responsável; (II) desenvolver visão empreendedora, cujo objetivo é desenvolver habilidades de coletar, organizar e relacionar dados e informações para tomada de decisões e propor soluções; (III) ser capaz de inovar, com o objetivo de propor estratégias de inovação voltadas ao desenvolvimento empresarial e da sociedade. 

O egresso do Curso de Ciências Econômicas na PUCRS terá experiências formativas integradoras, tendo em vista os percursos de aprendizagem do desenvolvimento pessoal e profissional. Mobilizará seus conhecimentos de modo proativo e inovador no empreendimento de soluções que impactam a economia e os negócios, contribuindo com a visão da Escola de Negócios em “Impactar negócios e sociedade, formando líderes e empreendedores, social e ambientalmente responsáveis, por meio de práticas imersivas de mercado em um ecossistema de inovação”.  

Assim, considerando-se as exigibilidades da Resolução nº 04 de 13 de julho de 2007, referente à DCN para os Cursos de Ciências Econômicas, as Resoluções do COFECON e os resultados das etapas do projeto Trajetórias, tem-se a representação gráfica do perfil do egresso do Curso de Ciências Econômicas da PUCRS.  

Nota-se que o perfil de formação está relacionado às competências do perfil do egresso do Curso, as quais expressam diferentes campos de domínio de aprendizagem dos estudantes. Sob a perspectiva dos saberes, essas competências e trilhas de aprendizagem são imprescindíveis ao mundo do trabalho, já que, além de conhecer a realidade e enfrentá-la tecnicamente, é preciso ter visão empreendedora e inovação para “saber fazer” e “saber ser” ético, social e ambientalmente responsável, além de ter capacidade técnica qualificada.

3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo:

Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.

  • 1º – A forma de obtenção do grau G1 é definida no Projeto Pedagógico do Curso e no plano de ensino de cada disciplina.
  • 2º – O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
  • 3º – O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
  • 4º – Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.

Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina.

Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade.

 

5. Estágio Curricular

Em consonância com as diretrizes curriculares nacionais vigentes, o curso não possui estágio obrigatório previsto no PPC.

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
ADMINISTRAÇÃO
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANA CLARISSA MATTE ZANARDO DOS SANTOS 7 anos e 1 m¿s Link
CONTABILIDADE
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIO OLIVEIRA RIOS 9 anos Link
JOAO CARLOS SCHIER 35 anos Link
ECONOMIA
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
OSMAR TOMAZ DE SOUZA 18 anos Link
PATRICIA ULLMANN PALERMO 1 ano e 1 m¿s Link
MATEMÁTICA
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARCIA ZARDO DE OLIVEIRA BEIN 34 anos e 5 meses Link
RACIOCÍNIO LÓGICO E ANALÍTICO
60
1
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARCIRIO SILVEIRA CHAVES 8 anos e 11 meses Link
COMUNICAÇÃO E PERSUASÃO
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
SUSANA GIB AZEVEDO 38 anos Link
CONTABILIDADE GERENCIAL
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CLAUDIO OLIVEIRA RIOS 9 anos Link
Estatística
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BARBARA PATRICIA OLBERMANN PASINI 22 anos e 7 meses Link
FELIPE FONSECA SALERNO 1 m¿s Link
ROSSANA FRAGA BENITES 43 anos Link
FILOSOFIA E ÉTICA GERAL
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FABIO CAPRIO LEITE DE CASTRO 14 anos Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 15 anos Link
ROBERTO HOFMEISTER PICH 24 anos Link
SERGIO AUGUSTO SARDI 28 anos e 7 meses Link
INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
30
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIS HUMBERTO DE MELLO VILLWOCK 17 anos Link
MATEMÁTICA FINANCEIRA
60
2
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARCIA ZARDO DE OLIVEIRA BEIN 34 anos e 5 meses Link
MARIA BEATRIZ MENEZES CASTILHOS 42 anos Link
DIREITO EMPRESARIAL
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LAIS MACHADO LUCAS 13 anos Link
DISCIPLINAS ELETIVAS
360
3

Disciplina em implantação

ECONOMIA QUANTITATIVA I
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GUSTAVO SARAIVA FRIO 2 anos e 1 m¿s Link
FINANÇAS CORPORATIVAS DE CURTO PRAZO
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
RAFAEL DISCONZI RODRIGUES 7 anos e 1 m¿s Link
SANDRA BELLOLI DE VARGAS 3 anos e 1 m¿s Link
HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL
30
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUCIANA MURARI 10 anos Link
INDIC.ECONÔMICOS E CONTABILIDADE SOCIAL
60
3
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADALMIR ANTONIO MARQUETTI 32 anos e 7 meses Link
ECONOMIA QUANTITATIVA II
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GUSTAVO SARAIVA FRIO 2 anos e 1 m¿s Link
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CARLOS GUSTAVO HAAS 24 anos e 3 meses Link
CARLOS RODRIGO CRUZ DUTRA 2 anos Link
CLAUDIO VICENTE IMMIG 16 anos Link
ELIANA AVILA DA SILVEIRA 36 anos e 7 meses Link
LUIS EVANDRO HINRICHSEN 15 anos Link
INTRODUÇÃO AO MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS
30
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LEONARDO BALTAZAR DA SILVEIRA - Link
MACROECONOMIA I
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CECILIA RUTKOSKI HOFF 17 anos Link
LUIZ EDUARDO GARCIA DA SILVA 1 m¿s Link
MICROECONOMIA I
60
4
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
MARCO TULIO ANICETO FRANCA 12 anos Link
ECONOMETRIA I
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
EDUARDO SCHIRMER FINN 1 m¿s Link
GUSTAVO SARAIVA FRIO 2 anos e 1 m¿s Link
ECONOMIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
JOAO HENRIQUE SALLES JUNG 3 anos e 1 m¿s Link
FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL
30
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIZ EDUARDO GARCIA DA SILVA 1 m¿s Link
MACROECONOMIA II
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDRE LUIS CONTRI 31 anos Link
GUSTAVO INACIO DE MORAES 14 anos Link
MICROECONOMIA II
60
5
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ELY JOSE DE MATTOS 14 anos e 7 meses Link
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
IZETE PENGO BAGOLIN 19 anos Link
ECONOMETRIA II
60
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
AUGUSTO MUSSI ALVIM 20 anos Link
FERNANDO HENRIQUE DE PAULA E SILVA MENDES 2 anos e 1 m¿s Link
ECONOMIA INDUSTRIAL
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIZ EDUARDO GARCIA DA SILVA 1 m¿s Link
FINANÇAS PÚBLICAS
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADELAR FOCHEZATTO 31 anos e 7 meses Link
METODOLOGIA DE PESQUISA
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
IONARA RECH 22 anos Link
LEO FERNANDO KRAS JOAS 14 anos e 7 meses Link
MAURICIO SCHAIDHAUER 14 anos Link
MIRIAN OLIVEIRA 25 anos e 6 meses Link
SANDRA BELLOLI DE VARGAS 3 anos e 1 m¿s Link
SUSTENTABILIDADE
30
6
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
GABRIELA CARDOZO FERREIRA 22 anos e 6 meses Link
AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PROJETOS
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
FERNANDA GOLBSPAN LUTZ 1 m¿s Link
ECONOMETRIA III
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BRUNO NOGUEIRA LANZER 2 anos Link
ECONOMIA BRASILEIRA
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
KELLEN FRAGA DA SILVA 13 anos Link
ECONOMIA DO AGRONEGÓCIO
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
AUGUSTO MUSSI ALVIM 20 anos Link
ECONOMIA MONETÁRIA
60
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ANDRE LUIS CONTRI 31 anos Link
HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO I
30
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIZ EDUARDO GARCIA DA SILVA 1 m¿s Link
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
240
7
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADELAR FOCHEZATTO 31 anos e 7 meses Link
ANDRE LUIS CONTRI 31 anos Link
BRUNO NOGUEIRA LANZER 2 anos Link
EDUARDO SCHIRMER FINN 1 m¿s Link
ELY JOSE DE MATTOS 14 anos e 7 meses Link
FERNANDA GOLBSPAN LUTZ 1 m¿s Link
GUSTAVO INACIO DE MORAES 14 anos Link
GUSTAVO SARAIVA FRIO 2 anos e 1 m¿s Link
IZETE PENGO BAGOLIN 19 anos Link
KELLEN FRAGA DA SILVA 13 anos Link
MAURICIO SCHAIDHAUER 14 anos Link
RAFAEL DISCONZI RODRIGUES 7 anos e 1 m¿s Link
ALOCAÇÃO DE ATIVOS FINANCEIROS
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BRUNO BREYER CALDAS 7 anos e 1 m¿s Link
ANÁLISE DE CONJUNTURA E CENÁRIOS ECONÔMICOS
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADELAR FOCHEZATTO 31 anos e 7 meses Link
EDUARDO SCHIRMER FINN 1 m¿s Link
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
8

Disciplina em implantação

ECONOMIA DAS FINANÇAS INTERNACIONAIS
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BRUNO NOGUEIRA LANZER 2 anos Link
ECONOMIA INTERNACIONAL
60
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
BRUNO NOGUEIRA LANZER 2 anos Link
CECILIA RUTKOSKI HOFF 17 anos Link
ECONOMIA REGIONAL E URBANA
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
ADELAR FOCHEZATTO 31 anos e 7 meses Link
HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO II
30
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
LUIZ EDUARDO GARCIA DA SILVA 1 m¿s Link
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
240
8
Nome do Professor Tempo de Casa Lattes
CECILIA RUTKOSKI HOFF 17 anos Link
FERNANDO HENRIQUE DE PAULA E SILVA MENDES 2 anos e 1 m¿s Link
GUSTAVO SARAIVA FRIO 2 anos e 1 m¿s Link
KELLEN FRAGA DA SILVA 13 anos Link
LEONARDO BALTAZAR DA SILVEIRA - Link
MAICON MANOEL BENIN 1 ano e 1 m¿s Link
MARCO TULIO ANICETO FRANCA 12 anos Link
..Dados atualizados até 27/03/2025