Dados do Curso - PUCRS - Portal

Curso de Ciências Econômicas: Economia

1. Dados do Curso
Curso: Ciências Econômicas: Economia Currículo Vigente: 2555
CARGA HORÁRIA 3000
CRÉDITOS 168
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO Noite
VAGAS Vagas 1° semestre 120
Vagas 2° semestre 120
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 120
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 0
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 52 Data 20/11/2014
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 705 D.O.U 19/12/2013
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 4 D.O.U 13/07/2007
2. Perfil do Egresso

O perfil do egresso do Curso de Ciências Econômicas da PUCRS contempla um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes previstos na Resolução nº 4/2007 das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), nos seus artigos e 4º 

Art. 3º O curso de graduação em Ciências Econômicas deve ensejar, como perfil desejado do formando, capacitação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e políticas relacionadas com a economia, revelando assimilação e domínio de novas informações, flexibilidade intelectual e adaptabilidade, bem como sólida consciência social indispensável ao enfrentamento de situações e transformações político-econômicas e sociais, contextualizadas, na sociedade brasileira e no conjunto das funções econômicas mundiais. 

Parágrafo único. O Bacharel em Ciências Econômicas deve apresentar um perfil centrado em sólida formação geral e com domínio técnico dos estudos relacionados com a formação teórico-quantitativa e teórico-prática, peculiares ao curso, além da visão histórica do pensamento econômico aplicado à realidade brasileira e ao contexto mundial, exigidos os seguintes pressupostos: 

I – Uma base cultural ampla, que possibilite o entendimento das questões econômicas no seu contexto histórico-social; 

II – Capacidade de tomada de decisões e de resolução de problemas numa realidade diversificada e em constante transformação; 

III – Capacidade analítica, visão crítica e competência para adquirir novos conhecimentos; e 

IV – Domínio das habilidades relativas à efetiva comunicação e expressão oral e escrita. 

Art. 4º Os cursos de graduação em Ciências Econômicas devem possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades: 

I – Desenvolver raciocínios logicamente consistentes; 

II – Ler e compreender textos econômicos; 

III – Elaborar pareceres, relatórios, trabalhos e textos na área econômica; 

IV – Utilizar adequadamente conceitos teóricos fundamentais da ciência econômica; 

V – Utilizar o instrumental econômico para analisar situações históricas concretas; 

VI – Utilizar formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenômenos socioeconômicos; e 

VII – Diferenciar correntes teóricas a partir de distintas políticas econômicas. 

A DCN do Curso de Ciências Econômicas atenta para a capacidade que o profissional formado pela PUCRS deve conter, qual seja, de compreensão dos problemas econômicos contemporâneos a partir do domínio dos referenciais da ciência econômica, em termos de seus processos históricos e políticos, e em razão da aplicação de seus métodos teóricoquantitativos.  

A capacidade técnica requerida pela Resolução nº 4/2007 da DCN é desenvolvida por competências específicas do Curso de Ciências Econômicas da PUCRS, que visam tornar o estudante apto principalmente a: 

  • Diferenciar correntes teóricas e aplicar conceitos fundamentais da teoria econômica;
  • Compreender sistemas econômicos e formular políticas para organizações e regiões; 
  • Dominar o cálculo financeiro e suas ferramentas; 
  • Formular análises de dados e estimar modelos econométricos;
  • Elaborar análises de relatórios conjunturais e empresariais.

Juntamente às habilidades técnicas dos futuros profissionais, o perfil do egresso desta Universidade prima pelos diferenciais do humanismo, da ética, da multiculturalidade e da inovação que, no âmbito dos desafios globais, exigem habilidades comportamentais de lideranças que impactem positivamente a economia e os negócios. Tecnologias emergentes, práticas empresariais de governança ambiental, social e corporativa (ESG), mudanças nos mercados financeiros, crises de ordem diplomática, climática, econômica e energética pautam a necessidade do desenvolvimento de competências empreendedoras e de responsabilidade ética ao perfil do egresso do curso.  

O perfil do egresso do Curso de Ciências Econômicas da Escola de Negócios da PUCRS pode ser destacado como: “O curso de Ciências Econômicas da PUCRS visa formar profissionais com capacidade de compreender os problemas econômicos contemporâneos, com domínio dos referenciais da ciência econômica e sensibilidade para propor soluções social e ambientalmente responsáveis”. 

Comprometido com os dilemas da sociedade atual e do futuro, o perfil do egresso do Curso de Ciências Econômicas e dos demais cursos da Escola de Negócios da PUCRS, é composto pelas seguintes competências e objetivos de aprendizagem: (I) liderar com ética e responsabilidade, com o objetivo de aplicar a ética na simulação do exercício de uma atuação profissional responsável; (II) desenvolver visão empreendedora, cujo objetivo é desenvolver habilidades de coletar, organizar e relacionar dados e informações para tomada de decisões e propor soluções; (III) ser capaz de inovar, com o objetivo de propor estratégias de inovação voltadas ao desenvolvimento empresarial e da sociedade. 

O egresso do Curso de Ciências Econômicas na PUCRS terá experiências formativas integradoras, tendo em vista os percursos de aprendizagem do desenvolvimento pessoal e profissional. Mobilizará seus conhecimentos de modo proativo e inovador no empreendimento de soluções que impactam a economia e os negócios, contribuindo com a visão da Escola de Negócios em “Impactar negócios e sociedade, formando líderes e empreendedores, social e ambientalmente responsáveis, por meio de práticas imersivas de mercado em um ecossistema de inovação”.  

Assim, considerando-se as exigibilidades da Resolução nº 04 de 13 de julho de 2007, referente à DCN para os Cursos de Ciências Econômicas, as Resoluções do COFECON e os resultados das etapas do projeto Trajetórias, tem-se a representação gráfica do perfil do egresso do Curso de Ciências Econômicas da PUCRS.  

Nota-se que o perfil de formação está relacionado às competências do perfil do egresso do Curso, as quais expressam diferentes campos de domínio de aprendizagem dos estudantes. Sob a perspectiva dos saberes, essas competências e trilhas de aprendizagem são imprescindíveis ao mundo do trabalho, já que, além de conhecer a realidade e enfrentá-la tecnicamente, é preciso ter visão empreendedora e inovação para “saber fazer” e “saber ser” ético, social e ambientalmente responsável, além de ter capacidade técnica qualificada.

3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo:

Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.

  • 1º – A forma de obtenção do grau G1 é definida no Projeto Pedagógico do Curso e no plano de ensino de cada disciplina.
  • 2º – O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
  • 3º – O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
  • 4º – Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.

Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina.

Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade.

 

5. Estágio Curricular

Em consonância com as diretrizes curriculares nacionais vigentes, o curso não possui estágio obrigatório previsto no PPC.

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
ADMINISTRAÇÃO
60
1

Disciplina em implantação

CONTABILIDADE
60
1

Disciplina em implantação

ECONOMIA
60
1

Disciplina em implantação

MATEMÁTICA
60
1

Disciplina em implantação

RACIOCÍNIO LÓGICO E ANALÍTICO
60
1

Disciplina em implantação

COMUNICAÇÃO E PERSUASÃO
30
2

Disciplina em implantação

CONTABILIDADE GERENCIAL
60
2

Disciplina em implantação

Estatística
60
2

Disciplina em implantação

FILOSOFIA E ÉTICA GERAL
60
2

Disciplina em implantação

INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
30
2

Disciplina em implantação

MATEMÁTICA FINANCEIRA
60
2

Disciplina em implantação

DIREITO EMPRESARIAL
60
3

Disciplina em implantação

DISCIPLINAS ELETIVAS
360
3

Disciplina em implantação

ECONOMIA QUANTITATIVA I
30
3

Disciplina em implantação

FINANÇAS CORPORATIVAS DE CURTO PRAZO
60
3

Disciplina em implantação

HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL
30
3

Disciplina em implantação

INDIC.ECONÔMICOS E CONTABILIDADE SOCIAL
60
3

Disciplina em implantação

ECONOMIA QUANTITATIVA II
30
4

Disciplina em implantação

HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
4

Disciplina em implantação

INTRODUÇÃO AO MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS
30
4

Disciplina em implantação

MACROECONOMIA I
60
4

Disciplina em implantação

MICROECONOMIA I
60
4

Disciplina em implantação

ECONOMETRIA I
60
5

Disciplina em implantação

ECONOMIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA
30
5

Disciplina em implantação

FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL
30
5

Disciplina em implantação

MACROECONOMIA II
60
5

Disciplina em implantação

MICROECONOMIA II
60
5

Disciplina em implantação

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
60
6

Disciplina em implantação

ECONOMETRIA II
60
6

Disciplina em implantação

ECONOMIA INDUSTRIAL
30
6

Disciplina em implantação

FINANÇAS PÚBLICAS
30
6

Disciplina em implantação

METODOLOGIA DE PESQUISA
30
6

Disciplina em implantação

SUSTENTABILIDADE
30
6

Disciplina em implantação

AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PROJETOS
30
7

Disciplina em implantação

ECONOMETRIA III
30
7

Disciplina em implantação

ECONOMIA BRASILEIRA
60
7

Disciplina em implantação

ECONOMIA DO AGRONEGÓCIO
30
7

Disciplina em implantação

ECONOMIA MONETÁRIA
60
7

Disciplina em implantação

HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO I
30
7

Disciplina em implantação

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
240
7

Disciplina em implantação

ALOCAÇÃO DE ATIVOS FINANCEIROS
60
8

Disciplina em implantação

ANÁLISE DE CONJUNTURA E CENÁRIOS ECONÔMICOS
30
8

Disciplina em implantação

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
8

Disciplina em implantação

ECONOMIA DAS FINANÇAS INTERNACIONAIS
30
8

Disciplina em implantação

ECONOMIA INTERNACIONAL
60
8

Disciplina em implantação

ECONOMIA REGIONAL E URBANA
30
8

Disciplina em implantação

HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO II
30
8

Disciplina em implantação

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
240
8

Disciplina em implantação

..Dados atualizados até 19/11/2024