Dados do Curso - PUCRS - Portal

Curso de Ciências Biológicas Licenciatura

1. Dados do Curso
Curso: Ciências Biológicas Licenciatura Currículo Vigente: 9606
CARGA HORÁRIA 3200
CRÉDITOS 164
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO Tarde
VAGAS Vagas 1° semestre 60
Vagas 2° semestre 60
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 180
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 200
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 400
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 47 Data 12/09/2019
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 919 D.O.U 27/12/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 7 D.O.U 11/03/2002
2. Perfil do Egresso

   Pretendemos formar um licenciado com capacidade de resolver problemas, a partir de análise crítica e reflexiva, que trabalhe de forma interdisciplinar, domine novas tecnologias, sensível às mudanças sociais para entender a sala de aula e seus alunos e motivado à sua constante atualização profissional. Com base nisso, o perfil do egresso do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas deve ser compatível com seu campo de atuação profissional previsto na legislação e deverá permitir sua atuação de modo a atender às necessidades dos estudantes e da sociedade em geral. De forma mais específica, o perfil dos egressos será o de um profissional:

  • consciente da ética e da realidade sociocultural e global, capaz de identificar problemas e necessidades da comunidade e formular alternativas de soluções dos problemas;
  • competente no domínio de saberes disciplinares de Ciências e de Biologia, detentor de uma excelente qualificação, com habilidade de articulá-los e contextualizá-los, na teoria e na prática, enquanto educador;
  • responsável pelo incentivo à conservação e preservação da qualidade socioambiental, da biodiversidade e da saúde, por meio da sua atuação na educação básica;
  • capaz de promover a aprendizagem como processo de construção de conhecimentos, valores e habilidades, de forma crítica, ética e interativa, atuando multi e interdisciplinarmente;
  • comprometido com seu trabalho, sendo capaz de avaliar e de realizar auto avaliação, implementando práticas investigativas relacionadas ao educar pela pesquisa e investigando sua própria prática dentro de um contexto profissional reflexivo;
  • capaz de atuar de forma criativa, empreendedora e adaptável às mudanças no contexto da educação, tanto pelo aporte de novas tecnologias como pelas necessidades sociais;
  • capaz de interagir com colegas de outras áreas com vistas à compreensão de fenômenos complexos das Ciências, que exigem abordagens interdisciplinares;
  • hábil na percepção e aceitação da diversidade no espaço escolar, mostrando-se sensível aos problemas e dificuldades dos estudantes, buscando a solução por meio de diálogo;
  • consciente da necessidade de educação continuada como maneira de atualização e aprimoramento da sua formação, frente a um mundo em constante mudança, no qual as Ciências Biológicas têm apresentado uma rápida expansão.

   Considerando as características do Biólogo Licenciado apontadas anteriormente, também pretende-se desenvolver nos alunos as seguintes competências e habilidades constantes no Parecer do CNE/CES 1301/2001, formando um egresso que seja reconhecido por:

  • Pautar-se por princípios da ética democrática: responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade;
  • Reconhecer formas de discriminação racial, social, de gênero, entre outras que se fundem inclusive em alegados pressupostos biológicos, posicionando-se diante delas de forma crítica, com respaldo em pressupostos epistemológicos coerentes e na bibliografia de referência;
  • Portar-se como educador consciente em seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva socioambiental;
  • Utilizar o conhecimento sobre organização, gestão e financiamento da pesquisa e sobre a legislação e políticas públicas referentes à área;
  • Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade;
  • Utilizar os conhecimentos das ciências biológicas para compreender e transformar o contexto sociopolítico e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislação pertinente;
  • Orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural, às culturas autóctones e à biodiversidade;
  • Atuar multi e interdisciplinarmente, interagindo com diferentes especialidades e diversos profissionais, de modo a estar preparado para a contínua mudança do mundo produtivo;
  • Avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos/tecnologia/serviços e produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais e epistemológicos.
3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo:

Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.

  • 1º – A forma de obtenção do grau G1 é definida no Projeto Pedagógico do Curso e no plano de ensino de cada disciplina.
  • 2º – O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
  • 3º – O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
  • 4º – Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.

Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina.

Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade.

5. Estágio Curricular

A Resolução CNE/CP 2/2015 estipula um mínimo de 400 (quatrocentas) horas dedicadas ao estágio supervisionado, na área de formação e atuação na educação básica, contemplando também outras áreas específicas, se for o caso, conforme o projeto de curso da instituição.

Na Licenciatura em Ciências Biológicas, os estágios supervisionados estão organizados em quatro disciplinas: Estágio Docente em Ciências e Matemática I (100h) e Estágio Docente em Ciências e Matemática II (100h), Estágio Docente em Biologia I (100h) e Estágio Docente em Biologia II (100h), perfazendo um total de 400 horas de estágio supervisionado. O acompanhamento e supervisão dos estagiários, a sua avaliação e o controle da carga horária cumprida nos estágios de campo são de responsabilidade dos professores das respectivas disciplinas.

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
BIOLOGIA CELULAR
30
1

Disciplina em implantação

ECOLOGIA E SUSTENTABILIDADE
30
1

Disciplina em implantação

ECOLOGIA GERAL E APLICADA
30
1

Disciplina em implantação

FORMAÇÃO PESSOAL
30
1

Disciplina em implantação

INIC. À DOCÊNCIA I: RECONHECIMENTO DO AMBIENTE ESCOLAR
90
1

Disciplina em implantação

MATEMÁTICA INSTRUMENTAL
30
1

Disciplina em implantação

PSIC.DA EDUCAÇÃO:DESENVOLVIMENTO
30
1

Disciplina em implantação

QUÍMICA GERAL
60
1

Disciplina em implantação

TÓPICOS DE FÍSICA CLÁSSICA
30
1

Disciplina em implantação

BIOLOGIA VEGETAL
45
2

Disciplina em implantação

BIOQUÍMICA
60
2

Disciplina em implantação

EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO-FORMAIS
30
2

Disciplina em implantação

EUCARIOTOS UNICELULARES
30
2

Disciplina em implantação

INIC. À DOC. II: ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE APRENDIZAGEM
90
2

Disciplina em implantação

MÉTODOS FILOGENÉTICOS PARA ESTUDOS EVOLUTIVOS
30
2

Disciplina em implantação

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM
60
2

Disciplina em implantação

BIOLOGIA MOLECULAR
30
3

Disciplina em implantação

DIDÁTICA
60
3

Disciplina em implantação

FUNDAMENTOS DE MORFOLOGIA E DIVERSIDADE VEGETAL
60
3

Disciplina em implantação

HISTOLOGIA
30
3

Disciplina em implantação

INIC. À DOC. III: ED. EM CIÊNCIAS E MAT. NO ENS. FUND.
90
3

Disciplina em implantação

MICROBIOLOGIA
60
3

Disciplina em implantação

MÉTODOS DE ENSINO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
60
3

Disciplina em implantação

RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E POLÍTICAS AFIRMATIVAS
30
3

Disciplina em implantação

DISCIPLINAS ELETIVAS
180
4

Disciplina em implantação

EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROCESSOS INCLUSIVOS
60
4

Disciplina em implantação

FUNDAMENTOS DE MORFOLOGIA E DIVERSIDADE ANIMAL
60
4

Disciplina em implantação

GENÉTICA
30
4

Disciplina em implantação

INIC. À DOC. IV: ED. EM CIÊNCIAS E MAT. NO ENS. MÉDIO
90
4

Disciplina em implantação

INICIAÇÃO À DOCÊNCIA V: PROJETO DESAFIOS NA EDUCAÇÃO
80
4

Disciplina em implantação

POLÍTICAS SOCIAIS PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS
30
4

Disciplina em implantação

ANATOMIA HUMANA GERAL
30
5

Disciplina em implantação

CIÊNCIA DA CONSERVAÇÃO
60
5

Disciplina em implantação

ESTÁGIO DOCENTE EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA I
100
5

Disciplina em implantação

GEOLOGIA E PALEONTOLOGIA
75
5

Disciplina em implantação

LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
60
5

Disciplina em implantação

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
60
5

Disciplina em implantação

TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
30
5

Disciplina em implantação

BIOTECNOLOGIA
30
6

Disciplina em implantação

ESTÁGIO DOCENTE EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA II
100
6

Disciplina em implantação

EVOLUÇÃO
60
6

Disciplina em implantação

FISIOLOGIA VEGETAL
60
6

Disciplina em implantação

IMUNOLOGIA
30
6

Disciplina em implantação

MÉTODOS DE ENSINO EM BIOLOGIA
30
6

Disciplina em implantação

NEUROCIÊNCIAS E APRENDIZAGEM
30
6

Disciplina em implantação

ESTÁGIO DOCENTE EM BIOLOGIA I
100
7

Disciplina em implantação

FISIOLOGIA ANIMAL
60
7

Disciplina em implantação

ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DA EDUC. BÁSICA
60
7

Disciplina em implantação

PARASITOLOGIA
30
7

Disciplina em implantação

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
200
8

Disciplina em implantação

ESTÁGIO DOCENTE EM BIOLOGIA II
100
8

Disciplina em implantação

FILOSOFIA E BIOÉTICA
60
8

Disciplina em implantação

FISIOLOGIA HUMANA
60
8

Disciplina em implantação

GESTÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO
60
8

Disciplina em implantação

HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
8

Disciplina em implantação

..Dados atualizados até 21/11/2024