Curso: Ciências Biológicas Licenciatura | Currículo Vigente: 9606 | ||
CARGA HORÁRIA | 3200 | ||
CRÉDITOS | 164 | ||
DURAÇÃO | 8 semestres | ||
TURNO | Tarde | ||
VAGAS | Vagas 1° semestre | 60 | |
Vagas 2° semestre | 60 | ||
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso | 180 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso | 200 | ||
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio | 400 | ||
ATOS LEGAIS DO CURSO | |||
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) | Resolução nº 47 | Data | 12/09/2019 |
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) | Portaria nº 919 | D.O.U | 27/12/2018 |
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes | Resolução CNE/CES nº 7 | D.O.U | 11/03/2002 |
Pretendemos formar um licenciado com capacidade de resolver problemas, a partir de análise crítica e reflexiva, que trabalhe de forma interdisciplinar, domine novas tecnologias, sensível às mudanças sociais para entender a sala de aula e seus alunos e motivado à sua constante atualização profissional. Com base nisso, o perfil do egresso do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas deve ser compatível com seu campo de atuação profissional previsto na legislação e deverá permitir sua atuação de modo a atender às necessidades dos estudantes e da sociedade em geral. De forma mais específica, o perfil dos egressos será o de um profissional:
Considerando as características do Biólogo Licenciado apontadas anteriormente, também pretende-se desenvolver nos alunos as seguintes competências e habilidades constantes no Parecer do CNE/CES 1301/2001, formando um egresso que seja reconhecido por:
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Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.
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De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo: Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.
Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina. Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade. |
A Resolução CNE/CP 2/2015 estipula um mínimo de 400 (quatrocentas) horas dedicadas ao estágio supervisionado, na área de formação e atuação na educação básica, contemplando também outras áreas específicas, se for o caso, conforme o projeto de curso da instituição. Na Licenciatura em Ciências Biológicas, os estágios supervisionados estão organizados em quatro disciplinas: Estágio Docente em Ciências e Matemática I (100h) e Estágio Docente em Ciências e Matemática II (100h), Estágio Docente em Biologia I (100h) e Estágio Docente em Biologia II (100h), perfazendo um total de 400 horas de estágio supervisionado. O acompanhamento e supervisão dos estagiários, a sua avaliação e o controle da carga horária cumprida nos estágios de campo são de responsabilidade dos professores das respectivas disciplinas. |
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
|
|
---|---|
BIOLOGIA CELULAR
30
1
|
|
ECOLOGIA E SUSTENTABILIDADE
30
1
|
|
ECOLOGIA GERAL E APLICADA
30
1
|
|
FORMAÇÃO PESSOAL
30
1
|
|
INIC. À DOCÊNCIA I: RECONHECIMENTO DO AMBIENTE ESCOLAR
90
1
|
|
MATEMÁTICA INSTRUMENTAL
30
1
|
|
PSIC.DA EDUCAÇÃO:DESENVOLVIMENTO
30
1
|
|
QUÍMICA GERAL
60
1
|
|
TÓPICOS DE FÍSICA CLÁSSICA
30
1
|
|
BIOLOGIA VEGETAL
45
2
|
|
BIOQUÍMICA
60
2
|
|
EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO-FORMAIS
30
2
|
|
EUCARIOTOS UNICELULARES
30
2
|
|
INIC. À DOC. II: ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE APRENDIZAGEM
90
2
|
|
MÉTODOS FILOGENÉTICOS PARA ESTUDOS EVOLUTIVOS
30
2
|
|
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM
60
2
|
|
BIOLOGIA MOLECULAR
30
3
|
|
DIDÁTICA
60
3
|
|
FUNDAMENTOS DE MORFOLOGIA E DIVERSIDADE VEGETAL
60
3
|
|
HISTOLOGIA
30
3
|
|
INIC. À DOC. III: ED. EM CIÊNCIAS E MAT. NO ENS. FUND.
90
3
|
|
MICROBIOLOGIA
60
3
|
|
MÉTODOS DE ENSINO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
60
3
|
|
RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E POLÍTICAS AFIRMATIVAS
30
3
|
|
DISCIPLINAS ELETIVAS
180
4
|
|
EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROCESSOS INCLUSIVOS
60
4
|
|
FUNDAMENTOS DE MORFOLOGIA E DIVERSIDADE ANIMAL
60
4
|
|
GENÉTICA
30
4
|
|
INIC. À DOC. IV: ED. EM CIÊNCIAS E MAT. NO ENS. MÉDIO
90
4
|
|
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA V: PROJETO DESAFIOS NA EDUCAÇÃO
80
4
|
|
POLÍTICAS SOCIAIS PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS
30
4
|
|
ANATOMIA HUMANA GERAL
30
5
|
|
CIÊNCIA DA CONSERVAÇÃO
60
5
|
|
ESTÁGIO DOCENTE EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA I
100
5
|
|
GEOLOGIA E PALEONTOLOGIA
75
5
|
|
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
60
5
|
|
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
60
5
|
|
TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
30
5
|
|
BIOTECNOLOGIA
30
6
|
|
ESTÁGIO DOCENTE EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA II
100
6
|
|
EVOLUÇÃO
60
6
|
|
FISIOLOGIA VEGETAL
60
6
|
|
IMUNOLOGIA
30
6
|
|
MÉTODOS DE ENSINO EM BIOLOGIA
30
6
|
|
NEUROCIÊNCIAS E APRENDIZAGEM
30
6
|
|
ESTÁGIO DOCENTE EM BIOLOGIA I
100
7
|
|
FISIOLOGIA ANIMAL
60
7
|
|
ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DA EDUC. BÁSICA
60
7
|
|
PARASITOLOGIA
30
7
|
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
200
8
|
|
ESTÁGIO DOCENTE EM BIOLOGIA II
100
8
|
|
FILOSOFIA E BIOÉTICA
60
8
|
|
FISIOLOGIA HUMANA
60
8
|
|
GESTÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO
60
8
|
|
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
8
|