Dados do Curso - PUCRS - Portal

Curso de Ciências Biológicas Bacharelado

1. Dados do Curso
Curso: Ciências Biológicas Bacharelado Currículo Vigente: 9605
CARGA HORÁRIA 3270
CRÉDITOS 190
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO Tarde
VAGAS Vagas 1° semestre 60
Vagas 2° semestre 60
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 120
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 330
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 48 Data 12/09/2019
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 919 D.O.U 27/12/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 7 D.O.U 11/03/2002
2. Perfil do Egresso

 Pretende-se formar um bacharel com capacidade de resolver problemas, a partir de análise crítica e reflexiva, que trabalhe de forma interdisciplinar, domine novas tecnologias, sensível às mudanças sociais e motivado à sua constante atualização profissional. Com base nisso, o perfil do egresso do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas deve ser compatível com seu campo de atuação profissional previsto na legislação e deverá permitir sua atuação de modo a atender às necessidades da sociedade em geral. De forma mais específica, pretende-se formar um profissional que seja reconhecido por:

  • Ser consciente da ética e da realidade sociocultural e global, capaz de identificar problemas e necessidades da comunidade e formular alternativas de soluções;
  • Ser responsável pelo incentivo à conservação e preservação da qualidade socioambiental, da biodiversidade e da saúde, por meio da sua atuação profissional;
  • Participativo frente às políticas sociais, culturais, econômicas e ambientais e às inovações tecnológicas;
  • Pautar-se por princípios da ética democrática: responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade;
  • Reconhecer formas de discriminação racial, social, de gênero, entre outras que se fundem inclusive em alegados pressupostos biológicos, posicionando-se diante delas de forma crítica, com respaldo em pressupostos epistemológicos coerentes e na bibliografia de referência;
  • Portar-se como educador consciente em seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva socioambiental;
  • Ser capaz de atuar de forma criativa, empreendedora e adaptável às mudanças no contexto local e global, tanto pelo aporte de novas tecnologias como pelas necessidades sociais.
  • Utilizar o conhecimento sobre organização, gestão e financiamento da pesquisa e sobre a legislação e políticas públicas referentes à área;
  • Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade;
  • Utilizar os conhecimentos das ciências biológicas para compreender e transformar o contexto sociopolítico e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislação pertinente;
  • Orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural, às culturas autóctones e à biodiversidade;
  • Atuar multi e interdisciplinarmente, interagindo com diferentes especialidades e diversos profissionais, de modo a estar preparado para a contínua mudança do mundo produtivo;
  • Avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos/tecnologia/serviços e produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais e epistemológicos.
3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo:

Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.

  • 1º – A forma de obtenção do grau G1 é definida no Projeto Pedagógico do Curso e no plano de ensino de cada disciplina.
  • 2º – O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
  • 3º – O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
  • 4º – Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.

Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina.

Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade.

5. Estágio Curricular

O Estágio Profissional do Curso de Bacharelado tem por objetivo preparar o acadêmico para o exercício profissional oportunizando a integração dos conhecimentos teóricos com a prática da profissão, além de possibilitar a abertura de novos campos de promoção social e profissional. O estágio tem por objetivo proporcionar experiências práticas nas linhas de formação e atuação do Biólogos e está dividido em Estágio Profissional I e II. São atividades válidas para o Estágio Profissional, aquelas reconhecidas pelo Conselho Regional de Biologia como atribuição e atuação do Biólogo.

O estudante poderá realizar Estágio Profissional a partir da conclusão de 130 créditos como requisito de posição, correspondente a cerca de 70% dos créditos do curso. 

Os Estágios Profissionais I e II terão, cada um, a duração de 150 horas de atividades em campo e 15 horas de orientação na Instituição de Ensino.

O estudante estagiário deverá assinar Termo de Compromisso com a Instituição Concedente, na forma da Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008, conforme formulário disponível na secretaria da Escola de Ciências da Saúde e da Vida.

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
ANÁLISE GRÁFICA E PROPORCIONALIDADE
30
1

Disciplina em implantação

BIOLOGIA CELULAR
30
1

Disciplina em implantação

ECOLOGIA E SUSTENTABILIDADE
30
1

Disciplina em implantação

ECOLOGIA GERAL E APLICADA
30
1

Disciplina em implantação

FORMAÇÃO PESSOAL
30
1

Disciplina em implantação

PARASITOLOGIA
30
1

Disciplina em implantação

QUÍMICA GERAL
60
1

Disciplina em implantação

TRABALHO INTEGRADO EM SAÚDE
30
1

Disciplina em implantação

TÓPICOS DE FÍSICA CLÁSSICA
30
1

Disciplina em implantação

BIOLOGIA VEGETAL
45
2

Disciplina em implantação

BIOQUÍMICA
60
2

Disciplina em implantação

ECOLOGIA DE INDIVÍDUOS E POPULAÇÕES
45
2

Disciplina em implantação

EUCARIOTOS UNICELULARES
30
2

Disciplina em implantação

FILOSOFIA E BIOÉTICA
60
2

Disciplina em implantação

FUNDAMENTOS DE ESTATÍSTICA
30
2

Disciplina em implantação

INTRODUÇÃO À PRÁTICA DO BIÓLOGO
45
2

Disciplina em implantação

MÉTODOS FILOGENÉTICOS PARA ESTUDOS EVOLUTIVOS
30
2

Disciplina em implantação

BIOFÍSICA
30
3

Disciplina em implantação

BIOLOGIA EXPERIMENTAL
30
3

Disciplina em implantação

BIOLOGIA MOLECULAR
30
3

Disciplina em implantação

DISCIPLINAS ELETIVAS
360
3

Disciplina em implantação

FUNDAMENTOS DE MORFOLOGIA E DIVERSIDADE VEGETAL
60
3

Disciplina em implantação

HISTOLOGIA
30
3

Disciplina em implantação

MICROBIOLOGIA
60
3

Disciplina em implantação

OCEANOLOGIA E LIMNOLOGIA
30
3

Disciplina em implantação

PRÁTICAS EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR
30
3

Disciplina em implantação

BIOFÍSICA MOLECULAR
30
4

Disciplina em implantação

DIVERSIDADE VIRAL E PROCARIÓTICA
30
4

Disciplina em implantação

ECOLOGIA DE COMUNIDADES E ECOSSISTEMAS
45
4

Disciplina em implantação

EMBRIOLOGIA
30
4

Disciplina em implantação

EMBRIÓFITAS BASAIS
45
4

Disciplina em implantação

FUNDAMENTOS DE MORFOLOGIA E DIVERSIDADE ANIMAL
60
4

Disciplina em implantação

GENÉTICA
30
4

Disciplina em implantação

MICOLOGIA
30
4

Disciplina em implantação

MÉTODOS QUANTITATIVOS EM BIOLOGIA
30
4

Disciplina em implantação

ANÁLISES DE DADOS MOLECULARES
30
5

Disciplina em implantação

BIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO COMPARADA
30
5

Disciplina em implantação

CIÊNCIA DA CONSERVAÇÃO
60
5

Disciplina em implantação

FORMAÇÃO DO EMPREENDEDOR
30
5

Disciplina em implantação

GENÉTICA AVANÇADA
60
5

Disciplina em implantação

GEOLOGIA E PALEONTOLOGIA
75
5

Disciplina em implantação

MORFOLOGIA DAS ESPERMATÓFITAS
45
5

Disciplina em implantação

ZOOLOGIA I
45
5

Disciplina em implantação

BIOGEOGRAFIA
30
6

Disciplina em implantação

BIOTECNOLOGIA
30
6

Disciplina em implantação

DIVERSIDADE DAS ESPERMATÓFITAS
45
6

Disciplina em implantação

EVOLUÇÃO
60
6

Disciplina em implantação

FISIOLOGIA VEGETAL
60
6

Disciplina em implantação

IMUNOLOGIA
30
6

Disciplina em implantação

PROJETO
30
6

Disciplina em implantação

ZOOLOGIA II
45
6

Disciplina em implantação

ESTÁGIO PROFISSIONLIZANTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
165
7

Disciplina em implantação

FISIOLOGIA ANIMAL
60
7

Disciplina em implantação

PRÁTICA DE CAMPO EM BOTÂNICA
30
7

Disciplina em implantação

PRÁTICA DE CAMPO EM ZOOLOGIA - INVERTEBRADOS
30
7

Disciplina em implantação

ZOOLOGIA III
60
7

Disciplina em implantação

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
8

Disciplina em implantação

BIOLOGIA FORENSE
30
8

Disciplina em implantação

ECOLOGIA DAS INTERAÇÕES
30
8

Disciplina em implantação

ECOTOXICOLOGIA
30
8

Disciplina em implantação

ESTÁGIO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
165
8

Disciplina em implantação

FISIOLOGIA HUMANA
60
8

Disciplina em implantação

HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
8

Disciplina em implantação

LICENCIAMENTO AMBIENTAL
30
8

Disciplina em implantação

PRÁTICA DE CAMPO EM ZOOLOGIA - VERTEBRADOS
45
8

Disciplina em implantação

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
15
8

Disciplina em implantação

..Dados atualizados até 23/11/2024