Curso: Ciências Aeronáuticas | Currículo Vigente: 98AZ | ||
CARGA HORÁRIA | 2745 | ||
CRÉDITOS | 163 | ||
DURAÇÃO | 7 semestres | ||
TURNO | Manhã / Tarde / Noite | ||
VAGAS | Vagas 1° semestre | 60 | |
Vagas 2° semestre | |||
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso | 360 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso | 120 | ||
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio | 0 | ||
ATOS LEGAIS DO CURSO | |||
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) | Resolução nº 16 | Data | 27/10/2011 |
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) | Portaria nº 279 | D.O.U | 04/07/2016 |
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes | D.O.U |
O profissional formado deve ser um piloto de alto nível de proficiência, em conformidade com os requisitos da autoridade aeronáutica, atuando em âmbito técnico e gerencial, de forma a ser capaz de prever, reconhecer e agir, rápida e adequadamente, diante das mudanças constantes em todos os segmentos da aviação e da sociedade. O egresso do Curso deverá ser capaz de assimilar novas tecnologias, identificar implicações sociais, econômicas, políticas e diplomáticas; decidir sobre aspectos técnicos e administrativos; ser responsável pelo bom clima de trabalho e relacionamento interpessoal, e conduzir a aeronave com segurança e eficácia, otimizando os recursos existentes. O Curso de Ciências Aeronáuticas deve ensejar como perfil do graduado, capacidade e aptidão para:
A Graduação de Bacharel em Ciências Aeronáuticas – Piloto de Linha Aérea, da PUCRS, deve possibilitar ao egresso os conhecimentos que revelem, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:
Representar adequadamente a empresa e o país, devendo, para tanto, desenvolver sua habilidade de interagir positivamente com autoridades representativas do segmento aeronáutico civil nacional e internacional, comunicar-se eficazmente, ter capacidade analítica e ética. |
Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.
VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO |
De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo: Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.
Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina. Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade. |
As DCN para Cursos de Ciências Aeronáuticas não exigem estágio supervisionado. Contudo, a exigência de formação prática de voo em paralelo à formação teórica permite uma interação importante com o campo de trabalho já desde o início da formação. Estágios não obrigatórios têm restrições legais em função do emprego de profissionais ainda não habilitados em ambientes considerados críticos para segurança e operação na aviação. Contudo, há esforços para constituir parcerias com as organizações que desenvolvem atividades aeronáuticas na região (aeroportos, empresas de manutenção, outros centros de formação). Com a reformulação estrutural ocorrida na Universidade no início de 2018, estes estágios passaram a ser geridos pela “PUCRS Carreiras”, deixando todos os processos centralizados, e com pouca gerência de parte da Comissão Coordenador do Curso. Nos últimos anos, a principal entidade parceira tem sido o Grupamento de Voo da Brigada Militar. Com uma média anual que tem oscilado entre 2 e 3 estagiários ativos. O curso conta com práticas de voo com exigência complementar de formação, conforme DCN. Neste sentido, os alunos são orientados ao longo da formação teórica, nas disciplinas da trilha de “pilotagem de aeronaves” nas suas práticas de voo em instituições externas, homologadas pela ANAC. Destaca-se que a PUCRS não dispõe de aeronaves próprias e, desta forma, aceita os programas de voo homologados pela agência reguladora em diferentes instituições em todo o território nacional. |
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
|
|
---|---|
AVIATION ENGLISH I
30
1
|
|
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL I
15
1
|
|
ESCRITA ACADÊMICA EM CIÊNCIAS AERONÁUTICAS
30
1
|
|
ESTATÍSTICA APLICADA PARA CIÊNCIAS AERONÁUTICAS
60
1
|
|
FÍSICA PARA CIÊNCIAS AERONÁUTICAS
90
1
|
|
HISTÓRIA DA AVIAÇÃO E POLÍTICA INTERNACIONAL
60
1
|
|
MEDICINA AEROESPACIAL
30
1
|
|
SISTEMA DE AVIAÇÃO CIVIL
30
1
|
|
TÉCNICAS DE PILOTAGEM VFR
30
1
|
|
AVIATION ENGLISH II
30
2
|
|
CONHECIMENTOS TÉCNICOS DE AERONAVES
60
2
|
|
GESTÃO DA PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS - MÓDULO I
60
2
|
|
METEOROLOGIA AERONÁUTICA
60
2
|
|
NAVEGAÇÃO AÉREA IFR - MÓDULO I
60
2
|
|
REGULAMENTAÇÃO AERONÁUTICA
60
2
|
|
TEORIA DE VOO DE BAIXA VELOCIDADE
60
2
|
|
AVIATION ENGLISH III
30
3
|
|
CURSO TEÓRICO DE PC/IFR
0
3
|
|
FRASEOLOGIA AERONÁUTICA NACIONAL
30
3
|
|
GESTÃO DA PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS - MÓDULO II
60
3
|
|
NAVEGAÇÃO AÉREA IFR - MÓDULO II
45
3
|
|
PERFORMANCE, PESO E BALANCEAMENTO - MÓDULO I
60
3
|
|
SISTEMAS E MOTORES AERONÁUTICOS
75
3
|
|
TÉCNICAS DE PILOTAGEM IFR
30
3
|
|
ÉTICA E CIDADANIA
60
3
|
|
AVIATION ENGLISH IV
30
4
|
|
DISCIPLINA ELETIVA
360
4
|
|
FRASEOLOGIA AERONÁUTICA INTERNACIONAL
30
4
|
|
GESTÃO APLICADA À AVIAÇÃO
60
4
|
|
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
4
|
|
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E SAÚDE MENTAL
45
4
|
|
PRÁTICA DE VOO EM SIMULADOR - IFR/MONO
60
4
|
|
TÉCNICAS DE PILOTAGEM DE MULTIMOTORES
30
4
|
|
DIREITO AERONÁUTICO
45
5
|
|
GERENCIAMENTO DE RECURSOS DE EQUIPES (CRM)
60
5
|
|
INTRODUÇÃO À PESQUISA EM CIÊNCIAS AERONÁUTICAS
60
5
|
|
PRÁTICA DE VOO EM SIMULADOR - MULTIMOTOR
30
5
|
|
TECHNICAL ENGLISH FOR PILOTS
30
5
|
|
TEORIA DE VOO DE ALTA VELOCIDADE
30
5
|
|
AVIATION ENGLISH V
30
6
|
|
AVIÔNICA
60
6
|
|
ESTRUTURA DE OPERAÇÕES DE VOO
30
6
|
|
LICENÇA DE PILOTO COMERCIAL-AVIÃO, HABILITAÇÕES IFR/MULTI
15
6
|
|
MULTI CREW COOPERATION TRAINING
30
6
|
|
PERFORMANCE, PESO E BALANCEAMENTO - MÓDULO II
30
6
|
|
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA SEGURANÇA OPERACIONAL (SGSO)
60
6
|
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - PROJETO
15
6
|
|
TRÁFEGO AÉREO INTERNACIONAL E AVIAÇÃO CORPORATIVA
60
6
|
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
7
|
|
CERTIFICADO DE CONHECIMENTOS TEÓRICOS - PLA
0
7
|
|
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL II
15
7
|
|
FORMAÇÃO DO INSTRUTOR DE VOO
75
7
|
|
JET TRAINING
60
7
|
|
LANGUAGE AS A HUMAN FACTOR
30
7
|
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - ARTIGO
15
7
|
|
TÉCNICA DE OPERAÇÃO DE JATO
30
7
|