Dados do Curso - PUCRS - Portal

Curso de Biomedicina

1. Dados do Curso
Curso: Biomedicina Currículo Vigente: 9617
CARGA HORÁRIA 3200
CRÉDITOS 168
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO Tarde
VAGAS Vagas 1° semestre 60
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 120
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 680
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 25 Data 21/03/2023
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 426 de 09/11/2023 D.O.U 10/11/2023
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 2/2003 D.O.U 20/02/2003
2. Perfil do Egresso

O egresso da PUCRS se destaca como um sujeito reflexivo, autônomo e crítico, cooperativo e comprometido com a educação ao longo de toda a vida, em diálogo com a contemporaneidade. O Biomédico egresso do curso de Biomedicina da Escola de Ciências da Saúde e da Vida (ECSV) da PUCRS – a partir de um percurso formativo com vivências interprofissionais, formações práticas em cenários diferenciados, e experiências empreendedoras e inovadoras – se constitui um profissional com formação generalista, humanista, proativo, eticamente comprometido com a sociedade, atuando, de forma colaborativa, como agente transformador da realidade da saúde e da área da Biomedicina.

O egresso deste curso tem como competências o conhecimento técnico-científico e habilidades e atitudes que abrangem o cuidado, a gestão, a inovação e o empreendedorismo em saúde, na perspectiva interprofissional e interdisciplinar de modo a ser:

  • Ético e crítico, consciente das implicações da atuação profissional em saúde e educação para a saúde, visando à promoção dos direitos humanos e bem-estar dos indivíduos, dos grupos, das organizações e das comunidades, nos diferentes níveis de atenção à saúde;
  • Participativo frente às políticas sociais, culturais, econômicas e ambientais e às inovações tecnológicas;
  • Comprometido com o contínuo aprimoramento de suas competências profissionais para pesquisa e/ou desenvolvimento de tecnologias e serviços em saúde, alinhando-se às demandas e exigências nacionais e internacionais;
  • Resiliente, comunicativo, proativo, flexível e solidário no estabelecimento de vínculos interpessoais que propiciem a sua atuação individual, coletiva e interprofissional;
  • Propositivo e resolutivo nos trabalhos em equipes, grupos e redes, atuando com respeito, cooperação, iniciativa e responsabilidade social.

   O Biomédico deve estar capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia, biomedicina estética e análise por imagem. Além disso, este profissional deverá ter uma preparação adequada à aplicação do conhecimento e experiências da área paramédica, atuando no desenvolvimento, análise e emissão de laudos de exames laboratoriais, assim como no ensino superior e em áreas afins.  Assim, do ponto de vista de suas competências técnico-científicas próprias, o egresso:

  • Emite laudos, pareceres, atestados e relatórios da análise de alimentos, da água, do meio ambiente, de micro-organismos em geral, parasitas, de vírus, do sangue, do sistema de defesa, de cortes de tecido humano, de raspados de cavidades corpóreas, da duplicação do material genético e da síntese proteica, do material genético, de embriões, da relação entre as propriedade químicas e biológicas de seres vivos; dos medicamentos, da toxicidade de substâncias, do estudo das múltiplas funções do corpo humano, e da base biológica dos processos mentais;
  • Domina a operação e manuseio de equipamentos e sistemas biomédicos;
  • Atua em ações de programas de promoção, manutenção, prevenção e proteção da Saúde;
  • Conhece métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
  • Realiza, interpreta, emite laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais, incluindo os exames hematológicos, citológicos, citopatológicos e histoquímicos, biologia molecular, bem como análises toxicológicas, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança;
  • Realiza procedimentos relacionados à coleta de material para fins de análises laboratoriais e toxicológicas;
  • Atua na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia;
  • Realiza análises físico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente, incluídas as análises de água, ar e esgoto;
  • Realiza procedimentos minimamente invasivos não cirúrgicos em estética;
  • Atua na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados, incluindo realização, interpretação de exames e responsabilidade técnica de serviços de hemoterapia;
  • Exerce atenção individual e coletiva na área das análises clínicas e toxicológicas;
  • Gerencia laboratórios de análises clínicas e toxicológicas;
  • Atua na seleção, desenvolvimento e controle de qualidade de metodologias, de reativos, reagentes e equipamentos;
  • Assimila as constantes mudanças conceituais e evolução tecnológica apresentadas no contexto mundial;
  • Avalia e responde com senso crítico as informações que estão sendo oferecidas durante a graduação e no exercício profissional;
  • Forma um raciocínio dinâmico, rápido e preciso na solução de problemas dentro de cada uma de suas habilitações específicas;
  • É dotado de espírito crítico e responsabilidade que lhe permita uma atuação profissional consciente, dirigida para a melhoria da qualidade de vida da população humana;
  • Exerce, além das atividades técnicas pertinentes à profissão, o papel de educador, gerando e transmitindo novos conhecimentos para a formação de novos profissionais e para a sociedade como um todo.
3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo:

Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.

  • 1º – A forma de obtenção do grau G1 é definida no Projeto Pedagógico do Curso e no plano de ensino de cada disciplina.
  • 2º – O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
  • 3º – O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
  • 4º – Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.

Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina.

Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade.

5. Estágio Curricular

Os estágios obrigatórios são exigências das DCNs do curso de graduação em Biomedicina, sendo condição indispensável para a conclusão do curso. Para a realização destes estágios, o aluno deverá atender a todos os requisitos, conforme previsto na estrutura curricular do curso, e ter efetivação da matrícula na disciplina do estágio correspondente. A conclusão da carga horária proposta para os Estágios I e II, não condiciona a certificação de habilitação na área junto ao Conselho de Biomedicina, que tem normatização própria. Os alunos que desejarem adquirir habilitação em uma das áreas da Biomedicina devem realizar em conjunto os estágios I ou II acrescido do estágio III na mesma área.

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
ANATOMIA HUMANA GERAL
30
1

Disciplina em implantação

BIOFÍSICA
30
1

Disciplina em implantação

BIOLOGIA CELULAR
30
1

Disciplina em implantação

HISTOLOGIA
30
1

Disciplina em implantação

INTRODUÇÃO À PROFISSÃO BIOMÉDICA
30
1

Disciplina em implantação

PRÁTICAS DE ANATOMIA HUMANA GERAL
30
1

Disciplina em implantação

QUÍMICA GERAL I
90
1

Disciplina em implantação

BIOLOGIA MOLECULAR
30
2

Disciplina em implantação

BIOQUÍMICA
60
2

Disciplina em implantação

BIOSSEGURANÇA
30
2

Disciplina em implantação

FISIOLOGIA HUMANA
60
2

Disciplina em implantação

FORMAÇÃO PESSOAL
30
2

Disciplina em implantação

GENÉTICA
30
2

Disciplina em implantação

PARASITOLOGIA
30
2

Disciplina em implantação

QUÍMICA ORGÂNICA I
60
2

Disciplina em implantação

DISCIPLINAS ELETIVAS
360
3

Disciplina em implantação

EMBRIOLOGIA
30
3

Disciplina em implantação

EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA
60
3

Disciplina em implantação

FARMACOLOGIA
30
3

Disciplina em implantação

HEMATOLOGIA
60
3

Disciplina em implantação

IMUNOLOGIA
30
3

Disciplina em implantação

MICROBIOLOGIA
60
3

Disciplina em implantação

PARASITOLOGIA CLÍNICA
30
3

Disciplina em implantação

PATOLOGIA
30
3

Disciplina em implantação

ANÁLISES DE DADOS MOLECULARES
30
4

Disciplina em implantação

COSMETOLOGIA
30
4

Disciplina em implantação

FUNDAMENTOS DE BIOMEDICINA ESTÉTICA I
30
4

Disciplina em implantação

HEMATOLOGIA E CITOLOGIA CLÍNICA
60
4

Disciplina em implantação

MICROBIOLOGIA CLÍNICA
60
4

Disciplina em implantação

REPRODUÇÃO HUMANA
60
4

Disciplina em implantação

TRABALHO INTEGRADO EM SAÚDE
30
4

Disciplina em implantação

BIOLOGIA FORENSE
30
5

Disciplina em implantação

BIOQUÍMICA CLÍNICA I
60
5

Disciplina em implantação

BIOTECNOLOGIA
30
5

Disciplina em implantação

FUNDAMENTOS DE BIOMEDICINA ESTÉTICA II
30
5

Disciplina em implantação

FÍSICA DAS RADIAÇÕES PARA CIÊNCIAS BIOMÉDICAS
60
5

Disciplina em implantação

IMUNOLOGIA CLÍNICA
60
5

Disciplina em implantação

INOVAÇÃO EM SAÚDE
30
5

Disciplina em implantação

ANÁLISES TOXICOLÓGICAS
60
6

Disciplina em implantação

BIOQUÍMICA CLÍNICA II
60
6

Disciplina em implantação

ESTÁGIO I
155
6

Disciplina em implantação

FUNDAMENTOS DE IMAGENS MÉDICAS
60
6

Disciplina em implantação

GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE
30
6

Disciplina em implantação

PESQUISA EM SAÚDE
30
6

Disciplina em implantação

DIAGNÓSTICO MOLECULAR
60
7

Disciplina em implantação

ESTÁGIO II
155
7

Disciplina em implantação

FILOSOFIA E BIOÉTICA
60
7

Disciplina em implantação

FUNDAMENTOS DE ESTATÍSTICA
30
7

Disciplina em implantação

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
30
7

Disciplina em implantação

TÓPICOS AVANÇADOS EM BIOMEDICINA
30
7

Disciplina em implantação

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
8

Disciplina em implantação

DEONTOLOGIA E LEGISLAÇÃO BIOMÉDICA
30
8

Disciplina em implantação

ESTÁGIO III
370
8

Disciplina em implantação

HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
8

Disciplina em implantação

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
30
8

Disciplina em implantação

..Dados atualizados até 19/11/2024