Dados do Curso - PUCRS - Portal

Curso de Física: Física Médica

1. Dados do Curso
Curso: Física: Física Médica Currículo Vigente: 9801
CARGA HORÁRIA
CRÉDITOS
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO Noite
VAGAS Vagas 1° semestre
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 54 Data 12/09/2019
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 919 D.O.U 28/12/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 9 D.O.U 11/03/2002
2. Perfil do Egresso

   O Curso de Bacharelado em Física da PUCRS, Linha de Formação: Física Médica, existente na PUCRS desde 1990, está focado na conexão entre o instrumental (teórico e/ou experimental) da Física e a área da saúde. Este profissional atua em conjunto com especialistas de outras áreas, tais como médicos, odontólogos, enfermeiros, tecnólogos, biólogos, engenheiros, químicos e administradores, dentre outros profissionais.

   Do ponto de vista estrutural, o presente projeto propõe uma formação ampla e flexível, que busca desenvolver habilidades e competências necessárias às expectativas atuais, com capacidade de adequação a diferentes perspectivas de atuação futura. Neste sentido, “o formando em Física necessita de qualificações profissionais básicas comuns, que devem corresponder a objetivos claros de formação para todos os cursos de graduação em física, bacharelados ou licenciaturas” (Parecer CNE/CP 1304/2001, p. 4).

   O perfil do egresso do Curso de Bacharelado em Física, Linha de Formação: Física Médica, abrange o domínio de conhecimentos básicos de física e de tópicos específicos da formação, a aplicação desses conhecimentos, a postura profissional frente à área de atuação e o comprometimento com sua formação continuada.

Nessa perspectiva, o egresso do Curso de Bacharelado em Física, Linha de Formação: Física Médica, deve estar apto a:

  • descrever e explicar fenômenos naturais bem como processos, dispositivos e equipamentos tecnológicos em sua área de atuação, em termos de conceitos, teorias e princípios físicos gerais;
  • identificar problemas físicos, experimentais ou teóricos, práticos ou abstratos, formulando e encaminhando soluções baseadas em metodologia científica e instrumental apropriadas;
  • compreender a ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sociopolíticos, culturais e econômicos;
  • agir com autonomia, iniciativa, responsabilidade e consciência ético-profissional-social-ambiental;
  • estabelecer um bom relacionamento com profissionais da sua área e de outras áreas;
  • manter atualizada sua cultura científica geral e sua cultura técnica profissional específica, buscando formas de educação continuada;
  • utilizar a linguagem matemática para expressão dos fenômenos naturais;
  • empregar a linguagem científica, tanto na forma oral quanto escrita, para comunicar os resultados científicos em relatórios técnicos, artigos, seminários e palestras, entre outros;
  • abordar e resolver problemas teóricos e/ou experimentais por meio de metodologias científicas, sendo capaz de analisar dados e interpretar resultados;
  • propor, elaborar e utilizar modelos físicos, reconhecendo seus domínios de validade;
  • utilizar os recursos das tecnologias da informação e comunicação, dispondo de noções de linguagem computacional;
  • desenvolver autonomia no processo de aprendizagem;
  • reconhecer as relações entre o desenvolvimento da Física com outras áreas do saber, tecnologias e instâncias sociais.

   As competências apontadas anteriormente são desenvolvidas ao longo do Curso de Bacharelado em Física.

   O Bacharel em Física, Linha de Formação: Física Médica, tem sua atuação principal em instituições de saúde, órgãos de vigilância sanitária e empresas de informática, de equipamentos eletromédicos, eletroeletrônicos e de medição. Sua atuação se dá no desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas em universidades e centros de pesquisas, em empresas de assessoria e consultoria, em programas de garantia da qualidade, na dosimetria das radiações e na proteção radiológica.

   O egresso do Bacharelado em Física, Linha de Formação: Física Médica, deve desenvolver competências específicas do físico-interdisciplinar na área biomédica, tais como: elaborar projetos de pesquisa interdisciplinares; desenvolver metodologias científicas no tratamento de problemas específicos da área da saúde; administrar e organizar equipes multidisciplinares de trabalho; atuar harmonicamente em equipes multiprofissionais; realizar consultorias e assessorias para a aquisição de materiais e equipamentos eletromédicos; elaborar programas de garantia da qualidade de equipamentos emissores de radiação; aplicar técnicas de medição e otimização de dose; identificar e avaliar os parâmetros físicos relevantes para a detecção, processamento e análise de sinais e imagens; elaborar projetos para instalação de equipamentos de terapia e de diagnóstico por imagem e laboratórios destinados ao manuseio de fontes e aparelhos emissores de radiação; realizar e acompanhar rotinas em ambiente hospitalar, tais como, calibração de equipamentos, controle da qualidade, testes para aferição preventiva dos equipamentos e testes de aceitação; manusear com segurança fontes emissoras de radiação ionizante, seladas e não seladas; manter atualizado o seu conhecimento sobre a legislação nacional e orientações internacionais que regem a sua área de atuação profissional; desenvolver processos investigativos que gerem conhecimentos e novas ações e protocolos que contribuam para o aprimoramento das práticas em saúde.

3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo:

Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.

  • 1º – A forma de obtenção do grau G1 é definida no Projeto Pedagógico do Curso e no plano de ensino de cada disciplina.
  • 2º – O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
  • 3º – O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
  • 4º – Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.

Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina.

Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade.

5. Estágio Curricular
6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
Não existe conteúdo cadastrado
..Dados atualizados até 19/11/2024