Curso: Administração: Marketing | Currículo Vigente: 255M | ||
CARGA HORÁRIA | 3000 | ||
CRÉDITOS | 168 | ||
DURAÇÃO | 8 semestres | ||
TURNO | Noite | ||
VAGAS | Vagas 1° semestre | 60 | |
Vagas 2° semestre | 60 | ||
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso | 360 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso | 120 | ||
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio | 0 | ||
ATOS LEGAIS DO CURSO | |||
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) | Resolução CGEC Nº 060 | Data | 21/06/2018 |
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) | Portaria nº 271 | D.O.U | 04/04/2017 |
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes | Resolução CNE/CES nº 4 | D.O.U | 19/07/2005 |
O perfil do Egresso da Escola de Negócios do Curso de Administração está conectado com a Diretriz e alinhado aos objetivos estratégicos da Escola de Negócios, sendo assim o perfil do egresso é formar para a sociedade: “Administradores líderes e empreendedores que promovam inovações necessárias nas organizações e na sociedade, de forma ética e com responsabilidade social e ambiental”. A Diretriz Curricular Nacional – DCN Res. CNE/CES 5/2021 da Administração aponta no seu segundo artigo que: Art. 2º O perfil do egresso do Curso de Graduação em Administração deve expressar um conjunto integrado de conteúdos (saber), competências (saber fazer), habilidades (saber fazer bem) e atitudes (querer fazer), que inclua as capacidades fundamentais descritas nestas diretrizes e que seja coerente com o ambiente profissional para o qual o egresso será preparado, seja ele local, regional, nacional ou global. Parágrafo único: o conjunto de conteúdos, competências e habilidades que constituem o perfil do egresso deve apresentar um equilíbrio adequado de competências humanas, analíticas e quantitativas25. O foco na formação de líderes e empreendedores reflete um avanço significativo em relação às diretrizes curriculares, evidenciando uma combinação robusta de saberes e competências. Isso significa que os egressos não apenas dominam o conhecimento teórico necessário (saber), mas também possuem as competências práticas (saber fazer) e as habilidades para realizar suas funções com excelência (saber fazer bem). Além disso, é essencial que tenham atitudes proativas e uma verdadeira vontade de agir (querer fazer), sempre guiados por princípios éticos e uma consciência voltada para a responsabilidade social e ambiental. O Curso de Administração de Empresas na PUCRS prepara profissionais completos e aptos a enfrentar os desafios do mercado globalizado. Como estratégia pedagógica para assegurar que o perfil do egresso equilibre competências humanas, analíticas e quantitativas, foram correlacionadas as competências com os objetivos do curso de Administração de Empresas, a fim de preparar profissionais completos e aptos a enfrentar os desafios do mercado globalizado. No curso os estudantes são capacitados para tomar decisões estratégicas, gerir recursos com eficiência e liderar equipes de maneira inspiradora, promovendo o desenvolvimento sustentável e a inovação contínua nas organizações onde atuarem. Dessa forma, o curso não apenas atende às exigências legais, mas também se compromete com a formação de administradores que contribuem significativamente para o avanço da sociedade como um todo. |
Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.
VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO |
De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo: Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.
Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina. Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade. |
Em consonância com as diretrizes curriculares nacionais vigentes, o curso não possui estágio obrigatório previsto no PPC. |
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
|
|
---|---|
CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA
60
1
|
|
ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PARA ECONOMIA E NEGÓCIOS
60
1
|
|
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO
60
1
|
|
INTRODUÇÃO À CAPITALIZAÇÃO E INVESTIMENTOS
60
1
|
|
INTRODUÇÃO À ECONOMIA
60
1
|
|
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
30
2
|
|
ESCRITA ACADÊMICA E CIENTÍFICA
30
2
|
|
FILOSOFIA E ÉTICA GERAL
60
2
|
|
INTRODUÇÃO À TOMADA DE DECISÃO BASEADA EM DADOS
60
2
|
|
LABORATÓRIO DE ANÁLISE CONTÁBIL
60
2
|
|
NOVAS ECONOMIAS E NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS
30
2
|
|
PLANEJAMENTO DE CARREIRA
30
2
|
|
AMBIENTE MACROECONÔMICO E NEGÓCIOS
30
3
|
|
DISCIPLINAS ELETIVAS
360
3
|
|
FORMAÇÃO DO EMPREENDEDOR
30
3
|
|
LABORATÓRIO DE GESTÃO DE PROJETOS
60
3
|
|
LABORATÓRIO DE PREPARAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS
60
3
|
|
MARKETING
60
3
|
|
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
60
4
|
|
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
60
4
|
|
DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA
30
4
|
|
FINANÇAS DE CURTO PRAZO
60
4
|
|
GERENCIAMENTO DO VALOR DO CLIENTE
30
4
|
|
VISUALIZAÇÃO DE DADOS PARA TOMADA DE DECISÃO
30
4
|
|
DIREITO EMPRESARIAL
60
5
|
|
FINANÇAS DE LONGO PRAZO
60
5
|
|
LABORATÓRIO DE CIDADES E COMUNIDADES INTELIGENTES
60
5
|
|
LABORATÓRIO DE PESQUISA DE MERCADO
60
5
|
|
ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES E SERVIÇOS
60
6
|
|
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
60
6
|
|
GESTÃO DE CARREIRA
30
6
|
|
HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
6
|
|
LABORATÓRIO DE ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS
30
6
|
|
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA E ADMINISTRAÇÃO
30
6
|
|
GESTÃO DA INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
60
7
|
|
GESTÃO DE CUSTOS E ORÇAMENTAÇÃO
60
7
|
|
LABORATÓRIO DE EXPERIÊNCIAS DE CONSUMO
60
7
|
|
NEGÓCIOS DIGITAIS
60
7
|
|
PRÁTICA DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
210
7
|
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
8
|
|
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
60
8
|
|
INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
30
8
|
|
MARKETING DIGITAL
30
8
|
|
MARKETING GLOBAL E INTELIGÊNCIA DE MERCADO
60
8
|
|
POLÍTICAS DE PREÇOS
30
8
|
|
PRODUTO E BRANDING
30
8
|
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO EM ADMINISTRAÇÃO
210
8
|