Dados do Curso - PUCRS - Portal

Curso de Administração: Inovação e Empreendedorismo

1. Dados do Curso
Curso: Administração: Inovação e Empreendedorismo Currículo Vigente: 255I
CARGA HORÁRIA 3000
CRÉDITOS 168
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO Manhã
VAGAS Vagas 1° semestre 60
Vagas 2° semestre 60
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 120
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 0
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução CGEC Nº 060 Data 21/06/2018
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 271 D.O.U 04/4/2017
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 4 D.O.U 19/7/2005
2. Perfil do Egresso

O perfil do Egresso da Escola de Negócios do Curso de Administração está conectado com a Diretriz e alinhado aos objetivos estratégicos da Escola de Negócios, sendo assim o perfil do egresso é formar para a sociedade: “Administradores líderes e empreendedores que promovam inovações necessárias nas organizações e na sociedade, de forma ética e com responsabilidade social e ambiental”.

A   Diretriz Curricular Nacional – DCN Res. CNE/CES 5/2021 da Administração aponta no seu segundo artigo que:

Art. 2º O perfil do egresso do Curso de Graduação em Administração deve expressar um conjunto integrado de conteúdos (saber), competências (saber fazer), habilidades (saber fazer bem) e atitudes (querer fazer), que inclua as capacidades fundamentais descritas nestas diretrizes e que seja coerente com o ambiente profissional para o qual o egresso será preparado, seja ele local, regional, nacional ou global. 

Parágrafo único: o conjunto de conteúdos, competências e habilidades que constituem o perfil do egresso deve apresentar um equilíbrio adequado de competências humanas, analíticas e quantitativas25.

O foco na formação de líderes e empreendedores reflete um avanço significativo em relação às diretrizes curriculares, evidenciando uma combinação robusta de saberes e competências. Isso significa que os egressos não apenas dominam o conhecimento teórico necessário (saber), mas também possuem as competências práticas (saber fazer) e as habilidades para realizar suas funções com excelência (saber fazer bem). Além disso, é essencial que tenham atitudes proativas e uma verdadeira vontade de agir (querer fazer), sempre guiados por princípios éticos e uma consciência voltada para a responsabilidade social e ambiental.

O Curso de Administração de Empresas na PUCRS prepara profissionais completos e aptos a enfrentar os desafios do mercado globalizado. Como estratégia pedagógica para assegurar que o perfil do egresso equilibre competências humanas, analíticas e quantitativas, foram correlacionadas as competências com os objetivos do curso de Administração de Empresas, a fim de preparar profissionais completos e aptos a enfrentar os desafios do mercado globalizado. No curso os estudantes são capacitados para tomar decisões estratégicas, gerir recursos com eficiência e liderar equipes de maneira inspiradora, promovendo o desenvolvimento sustentável e a inovação contínua nas organizações onde atuarem. Dessa forma, o curso não apenas atende às exigências legais, mas também se compromete com a formação de administradores que contribuem significativamente para o avanço da sociedade como um todo.

3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme descrito abaixo:

Art. 78 – O aproveitamento escolar semestral do aluno em uma disciplina, denominado G1, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal.

  • 1º – A forma de obtenção do grau G1 é definida no Projeto Pedagógico do Curso e no plano de ensino de cada disciplina.
  • 2º – O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
  • 3º – O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
  • 4º – Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.

Art. 79 – O aluno está aprovado na disciplina quando obtém grau G1 igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total da disciplina.

Parágrafo único – O resultado do grau G1 deve ser divulgado para os alunos no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a última aula da disciplina, prevista no calendário acadêmico da Universidade.

5. Estágio Curricular

Em consonância com as diretrizes curriculares nacionais vigentes, o curso não possui estágio obrigatório previsto no PPC.

6. Curriculo Completo e Corpo Docente
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA
60
1

Disciplina em implantação

ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PARA ECONOMIA E NEGÓCIOS
60
1

Disciplina em implantação

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO
60
1

Disciplina em implantação

INTRODUÇÃO À CAPITALIZAÇÃO E INVESTIMENTOS
60
1

Disciplina em implantação

INTRODUÇÃO À ECONOMIA
60
1

Disciplina em implantação

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
30
2

Disciplina em implantação

ESCRITA ACADÊMICA E CIENTÍFICA
30
2

Disciplina em implantação

FILOSOFIA E ÉTICA GERAL
60
2

Disciplina em implantação

INTRODUÇÃO À TOMADA DE DECISÃO BASEADA EM DADOS
60
2

Disciplina em implantação

LABORATÓRIO DE ANÁLISE CONTÁBIL
60
2

Disciplina em implantação

NOVAS ECONOMIAS E NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS
30
2

Disciplina em implantação

PLANEJAMENTO DE CARREIRA
30
2

Disciplina em implantação

AMBIENTE MACROECONÔMICO E NEGÓCIOS
30
3

Disciplina em implantação

CRIATIVIDADE
30
3

Disciplina em implantação

DISCIPLINAS ELETIVAS
360
3

Disciplina em implantação

FORMAÇÃO DO EMPREENDEDOR
30
3

Disciplina em implantação

LABORATÓRIO DE GESTÃO DE PROJETOS
60
3

Disciplina em implantação

LABORATÓRIO DE PREPARAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS
60
3

Disciplina em implantação

MARKETING
60
3

Disciplina em implantação

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
60
4

Disciplina em implantação

ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
60
4

Disciplina em implantação

DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA
30
4

Disciplina em implantação

FINANÇAS DE CURTO PRAZO
60
4

Disciplina em implantação

VISUALIZAÇÃO DE DADOS PARA TOMADA DE DECISÃO
30
4

Disciplina em implantação

DIREITO EMPRESARIAL
60
5

Disciplina em implantação

FINANÇAS DE LONGO PRAZO
60
5

Disciplina em implantação

LABORATÓRIO DE CIDADES E COMUNIDADES INTELIGENTES
60
5

Disciplina em implantação

Laboratório - Mercado e Modelagem de Negócios
60
5

Disciplina em implantação

ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES E SERVIÇOS
60
6

Disciplina em implantação

GESTÃO DE CARREIRA
30
6

Disciplina em implantação

HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA
60
6

Disciplina em implantação

LABORATÓRIO - PROTOTIPAGEM, ACEITAÇÃO E VALIDAÇÃO
60
6

Disciplina em implantação

LABORATÓRIO DE ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS
30
6

Disciplina em implantação

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA E ADMINISTRAÇÃO
30
6

Disciplina em implantação

GESTÃO DA INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
60
7

Disciplina em implantação

GESTÃO DE CUSTOS E ORÇAMENTAÇÃO
60
7

Disciplina em implantação

NEGÓCIOS COM PROPÓSITO
60
7

Disciplina em implantação

NEGÓCIOS DIGITAIS
60
7

Disciplina em implantação

PRÁTICA DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
210
7

Disciplina em implantação

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
120
8

Disciplina em implantação

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
60
8

Disciplina em implantação

INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
30
8

Disciplina em implantação

LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO E EXPANSÃO
60
8

Disciplina em implantação

LABORATÓRIO DE TERRITÓRIOS INOVADORES E SUSTENTÁVEIS
60
8

Disciplina em implantação

MARKETING DIGITAL
30
8

Disciplina em implantação

TRABALHO DE CONCLUSÃO EM ADMINISTRAÇÃO
210
8

Disciplina em implantação

..Dados atualizados até 22/11/2024