AVISO IMPORTANTE:
O ACESSO AO EVENTO FOI ENVIADO PARA O E-MAIL QUE VOCÊ REALIZOU A SUA INSCRIÇÃO.
Importante: verifique a sua caixa de Spam e Lixeira.
Caso esteja inscrito no evento e não recebeu os acessos, envie um fale-conosco que iremos atende-lo.
A entrega dos Prêmios ocorrerá no dia 26 de novembro de 2024, às 18h30 (Prédio 9 – Auditório), durante a realização do XVI Seminário Internacional da Comunicação – Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos/PUCRS.
Em caso de dúvida em relação aos resumos expandidos e dúvidas de categorias, solicitamos que entre em contato com a Comissão Organizadora – e-mail: [email protected].
Em caso de dúvida em relação à inscrição e ao pagamento de boleto ou cartão de crédito, solicitamos que entre em contato com o Educon – e-mail: [email protected] ou telefone: (51) 3320-3727.
ATENÇÃO: Inscrições até 25 de novembro
Para fazer sua inscrição, você deverá clicar no botão de inscrições abaixo e preencher os campos indicados no formulário.
Antes, porém, leia com muita atenção as instruções.
Todos os participantes deverão fazer sua inscrição pessoal.
Preencha corretamente seu e-mail no formulário de inscrição. Acesse aqui o Tutorial de Inscrição XVI SEICOM
ATENÇÃO: inscrições para participantes sem trabalhos.
Modalidade | Início 1º Lote – até 11/11 | Início 2º Lote – Após 11/11 |
---|---|---|
Estudantes PUCRS de Graduação | R$30,00 | R$40,00 |
Estudantes PUCRS de Pós-Graduação | R$50,00 | R$60,00 |
Estudantes PUCRS do PPGCOM | R$50,00 | R$60,00 |
Alumni PUCRS | R$60,00 | R$80,00 |
Professores PUCRS | R$70,00 | R$90,00 |
Estudantes de Graduação de Outras Instituições | R$40,00 | R$70,00 |
Estudantes de Pós-Graduação de Outras Instituições | R$90,00 | R$120,00 |
Professores/Pesquisadores/Profissionais | R$120,00 | R$150,00 |
Público em Geral | R$120,00 | R$150,00 |
O Seminário Internacional da Comunicação, em sua décima sexta edição, celebra os 30 Anos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos/PUCRS. Também será um momento de comemoração dos 80 anos de Michel Maffesoli e do lançamento do Dicionário em sua homenagem.
Em 2024, quando se comemora os 30 Anos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e a 16ª Edição do Seminário Internacional, o evento contará com a participação de Michel Maffesoli e da Pesquisadora Sandra Massoni.
Será, portanto um evento, que para além das palestras e dos Grupos de Trabalho, homenageará os ex-coordenadores/as do Programa.
A proposição do Seminário, em formato online e presencial tem como principais objetivos:
a) possibilitar o intercâmbio de ideias entre pesquisadores, interessados no imaginário comunicacional globalizado e na complexidade das relações;
b) oportunizar o debate aberto e plural sobre a comunicação, a partir de um quadro amplo e variado de perspectivas, considerando os seus impactos, principalmente sociais e culturais;
c) estimular, com os grupos de trabalho, a interlocução com pesquisadores locais, nacionais e internacionais.
Por tratar-se de um evento comemorativo, também é objetivo:
d) Comemorar, com a comunidade acadêmica, os 30 Anos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Pesquisadores, Professores, estudantes de Pós-Graduação e interessados no tema do evento.
A abertura do evento ocorrerá no dia 26 de novembro no Auditório Térreo do Prédio 9.
As apresentações de trabalhos científicos serão nos dias 27 e 28 de novembro via plataforma Zoom On-line.
Importante:
26/11 – Evento presencial: as vagas presenciais nesse dia são limitadas à capacidade de espaço físico.
Coordenadora:
Comissão Organizadora:
Comissão Científica:
Dia 26/11 – Auditório Térreo – Prédio 9 | |
---|---|
Horário | Atividade |
9h – 9h30 | Abertura com a presença de convidados/as.
Homenagem à Profª Drª Beatriz Dornelles – In Memoriam. |
9h30 – 10h30 | Palestra de Michel Maffesoli.
Mesa: Prof. Dr. André Lemos, Prof. Dr. Moises Lemos Martins e Prof. Dr. Muniz Sodré. Mediação: Prof. Dr. Juremir Machado da Silva.
|
10h30 – 11h | Homenagem aos 80 anos do Prof. Dr. Meffesoli. |
11h – 12h | Palavras dos convidados da Mesa. |
12h00 – 14h00 | Intervalo. |
14h – 14h30 | Abertura das atividades a tarde.
Apresentação do Filme – Maffeso. Comentários: Prof. Dr. Roberto Tieztman. |
14h30 – 15h | Lançamento do Dicionário em Homenagem aos 80 Anos de Michel Maffesoli. |
15h – 16h30 | Mesa sobre as contribuições do Homenageado para a Comunicação com convidados. |
16h30 – 17h | Coffee break |
17h – 18h | Intervalo. |
18h – 19h15 | Abertura das atividades a noite.
Entregas dos Prêmios Teses e Dissertações/PPG30 Anos Comentários: Profª Drª Cristiane G. Freitas Homenagem à Profª Drª Dóris Fagundes Haussen – 1ª Coordenadora do PPGCOM Comentários: Prof. Dr. Juremir Machado da Silva |
19h15 – 20h30 | Palestra de Sandra Massoni com participação da Profª Drª Margarida Maria Krohling Kunsch.
Coordenação da Mesa: Profª Drª Rosângela Florczak. |
20h30 – 21h | Abertura para perguntas. |
21h | Encerramento. |
Dia 27/11 – GT’S Zoom On-line | |
---|---|
Horário | Atividade |
9h – 12h | Apresentação de trabalhos nos GT’s. |
14h – 17h30 | Apresentação de trabalhos nos GT’s. |
Dia 27/11 – Painel – Comunicações e Emergências Climáticas: Desafios e Transformações. | |
---|---|
Horário: 19h15 – 21h | Local: Prédio 7 – Famecos – Sala 318 |
Comissão Organizadora: Janis Linda, Lara Ely, Rafaela Redin, Silvia Marcuzzo, Tiara Vaz, Cláudia Campos, Ana Carolina Oliveira Pinheiro, Filipe Speck, Julia Machado. Descrição: O painel discutirá como a comunicação pode e deve abordar as questões relacionadas à emergência climática, a importância da pauta climática em todas as editorias, a formação de comunicadores conscientes das questões ambientais, o racismo ambiental e a preparação de comunidades para enfrentar catástrofes. Com a participação de especialistas de diferentes áreas, este debate visa explorar como a comunicação pode ser um agente de mudança, promovendo uma conscientização mais profunda e ações concretas para mitigar os impactos das mudanças climáticas. Painealistas:
|
|
|
DIA 28/11 – GT’S Zoom On-line | |
---|---|
Horário | Atividade |
9h – 12h | Apresentação de trabalhos nos GT’s. |
14h – 17h30 | Apresentação de trabalhos nos GT’s. |
17h30 | Encerramento do evento. |
Minicursos e/ou Oficinas: Serão oferecidos 12 grupos de trabalho na modalidade on-line.
Carga horária (total do evento/atividade): 33 horas.
Certificado: será fornecido certificado a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.
Importante: É fundamental, no momento da inscrição, que o(a) participante que possui trabalhos aprovados insira os dados de trabalho (título, autor e coautores, se houver). Caso contrário, não será possível emitir o certificado de “trabalho apresentado”.
Datas Importantes | Data |
---|---|
Publicação do Edital de Trabalhos | 02/09 |
Prazo Final para Envio de Trabalhos | 04/10 |
Divulgação dos Trabalhos Aprovados | 07/10 |
Prazo de Inscrição prioritária de participantes com trabalhos aprovados (A Comissão enviará o link de inscrições para os participantes com trabalhos aprovados se inscreverem no evento) | 07/10 a 21/10 (1º LOTE) |
Liberação de Inscrições Público em Geral | 1º LOTE – 22/10 a 11/11
2° LOTE – 12/11 a 25/11 |
Importante: Informações e orientações para o envio do resumo estão no Edital.
Restaurantes | Portões de Acesso | Serviços | ||
---|---|---|---|---|
Para aqueles que se inscrevem no XVI Seminário Internacional da Comunicação, o Hotel Ibis oferece preços reduzidos devido a um acordo com a Comissão Organizadora do Evento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Para a reserva sob preços reduzidos (informados em moeda brasileira) e detalhes (garantia de não comparecimento, estacionamento, imposto de turismo, internet, café da manhã, outras opções de quarto), consulte diretamente o staff do hotel, mencionando o XVI Seminário Internacional da Comunicação.
ENDEREÇO
Rua Marquês do Herval, 540 – Moinhos de Vento – Porto Alegre.
RESERVAS
Fone: +55 (51) 2112 – 2772
E-mail: [email protected]
Caso não localize sua dúvida, envie uma mensagem preenchendo os campos abaixo.