Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

    Ativar | Desativar
Ativar | Desativar

 

A VI CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA CRÍTICA já se arraigou como importante espaço para o debate na Educação, partindo da premissa de que se faz necessário compartilhar experiências e conhecimentos produzidos, bem como fomentar a integração e a cooperação entre pesquisadores. Igualmente, os desafios emergentes no cenário contemporâneo, crescentemente complexos e exigentes, impulsionam a universidade e a comunidade acadêmica a estreitarem laços, constituindo redes de colaboração, qualificação e reflexão sobre a prática docente. Assim, as perspectivas da Filosofia da Educação e da Pedagogia Crítica reiteram sua relevância estratégica para a pesquisa e o ensino no cotidiano de educadores, pesquisadores, estudantes e gestores educacionais.

Em sua trajetória, a Conferência reuniu prestigiados pesquisadores de diferentes nacionalidades que, junto aos participantes, abordaram a Filosofia da Educação e a Pedagogia Crítica sob múltiplos aspectos, contribuindo para reflexões teóricas e práticas.

A 1st International Conference on Critical Pedagogies and Philosophies of Education aconteceu em Liverpool, GB, organizada pelo Paulo Freire Center da Liverpool Hope University, de 12 a 13 de junho de 2014, contando com a participação dos conferencistas convidados Dr. Paul Smeyers (University of Leuven), Dr. Gert Biesta (University of Luxembourg), Dr. John Holmwood (University of Nottingham), e Dr. Craig Calhoun (London School of Economics).

De 25 a 26 de junho de 2015, a 2nd International Conference on Critical Pedagogies and Philosophies of Education, também foi promovida pela Liverpool Hope University, oportunidade em que os palestrantes Dr. Sharon Todd (Maynooth University, Ireland), Dr. Barbara Thayer-Bacon (University of Tennessee, US), Dr. Nicholas Burbules (University of Illinois, US) e Dr. Hanan Alexander (University of Haifa, Israel) nortearam os debates.

Em conjunto com a Philosophy of Education Society of Great Britain, a Liverpool Hope University promoveu e sediou, em 16 e 17 de junho de 2016, a 3rd International Conference on Critical Pedagogies and Philosophies of Education, com a participação dos palestrantes Dr. Judith Suissa (Institute of Education, UK), Dr. Penny Enslin (University of Glasgow, UK), Dr. Richard Smith (University of Durham, UK) e Dr. Peter Roberts (University of Canterbury, NZ).

A quarta edição do evento ocorreu em 27 e 28 de julho de 2017, na University of Winchester, UK. Durante a 4th International Conference on Critical Pedagogies and Philosophies of Education, as palestras da Dr. Ruth Irwin (University of Aberdeen), Dr. Marc Depaepe(University of Leuven), Dr. Aislinn O’Donnell (University of Maynooth) e Dr. John Petrovic (University of Alabama), alicerçaram os debates, com apoio da Philosophy of Education Society of Great Britain.

Em 2019, a Conferência Internacional de Filosofia da Educação e Pedagogia Crítica chegou à sua quinta edição, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade de Caxias do Sul, Universidade Federal de Pelotas, Universidade de Santa Maria, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Federal Fluminense, University College of London e a National University of Ireland. Nessa ocasião, reuniu estudantes de graduação e pós-graduação, professores universitários, pesquisadores e professores da rede básica de ensino, além dos palestrantes Dra. Judith Suissa, (Institute of Education, University College London, Reino Unido), Dr. Carl Safstrom, (National University of Ireland, Irlanda), Dra. Sharon Todd, (National University of Ireland, Irlanda), entre outros.

Fomentar o debate acadêmico aos desafios concretos e teóricos da Filosofia da Educação; incentivar a pesquisa no campo, fomentado a qualidade, originalidade e ineditismo de trabalhos conceituais, construtivos, empíricos, experimentais ou teóricos em todas as áreas da Pedagogia Crítica e da Filosofia da Educação; Visibilizar a produção acadêmica da área;

Apresentar e discutir as mais recentes inovações, tendências e preocupações, bem como os desafios práticos encontrados e soluções adotadas nos campos da Pedagogia Crítica e da Filosofia da Educação.

Professores universitários, educadores da Educação Básica, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação.

29 e 30 de novembro, Auditório térreo do Prédio 50, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.

 

Coordenador:

Professor Dr. Alexandre Anselmo Guilherme

 

Comissão Organizadora:

Me. Arthur da Silva Poziomyck – PUCRS

Dr. Bruno Antonio Picoli UFFS

Dra. Cibele Cheron – UFRGS

Me. Cristiane Silveira dos Santos – PUCRS

Dr. Fabio Caprio Leite de Castro – PUCRS

Me. Fernanda Felix de Oliveira – PUCRS

Dr. Gelson Vanderlei Weschenfelder – PUCRS

Dr. Gilvan Charles Cerqueira de Araújo – UCB

Dr. Joacir Marques da Costa – UFSM

Dr. Marcelo de Andrade Pereira – UFSM

Dra. Marilene Gabriel Dalla Corte – UFSM

Dra. Marilia Costa Morosini – PUCRS

Dra. Nilda Stecanela – UCS

Dr. Renato de Oliveira Brito – UCB

Dr. Enrickson Varsori

Dr. Fábio Teixeira dos Santos

29/11

HORÁRIO ATIVIDADE
8h Credenciamento
8h30 Abertura Oficial: Recepção aos participantes pelas autoridades institucionais
9h Conferência

John Petrovic – The University of Alabam

10h Conferência

Joris Vlieghe – Katholiek Universiteit Leuven, Bélgica

11h Conferência

Claudia Ruitenberg – University of British Columbia, Canadá

12h Intervalo
14h Mesa-redonda 1

Violência contra a escola e masculinidade tóxica

Cibele Cheron – UFRGS

Jennifer Azambuja de Moraes – UFRGS

Rafael Chaves Vasconcelos Barret – ENCE/IBGE

15h Intervalo
15h30 Apresentação de Trabalhos – Sessão 1

Política e Educação

Estética e Educação

Pedagogia Crítica

Ética e Educação

17h Encerramento do primeiro dia do evento

 

30/11

HORÁRIO ATIVIDADE
9h Apresentação de Trabalhos – Sessão 2

Política e Educação

Estética e Educação

Pedagogia Crítica

Ética e Educação

9h MINI-CURSO

Filosofando sobre vulnerabilidades e super heróis

Gelson Weschenfelder (GruPEV/PUCRS)

10h30 Intervalo
11h Conferência

Maria Amélia do Rosário Santoro Franco – PUC Santos

12h30 Intervalo
14h Mesa-redonda 2

Neoliberalismo, reacionarismo e o lugar da docência

Bruno Antonio Picoli – UFFS

Samuel Mânica Radaelli – IFPR

Federico José Alvez Cavanna – Unespar

Odair Neitzel – UFFS

15h30 Apresentação de Trabalhos – Sessão 3

Política e Educação

Estética e Educação

Pedagogia Crítica

Ética e Educação

15h30 MINI-CURSO

Uma proposta de educação antirracista

Grupo Canjerê

17h Conferência

Fernando Penna – UFF

18h00 Solenidade de Encerramento

 

Carga horária: 20 horas.

Certificado: será fornecido certificado a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.

NORMAS PARA ENVIO DE RESUMOS

ATUALIZADO PRAZOS DE ENVIO DE RESUMOS CRITERIOS DE SELECAO REGRAS DE SUBMISSAO DE TRABALHOS COMPLETOS

RESUMO COM IDENTIFICAÇÃO DE AUTORIA

RESUMO DESIDENTIFICADO

TRABALHO COMPLETO PARA PUBLICAÇÃO

Template – Slides

CRONOGRAMA DETALHADO DAS APRESENTAÇÕES atualizado

 

DATAS IMPORTANTES DATA
Publicação do Edital de Trabalho 07/08
Prazo Final para Submissões de Resumos expandidos PRORROGADO 21/09
Divulgação dos Trabalhos aprovados 10/10
Prazo de Inscrição prioritária de participantes com trabalhos aprovados 10/10 a 15/10
Liberação do link de inscrições para todos os públicos 16/10
Envio dos Trabalhos Científicos completos 20/12
Modalidade Valor
Alunos PUCRS – Graduação R$ 50,00
Alunos PUCRS (Lato e Stricto Sensu) R$ 50,00
Alumni PUCRS R$ 60,00
Alunos Externos R$ 75,00
Professores PUCRS R$ 100,00
Público Geral R$ 100,00

 

INSCREVA-SE AQUI

                                                                     

 

Mídias Sociais

Compartilhar