Atenção: CRONOGRAMA DETALHADO DAS APRESENTAÇÕES atualizado na aba de Trabalhos Científicos no dia 28/11
|
A VI CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA CRÍTICA já se arraigou como importante espaço para o debate na Educação, partindo da premissa de que se faz necessário compartilhar experiências e conhecimentos produzidos, bem como fomentar a integração e a cooperação entre pesquisadores. Igualmente, os desafios emergentes no cenário contemporâneo, crescentemente complexos e exigentes, impulsionam a universidade e a comunidade acadêmica a estreitarem laços, constituindo redes de colaboração, qualificação e reflexão sobre a prática docente. Assim, as perspectivas da Filosofia da Educação e da Pedagogia Crítica reiteram sua relevância estratégica para a pesquisa e o ensino no cotidiano de educadores, pesquisadores, estudantes e gestores educacionais.
Em sua trajetória, a Conferência reuniu prestigiados pesquisadores de diferentes nacionalidades que, junto aos participantes, abordaram a Filosofia da Educação e a Pedagogia Crítica sob múltiplos aspectos, contribuindo para reflexões teóricas e práticas.
A 1st International Conference on Critical Pedagogies and Philosophies of Education aconteceu em Liverpool, GB, organizada pelo Paulo Freire Center da Liverpool Hope University, de 12 a 13 de junho de 2014, contando com a participação dos conferencistas convidados Dr. Paul Smeyers (University of Leuven), Dr. Gert Biesta (University of Luxembourg), Dr. John Holmwood (University of Nottingham), e Dr. Craig Calhoun (London School of Economics).
De 25 a 26 de junho de 2015, a 2nd International Conference on Critical Pedagogies and Philosophies of Education, também foi promovida pela Liverpool Hope University, oportunidade em que os palestrantes Dr. Sharon Todd (Maynooth University, Ireland), Dr. Barbara Thayer-Bacon (University of Tennessee, US), Dr. Nicholas Burbules (University of Illinois, US) e Dr. Hanan Alexander (University of Haifa, Israel) nortearam os debates.
Em conjunto com a Philosophy of Education Society of Great Britain, a Liverpool Hope University promoveu e sediou, em 16 e 17 de junho de 2016, a 3rd International Conference on Critical Pedagogies and Philosophies of Education, com a participação dos palestrantes Dr. Judith Suissa (Institute of Education, UK), Dr. Penny Enslin (University of Glasgow, UK), Dr. Richard Smith (University of Durham, UK) e Dr. Peter Roberts (University of Canterbury, NZ).
A quarta edição do evento ocorreu em 27 e 28 de julho de 2017, na University of Winchester, UK. Durante a 4th International Conference on Critical Pedagogies and Philosophies of Education, as palestras da Dr. Ruth Irwin (University of Aberdeen), Dr. Marc Depaepe(University of Leuven), Dr. Aislinn O’Donnell (University of Maynooth) e Dr. John Petrovic (University of Alabama), alicerçaram os debates, com apoio da Philosophy of Education Society of Great Britain.
Em 2019, a Conferência Internacional de Filosofia da Educação e Pedagogia Crítica chegou à sua quinta edição, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade de Caxias do Sul, Universidade Federal de Pelotas, Universidade de Santa Maria, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Federal Fluminense, University College of London e a National University of Ireland. Nessa ocasião, reuniu estudantes de graduação e pós-graduação, professores universitários, pesquisadores e professores da rede básica de ensino, além dos palestrantes Dra. Judith Suissa, (Institute of Education, University College London, Reino Unido), Dr. Carl Safstrom, (National University of Ireland, Irlanda), Dra. Sharon Todd, (National University of Ireland, Irlanda), entre outros.
Fomentar o debate acadêmico aos desafios concretos e teóricos da Filosofia da Educação; incentivar a pesquisa no campo, fomentado a qualidade, originalidade e ineditismo de trabalhos conceituais, construtivos, empíricos, experimentais ou teóricos em todas as áreas da Pedagogia Crítica e da Filosofia da Educação; Visibilizar a produção acadêmica da área;
Apresentar e discutir as mais recentes inovações, tendências e preocupações, bem como os desafios práticos encontrados e soluções adotadas nos campos da Pedagogia Crítica e da Filosofia da Educação.
Professores universitários, educadores da Educação Básica, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação.
29 e 30 de novembro, Auditório térreo do Prédio 50, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.
Coordenador:
Professor Dr. Alexandre Anselmo Guilherme
Comissão Organizadora:
Me. Arthur da Silva Poziomyck – PUCRS
Dr. Bruno Antonio Picoli UFFS
Dra. Cibele Cheron – UFRGS
Me. Cristiane Silveira dos Santos – PUCRS
Dr. Fabio Caprio Leite de Castro – PUCRS
Me. Fernanda Felix de Oliveira – PUCRS
Dr. Gelson Vanderlei Weschenfelder – PUCRS
Dr. Gilvan Charles Cerqueira de Araújo – UCB
Dr. Joacir Marques da Costa – UFSM
Dr. Marcelo de Andrade Pereira – UFSM
Dra. Marilene Gabriel Dalla Corte – UFSM
Dra. Marilia Costa Morosini – PUCRS
Dra. Nilda Stecanela – UCS
Dr. Renato de Oliveira Brito – UCB
Dr. Enrickson Varsori
Dr. Fábio Teixeira dos Santos
29/11
HORÁRIO | ATIVIDADE |
---|---|
8h | Credenciamento |
8h30 | Abertura Oficial: Recepção aos participantes pelas autoridades institucionais |
9h | Conferência
John Petrovic – The University of Alabam |
10h | Conferência
Joris Vlieghe – Katholiek Universiteit Leuven, Bélgica |
11h | Conferência
Claudia Ruitenberg – University of British Columbia, Canadá |
12h | Intervalo |
14h | Mesa-redonda 1
Violência contra a escola e masculinidade tóxica Cibele Cheron – UFRGS Jennifer Azambuja de Moraes – UFRGS Rafael Chaves Vasconcelos Barret – ENCE/IBGE |
15h | Intervalo |
15h30 | Apresentação de Trabalhos – Sessão 1
Política e Educação Estética e Educação Pedagogia Crítica Ética e Educação |
17h | Encerramento do primeiro dia do evento |
30/11
HORÁRIO | ATIVIDADE |
---|---|
9h | Apresentação de Trabalhos – Sessão 2
Política e Educação Estética e Educação Pedagogia Crítica Ética e Educação |
9h | MINI-CURSO
Filosofando sobre vulnerabilidades e super heróis Gelson Weschenfelder (GruPEV/PUCRS) |
10h30 | Intervalo |
11h | Conferência
Maria Amélia do Rosário Santoro Franco – PUC Santos |
12h30 | Intervalo |
14h | Mesa-redonda 2
Neoliberalismo, reacionarismo e o lugar da docência Bruno Antonio Picoli – UFFS Samuel Mânica Radaelli – IFPR Federico José Alvez Cavanna – Unespar Odair Neitzel – UFFS |
15h30 | Apresentação de Trabalhos – Sessão 3
Política e Educação Estética e Educação Pedagogia Crítica Ética e Educação |
15h30 | MINI-CURSO
Uma proposta de educação antirracista Grupo Canjerê |
17h | Conferência
Fernando Penna – UFF |
18h00 | Solenidade de Encerramento |
Carga horária: 20 horas.
Certificado: será fornecido certificado a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.
RESUMO COM IDENTIFICAÇÃO DE AUTORIA
TRABALHO COMPLETO PARA PUBLICAÇÃO
CRONOGRAMA DETALHADO DAS APRESENTAÇÕES atualizado
DATAS IMPORTANTES | DATA |
---|---|
Publicação do Edital de Trabalho | 07/08 |
Prazo Final para Submissões de Resumos expandidos PRORROGADO | 21/09 |
Divulgação dos Trabalhos aprovados | 10/10 |
Prazo de Inscrição prioritária de participantes com trabalhos aprovados | 10/10 a 15/10 |
Liberação do link de inscrições para todos os públicos | 16/10 |
Envio dos Trabalhos Científicos completos | 20/12 |
Modalidade | Valor |
---|---|
Alunos PUCRS – Graduação | R$ 50,00 |
Alunos PUCRS (Lato e Stricto Sensu) | R$ 50,00 |
Alumni PUCRS | R$ 60,00 |
Alunos Externos | R$ 75,00 |
Professores PUCRS | R$ 100,00 |
Público Geral | R$ 100,00 |