Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

    Ativar | Desativar
Ativar | Desativar

O Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica da PUCRS é uma realização da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação e constitui um espaço de socialização de atividades de pesquisa,  envolvendo os bolsistas de Iniciação Científica dos Programas de Bolsas PIBIC/CNPq, PIBITI/CNPq, PQ/CNPq, PROBIC/FAPERGS e PROBITI/FAPERGS e os professores/pesquisadores orientadores.

A Iniciação Científica busca proporcionar ao aluno, orientado por um professor/ pesquisador, a aprendizagem de métodos e técnicas de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa. 

 Objetivos:

  •           Avaliar a participação dos bolsistas no projeto de pesquisa de Iniciação Científica no qual estão envolvidos.
  •          Oportunizar aos bolsistas um momento de reflexão sobre sua contribuição para a qualificação do projeto de pesquisa de Iniciação Científica.
  •          Acompanhar os Programas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, PIBITI/CNPq, PROBIC/FAPERGS e PROBITI/FAPERGS da Universidade.

Bolsistas de Iniciação Científica do CNPq e da FAPERGS.

O Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica da PUCRS ocorrerá no prédio 40, em formato presencial.  

Inscrições  3 a 25/4/2023 Até às 18h de 28/04/2023
Abertura  30/5/2023

10h

Produção de saber em tempo de transformação, ou o outro não existe

Prof. Dr. Deivison Moacir Cezar de Campos

Apresentações  30/5/2023 Tarde: 14h às 17h30

Noite: 19h às 22h30

Apresentações  31/5/2023 a 02/6/2023 Manhã: 8h30 às 12h

Tarde: 14h às 17h30

Noite: 19h às 22h30

Apresentações  02/6/2023 Manhã: 8h30 às 12h

Tarde: 14h às 17h30

 

O Regulamento contém as informações necessárias para o processo de inscrição. Recomendamos a leitura integral do mesmo antes de realizar a inscrição.

Regulamento: Clique Aqui

As inscrições estarão abertas no período de 3 de abril até às 18h do dia 28 de abril de 2023.

Ressaltamos que somente os alunos da PUCRS, bolsistas de Iniciação Científica dos Programas de Bolsas do CNPq e FAPERGS poderão inscrever-se nesse evento e que as instruções e regras para o processo de inscrição estão detalhadas no Regulamento Geral.

Para fazer sua inscrição, clique no botão “inscreva-se” e preencha corretamente os campos indicados no Formulário de Inscrição.

No momento da inscrição, preste muita atenção ao preencher os dados do seu trabalho, pois somente essas informações serão consideradas na emissão do certificado de participação.

Modelo de Resumo: Clique aqui

IMPORTANTE: Os resumos que não seguirem o padrão e as regras do modelo disponibilizado não serão publicados no e-book.

IMPORTANTE: O agendamento das bancas avaliadoras é realizado de acordo com a disponibilidade dos avaliadores. A Comissão Organizadora se empenhará para atender a preferência de todos os inscritos da melhor forma possível, porém não garante o agendamento da apresentação no turno de preferência.

Tutorial – Inscrições: Clique aqui

Para fazer sua inscrição, você deverá clicar no botão de inscrições abaixo e preencher os campos indicados no formulário.
Antes, porém, leia com muita atenção as instruções.
Todos os participantes deverão fazer sua inscrição pessoal.
Preencha corretamente seu e-mail no formulário de inscrição.

Todos os resumos serão homologados em até 48h após a realização da inscrição, via envio de mensagem automática ao endereço de e-mail cadastrado.

Os resumos não homologados deverão ser substituídos até a data de encerramento das inscrições, conforme tutorial abaixo.

Caso encontre dificuldades no processo de substituição do arquivo do resumo, contate o Centro de Educação Continuada (EDUCON) pelo correio eletrônico [email protected] ou pelo telefone (51) 3320.3727.

Tutorial – Alteração de Resumo: Clique aqui

As apresentações deverão ser realizadas em formato PowerPoint ou similar, recomendamos utilizar o formato disponível na página do evento, não sendo obrigatória.

O aluno inscrito fará uma apresentação oral perante uma comissão de 2 (dois) ou 3 (três) avaliadores e deve durar entre 10 e 12 min e será seguida por até 15 min de questionamentos pelos avaliadores

Sugerimos que o estudante apresentador esteja disponível durante o turno de apresentação dos trabalhos na sessão para a qual será designado. O bolsista deve levar um documento com foto no momento da apresentação.

Cronograma de Apresentações: Clique aqui

Modelo de Apresentações – Arquivo PPTX: Clique aqui

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPESQ

Comissão Coordenadora

  • Prof. Dr. Carlos Eduardo Lobo e Silva – Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
  • Profª. Dra. Maria Martha Campos – Diretora de Pesquisa da PROPESQ
  • Prof. Dra. Laura Roberta Pinto Utz – Coordenadora de Iniciação Científica
  • Profª. Dr. Marcio D´Avila – Assessor da Coordenadoria de Iniciação Científica

Comissão Organizadora

  • Profª. Dra. Clarice Beatriz da Costa Sohngen – Escola de Direito
  • Prof. Dr. Claudio Luis Crescente Frankenberg – Escola Politécnica
  • Prof. Dr. Gustavo Inácio de Moraes – Escola de Negócios
  • Prof. Dr. Luis Carlos dos Passos Martins – Escola de Humanidades
  • Profª. Dra. Maria Ivete Bolzan Rockenbach – Escola de Ciências da Saúde e da Vida
  • Prof. Me. Lúcio Andre Brandt – Escola de Ciências da Saúde e da Vida
  • Prof. Dr. Lucas Porcello Schilling – Escola de Medicina
  • Profª. Dra. Cleusa Maria Andrade Scroferneker (Escola de Comunicação, Artes e Design – FAMECOS)

Equipe Organizadora

  • Cristiane Dornelles Cardoso – Coordenadoria de Iniciação Científica
  • Deise Silveira Scheffel – Coordenadoria de Iniciação Científica
  • Jonatas Dias – Coordenadoria de Iniciação Científica

Pró-Reitoria de Administração e Finanças – PROAF

 

Perguntas Frequentes

Quem é obrigado a participar do evento?
R: A participação no Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica é obrigatória e exclusiva para os bolsistas dos Programas de Bolsas das Agências de Fomento CNPq e FAPERGS.

Quem poderá apresentar o trabalho?
R: O aluno/bolsista inscrito é o único APRESENTADOR.

Como recebo meu certificado de participação?
R: O certificado será encaminhado, via e-mail, em até 30 dias úteis após o encerramento do evento. Somente receberão Certificado os alunos que comparecerem às sessões e apresentarem os trabalhos.

Como saberei do resultado da avaliação do meu trabalho?
R: O resultado das avaliações será encaminhado por e-mail em data a ser designada pela Comissão Organizadora.

Como os trabalhos são avaliados?
R: O processo de avaliação dos trabalhos obedece aos seguintes critérios: qualidade do resumo, domínio do conteúdo, contribuição para o desenvolvimento do projeto, clareza/ objetividade na exposição do trabalho, utilização adequada do tempo, adequação das respostas aos questionamentos.

O Orientador precisa estar presente na minha apresentação?
R: Sim. A presença do orientador é fundamental na apresentação do trabalho do bolsista.

Clique aqui e acesse o histórico de anais do Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica da PUCRS

Para sugestões, dúvidas ou informações entre em contato conosco via formulário eletrônico abaixo:

Mídias Sociais

Compartilhar