O Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica da PUCRS é uma realização da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação e constitui um espaço de socialização de atividades de pesquisa, envolvendo os bolsistas de Iniciação Científica dos Programas de Bolsas PIBIC/CNPq, PIBITI/CNPq, PQ/CNPq, PROBIC/FAPERGS e PROBITI/FAPERGS e os professores/pesquisadores orientadores.
A Iniciação Científica busca proporcionar ao aluno, orientado por um professor/ pesquisador, a aprendizagem de métodos e técnicas de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.
Objetivos:
Bolsistas de Iniciação Científica do CNPq e da FAPERGS.
O Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica da PUCRS ocorrerá no prédio 40, em formato presencial.
Inscrições | 3 a 25/4/2023 | Até às 18h de 28/04/2023 |
Abertura | 30/5/2023 |
10h Produção de saber em tempo de transformação, ou o outro não existe Prof. Dr. Deivison Moacir Cezar de Campos |
Apresentações | 30/5/2023 | Tarde: 14h às 17h30
Noite: 19h às 22h30 |
Apresentações | 31/5/2023 a 02/6/2023 | Manhã: 8h30 às 12h
Tarde: 14h às 17h30 Noite: 19h às 22h30 |
Apresentações | 02/6/2023 | Manhã: 8h30 às 12h
Tarde: 14h às 17h30 |
O Regulamento contém as informações necessárias para o processo de inscrição. Recomendamos a leitura integral do mesmo antes de realizar a inscrição.
Regulamento: Clique Aqui
As inscrições estarão abertas no período de 3 de abril até às 18h do dia 28 de abril de 2023.
Ressaltamos que somente os alunos da PUCRS, bolsistas de Iniciação Científica dos Programas de Bolsas do CNPq e FAPERGS poderão inscrever-se nesse evento e que as instruções e regras para o processo de inscrição estão detalhadas no Regulamento Geral.
Para fazer sua inscrição, clique no botão “inscreva-se” e preencha corretamente os campos indicados no Formulário de Inscrição.
No momento da inscrição, preste muita atenção ao preencher os dados do seu trabalho, pois somente essas informações serão consideradas na emissão do certificado de participação.
Modelo de Resumo: Clique aqui
IMPORTANTE: Os resumos que não seguirem o padrão e as regras do modelo disponibilizado não serão publicados no e-book.
IMPORTANTE: O agendamento das bancas avaliadoras é realizado de acordo com a disponibilidade dos avaliadores. A Comissão Organizadora se empenhará para atender a preferência de todos os inscritos da melhor forma possível, porém não garante o agendamento da apresentação no turno de preferência.
Tutorial – Inscrições: Clique aqui
Para fazer sua inscrição, você deverá clicar no botão de inscrições abaixo e preencher os campos indicados no formulário. |
Todos os resumos serão homologados em até 48h após a realização da inscrição, via envio de mensagem automática ao endereço de e-mail cadastrado.
Os resumos não homologados deverão ser substituídos até a data de encerramento das inscrições, conforme tutorial abaixo.
Caso encontre dificuldades no processo de substituição do arquivo do resumo, contate o Centro de Educação Continuada (EDUCON) pelo correio eletrônico [email protected] ou pelo telefone (51) 3320.3727.
Tutorial – Alteração de Resumo: Clique aqui
As apresentações deverão ser realizadas em formato PowerPoint ou similar, recomendamos utilizar o formato disponível na página do evento, não sendo obrigatória.
O aluno inscrito fará uma apresentação oral perante uma comissão de 2 (dois) ou 3 (três) avaliadores e deve durar entre 10 e 12 min e será seguida por até 15 min de questionamentos pelos avaliadores
Sugerimos que o estudante apresentador esteja disponível durante o turno de apresentação dos trabalhos na sessão para a qual será designado. O bolsista deve levar um documento com foto no momento da apresentação.
Cronograma de Apresentações: Clique aqui
Modelo de Apresentações – Arquivo PPTX: Clique aqui
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPESQ
Comissão Coordenadora
Comissão Organizadora
Equipe Organizadora
Pró-Reitoria de Administração e Finanças – PROAF
Perguntas Frequentes
Quem é obrigado a participar do evento?
R: A participação no Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica é obrigatória e exclusiva para os bolsistas dos Programas de Bolsas das Agências de Fomento CNPq e FAPERGS.
Quem poderá apresentar o trabalho?
R: O aluno/bolsista inscrito é o único APRESENTADOR.
Como recebo meu certificado de participação?
R: O certificado será encaminhado, via e-mail, em até 30 dias úteis após o encerramento do evento. Somente receberão Certificado os alunos que comparecerem às sessões e apresentarem os trabalhos.
Como saberei do resultado da avaliação do meu trabalho?
R: O resultado das avaliações será encaminhado por e-mail em data a ser designada pela Comissão Organizadora.
Como os trabalhos são avaliados?
R: O processo de avaliação dos trabalhos obedece aos seguintes critérios: qualidade do resumo, domínio do conteúdo, contribuição para o desenvolvimento do projeto, clareza/ objetividade na exposição do trabalho, utilização adequada do tempo, adequação das respostas aos questionamentos.
O Orientador precisa estar presente na minha apresentação?
R: Sim. A presença do orientador é fundamental na apresentação do trabalho do bolsista.
Clique aqui e acesse o histórico de anais do Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica da PUCRS
Para sugestões, dúvidas ou informações entre em contato conosco via formulário eletrônico abaixo: