Clique AQUI e confira local e data da sua apresentação!
O Salão de Iniciação Científica (SIC) representa um espaço de socialização de atividades de pesquisa envolvendo estudantes da graduação e professores/pesquisadores de diferentes universidades e instituições de pesquisa regionais e/ou brasileiras.
A Iniciação Científica busca proporcionar ao aluno, orientado por um professor/ pesquisador, a aprendizagem de métodos e técnicas de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.
Orientações Gerais O Salão de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na 18ª edição em 2017, é promovido pela Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da Universidade e representa um espaço de socialização de atividades de pesquisa, envolvendo estudantes da graduação e professores/pesquisadores de diferentes universidades regionais e/ou brasileiras.
Objetivos do SIC
Públicos de Interesse
Bolsistas de Iniciação Científica de Instituições de Ensino Superior do país e seus orientadores e da própria Universidade.
Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento – PROPESQ
Comissão Coordenadora
Profª. Dr. Carla Denise Bonan – Pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento
Prof. Dr. Carlos Graeff Teixeira – Diretor de Pesquisa da PROPESQ
Profª. Dr. Fernanda Bueno Morrone – Coordenadoria de Iniciação Científica
Profª. Dr. Maria Ivete B. Rockenbach – Coordenadoria de Iniciação Científica
Prof. Dr. Adolfo Pizzinato – Coordenadoria de Iniciação Científica
Prof. Dr. Claudio Luis C. Frankenberg – Faculdade de Engenharia
Prof. Dr. Julio Cesar Bicca Marques – Faculdade de Biociências
Profa. Dr. Karen Sica da Cunha – Faculdade de Comunicação
Prof. Dr. Luis Carlos dos Passos Martins – Escola de Humanidades
Prof. Dr. Rafael Reimmann Baptista – Faculdade de Ed. Física e Ciências do Desporto.
Equipe Organizadora
Alice Hammes Ferreira – Coordenadoria de Iniciação Científica
Deise Silveira Scheffel – Coordenadoria de Iniciação Científica
Isadora Azambuja Nobre Fernandes – Coordenadoria de Iniciação Científica
Equipe de Apoio
Pró-Reitoria de Administração e Finanças – PROAF
Representantes
ESCOLA DE DIREITO – Prof. Dr. Nereu José Giacomolli
ESCOLA DE HUMANIDADES (Educação) – Prof. Dr. Alexandre Anselmo Guilherme
ESCOLA DE HUMANIDADES (Serviço Social) – Profa. Dra. Gleny Terezinha Duro Guimarães
ESCOLA DE HUMANIDADES (Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Teologia) – Prof. Dr. Helder Volmar Gordim da Silveira
ESCOLA DE HUMANIDADES (Letras) – Prof. Dr. Pedro Theobald
ESCOLA DE HUMANIDADES (Psicologia) – Profa. Dra. Carolina Saraiva de Macedo Lisboa
ESCOLA DE MEDICINA – Profa. Dra. Rita Mattiello
ESCOLA DE NEGÓCIOS – Prof. Dr. Gustavo Inácio de Moraes
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO – Profa. Dra. Raquel Rodrigues Lima
FACULDADE DE BIOCIÊNCIAS – Prof. Dr. Mauricio Reis Bogo e Profa. Dra. Laura Roberta Pinto Utz
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – Prof. Dr. Joao Guilherme Barone Reis e Silva
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E CIÊNCIA DO DESPORTO – Prof. Dr. Rafael Reimann Baptista
FACULDADE DE ENFERMAGEM, NUTRIÇÃO E FISIOTERAPIA – Profa. Dra. Ana Elizabeth Prado Lima Figueiredo
FACULDADE DE ENGENHARIA – Profa. Dra. Leticia Maria Bolzani Pöhls
FACULDADE DE FARMÁCIA – Profa. Dra. Ana Paula Duarte de Souza
FACULDADE DE FÍSICA – Profa. Dra. Aline Cristiane Pan
FACULDADE DE INFORMÁTICA – Prof. Dr. Rafael Heitor Bordini
FACULDADE DE MATEMÁTICA – Prof. Dr. Luiz Eduardo Ourique
FACULDADE DE ODONTOLOGIA – Profa. Dra. Luciane Macedo de Menezes
FACULDADE DE QUÍMICA – Profa. Dra. Nara Regina de Souza Basso
INSTITUTO DO CÉREBRO – Prof. Dr. Douglas Kazutoshi Sato
Dia 02 de outubro de 2017
Horário | Atividade | Local |
---|---|---|
14h | Abertura – Salão de Iniciação Científica e Espaço Jovem Cientista
Palestra: O encantamento da ciência é a energia do profissional – Dr. André Luís Fernandes Palmini, Professor da Escola de Medicina da PUCRS |
Salão de Atos – Prédio 04 |
Dias 03 a 06 de outubro de 2017
Horário | Atividade | Local |
---|---|---|
Manhã: 8h30min – 12h Tarde: 14h – 17h30min Noite: 19h30min – 22h30min | Apresentações – Salão de Iniciação Científica | Salas do 3º, 4º e 6º andares do Prédio 40 |
IMPORTANTE: Somente o aluno bolsista inscrito no evento poderá apresentar o trabalho, devendo estar presente durante todo o turno de apresentação dos trabalhos na sessão para qual o mesmo foi designado.
Os turnos das apresentações serão divididos em:
Manhã: 8h30min às 12h
Tarde: 14h às 17h30min
Noite: 19h30min às 22h30min
“Local e Datas das Apresentações” (Em Breve)
Dias 03 a 06 de outubro de 2017
Horário | Atividade | Local |
---|---|---|
Manhã: 9h – 12h Tarde: 14h – 17h | Apresentações – Espaço Jovem Cientista | Saguão da Biblioteca e Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. |
IMPORTANTE: Sugerimos que as equipes permaneçam no local de apresentação dos trabalhos durante o turno para qual foi designado.
Os turnos das apresentações serão divididos em:
Manhã: 9h às 12h
Tarde: 14h às 17h
“Local e Datas das Apresentações” (Em Breve)
Dia 26 de outubro de 2017
Horário | Atividade | Local |
---|---|---|
17h | Premiação – Salão de Iniciação Científica e Espaço Jovem Cientista | Auditório Térreo – Prédio 50 |
Clique AQUI para realizar sua inscrição nas oficinas do Salão!
As inscrições deverão ser realizadas até 28/09.
Somente os bolsistas inscritos no Salão de Iniciação Científica da PUCRS poderão se inscrever em uma oficina de sua preferência.
OBS.: Cabe ressaltar que as bancas não serão alteradas para viabilizar a participação nas oficinas.
As inscrições estarão abertas no período de 14 de julho a 21 de agosto de 2017.
Ressaltamos as instruções e regras para o processo de inscrição estão detalhadas no Regulamento Geral.
MODELO DE RESUMO – APOIO TÉCNICO
Modalidade Grupo de Pesquisa:
Para fazer sua inscrição, você deverá clicar no botão de inscrições abaixo e preencher os campos indicados no formulário. Todos os participantes deverão fazer sua inscrição pessoal. Preencha corretamente seu e-mail no formulário de inscrição. |
Em caso de dúvidas, sugerimos a leitura do arquivo “Tutorial – Inscrições”.
O período de inscrições é de 14/07 até 21/08 pelo site, ou no setor de Educação Continuada (EDUCON), localizado no Prédio 40, sala 201 – PUCRS – E-mail: [email protected] – Telefone: (51) 3320-3727
IMPORTANTE: Os resumos que não atenderem ao modelo disponibilizado não serão publicados no e-book.
Oficinas Durante a realização do Salão de Iniciação Científica da PUCRS, ocorrerão oficinas com temas diversos, que terão vagas limitadas, cujas inscrições ocorrerão após a divulgação do calendário de apresentação dos trabalhos.
IMPORTANTE: Cabe ressaltar que as bancas não serão alteradas para viabilizar a participação nas oficinas. Somente os bolsistas inscritos no Salão de Iniciação Científica da PUCRS poderão realizar as inscrições nas oficinas oferecidas.
Conheça a lista dos trabalhos DESTAQUE do 17º Salão de Iniciação Científica da PUCRS (2016):
IMPORTANTE: Todos os trabalhos que obtiverem nota máxima [5,0], na média dos avaliadores, receberão Certificado de TRABALHO DESTAQUE.
Para informações e inscrições, clique aqui .