Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

    Ativar | Desativar
Ativar | Desativar

Clique AQUI e confira local e data da sua apresentação!

O Salão de Iniciação Científica (SIC) representa um espaço de socialização de atividades de pesquisa envolvendo estudantes da graduação e professores/pesquisadores de diferentes universidades e instituições de pesquisa regionais e/ou brasileiras.

A Iniciação Científica busca proporcionar ao aluno, orientado por um professor/ pesquisador, a aprendizagem de métodos e técnicas de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

Orientações Gerais O Salão de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na 18ª edição em 2017, é promovido pela Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da Universidade e representa um espaço de socialização de atividades de pesquisa, envolvendo estudantes da graduação e professores/pesquisadores de diferentes universidades regionais e/ou brasileiras.

 

Objetivos do SIC

  • Proporcionar o intercâmbio de conhecimento e dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas de Iniciação Científica em Projetos orientados por Pesquisadores.
  • Promover a divulgação da pesquisa no âmbito da Graduação da Universidade e da Comunidade Científica e Acadêmica em geral.
  • Incentivar a participação dos alunos de Graduação em Programas de Iniciação Científica.

 

Públicos de Interesse

Bolsistas de Iniciação Científica de Instituições de Ensino Superior do país e seus orientadores e da própria Universidade.

Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento – PROPESQ

Comissão Coordenadora
Profª. Dr. Carla Denise Bonan – Pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento

Prof. Dr. Carlos Graeff Teixeira – Diretor de Pesquisa da PROPESQ

Profª. Dr. Fernanda Bueno Morrone – Coordenadoria de Iniciação Científica
Profª. Dr. Maria Ivete B. Rockenbach – Coordenadoria de Iniciação Científica
Prof. Dr. Adolfo Pizzinato – Coordenadoria de Iniciação Científica

Prof. Dr. Claudio Luis C. Frankenberg – Faculdade de Engenharia
Prof. Dr. Julio Cesar Bicca Marques – Faculdade de Biociências
Profa. Dr. Karen Sica da Cunha – Faculdade de Comunicação
Prof. Dr. Luis Carlos dos Passos Martins – Escola de Humanidades
Prof. Dr. Rafael Reimmann Baptista – Faculdade de Ed. Física e Ciências do Desporto.

Equipe Organizadora
Alice Hammes Ferreira – Coordenadoria de Iniciação Científica
Deise Silveira Scheffel – Coordenadoria de Iniciação Científica
Isadora Azambuja Nobre Fernandes – Coordenadoria de Iniciação Científica

Equipe de Apoio
Pró-Reitoria de Administração e Finanças – PROAF

Representantes
ESCOLA DE DIREITO – Prof. Dr. Nereu José Giacomolli
ESCOLA DE HUMANIDADES (Educação) – Prof. Dr. Alexandre Anselmo Guilherme
ESCOLA DE HUMANIDADES (Serviço Social) – Profa. Dra. Gleny Terezinha Duro Guimarães
ESCOLA DE HUMANIDADES (Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Teologia) – Prof. Dr. Helder Volmar Gordim da Silveira
ESCOLA DE HUMANIDADES (Letras) – Prof. Dr. Pedro Theobald
ESCOLA DE HUMANIDADES (Psicologia) – Profa. Dra. Carolina Saraiva de Macedo Lisboa
ESCOLA DE MEDICINA – Profa. Dra. Rita Mattiello
ESCOLA DE NEGÓCIOS – Prof. Dr. Gustavo Inácio de Moraes
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO – Profa. Dra. Raquel Rodrigues Lima
FACULDADE DE BIOCIÊNCIAS – Prof. Dr. Mauricio Reis Bogo e Profa. Dra. Laura Roberta Pinto Utz
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – Prof. Dr. Joao Guilherme Barone Reis e Silva
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E CIÊNCIA DO DESPORTO – Prof. Dr. Rafael Reimann Baptista
FACULDADE DE ENFERMAGEM, NUTRIÇÃO E FISIOTERAPIA – Profa. Dra. Ana Elizabeth Prado Lima Figueiredo
FACULDADE DE ENGENHARIA – Profa. Dra. Leticia Maria Bolzani Pöhls
FACULDADE DE FARMÁCIA – Profa. Dra. Ana Paula Duarte de Souza
FACULDADE DE FÍSICA – Profa. Dra. Aline Cristiane Pan
FACULDADE DE INFORMÁTICA – Prof. Dr. Rafael Heitor Bordini
FACULDADE DE MATEMÁTICA – Prof. Dr. Luiz Eduardo Ourique
FACULDADE DE ODONTOLOGIA – Profa. Dra. Luciane Macedo de Menezes
FACULDADE DE QUÍMICA – Profa. Dra. Nara Regina de Souza Basso
INSTITUTO DO CÉREBRO – Prof. Dr. Douglas Kazutoshi Sato

Dia 02 de outubro de 2017

Horário Atividade Local
 14h Abertura – Salão de Iniciação Científica e Espaço Jovem Cientista

Palestra: O encantamento da ciência é a energia do profissional – Dr. André Luís Fernandes Palmini, Professor da Escola de Medicina da PUCRS

Salão de Atos – Prédio 04

Dias 03 a 06 de outubro de 2017

Horário Atividade Local
Manhã: 8h30min – 12h Tarde: 14h – 17h30min Noite: 19h30min – 22h30min Apresentações – Salão de Iniciação Científica Salas do 3º, 4º e 6º andares do Prédio 40

IMPORTANTE: Somente o aluno bolsista inscrito no evento poderá apresentar o trabalho, devendo estar presente durante todo o turno de apresentação dos trabalhos na sessão para qual o mesmo foi designado.

Os turnos das apresentações serão divididos em:
Manhã: 8h30min às 12h
Tarde: 14h às 17h30min
Noite: 19h30min às 22h30min

“Local e Datas das Apresentações” (Em Breve)

Dias 03 a 06 de outubro de 2017

Horário Atividade Local
Manhã: 9h – 12h Tarde: 14h – 17h Apresentações – Espaço Jovem Cientista Saguão da Biblioteca e Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS.

IMPORTANTE: Sugerimos que as equipes permaneçam no local de apresentação dos trabalhos durante o turno para qual foi designado.

Os turnos das apresentações serão divididos em:
Manhã: 9h às 12h
Tarde: 14h às 17h

“Local e Datas das Apresentações” (Em Breve)

Dia 26 de outubro de 2017

Horário Atividade Local
 17h Premiação – Salão de Iniciação Científica e Espaço Jovem Cientista Auditório Térreo – Prédio 50

Clique AQUI para realizar sua inscrição nas oficinas do Salão!

 

As inscrições deverão ser realizadas até 28/09.

Somente os bolsistas inscritos no Salão de Iniciação Científica da PUCRS poderão se inscrever em uma oficina de sua preferência.

OBS.: Cabe ressaltar que as bancas não serão alteradas para viabilizar a participação nas oficinas.

As inscrições estarão abertas no período de 14 de julho a 21 de agosto de 2017.

Ressaltamos as instruções e regras para o processo de inscrição estão detalhadas no Regulamento Geral.

REGULAMENTO GERAL

MODELO DE RESUMO

MODELO DE RESUMO – APOIO TÉCNICO

Modalidade Grupo de Pesquisa:

MODELO – CARTA DE ANUÊNCIA

 

Para fazer sua inscrição, você deverá clicar no botão de inscrições abaixo e preencher os campos indicados no formulário. Todos os participantes deverão fazer sua inscrição pessoal. Preencha corretamente seu e-mail no formulário de inscrição.

 

Em caso de dúvidas, sugerimos a leitura do arquivo “Tutorial – Inscrições”.

TUTORIAL – INSCRIÇÕES

O período de inscrições é de 14/07 até 21/08 pelo site, ou no setor de Educação Continuada (EDUCON), localizado no Prédio 40, sala 201 – PUCRS – E-mail: [email protected] – Telefone: (51) 3320-3727

IMPORTANTE: Os resumos que não atenderem ao modelo disponibilizado não serão publicados no e-book.

Oficinas Durante a realização do Salão de Iniciação Científica da PUCRS, ocorrerão oficinas com temas diversos, que terão vagas limitadas, cujas inscrições ocorrerão após a divulgação do calendário de apresentação dos trabalhos.

IMPORTANTE: Cabe ressaltar que as bancas não serão alteradas para viabilizar a participação nas oficinas. Somente os bolsistas inscritos no Salão de Iniciação Científica da PUCRS poderão realizar as inscrições nas oficinas oferecidas.

Conheça a lista dos trabalhos DESTAQUE do 17º Salão de Iniciação Científica da PUCRS (2016):

CLIQUE AQUI

IMPORTANTE: Todos os trabalhos que obtiverem nota máxima [5,0], na média dos avaliadores, receberão Certificado de TRABALHO DESTAQUE.

Para informações e inscrições, clique aqui .

  1. Posso inscrever meu colega como coautor? R: Não serão aceitos trabalhos em coautoria, exceto nas categorias PEC-DES, PRAIAS, PIBID, PET e GRUPOS DE PESQUISA.
  2. Preciso fazer um pôster da minha apresentação? R: Não haverá a apresentação/exposição de pôsteres.
  3. Onde retiro meu certificado de participação? R: O certificado será encaminhado, via e-mail, após 30 dias úteis do evento. Somente receberão Certificado os alunos que comparecerem às sessões e apresentarem os trabalhos
  4. O certificado tem custo? R: O pagamento da inscrição dará direito ao certificado do bolsista inscrito e do seu orientador.
  5. Quem poderá apresentar o trabalho? R: O aluno/bolsista inscrito é considerado o APRESENTADOR.
  6. Qual o valor da inscrição? R: O valor da inscrição para o aluno/bolsista da PUCRS é de R$ 40,00 e R$ 50,00 para o aluno/bolsista externo.
  7. Como eu sei se a minha inscrição foi confirmada? R: A inscrição apenas será confirmada mediante pagamento do boleto bancário gerado pelo sistema ou cartão de crédito. O aceite da inscrição será enviado para o e-mail do aluno, informado no momento da sua inscrição.
  8. Qual o tempo de apresentação dos trabalhos? R: O tempo de apresentação oral será de 15 minutos perante uma comissão de dois ou mais pesquisadores, seguida por 15 minutos de questionamentos.
  9. E se por algum problema pessoal eu não puder apresentar meu trabalho? R: Caso o bolsista tenha algum problema que o impeça de comparecer à apresentação oral, o(a) Professor(a) Orientador(a) deverá justificar – por e-mail – à Coordenadoria de Iniciação Científica: [email protected]
  10. Como fico sabendo o resultado da avaliação do meu trabalho? R: O resultado das avaliações será encaminhado por e-mail, em data a ser designada pela Comissão Organizadora. É importante que o e-mail informado no momento da inscrição não tenha erros de digitação.
  11. Haverá premiação para o Trabalho Destaque? R: Todos os trabalhos que obtiverem a nota máxima cinco (5,0) serão considerados Trabalhos Destaque e receberão um Certificado. Serão selecionados, considerando os critérios que constam no regulamento, os melhores Trabalhos Destaque por Grandes Áreas.
  12. Como fico sabendo se serei premiado? R: Os resultados serão divulgados somente no evento de Premiação.
  13. O Orientador precisa estar presente na minha apresentação? R: A presença do orientador é fundamental na apresentação do trabalho pelo seu bolsista.

Mídias Sociais

Compartilhar