Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

    Ativar | Desativar
Ativar | Desativar

Os certificados on-line do evento  estão disponíveis através do link: http://webappcl.pucrs.br/inscricoes/certificados

A terceira edição do Seminário Regional de Políticas Públicas, Intersetorialidade e Família – III SERPINF e a primeira edição do I SENPINF Seminário Nacional de Políticas Públicas, Intersetorialidade e Família: crise, conservadorismo e resistência dá ênfase a discussões e reflexões sobre os direitos sociais, tendo como pano de fundo a realidade contemporânea, as políticas públicas e os processos de formação profissional em momento de crise em que, reacendem processos de conservadorismo e resistência. Coordenado pela equipe do Núcleo de estudos e Pesquisa em Trabalho Saúde e Intersetorialidade/NETSI do Programa de Pós-graduação em Serviço Social/- Escola de Humanidades/PUCRS, este evento tem se consolidado como espaço para discussão e reflexão acerca da realidade, do contexto, das transformações sociais, das políticas públicas na interface com a formação e intervenção profissional.A trajetória do SERPINF propõe reflexões que envolvem profissionais, gestores de políticas públicas, acadêmicos e a população em geral. A centralidade das discussões consideram a realidade e também as demandas desses atores, entendendo que estes apontam prioridades a serem problematizadas. O impacto das edições anteriores ampliaram o espectro do evento exigindo a sua ampliação em nível nacional, portanto a primeira edição do I SENPINF – Seminário Nacional de Políticas Públicas, Intersetorialidade e Família: crise, conservadorismo e resistência está em sintonia com o movimento da sociedade e o impacto dos últimos acontecimentos que tem envolvido a todos de forma, muitas vezes, antagônica. Pretende-se que este evento possa iluminar política e historicamente as perspectivas dos profissionais e dos profissionais em formação alertando para uma direção de sociedade que possa superar a lógica da focalização e assim construam argumentos sólidos na defesa das políticas sociais públicas, e mesmo daquelas que são compensatórias, mas que com suas contradições buscam superar um passado de segregação. Que estes profissionais possam sair mais fortalecidos na defesa de ações afirmativas, de direitos universais, politizando seu processo de compreensão do momento histórico e do processo de construção histórica desse momento. Espera-se com essa provocação vitalizar o debate acadêmico, e portanto as posturas e as esperanças de produzir transformações na realidade e que no produto final irão se materializar na vida da população. Este é o compromisso ético da equipe organizadora dos SERPINF, dos SIPINF e agora do SENPINF, eventos que cada vez mais compõem a agenda dos profissionais das políticas sociais públicas e dos espaços acadêmicos.

Objetivo Geral

Ampliar, adensar e estimular a discussão e reflexão sobre os direitos sociais tendo como pano de fundo a crise, o conservadorismo, os processos de resistência, os impactos nas políticas sociais públicas e nas famílias e nos sujeitos por elas atendidos na perspectiva de ampliar, proteger e garantir direitos conquistados, contribuindo na conformação de uma sociedade mais justa.

Objetivos

I – Fomentar a reflexão sobre os direitos sociais como expressão das exigências da sociedade;

II – Potencializar a discussão sobre a garantia/violação de direitos que se tornam mais evidentes no contexto histórico;

III – Destacar processos de resistência e mobilização;

Acadêmicos, docentes, pesquisadores, trabalhadores das políticas públicas sociais e públicos em geral.

20 e 21 de outubro de 2016

PUCRS – Auditório do prédio 32

– Comissão Organizadora 

Profa Dra.Maria Isabel Barros Bellini – PUCRS/Coordenadora

Profa Dra. Bettina Steren dos Santos – PUCRS

Profa Dra. Jane Cruz Prates – PPGSS/PUCRS

Eduardo Spritzer Amaral

Rebel Machado Zambrano

Liana de Menezes Bolzan

Lívia Ramalho Arsego

Patrícia Teresinha Scherer

Camilia Suzana Faler

Luiza Rutkoski Hoff

Nadianna Rosa Marques

Carmen Lúcia Nunes da Cunha

Daniela Ferrugem

Gabriel Moraes Machado

 

– Comissão Científica 

Profa Dra. Maria Isabel Barros Bellini – PUCRS/Coordenadora

Profa Dra. Bettina Steren dos Santos – PUCRS

Profa Dra. Jane Cruz Prates – PPGSS/PUCRS

Profa Dra. Inês Amaro da Silva – PUCRS

Profa. Dra. Mônica de La Fare – PPGE/PUCRS

Rebel Machado Zambrano – Doutoranda – PUCRS

Liana de Menezes Bolzan – Doutoranda – PUCRS

Lívia Ramalho Arsego – Doutoranda – PUCRS

Patrícia Teresinha Scherer – Pós-doutoranda – PUCRS

Camilia Suzana Faler – Pós-doutoranda – PUCRS

Luiza Rutkoski Hoff – Doutoranda – PUCRS

Nadianna Rosa Marques – Mestranda – PUCRS

Carmen Lúcia Nunes da Cunha – Mestranda – PUCRS

Daniela Ferrugem – Mestranda – PUCRS

20/10/2016

Horário Atividade
8h30 Credenciamento
Fixação de pôsteres
9h Mesa de Abertura
10h Intervalo
 10h20 Painel de Abertura: Políticas Sociais Públicas e Garantia de Direitos: crise e resistência
Prof. Dra. Berenice Rojas Couto
Prof. Dr. Carlos Nelson dos Reis
Coordenação: Profª. Drª.  Maria Isabel Barros Bellini
12h  Intervalo
14h Estado e Politicas Sociais
Prof. Dr. Paulo Nakatani – UFES
Prof. Dra. Jussara Mendes -UFRGS
Coordenação: Profª Drª Jane Cruz Prates
15h40  Intervalo
16h Refugiados: criminalização & direitos universais
  Prof Dr. Gustavo Pereira
Sr. Daniel Braga Nascimento
Representante ANISTIA
Coordenação: Eduardo Amaral

21/10/2016

Horário Atividade
 8h Recepção
 8h30 Mesa: Políticas Sociais: Brasil e Cuba
  Prof Dra. Beatriz Paiva-UFSC
  Prof Dra Olga Perez Soto- Un. Havana – Cuba
Coordenação: Drª Berenice Rojas Couto
 10h10 Intervalo
  Apresentação de pôsteres (saguão do prédio 32)
10h30 Mesa: Movimentos Sociais: lutas e resistência
Movimento Social por Moradia – Lanceiros Negros
Prof. Dr. Giovane Scherer – PUCRS
Profa. Fátima Barros Plein
12h10  Intervalo
14h Mesa: Judicialização da Questão Social
Profa.  Dra. Sandra Martini-UNISINOS
Profa. Dra. Miriam Krenzinger A Guindani – UFRJ
Cordenação: Profª Drª Maria Palma Wolf
15h40 Intervalo
16h Mesa:Estrategias de resistência a crise e ao desmonte das politicas publicas na America Latina
  Prof. Dr. César Albenes de Mendonça Cruz – EMESCAM
  Prof.Dra. Rosa Marques – PUCSP
Coordenação: Profª Drª Jane Cruz Prates
18h  Mesa de Encerramento – Auditório Prédio32

Carga Horária: 20 horas

Certificado: Será fornecido certificado a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.

Confira a Lista de TRABALHOS APROVADOS

* A aprovação do trabalho não garante a participação no evento. É impreterível a inscrição para participar do III SERPINF I SENPINF e/ou apresentar seu trabalho.

A apresentação de pôsteres será realizada no dia 21/10, às 10h10 – Local: Saguão do prédio 32

 

 

Regulamento para inscrição dos pôsteres

Os trabalhos na modalidade PÔSTER DEVERÃO SER SUBMETIDOS até o dia 10 de outubro de 2016, atendendo as seguintes orientações:

1º | Serão aceitos no máximo 02 trabalhos por autor (02 artigos coletivos ou 02 individuais ou 01 coletivo e 01 individual, 02 pôsteres ou 01 artigo e 01 pôster) ou em coautoria, e no máximo 02 coautores para cada trabalho enviado, totalizando 03 autores por trabalho.

2º | Os trabalhos devem ser vinculados ao tema do Evento.

3º | Os trabalhos, no momento de inscrição, deverão ser enviados em formato de pôster (pdf) sem dimensões específicas para o envio. Se aprovado pela Comissão Cientifica, ele deverá ser confeccionado com as seguintes dimensões: 60 cm (largura) x 90 cm (altura) e exposto pelo autor durante o Seminário, sendo de responsabilidade do autor a fixação e retirada do material, bem como o conteúdo/formatação do pôster.

4º| Será fornecido apenas 01 certificado por pôster apresentado com os nomes de todos os autores. A indicação dos nomes dos autores deverá ser realizada no momento da inscrição, portanto não serão incluídos nomes posteriormente.

Regulamento para inscrição dos artigos

Os trabalhos na modalidade ARTIGO DEVERÃO SER SUBMETIDOS até o dia 10 de outubro de 2016, atendendo as seguintes orientações:

1º | Serão aceitos no máximo 02 trabalhos (02 artigos coletivos ou 02 individuais ou 01 coletivo e 01 individual, 02 pôsteres ou 01 artigo e 01 pôster) por autor ou em coautoria, e no máximo 02 coautores para cada trabalho enviado, totalizando 03 autores por trabalho.

2º | Os trabalhos devem ser vinculados ao tema do Evento.

3º | Os textos avaliados, quando aprovados pela Comissão Científica serão posteriormente publicados nos anais eletrônicos do evento. Os artigos aprovados não serão apresentados oralmente no evento. Não será fornecido, portanto, certificado para artigo publicado.

4º | Os textos serão aceitos na língua portuguesa ou espanhola. Deverão ter no mínimo 10 e no máximo 15 páginas (com referências), fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5. Deverão conter Título, nome dos autores, resumo (no idioma do artigo e com no máximo 300 palavras) ter no mínimo 03 e máximo 05 palavras-chave, seguindo as normas da ABNT. Os trabalhos não serão revisados, quando aprovados serão publicados integralmente sendo da responsabilidade dos autores. A correção gramatical é critério de avaliação do trabalho.

5º | As avaliações “às cegas” serão feitas por pares e a folha de rosto será em formato de formulário preenchido on-line no ato da inscrição do trabalho; o arquivo deverá ser identificado, e será desidentificado por membro externo à Comissão Científica, antes das avaliações.

6º | Os artigos serão avaliados para publicação pela Comissão Cientifica, e o resultado será publicado no site do evento. Somente serão publicados os artigos, se pelo menos um dos autores estiver inscrito no III SERPINF, mediante o pagamento da inscrição. A Comissão Científica reserva-se o direito de não aceitar os trabalhos que não estejam alinhados às normas de publicação e critérios desse evento.

7º | Não será fornecido certificado de publicação do artigo, a própria publicação nos anais do evento é considerada certificação de publicação.

8°| Será disponibilizado arquivo-modelo editável no site do evento para a formatação conforme as regras do Evento. O mesmo deverá ser respeitado sob risco de desclassificação.

Observação

Os trabalhos que tiverem, no corpo do texto, qualquer forma de identificação dos autores e não atenderem as normas e/ou limite de páginas estabelecidas, não serão avaliados.

Critérios para avaliação dos trabalhos enviados

  1. Pertinência do trabalho em relação ao tema do evento;
  2. Linguagem clara, concisa e correta;
  3. Apresentação dos objetivos, metodologia, resultados e conclusões de forma coerente;
  4. Fundamentação teórico-metodológica consistente/atual;
  5. Respeito às normas especificadas para envio de trabalhos disponíveis no site.

 

ATENCÃO: 

* A aprovação do trabalho não garante a participação no evento. É impreterível a inscrição para participar do III SERPINF I SENPINF e/ou apresentar seu trabalho. Inscrições encerradas

* Caso seu computador possua um bloqueio de “pop-up”, habilite para que consiga acessar o site e demais informações relativas ao evento. Se o bloqueio persistir, tenta acessar em outro computador, ou provedor (preferencialmente Google Chrome ou Safari);

*  Interessados com trabalhos aprovados na etapa de submissão de trabalhos devem se inscrever no evento e adicionar as informações completas do trabalho: título, autor, coautor e orientador.

* O credenciamento no dia 20/10 será mediante apresentação do comprovante de pagamento de inscrição no evento. 

Categoria Valor
Alunos PUCRS R$ 40,00
Alunos externos R$ 55,00
Diplomados PUCRS R$ 40,00
Professores PUCRS R$ 40,00
Público Geral R$ 70,00

 

 

CAPES

Pró – Ensino na Saúde

Curso de Serviço Social – Escola de Humanidades/PUCRS

Programa de Pós-Graduação em Serviço Social/PUCRS

Capes 65 anos

 

Escola de Humanidades

Mídias Sociais

icone do facebook

Compartilhar