I WORKSHOP INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Inclusão na sala de aula – da retórica à realidade será realizado nos dias 24 e 25 de novembro de 2016 na PUCRS.
O Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS, particularmente a Linha de Pesquisa “Pessoa e Educação”, o CEES (Centro de Estudos em Ensino Superior) e o NEPAPI (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Aprendizagem e Processos Inclusivos), em parceria com a St Mary’s University, de Londres, realizam o “I Workshop Internacional sobre Educação Inclusiva”, cujo tema específico será: “A inclusão na sala de aula – da retórica à realidade”.
O Reino Unido possui aproximadamente 40 anos de experiência no processo de inclusão de pessoas com deficiência no sistema educacional. Um marco inicial dessa experiência foi o Relatório Warnock, publicado em 1978, após quatro anos de estudos a respeito do processo educativo de alunos com deficiência no país, sob liderança de Helen Mary Warnock. Esse relatório, que deu base a uma série de leis, propunha uma substituição do paradigma médico pelo educativo e ressaltava a importância da plena integração das crianças com deficiência em escolas regulares, bem como medidas para apoiá-las na superação de suas dificuldades. Foi ele também que introduziu, pela primeira vez, o conceito de Necessidades Educativas Especiais, que inclui, além de alunos com deficiência, aqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem em seu percurso escolar. Mais recentemente, o mesmo relatório foi revisto pela própria autora e diversas inconsistências e problemas que ainda permanecem no sistema educacional foram identificados.
Professores de escolas da Rede Municipal e Estadual de Educação de Porto Alegre, coordenadores/representantes dos diferentes cursos de graduação da PUCRS e discentes do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS.
O evento I WORKSHOP INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Inclusão na sala de aula – da retórica à realidade será realizado nos dias 24 e 25 de novembro de 2016, no auditório do Prédio 9 da PUCRS.
Coordenação:
Prof. Dr. Alexandre Anselmo Guilherme – Coordenador-Geral do Evento
Profa. Dra. Marlene Rozek – Coordenadora Adjunta
Comissão Organizadora:
Pós-doutoranda Gabriela Dal Forno Martins
Doutoranda Cleuza Ziesmann
Graduanda Gabriela Severo
24/11/2016 | |
---|---|
Horário | Atividade |
8h às 8h45min | Credenciamento |
8h45min às 9h | Abertura |
9h às 10h | Conferência: Educação Inclusiva no Reino Unido (1970-2016) |
Ministrante: Dra. Lorna Goodwin | |
10h às 12h | Workshop Prático (Carrosel): Dra. Lorna Goodwin, Dra. Anne Moran, Dra. Clare Longhurst |
1. Gestão da Mudança – explorando as barreiras e criando soluções para a inclusão | |
2. Criando uma Cultura de Inclusão: Liderança para a Inclusão | |
3. Entendendo os princípios da Inclusão: Aprimorando as práticas inclusivas a partir das experiências dos professores | |
12h às 13h30min | Almoço (custo a cargo dos participantes) |
13h30min às 15h | Workshop Prático (Carrosel): Dra. Lorna Goodwin, Dra. Anne Moran, Dra. Clare Longhurst |
1. Gestão da Mudança – explorando as barreiras e criando soluções para a inclusão | |
2. Criando uma Cultura de Inclusão: Liderança para a Inclusão | |
3. Entendendo os princípios da Inclusão: Aprimorando as práticas inclusivas a partir das experiências dos professores | |
15h às 15h30min | Intervalo |
15h30min às 17h | Workshop Prático (Carrosel): Dra. Lorna Goodwin, Dra. Anne Moran, Dra. Clare Longhurst |
1. Gestão da Mudança – explorando as barreiras e criando soluções para a inclusão | |
2. Criando uma Cultura de Inclusão: Liderança para a Inclusão | |
3. Entendendo os princípios da Inclusão: Aprimorando as práticas inclusivas a partir das experiências dos professores | |
17h | Plenário |
25/11/2016 | |
---|---|
Horário | Atividade |
9h às 10h | Conferência: Desenvolvendo a Capacidade de Todos os Professores para Ensinar Todos os Estudantes: Valores de Inclusão que vão além da Regulamentação |
Ministrante: Dra. Anne Moran | |
10h30min às 12h | Workshop Prático (Carrosel): Dra. Lorna Goodwin, Dra. Anne Moran, Dra. Clare Longhurst |
1. Inclusão de alunos com deficiência – foco em deficiências físicas e Transtornos do Espectro Autista | |
2. Aprimorando as práticas inclusivas a partir das experiências dos professores | |
3 – Ouvindo o aluno – a realidade da inclusão a partir da perspectiva dos participantes | |
12h às 13h30min | Almoço (custo a cargo dos participantes) |
13h30min às 15h | Workshop Prático (Carrosel): Dra. Lorna Goodwin, Dra. Anne Moran, Dra. Clare Longhurst |
1. Inclusão de alunos com deficiência – foco em deficiências físicas e Transtornos do Espectro Autista | |
2. Aprimorando as práticas inclusivas a partir das experiências dos professores | |
3 – Ouvindo o aluno – a realidade da inclusão a partir da perspectiva dos participantes | |
15h às 15h30min | Intervalo |
15h30min às 17h | Workshop Prático (Carrosel): Dra. Lorna Goodwin, Dra. Anne Moran, Dra. Clare Longhurst |
1. Inclusão de alunos com deficiência – foco em deficiências físicas e Transtornos do Espectro Autista | |
2. Aprimorando as práticas inclusivas a partir das experiências dos professores | |
3 – Ouvindo o aluno – a realidade da inclusão a partir da perspectiva dos participantes | |
17h às 17h30min | Encerramento |
Modalidade | Valor |
---|---|
Alunos e Diplomados PUCRS | R$ 40,00 |
Professores PUCRS | R$ 60,00 |
Profissionais – Professores da Rede Pública | R$ 60,00 |
Público em geral | R$ 100,00 |
Para fazer sua inscrição, você deverá clicar no botão de inscrições abaixo e preencher os campos indicados no formulário.
Todos os participantes deverão fazer sua inscrição individual até o dia 16 de novembro de 2016.
Apoio:
Patrocínio: