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III COLÓQUIO FRANCO-LATINOAMERICANO DE PESQUISA SOBRE DEFICIÊNCIA

Igualdade de Direitos e Acesso a uma Vida Digna:

Desafios e Controvérsias na Questão Social da Deficiência

09 a 11 de Março de 2017

A Escola de Humanidades (PUC-RS)¹, a FADERS², o INS HEA³ e o Programa Deficiências e Sociedade da EHESS4, a Société ALTER5, com o apoio da UERGS6, do IFSUL7 e da UNISINOS8,anunciam a continuidade dos estudos e debates iniciados em julho de 2014, em Paris/França, relativos às pesquisas sobre deficiências.

A terceira edição do Colóquio Franco-Latinoamericano de Pesquisa Sobre Deficiência ocorrerá na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul/Brasil, na Pontifícia Universidade Católica nos dias 9, 10 e 11 de março de 2017.

O tema central nesta edição será Igualdade e Dignidade. Acredita-se que ainda é presente a ideia da deficiência, da incapacidade, fazendo-se necessário a constante atualização das políticas públicas como meio de conscientização de que esta noção é equivocada, pois decorre de uma construção social, muito mais do que da realidade quando se apresenta algum tipo de deficiência. Ao investir no debate desta temática, com ênfase na troca de vivências e estudos, é mantido o reforço para o desenvolvimento para sustentar e ampliar políticas de inclusão de pessoas com deficiência, acessibilidade (desenho universal) e, consequentemente, responsabilidade social, cidadania e dignidade.

Já faz muitos anos que as questões relativas à igualdade e à dignidade reinterrogam a maneira de tratar socialmente as pessoas com deficiências. Há cerca de vinte anos, os debates internacionais e as políticas públicas promoveram novas concepções de afiliação social (Castel, 1995) das pessoas com deficiência. Tratando-se das instâncias ligadas à saúde (OMS, 2001), à educação (UNESCO, 1994) ou à ONU (2007), expõe-se doravante a necessidade de favorecer um acesso igualitário aos direitos, bens e serviços, igualando também as chances de acesso à educação, ao emprego e uma vida social plena.

Assim, precedentemente ou concomitantemente, políticas públicas e iniciativas privadas colocaram em prática mecanismos visando favorecer o acesso ao emprego ou à formação de pessoas com deficiência, sendo estes grupos estatisticamente mais pobres ou excluídos que os outros.

Tratando-se de leis nacionais, iniciativas associativas ou individuais, todas se referem à ideia de que é através da ação que se põe em prática a justiça social, tornando a vida dessas pessoas mais dignas e, ao mesmo tempo, tornando-as úteis para a sociedade. Esta questão própria à justiça social designa concepções de igualdade que podem variar de uma cultura para outra e, dessa forma, não proporcionar as mesmas ações coletivas, sendo elas públicas ou privadas. Em outras palavras, igualdade e dignidade correspondem às teorias da justiça, algumas das quais promovem igualdade das oportunidades (Rawls, 1971), capacidades (Sen, 2010 ; Nussbaum, 2012), bem como um mesmo acesso aos direitos para todas e todos. Assim, a questão da participação social visa favorecer a igualdade de oportunidades. O tratamento especializado em questão nesta temática indica formas de assistência (Tronto, 2009 ; Paperman, Laugier, 2011) que, ainda hoje podem, em certas circunstâncias, dar origem a configurações de paternalismo ou de protecionismo dificilmente aceitos pelas pessoas envolvidas, enquanto que a proteção social do Estado, quando ela existe, tende a reduzir a exclusão socioeconômica.

Estas questões relativas à dignidade e à igualdade enunciam fortes debates. De fato, eles não se concentram exclusivamente no acesso à educação e ao emprego, mas consideram também projetos de saúde e de bem-estar nos quais o ambiente deve incentivar o desenvolvimento completo da pessoa interessada (OMS, 1986). Neste sentido, certas atividades sociais como o esporte podem mudar a perspectiva. Assim, desde 2010, o Conselho da União Europeia considera que uma das principais funções do esporte é promover a inclusão social. Em relação ao acesso à uma vida digna, os debates sobre o direito à sexualidade e à vida afetiva das pessoas com deficiência que estão mais afastadas, questionam igualmente os limites da ação pública.

Para esta terceira edição do Colóquio Franco-Latinoamericano de Pesquisa Sobre Deficiência, objetivamos, além dos trabalhos de comunicação individual, proporcionar aos participantes um espaço para debates temáticos. Dessa maneira, visamos promover o intercâmbio entre áreas especificas, estabelecendo assim canais de pesquisa conjunta entre pesquisadores e atores dos países envolvidos.

Como nos anos anteriores, pretendemos também promover o intercâmbio entre o meio acadêmico e a sociedade civil, respeitando as especificidades de cada abordagem, sendo elas ações profissionais, associativas ou científicas.

Convidamos então a comunidade científica, pesquisadores e profissionais para participarem desta edição do Colóquio Franco-Latinoamericano de Pesquisa Sobre Deficiência, encaminhando propostas para apresentação de trabalhos até a data de 30 de junho 2016 em torno do tema central Igualdade e Dignidade ou podendo os mesmos estarem inseridos nos seguintes eixos temáticos:

  • Escolarização e formação: entre igualdade de oportunidades e igualdade de acesso.
  • Direito ao trabalho e deficiência: entre injunções normativas e materialização do acesso ao emprego.
  • Dispor do seu corpo? Direitos reprodutivos, sexualidade, intimidade e prazer.
  • Concepção, desenvolvimento e implementação de políticas públicas: uma justiça social entre equidade e igualdade?
  • Acesso aos cuidados e programas de atenção à saúde. Qual o lugar da pessoa com deficiência no mundo da saúde?
  • A função das atividades culturais e esportivas: incluir através do esporte e da cultura ou direito de acesso universal às atividades de lazer?
  • Igualdade, dignidade, deficiência: dimensões antropológicas e filosóficas.
  • Lutas e mobilizações coletivas pelos direitos.
  • As experiências da vida: articular a deficiência com outras dimensões identitárias (gênero, raça, classe social, sexualidade, geração, etc.).

[1] Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

[2] Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Com Deficiência e Altas Habilidades do Rio Grande do Sul

[3] Instituto Nacional Superior de Formação e de Pesquisa para a Educação dos Jovens Deficientes e dos Ensinamentos Adaptados, Paris  /  Institut National Supérieur de Formation et et de Recherche pour l’éducation des jeunes handicapés et les enseignements adaptés

[4] Escola dos Altos Estudos, Paris  /  Programme Handicaps et Sociétés

[5] Société Européenne de Recherche sur le Handicap

[6] Universidade do Estado do Rio Grande do Sul

[7] Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

[8] Universidade do Vale do Rio dos Sinos (www.unisinos.br)

  • Proporcionar aos participantes um espaço para debates temáticos a respeito das pesquisas realizadas sobre o tema da pessoa com deficiência.
  • Promover o intercâmbio entre áreas especificas, estabelecendo assim canais de pesquisa conjunta entre pesquisadores e atores dos países envolvidos.
  • Promover o intercâmbio entre o meio acadêmico e a sociedade civil, respeitando as especificidades de cada abordagem, sendo elas ações profissionais, associativas ou científicas.

Todos os profissionais e pessoas interessadas na área de estudos relativos à pessoa com deficiência.

O III Colóquio ocorrerá nos dias 09, 10 e 11 de março de 2017, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Porto Alegre/RS – Prédio 41

PUCRS

Coordenação Geral

  • Martial Meziani – (INSHEA, França)
  • Profª Dra. Idília Fernandes – (PUCRS, Brasil)

Coordenação

  • María Noel Míguez Passada (Universidad de la República, Uruguay)
  • Charlie Trelles Severo (FADERS, Brasil)

Membros do Comitê Organizador

  • Andréa Benvenuto (EHESS, França)
  • Andréa Asti Severo (FADERS, Brasil)
  • Charlie Trelles Severo (FADERS, Brasil)
  • Emmanuella Martinod (Université Paris 8, França)
  • Eva Loreni Castilhos (FADERS, Brasil)
  • Fabíola Dutra Malaguez (FADERS, Brasil)
  • Gildas Brégain (EHESS, França)
  • Jorge Amaro de Souza Borges  (FADERS, Brasil)
  • Marie Coutant (EHESS, França)
  • María Noel Míguez Passada (UdelaR, Uruguay)
  • Marilu Mourão Pereira (FADERS, Brasil)
  • Tauana Olivia Gomez Silva (Université Rennes 2, França)

Membros do Comitê Científico

  • Ana Paula de Oliveira Santana (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil)
  • Andréa Asti Severo (FADERS, Brasil)
  • Andr​e​a Benvenuto​ (EHESS, França)
  • Bernard Andrieu (Université Paris Descartes, França)
  • Brenda Araceli Bustos Garcia (Universidad​ ​Autonoma​ ​de Nuevo Leon, México)
  • Carmen Aleida Fernández Moreno (Universidad Nacional de Colombia, Colômbia)
  • Carolina Ferrante (Universidade Católica del Norte – Antofagasta, Chile)
  • Charlie Trelles Severo (FADERS, Brasil)
  • Cláudia Rodrigues Freitas (UFRGS, Brasil)
  • Emmanuella Martinod (Universidade Paris 8, França)
  • Eric de Léséleuc (INS HEA França)
  • Gildas Brégain​ (EHESS, França)
  • Idília Fernandes (PUC/RS; FADERS, Brasil)
  • Jorge Amaro de Souza Borges  (FADERS, Brasil)
  • Karina Ramacciotti (UBA, Argentina)
  • Luis Gustavo Pereira de Souza Correia (Universidade Federal de Sergipe, Brasil)
  • Maria Alfonsina An​g​elino ​(Universidad Nacional de Entre Ríos-UNER, Argentina)
  • Maria Luizete Carliez (Universidade Federal do Pará, Brasil)
  • María Noel Míguez Passada (UdelaR, Uruguay)
  • Marilu Mourão Pereira (FADERS, Brasil)
  • Martial Meziani (INS HEA​, França)
  • Mariama Kaba (Universidade de Lausanne, Suíça)
  • Marta Ascurra (Universidad Nacional de Asunción, Paraguay)
  • Maura Corsini Lopes (UNISINOS, Brasil)
  • Monica Carvajal Osorio (Universidad de Colombia, Colômbia)
  • Olivier Le Guen (CIESAS, México)
  • Patrick Fougeyrollas (Universidade Laval, Canadá)
  • Serge Ebersold (INS HEA, França)
  • Simone Regina Sandri (FADERS, Brasil)
  • Yves Boisvert (ENAP, Canadá)

A programação do III Colóquio estará dividida da seguinte forma:

  • Conferências
  • Dra. Isabelle Ville (Diretora de pesquisa ) – Socióloga – INSERM – http://www.cermes3.cnrs.fr/fr/membres/156-ville-isabelle)
  • Dra. Marisa Faerman Eizirik (Psicóloga e Pesquisadora) – UFRGS  – http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787004U3; http://includeassessoria.com.br/?page_id=55)
  • Mesa Redonda  –  Table Ronde
  • Dra. Catherine Barral (Socióloga e Pesquisadora) EHESP https://www.researchgate.net/profile/Catherine_Barral; http://mssh.ehesp.fr/)
  • Trabalhos com Apresentação Oral e Escrita (Pôster):  mediante submissão de propostas para avaliação;
  • Sessões Temáticas : mediante submissão de propostas para avaliação.
  • Algumas Apresentações já confirmadas
  • “Soluções Assistivas, ampliando o conceito de Tecnologia Assistiva a partir de uma perspectiva Sócio-Histórica do Trabalho e Educação” – Passerino, Liliana Maria; Souza, Magali; Pereira, Ana Cristina Cypriano; Wagner,Rosana;
  • “Hospitalisation à domicile et expérience de vie” – Cécile Carra
  • “Inclusão escolar: os desafios da formação inicial de professores” –  Margarete Freire Duarte; Liliana Maria Passerino
  • “A dimensão comunicacional na inclusão laboral de pessoas com deficiência” – Pereira, Ana Cristina Cypriano; Figueiró, Gabriel de Abreu
  • “Engagement des pères d’enfant ayant une surdité à travers les représentations des professionnels de la santé” – Kirsch, Sarah; Gaucher, Charles
  • “Aproximando Vivências” e “Educação Especial Sem Fronteiras” – Ana Rosimeri Araujo da Cunha
  • “As atividades físico-esportiva e o direito a participação das pessoa com deficiência: experiências do município de São Carlos (SP) – Brasil” Autoras: Andrade, Andresa Caravage de; Oliver, Fátima Corrêa
  • “Les aménagements raisonnables au profit des travailleurs handicapés” Josépha Dirringer
  • “Direito ao trabalho e condições de igualdade: o olhar dos servidores de uma universidade federal” – Pottmeier, Sandra; Donida, Lais; Santana, Ana Paula
  • “Langue des signes et parentalité : assurer une réelle participation sociale des enfants vivant avec une surdité” – Charles Gaucher
  • “Práticas pedagógicas e Deficiência intelectual: desafios para a igualdade de oportunidades” – Rahme, Mônica Maria Farid
  • “Tecnologia assistiva para estudantes com deficiência visual: o uso da cartografia tátil no segundo ano da EEEFM Sen. Argemiro de Figueiredo, em Campina Grande-PB-Brasil” – Sonia Maria de Lira
  • “Deficiência e mídia: narrativas de opressão, vulnerabilidade, superação, espetacularização e a aceitação da experiência da deficiência” – Ayres, Melina de la Barrera; Gesser, Marivete; Luiz, Karla Garcia
  • “Programa GRAU: ponte entre formação de tradutores à acessibilidade e à inclusão cultural” – Degasperi, Marisa Helena
  • “História da educação especial: discursos presentes na criação e constituição do instituto nacional de educação de surdos” – Abreu, Marcela Alves de; Carvalho, Diana Maul
  • “Rendre légitime les droits subjectifs: émotions et mobilisations dans la constitution du problème public “handicap et sexualité” – Pierre Brasseur
  • A escolarização de surdos e cegos no Brasil e na França: os primeiros institutos de educação especializada –  Baessa Estimado, Roberta
  • L’émotion esthétique : une voie vers l’éveil de l’être et la rencontre de l’autre – Canet, Géraldine
  • A Educação Musical Especial e a EJA na Escola Regular –  Fernandes, Ana Paula
  • Implantation cochléaire et régulation juridique des relations entre les sourds et le monde médical –  Vennetier, Soline
  • O Geoprocessamento Como Ferramenta Para Construção de Políticas Públicas para Pessoas Com Deficiência – Ferreira, Taísa ;Cadore, Paula; Hickmann, Darlene Taís; Fonseca, Fernanda Marzullo; Roman,Carlos Augusto
  • La centralidad del trabajo y su impacto en la vida cotidiana en personas con discapacidad psíquica –  Close, María Noel
  • Genre et autisme: deux catégories en confrontation pour des adolescents en institution spécialisée –  Primerano, Adrien
  • Trupe diVersos: produção partilhada de criação cênica – Peres, Marta Simões
  • Le droit international des droits de la personne protège-t-il les droits à la sexualité des personnes handicapées ? –  Paré, Mona
  • Fundamentos teórico-filosóficos da pesquisa em educação especial no Brasil –  Silva, Régis Henrique dos Reis.

Carga horária: 30 horas

Certificados:

– Será fornecido certificado a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.
– Será também fornecido certificados para os apresentadores de trabalho.

Línguas

Português – Francês – Espanhol – LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais)

Tradução Simultânea

Português – Francês

 

No momento não é possível propor apresentação de trabalhos.

Faça contato com a Comissão de Organização: [email protected]

 

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÕES A APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

O programa de apresentação de trabalhos está sendo elaborado a partir da confirmação de sua inscrição.

Pedimos a gentileza de realizá-la tão logo possível garantindo assim sua apresentação.

 

Orientações para inscrições para o III Colóquio:

  • Todas(os) interessadas(os) em participar do III Colóquio Franco-Latinoamericano de Pesquisa Sobre Deficiência devem realizar sua inscrição individualmente através do site do evento.
  • Os trabalhos selecionados pela Comissão Científica serão incluídos no programa do evento mediante a inscrição da(o) apresentadora(or).
  • Não há possibilidade de inscrições para grupos. Todas as inscrições são individuais.
  • Para ingresso nas dependências do evento, somente com a inscrição devidamente realizada através do site e com utilização do crachá, entregue no momento do credenciamento.

SESSÕES TEMÁTICAS – todas(os) apresentadoras(es) devem estar inscritas(os).

APRESENTAÇÃO ORAL- trabalhos com vários autores: o apresentador deve ter sua inscrição realizada através do site. Os demais autores,  para assistir esta apresentação, e as demais de seu interesse,  devem também estarem inscritos através do site do III Colóquio.

Duração: 15 minutos. O trabalho poderá ser lido ou apresentado conforme sua preferência (power point, por exemplo), considerando este tempo limite. Se desejar, esta apresentação poderá ser projetada durante a leitura na apresentação; o número de páginas, considerando fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entre linhas 1,5 ou 2, equivale a 7 ou 8 páginas; este texto é o mesmo que poderá ser enviado até a data de 15 de fevereiro de 2017; sugere-se treinar a leitura do conteúdo associado ao tempo limite; para possíveis publicações, poderá ser o trabalho completo a ser enviado quando os veículos de publicação forem definidos.

APRESENTAÇÃO ESCRITA (PÔSTER) –  as regras de inscrição são as mesmas: para o pôster ser colocado na área respectiva a esta modalidade de apresentação, o responsável deverá estar inscrito. Se houver mais autores no mesmo pôster que desejam participar do evento, também devem realizar sua inscrição.

DIMENSÕES DOS PÔSTERES

  • Largura  ( Horizontal  –  ):  90 centímetros
  • Comprimento   (Vertical   │  ):  1 metro e 20 centímetros
  • Corda para pendurar   (Cordinha)
  • A quantidade de caracteres, o design, a utilização de esquemas, de gráficos, de fotografias, etc:  a critério da(o) autora(r).
Modalidade Valores até o dia 25 de dezembro de 2016 Valores a partir de 26 de dezembro de 2016
Estudantes PUCRS R$ 100,00 R$ 110,00
Diplomados PUCRS R$ 200,00 R$ 220,00
Estudantes Externos R$ 300,00 R$ 330,00
Profissionais R$ 400,00 R$ 440,00
Público Geral R$ 400,00 R$ 440,00

Para fazer sua inscrição, você deverá clicar no botão de inscrições abaixo e preencher os campos indicados no formulário.
Todos os participantes deverão fazer sua inscrição pessoal.

inscreva-se

 

LogoFADERSINS HEA-2logo_PHSLOGO-EHESS

UERGS Logo Parrilla Del Sur Galpão Crioulo Logotipo Mi Grafica Expressa Logo UNISINOS

 

Logo-CIL IFSul DMAE Alter_logo Galeteria Casa do Marques

 

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Café do Mercado

Label Chair UNESCO SHHR

 

 

 

Os autores são responsáveis pela escolha e apresentação dos fatos contida neste evento, não sendo necessariamente as ideias da Cátedra UNESCO.

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*Informações adicionais (garantia de no-show, estacionamento, taxa de turismo e internet, outras opções de quarto), verifique diretamente com o hotel de interesse.

* Ao contatar o hotel, informe que participará do evento.

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Hotel: Novotel Porto Alegre Três Figueiras

Endereço: Av. Soledade, 575 – Três Figueiras

Telefone: 55 51 3327 9292

Distância do evento: 4,2 km (12 minutos com transporte privado)

Contate o e-mail para solicitar a sua reserva: [email protected]

  • Aliança Francesa de Porto Alegre
    • Aline Monteiro Correia
    • Aline Puthin
    • Ana Flávia Beckel Rigueira
    • André Vidal
    • Andréia Colares
    • Angela Marin
    • Antonio Carlos Gerbase
    • Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul
    • Casa do Menino Jesus de Praga
    • Darci Dessbesell
    • Dênia Bazanella
    • Elisiane Silva
    • Francisco Arseli Kern
    • Henrique Asti Severo
    • Hervine Guillet
    • Jaqueline da Silva Rosa
    • José Puig
    • Luiz Antonio de Castro-Santos
    • Maria da Graça de Lavra Pinto
    • Mario Ferreira
    • Matias Strassburger
    • Michele Soares Ramos
    • Mirelle Melo Ferreira Duarte
    • Patrice Pauc
    • Paulo Adriano Alves
    • Rafael Dufau Junqueira
    • Renata Weber Prochnow
    • Riege Teresinha Lenz Dias
    • Rogério de Lavra Pinto
    • Sandra Fernandes
    • Susane Silva
    • Tatiane Durão
    • Tellêmaco Rodrigues Bittencourt Júnior
    • Thierry Troussier
    • Tiago Mello
    • Universidade Federal de Santa Maria
    • Vilma de Pícoli

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