Ir Para o Conteúdo Principal Página Principal Página de Acessibilidade Página de Contato Página da PUCRS
  • A- | A | A+
  • Versão Monocromática:

    Ativar | Desativar
Ativar | Desativar

As inscrições para o evento podem ser realizadas até dia 02/03 através do link de inscrições ou presencialmente na Educação Continuada.

O Seminário de Desenvolvimento Acadêmico será realizado nos dias 1º, 2, 3 de março de 2017, com a participação de docentes e técnicos administrativos. Este momento está sendo organizado pela Coordenadoria de Ensino da Pró-Reitoria Acadêmica, visando envolver, integrar e aproximar um grande número de participantes na discussão de temas relevantes, a maioria deles vinculados diretamente aos Projetos Estratégicos da PUCRS 2016-2022.

O tema integrador do Seminário será “A Inovação na Educação Superior”, o qual tem importantes repercussões em todos os âmbitos da Universidade.

Docentes e técnicos administrativos da PUCRS

Conferência: será realizada no Centro de Eventos da PUCRS

Mesas Redondas: nos auditórios da PUCRS, conforme programação

Oficinas: ocorrerão nos espaços indicados pelas unidades/escolas, conforme programação

01/03/2017 (quarta-feira)

Local: Centro de Eventos – Prédio 41

Horário Atividade
16h30 Credenciamento
17h Abertura
17h15 – 18h30 Conferência

A inovação na Educação Superior – Prof. Silvio Meira

02/03/2017 (quinta-feira)

Horário Local Mesas Redondas – Temas
9h – 12h Auditório Prédio 11 Autoria e Integridade no Ensino e na Pesquisa
Palestrantes: José Roberto Goldim, Milton Lucídio Leão Barcellos e Renato José Ritter Júnior.
Auditório Prédio 9 Educação Socialmente Responsável: desafios de um mundo em transformação
Palestrantes: Ana Lúcia Suares Maciel, Inês Amaro e Francisco Arseli Kern
Auditório Prédio 32 A prática interdisciplinar nos currículos e no cotidiano pedagógico
Palestrantes: Ionara Rech, Leonardo Agostini, Lisandra Catalan do Amaral e Tiziado Dalla Rosa
Auditório Térreo Prédio 50 O processo da Inovação Pedagógica no contexto da Educação Superior
Palestrantes: Silvio Meira e Cinthia Bittencourt Spricigo
Auditório Prédio 5 O Futuro do Trabalho: formando jovens protagonistas para inovação
Palestrantes: Ana Cecília Nunes, Alejandro Olchik e Newton Monteiro de Campos Neto
Auditório Prédio 7 O Papel da Avaliação da Graduação e da Pós-graduação no Planejamento Estratégico da PUCRS
Palestrantes: Marion Creutzberg, Maria Inês Corte Vitória, Eleani Maria da Costa e Denizar Alberto da Silva Melo
14h – 17h Auditório Prédio 11 Gestão de Projetos de Pesquisa Científica
Palestrantes: Aline Pacifico Rodrigues, Carlos Graeff Teixeira, Leydi Rubio e Roberto Almeida
Auditório Prédio 9 Um exemplo da Curricularização da Extensão: Experiências do Método Exponencial
Palestrantes: Andressa Generosi, Letícia Hoppe, Marcio Soares Torres e Wilson Marchionatti
Auditório Prédio 32 Internacionalização no Ensino Superior
Palestrantes: Arthur Maria Ferreira Neto, Eliane Romanato Santarém e Heloisa Orsi Korch Delgado
Auditório Térreo Prédio 50 A Pesquisa como Modo de Aprender em Sala de Aula: possibilidades do Educar pela Pesquisa
Palestrantes: Denise Kriedte da Costa, Julio Cesar Bicca Marques e Maurivan Güntzel Ramos
Auditório Prédio 5 O Docente e as Mídias Sociais: do Lattes ao Facebook
Palestrantes: André Pase, Angelo Brandelli Costa e Carolina Lisboa
Auditório Prédio 7 Como o Aluno Aprende? – compreendendo o processo de aprendizagem em situações de dificuldade
Palestrantes: Augusto Buchweitz, João Batista Siqueira Harres e Marlene Rozek

03/03/2017 (sexta-feira)

Horário Local Oficinas
9h – 11h Auditório 1 – Escola de Medicina Saúde Mental no Ambiente de Trabalho
8h30 – 11h30 Prédio 32, sala 409 Computação e Solução de Problemas – uma abordagem prática usando PYTHON
10h – 12h Prédio 12
Laboratório 106, bloco B
Ciência e Inovação em Alimentos com Chocolate
9h30 – 11h30 Prédio 15, sala 201.01 A Pessoa com Deficiência e/ou Necessidades Educacionais Especiais na Educação Superior: acesso, permanência e aprendizagem
9h30 – 11h30 Prédio 50, sala anexa Os Objetivos Globais do Desenvolvimento Sustentável e as Interfaces com a universidade
9h30 – 11h30 Prédio 15, sala 201.02 Artes Visuais na Formação Docente: para quê?
10h – 12h Prédio 11, sala 923 – 9º Andar Como Identificar e Trabalhar Questões Relacionadas a Preconceito na Universidade
8h – 9h30 e 10h – 11h30 Prédio 12 – Laboratório de Enfermagem, 8º A Parada cardiorrespiratória: O que fazer?
8h30 – 11h30 Prédio 12 – Laboratório de Enfermagem 1, 8º A Simulação Realística como Metodologia de Ensino
9h -12h Auditório do Prédio 32 Melhorando a Qualidade da Pesquisa Científica na Universidade
8h30min – 12h Prédio 81, sala de Psicomotricidade – 3º andar A Formação Pessoal de Gente que Lida com Gente
8h30 – 9h30 e 9h30 – 10h30 Prédio 80 – Laboratório 2 (Fisioterapia) Vivências em Pilates
9h – 10h Prédio 6, sala 213 Fidelizando Nossos Alunos: Relato de Experiências da Faculdade de Odontologia
10h – 12h Prédio 12, sala 103 Saneamento Básico no Brasil – o que cada um de nós pode fazer?
9h – 12h Prédio 11, sala 307 Integração, Internacionalização e Interdisciplinaridade: novas experiências na Escola de Direito
9h – 11h30 Prédio 8, sala 507 Thinking about the role of assessment in Academic English
9h – 11h30 Prédio 8, sala 307 Oficina de Língua Portuguesa
9h – 11h30 Prédio 8, Laboratório A, 5º andar Escrita Criativa
9h – 12h Prédio 30 – Bloco C, Sala 201 Elaborando Textos Acadêmicos em LaTeX
8h30 – 12h Prédio 30 –  Bloco F Laboratório 212.03 Aplicações da Planilha (Excel)
8h30 – 12h Prédio 30, Bloco C, sala 209 R e RStudio: ferramentas livres na pesquisa
9h -10h30 Prédio 50 – 8º andar O Desafio de Liderar Equipes
9h – 12h Prédio 50 – 8º andar Soft skills: ferramentas para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais
9h – 11h30 Prédio 07 – Estúdio Multimídia Usando Vídeo na Sala de Aula: dicas, ferramentas e troca de experiências
9h – 11h30 Prédio 07 – Estúdio de Fotografia Explorando o Potencial da Fotografia com Dispositivos Móveis em Sala de Aula e Fora Dela
9h – 10h30 Prédio 7 – CICOM sala 206.10 – CICOM Nós na Rede: mídias sociais em sala de aula
9h-  10h30 e 10h45 – 12h15 Prédio 15, sala 112 – IDEAR Gestão 3.0: o futuro do trabalho na prática
9h30 – 11h30 Prédio 17, sala 104 – Centro de Pastoral e Solidariedade Juventudes na universidade: novas identidades, novos desafios
9h – 10h30 Auditório Prédio  7 -FAMECOS Diálogos sobre Movimentos Estudantis
9h – 12h Prédio 50, sala 801.1- 8º andar Media Training- Como Falar com a Imprensa e Boas Práticas em Redes Sociais
10h – 12h Prédio 41 – Laboratório de Ciência e Arte dos Alimentos Desembale menos e descasque mais – oficina sobre alimentação saudável
9h – 12h Prédio 41 – Laboratório de Ciência e Arte dos Alimentos Mãos na Massa – Oficinas de Massas e Molhos
9h – 12h Prédio 41 – Laboratório de Ciência e Arte dos Alimentos Mãos na Massa – Oficinas de Risotos
9h – 12h Prédio 41 – Laboratório de Ciência e Arte dos Alimentos Mãos na Massa – Oficinas de Brioche com Manteiga Aromatizada
10h – 12h Centro de Convivências – prédio 22 Gestão de Eventos Institucionais

CLIQUE AQUI para fazer sua inscrição on-line.

  • A liberação dos técnicos administrativos não pode comprometer as atividades indispensáveis dos setores.

cOMISSÃO ORGANIZADORA:

Éder Henriqson

João Batista Siqueira Harres

Natália Gabineski Taborda

Raquel da Luz Dias

Tarcila Dutra Echeverri

 

Realização:

Pró-Reitoria Acadêmica

 

APOIO:

Pró-Reitoria de Administração e Finanças

Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários

Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento

PROACAD – Pró-Reitoria Acadêmica

[email protected]

Ramais: 3630 / 4306

Para sugestões ou novas informações, entre em contato conosco por meio do formulário eletrônico abaixo:

 

Mídias Sociais

icone do facebook

Compartilhar