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COMUNICADO 

Devido aos efeitos climáticos que afetam o estado do Rio Grande do Sul, informamos que o 25º Salão de Iniciação Científica da PUCRS será transferido e ocorrerá juntamente com a semana acadêmica, de 1º a 3 de outubro. 

Ressaltamos que essa medida foi adotada para garantir a segurança e o bem-estar de todos os participantes, bem como para assegurar que o evento ocorra nas melhores condições possíveis, sem comprometer a qualidade e a participação de todos os envolvidos.  

Salão de Iniciação Científica (SIC)

O Salão de Iniciação Científica (SIC) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, é uma realização da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade e representa um espaço de socialização das atividades de pesquisa envolvendo estudantes da graduação e professores/pesquisadores de diferentes universidades e instituições de pesquisa, regionais e/ou brasileiras.

A Iniciação Científica busca proporcionar ao aluno, orientado por um professor/pesquisador, a aprendizagem de métodos e técnicas de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar científico e criativo, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

Objetivos:

  • Avaliar a participação dos bolsistas no projeto de pesquisa de Iniciação Científica no qual estão envolvidos.
  • Proporcionar o intercâmbio de conhecimentos e dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas de Iniciação Científica.
  • Promover a divulgação da pesquisa no âmbito da Graduação da Universidade e da comunidade científica e acadêmica em geral.
  • Incentivar a participação dos alunos de Graduação em Programas de Iniciação Científica.
  • Oportunizar aos bolsistas um momento de reflexão sobre sua contribuição para a qualificação do projeto de pesquisa de Iniciação Científica.

Público Alvo

Bolsistas de Iniciação Científica CNPq, FAPERGS, PUCRS e de Instituições de Ensino Superior do país e seus orientadores. Além de bolsistas vinculados ao Programa de Educação Tutorial (PET) e alunos voluntários que participam de projetos de pesquisa na PUCRS.

O 25º Salão de Iniciação Cientifica da PUCRS ocorrerá no prédio 40 em formato presencial.

Inscrições  26/02 a 15/03/2024 Até às 18h
Abertura  (SALÃO DE ATOS – PRÉDIO 04) 30/09/2024 15h às 16h
 Apresentações DATA TURNO
1 a 03/10 Manhã: 8h30mim às 12h

Tarde: 14h às 17h30mim

Noite: 19h às 22h30mim

Premiação  24/10/2024 16h às 18h

 

O Regulamento contém as informações necessárias para o processo de inscrição. Recomendamos a leitura integral do mesmo antes de realizar a inscrição.

Regulamento: CLIQUE AQUI

Para fazer sua inscrição, você deverá clicar no botão de inscrições abaixo e preencher os campos indicados no formulário.
Antes, porém, leia com muita atenção as instruções.
Todos os participantes deverão fazer sua inscrição pessoal.
Preencha corretamente seu e-mail no formulário de inscrição.

INSCRIÇÕES PRORrOGADAS

Até dia 22/03/2024 às 18 horas.

No momento da inscrição, preste muita atenção ao preencher os dados do seu trabalho, pois somente essas informações serão consideradas na emissão do certificado de participação.

Categorias de Público e Valores:

Categoria de Público Valores
Alunos PUCRS ISENTO
Alumni PUCRS ISENTO
Alunos Externos vinculados a projetos de pesquisa CNPq ou FAPERGS na PUCRS ISENTO
Alunos Externos R$ 100,00

Modelo de Resumo: CLIQUE AQUI 

IMPORTANTE: Os resumos que não seguirem o padrão e as regras do modelo disponibilizado não serão publicados no e-book.

IMPORTANTE:O agendamento das bancas avaliadoras é realizado de acordo com a disponibilidade dos avaliadores. A Comissão Organizadora se empenhará para atender a preferência de todos os inscritos da melhor forma possível, porém não garante o agendamento da apresentação no turno de preferência.

Tutorial – Inscrições: CLIQUE AQUI

Para se inscrever, sugerimos a leitura atenta das instruções e clique no botão ‘inscreva-se’.

Preencha corretamente os campos indicados no Formulário de Inscrição.

É obrigatório que todos os participantes façam suas inscrições pessoais.

Não se esqueça de informar corretamente o seu e-mail no formulário de inscrição.

Preencha corretamente seu e-mail no formulário de inscrição.

INSCREVA-SE 

Todos os resumos serão homologados em até 48h após a realização da inscrição, via envio de mensagem automática ao endereço de e-mail cadastrado.

Os resumos não homologados deverão ser substituídos até a data de encerramento das inscrições, conforme tutorial abaixo.

Caso encontre dificuldades no processo de substituição do arquivo do resumo, contate o Centro de Educação Continuada (EDUCON) pelo correio eletrônico [email protected] ou pelo telefone (51) 3320.3727.

Aluno Externo com resumo não homologado encaminhará o resumo atualizado para o e-mail: [email protected]

Tutorial – Alteração de Resumo: CLIQUE AQUI

As apresentações deverão ser realizadas em formato PowerPoint ou similar. Recomendamos utilizar o formato disponível na página do evento, não sendo obrigatório.

O aluno inscrito fará uma apresentação oral perante uma comissão de 2 (dois) ou 3 (três) avaliadores com duração entre 10 e 12 min, seguida por questionamentos pelos avaliadores por um período total de até 15 min.

O acesso ao evento será autorizado mediante a apresentação da carteirinha institucional. No caso dos alunos da PUCRS, será solicitada a carteirinha de estudante. Para os alunos externos vinculados a projetos de pesquisa na PUCRS, será necessária a apresentação da carteirinha de bolsista, enquanto para os demais alunos externos será solicitada a apresentação de documento com foto.

IMPORTANTE:

– Não serão permitidas apresentações em duplas.

– Não serão realizadas alterações no cronograma de apresentações.

Cronograma de Apresentações: CLIQUE AQUI 

TODAS AS APRESENTAÇÕES SERÃO REALIZADAS NO PRÉDIO 40 ( 5º E 6º ANDAR)

Modelo de Apresentações: CLIQUE AQUI

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPESQ

Comissão Coordenadora

  • Prof. Dr. Carlos Eduardo Lobo e Silva – Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
  • Profª. Dra. Maria Martha Campos – Diretora de Pesquisa da PROPESQ
  • Prof. Dra. Laura Roberta Pinto Utz – Coordenadora de Iniciação Científica
  • Profª. Dr. Marcio D´Avila – Assessor da Coordenadoria de Iniciação Científica
  • Profª. Dra. Maria Ivete Bolzan Rockenbach – Assessora da Coordenadoria de Iniciação Científica 

Equipe Organizadora

  • Cristiane Dornelles Cardoso – Coordenadoria de Iniciação Científica
  • Deise Silveira Scheffel – Coordenadoria de Iniciação Científica
  • Jonatas Dias – Coordenadoria de Iniciação Científica

Equipe de Apoio
PROAF

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Perguntas Frequentes

Quem é obrigado a participar do evento?
R: A participação de todos os bolsistas de Iniciação Científica com cota institucional PUCRS e bolsistas com cota institucional do CNPq e FAPERGS com vigência de setembro/2023 a agosto/2024 é OBRIGATÓRIA. Esta apresentação faz parte da prestação de contas exigida pelas agências de fomento conforme descrito nos Termos de Concessão do CNPq e FAPERGS e no Termo de Outorga e Aceitação de Bolsa de Iniciação Científica.

Quem poderá apresentar o trabalho?
R: O aluno/bolsista inscrito é o único APRESENTADOR.

Qual será o formato da apresentação?
R: A apresentação será presencial, oral e via PowerPoint ou similar.

Como recebo meu certificado de participação?
R: O certificado será encaminhado, via e-mail, após 30 dias úteis do encerramento do evento. Somente receberão Certificado os alunos que comparecerem às sessões e apresentarem os trabalhos.

Como saberei do resultado da avaliação do meu trabalho?
R: O resultado das avaliações será encaminhado por e-mail em data a ser designada pela Comissão Organizadora.

Como os trabalhos são avaliados?
R: O processo de avaliação dos trabalhos obedece aos seguintes critérios: qualidade do resumo, domínio do conteúdo, contribuição para o desenvolvimento da pesquisa, clareza/objetividade na exposição oral do trabalho, utilização adequada do tempo de apresentação, adequação das respostas aos questionamentos da banca avaliadora.

Haverá premiação para o Trabalho Destaque?

R: Todos os trabalhos que obtiverem a nota máxima cinco (5) serão considerados Trabalhos Destaque e receberão um Certificado. Os melhores Trabalhos Destaque por Grandes Áreas serão selecionados seguindo os critérios descritos no Regulamento. Os vencedores serão anunciados no evento de Premiação.

O Orientador precisa estar presente na minha apresentação?
R: Sim. A presença do orientador é fundamental na apresentação do trabalho do bolsista.

CLIQUE AQUI e acesse o histórico de anais do Salão de Iniciação Científica.

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