O “II Seminário Luso-brasileiro de Educação Inclusiva: infâncias e juventudes em foco” está confirmado nos 11 e 12 de novembro de 2021, EXCLUSIVAMENTE NA MODALIDADE ON-LINE.
Tal ajuste foi necessário para preservar a saúde e garantir a participação de todos os interessados, frente ao cenário de incertezas decorrente da pandemia da COVID-19.
O evento propõe-se a promover um espaço de reflexões e debates científicos em torno da temática da inclusão nas áreas das infâncias e juventudes, considerando não somente a inclusão escolar, mas também a inclusão socioeducacional em diferentes contextos, bem como a natureza essencialmente interdisciplinar deste campo.
Os autores dos trabalhos já aprovados receberão o link para inscrição nos próximos dias, garantindo sua inserção na Programação.
A Relação dos Trabalhos Aprovados da PRIMEIRA ETAPA está divulgado no menu “Trabalhos”.
Frente a grande procura pela apresentação de trabalhos, informamos que uma nova etapa de submissões estará disponível no período de 15 de março a 15 de junho de 2021, sendo a SEGUNDA ETAPA DE SUBMISSÃO.
Informamos que o prazo foi prorrogado até o dia 21/07/2021, sendo está a última chamada da etapa de submissão.
Consulte as normas no Menu “Trabalhos” e acesse o menu “Inscrições” para verificar as datas atualizadas, pagamentos e submisssões.
Espera-se, assim, ampliar e consolidar a interlocução entre as pesquisas científicas realizadas na academia, de forma específica, em torno da temática das infâncias e juventudes. Em breve a programação oficial estará disponível.
Att., Comissão Organizadora.
O “II Seminário Luso-brasileiro de Educação Inclusiva: infâncias e juventudes em foco” ocorreria nos dias 12 e 13 de novembro de 2020, no prédio 40 da PUCRS. Todavia, devido à atual situação mundial, ele foi adiado para os dias 11 e 12 de novembro de 2021, de forma on-line. O evento propõe-se a promover um espaço de reflexões e debates científicos em torno da temática da inclusão nas áreas das infâncias e juventudes, considerando não somente a inclusão escolar, mas também a inclusão socioeducacional em diferentes contextos, bem como a natureza essencialmente interdisciplinar deste campo.
A primeira edição do Seminário, realizada em 2017, com o tema “O ensino e a aprendizagem em discussão”, contou com a participação de 426 pessoas, representando 19 estados brasileiros, além de participantes de Portugal e Espanha. Além disso, 83 trabalhos completos e 61 pôsteres foram apresentados.
Nesta segunda edição, cujo tema são as “Infâncias e juventudes em foco”, o evento é organizado pela linha de pesquisa Pessoa e Educação do programa de pós-graduação em Educação da Escola de Humanidades – PUCRS, em parceria com o Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente. Além disso, estão envolvidos no evento pesquisadores portugueses. Espera-se, assim, ampliar e consolidar a interlocução entre as pesquisas científicas e as práticas de diferentes agentes sociais envolvidos na inclusão das infâncias e juventudes.
Promover um espaço de reflexões e debates científicos em torno da temática da inclusão nas áreas das infâncias e juventudes, de modo a inspirar pesquisadores, professores, profissionais de áreas afins e gestores públicos na ampliação e qualificação de políticas públicas ligadas à inclusão socioeducacional de crianças e jovens.
Pesquisadores, acadêmicos de graduação e pós-graduação, professores da Educação Básica, da Educação Superior e profissionais que atuam no âmbito da Saúde, Educação, Assistência Social e áreas afins.
O “II Seminário Luso-brasileiro de Educação Inclusiva: infâncias e juventudes em foco”, ocorreria nos dias 12 e 13 de novembro de 2020, foi transferido para os dias 11 e 12 de novembro de 2021, DE FORMA ON-LINE.
Em breve, daremos mais informações sobre a plataforma utilizada (Zoom Webinar).
Comissão Organizadora:
Profa. Dra. Bettina Steren – Coord. Geral
Profa. Dra. Andréia Mendes dos Santos – Coord. Geral
Dra. Denise da Silva Maia – Coord. Comissão Científica
Comissão Científica:
Coordenação: Dra. Denise da Silva Maia (PUCRS)
11 de novembro de 2021
Horário | Atividade |
---|---|
09h30 | Abertura Oficial |
09h45 | Momento Cultural |
10h | Conferência de Abertura: “Inclusão: o que se passa na infância não fica na Infância” |
Dra. Luzia Lima-Rodrigues – Universidade Lusófona e Instituto Politécnico de Setúbal
Dr. David Rodrigues – Universidade Portucalense |
|
11h | Debate |
12h | Intervalo |
14h | Sessão I – Comunicações Orais |
15h30 | Intervalo |
16h | Mesa redonda I: “Proteção Social e os Desafios Contemporâneos para a garantia de Direitos de/para/com Adolescências e Juventudes” |
Dr. Giovane Scherer – PPG Política Social e Serviço Social/UFRGS e PPGSS/PUCRS
Dra. Juliana dos Santos Rocha – PPGEdu/PUCRS |
|
17h | Debate |
17h30 | Sessão de lançamento de livros (verifique abaixo no menu “Lançamento de Livros” mais detalhes) |
12 de novembro de 2021
Horário | Atividade |
---|---|
08h30 | Mesa redonda II: “Iniciativas e práticas de inclusão social” |
Víctor Freiberg e Sara Zinger – Clube Social Pertence
Guilherme Braga – Egalitê Inclusão & Diversidade/Recursos Humanos Especiais |
|
09h30 | Debate |
10h | Intervalo |
10h30 | Sessão II – Comunicações Orais e Pôsteres |
12h | Intervalo |
14h | Sessão III – Comunicações Orais |
15h30 | Intervalo |
16h | Conferência de Encerramento: “Infâncias e Juventudes: os desafios para a inclusão socioeducacional” |
Ir. Me. Sandro André Bobrzyk – Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente
Dr. Manuel Jacinto Sarmento – UMinho |
|
17h | Debate |
17h30 | Encerramento |
Carga horária (total do evento/atividade): 16 horas.
Atestado: será fornecido atestado a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência. Confirme sua presença de forma online em todos os turnos.
Para fazer sua inscrição, CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE |
PRIMEIRA (1) ETAPA PARA ENVIO DE TRABALHOS: (ENCERRADA)
Prazo final para envio de trabalhos | 30/11/2020 |
Publicação dos trabalhos aprovados no site | 19/02/2021 |
Prazo para os participantes com trabalho aprovado NA PRIMEIRA ETAPA realizarem a sua inscrição, inserindo os dados do trabalho | 19/02/2021 a 05/03/2021 |
(OBS.: estes participantes receberão um e-mail com o link de inscrições diretamente da comissão.) |
SEGUNDA (2) ETAPA PARA ENVIO DE TRABALHOS: PRAZO PRORROGADO ATÉ 21/07/2021
Prazo final para envio de trabalhos | 15/03/2021 a 21/07/2021 |
Publicação dos trabalhos aprovados no site | 17/09/2021 |
Prazo para os participantes DA SEGUNDA ETAPA om trabalho aprovado realizarem a sua inscrição | 17/09/2021 a 06/10/2021 |
(OBS.: estes participantes receberão um e-mail com o link de inscrições diretamente da comissão.) |
Importante: após todos os participantes com trabalhos aprovados realizarem sua inscrição (conforme prazos acima), será liberado o link de inscrição para os demais públicos.
Data prevista: 07/10/2021
Modalidade | Até 10/09/2021 | 11/09/2021 a 11/10/2021 | 12/10/2021 a 12/11/2021 |
---|---|---|---|
Alunos PUCRS | R$ 120,00 | R$ 140,00 | R$ 160,00 |
Alumni PUCRS (diplomados) | R$ 120,00 | R$ 140,00 | R$ 160,00 |
Professores de Educação Básica e profissionais da Educação Social | R$ 120,00 | R$ 140,00 | R$ 160,00 |
Alunos externos | R$ 150,00 | R$ 170,00 | R$ 190,00 |
Alunos de pós-graduação | R$ 150,00 | R$ 170,00 | R$ 190,00 |
Professores de Educação Superior | R$ 180,00 | R$190,00 | R$ 200,00 |
Público Geral | R$ 180,00 | R$ 190,00 | R$ 200,00 |
PRAZO PARA ENVIO DE TRABALHOS – 1 ETAPA: (ENCERRADA)
ACESSE AQUI A RELAÇÃO DOS TRABALHOS JÁ APROVADOS – 1 ETAPA
PRAZO PARA ENVIO DE TRABALHOS – 2 ETAPA: 15/03/2021 a 21/07/2021 (ENCERRADA)
ACESSE AQUI A RELAÇÃO DOS TRABALHOS JÁ APROVADOS – 2 ETAPA
SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÃO ORAL:
Trabalho completo (de 12 a 15 páginas), contendo, dentro desse limite de páginas:
– Formato: Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas simples no resumo e 1,5 no restante do texto, todo o texto com alinhamento justificado. Citações e referências conforme normas da ABNT.
– Enviar 01 arquivo, em formato word (ver Template logo abaixo), com o trabalho na íntegra com identificação de todos os autores (para fins de publicação de anais). Neste arquivo, deverá constar título do trabalho, eixo temático, autores, respectivas filiações institucionais e e-mail do primeiro autor, resumo, palavras-chave e texto completo. Para envio do artigo aos avaliadores, os autores serão excluídos do arquivo, de modo a garantir uma avaliação cega.
Modelo: Template arquivo trabalho completo (2021).
SUBMISSÃO DE PÔSTER:
– Resumo de até 500 palavras, contendo: Introdução, Objetivos, Método, Resultados e Conclusões ou Considerações Finais. Somente serão aceitos trabalhos de pesquisa ou de relato de experiência e não trabalhos estritamente teóricos. Logo abaixo do resumo, inserir de três a cinco palavras-chave.
– Formato: Fonte Times New Roman, tamanho 12, único parágrafo justificado, espaçamento simples. No resumo não se deve utilizar citações, tampouco figuras ou tabelas.
– Enviar 01 arquivo, em formato word (ver Template logo abaixo), com o resumo e com a identificação de todos os autores (para fins de publicação de anais). Neste arquivo, deverá constar título do trabalho, eixo temático, autores, respectivas filiações institucionais e e-mail do primeiro autor, resumo e palavras-chave. Para envio do resumo aos avaliadores, os autores serão excluídos do arquivo, de modo a garantir uma avaliação cega.
Modelo: Template arquivo resumo (2021).
IMPORTANTE:
EIXOS TEMÁTICOS:
1 – Políticas Públicas e Inclusão Socioeducacional de Crianças e Jovens.
2 – Articulações entre a Educação Especial e a Educação Inclusiva.
3 – Propostas curriculares, Interdisciplinaridade e Educação Inclusiva.
4 – Formação de Professores e outros Profissionais no Campo da Educação Inclusiva.
5 – Inclusão Socioeducacional e Processos de Ensino e Aprendizagem de Crianças e Jovens em Diferentes Contextos.
6 – Contribuições das Tecnologias Assistivas para a Inclusão Socioeducacional de Crianças e Jovens.
7 – Infâncias, Famílias e Intervenção Precoce.
8 – Sujeitos, Subjetividades e Educação Inclusiva.
9 – Inclusão, Projetos de Vida e Profissionalização.
10 – Gestão de Processos Inclusivos Escolares e Não Escolares.
CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO:
* Salvo quando a instituição solicitar formalmente sua divulgação
Critérios eliminatórios:
ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO NO DIA DO EVENTO
Pôster
Comunicação Oral
CLIQUE AQUI E VERIFIQUE OS LIVROS QUE SERÃO APRESENTADOS NO EVENTO
Regulamento para envio de proposta de lançamento de livro
Prazo final para envio: 31/07/2021
Durante o II Seminário Luso-brasileiro de Educação Inclusiva será realizado lançamento de livros publicados em 2019 e 2021. O lançamento de livros é reservado apenas aos participantes inscritos no evento, com temáticas afins ao campo da Educação Inclusiva.
Enviar os dados abaixo para o e-mail [email protected].
Importante: Em caso de haver grande número de livros inscritos para publicação, reservamo-nos o direito de selecionar as obras a serem lançadas durante o evento.
Responsabilidades do autor, em caso de aprovação:
Os autores que tiverem proposta de lançamento aprovada deverão estar presentes no evento para a participação na exposição, na hora e local determinado pela Organização do evento (ver Programação).
O autor será responsável pelo transporte dos livros até o local do evento, a acomodação dos mesmos no local previamente estipulado pela organização e também pela retirada do material ao término da atividade. Sugerimos que os autores façam contato com as editoras de suas obras para verificar se as mesmas estarão presentes ou representadas e se farão a exposição dos livros.
Deverá permanecer no local junto aos livros durante toda a atividade para interação com os demais participantes do evento. A comercialização dos livros é de responsabilidade do autor.
Realização
|
Apoiadores
|
|
|
Acesse aqui a relação de Perguntas Frequentes
Caso não localize a informação que necessita, envie uma mensagem abaixo pelo fale-conosco.