Cursos de Especialização e MBA contribuem para enriquecer experiências por meio de teoria, prática e contato com colegas e professores
Desde que nascemos, passamos por situações desafiadoras em casa, em grupos de amigos, na escola, no trabalho. Essas experiências, sejam positivas ou negativas, contribuem para criar e ampliar o repertório de cada pessoa, ou seja, sua “coleção” de conhecimentos e aprendizados. Diante de determinados eventos, somos incentivados a resgatar aspectos técnicos e comportamentais desenvolvidos anteriormente para resolver alguma questão atual de forma rápida e efetiva.
Apesar de grande parte do nosso repertório ser construído ao longo da vida sem muito planejamento, é possível escolher aspectos que desejamos adquirir e aperfeiçoar – especialmente no que diz respeito a conhecimentos que serão úteis para a trajetória profissional. Segundo a consultora do PUCRS Carreiras Ana Cecília Santiago Petersen, ter um repertório é importante para identificarmos nosso valor no mercado de trabalho.
“É a partir desse repertório que nos tornamos competitivos frente às oportunidades, seja através de um processo seletivo ou uma promoção dentro da companhia em que estamos inseridos. Hoje, tanto nos aconselhamentos de carreira quanto nos processos seletivos em que eu atuo, sempre questiono profissionais que estão há muito tempo formados e que não têm nenhuma pós, nenhuma certificação, como eles estão se atualizando em um mercado tão dinâmico”, aponta.
Formação acadêmica, cursos de curta duração, trocas com os colegas, experiências de estágio e de vagas efetivas são algumas das vivências que possibilitam adquirir conhecimentos que impactam mais diretamente na trajetória profissional. Para profissionais já formados, apostar em uma Especialização ou em um MBA pode ser uma alternativa interessante, uma vez que possibilitam o aprofundamento de conhecimentos em determinada área por meio de discussões teóricas e atividades práticas, além da possibilidade de ampliação da rede de contatos.
Cursar uma Especialização ou MBA impacta em aspectos comportamentais. As discussões com professores e colegas, as trocas de dicas e informações e a possibilidade de aumentar a rede de contato são experiências que contribuem para o desenvolvimento profissional. No entanto, nem só de experiência acadêmica se constitui o repertório. “Ele é tudo aquilo que desenvolvemos através da nossa experiência”, alerta Ana Cecília.
Ela ainda explica sobre a sigla CHA, que significa Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. Os conhecimentos são o saber teórico, tudo aquilo que aprendemos na universidade, em cursos e leituras. As habilidades são o “saber fazer”, a prática. E as atitudes são a ação, como a pessoa coloca seus conhecimentos e habilidades em prática. “Esses pilares têm que estar sempre conectados”, reforça a consultora.
Leia também: Saiba como se preparar para cursar uma especialização ou MBA
Conforme Ana Cecília, investimento em formação e educação é importante, e o mercado tem valorizado cada vez mais a habilidade. Entre as possíveis formas de desenvolver repertório, nesse sentido, ela destaca a participação em grupos de estudo e voluntariado (a PUCRS possui um programa de voluntariado que você pode conferir clicando aqui), por exemplo. Ela também pontua a importância do autoconhecimento: “Terapia, consultoria de carreira podem ser uma forma de trabalhar com isso”.
A Universidade está oferecendo cursos em diferentes áreas do conhecimento, com professores e professoras referências em suas áreas de atuação. Aproveite o benefício exclusivo na matrícula antecipada*, matricule-se e inicie sua pós no 1º semestre de 2023.
A Universidade conta com uma estrutura completa para profissionais de todas as áreas qualificarem a carreira, ideal para aprender, fazer networking e planejar os próximos passos na profissão. Além de ampliar o repertório, concluindo a pós-graduação o estudante acrescenta em seu currículo a chancela de uma das melhores universidades da América Latina.
quero cursar uma especialização