Esclarecimento sobre acolhida a estudantes PROUNI na Escola de Direito

31/03/2023 - 08h36

Escola de Direito da PUCRS/ Foto: Igor Bandera

Nos últimos dias, tem circulado nas redes sociais a informação de que a Escola de Direito teria segregado estudantes PROUNI, colocando-os em turmas específicas, separados dos demais estudantes, prática que jamais foi adotada no curso de Direito e em nenhum outro curso da Universidade. Buscando esclarecer e comprovar que essa ação não procede, detalhamos a seguir todos os esforços empreendidos desde o primeiro dia de acolhida a todos os estudantes que ingressaram após o período regular. 

Nossas aulas iniciaram no dia 27 de fevereiro e nosso período de matrícula de novos estudantes vai até o dia 30 de março. Na última semana, junto aos estudantes prounistas, recebemos centenas de novos alunos que ingressaram por processos extravestibular, ou seja, via transferência, ingresso diplomado e reopção de curso.  

Após efetivada a matrícula, quando temos a confirmação do total de estudantes que irão ingressar efetivamente sua vida acadêmica conosco, começamos o processo de ensalamento, ou seja, de alocação dos estudantes nas turmas existentes e abertura de novas turmas, quando necessário. 

E neste ano, foi necessário. Na Escola de Direito, o limite de estudantes por turma é, em média, de 60 pessoas, podendo ultrapassar esse número em no máximo 10%. Considerando que acolhemos mais de 150 novos alunos, as turmas existentes não seriam suficientes. Assim, parte desse grupo, incluindo estudantes PROUNI, foi alocada nas vagas remanescentes nas turmas já criadas, e novas turmas foram abertas para acolher todos os estudantes que ingressaram nas últimas semanas. Portanto, as novas turmas não são somente de estudantes PROUNI, mas de todos os alunos que se matricularam nos últimos 15 dias. 

Como costumamos fazer, também neste semestre tivemos o cuidado de agendar nossa acolhida a ingressantes ao final do período de matrícula, contemplando também o calendário do PROUNI. Além de passar em cada uma das salas de aula de ingressantes para dar as boas-vindas e abrir um canal direto de diálogo, realizamos contato telefônico individual com quem se matriculou nesse período, a fim de orientar e acompanhar sua percepção em relação à acolhida e destes primeiros momentos.  

Além disso, percebendo que existiam relatos de um episódio de atitude discriminatória envolvendo estudantes, mesmo que não tivessem sido formalizados à gestão da Escola, a Universidade, por meio da Ouvidoria Institucional, em conjunto com a Escola, abriu um espaço de escuta aos estudantes. Na oportunidade, esclareceu sobre a alocação de turmas, e também acolheu outras necessidades apresentadas por eles. Uma comissão dedicada ao tema foi criada, composta pela Ouvidoria Institucional, coordenação de graduação e coordenação administrativa da Escola. 

A PUCRS possui mais de dois mil estudantes PROUNI, e mais 700 novos alunos ingressaram nesta modalidade em 2023. Além disso, mais de 45% de todos os alunos contam com algum tipo de apoio financeiro. A Escola de Direito, assim como a PUCRS, não compactua com qualquer forma de discriminação, preconceito ou segregação. Por isso, aproveitamos este espaço para reiterar a importância de que atos discriminatórios, de qualquer natureza, sejam reportados à Escola e registrados nos nossos canais oficiais para que possamos agir e tomar todas as medidas necessárias.  

Seguem nossos contatos: 

Contato da Escola de Direito: [email protected] | (51) 3320-3634

Ouvidoria Institucional:
Living 360° – Sala 222, de 2ª a 6ª feira, das 8h30min às 18h30min
(51) 3353-4854 

Portal Nossos Valores | Ética e Conformidade 

Comissão Coordenadora da Escola de Direito 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas