O evento reuniu quase 300 pessoas para assistirem ao bate-papo sobre trajetória profissional e percepções para o futuro da área
Na última quarta-feira, 31 de agosto, aconteceu o Elas no Direito, promovido pela Escola de Direito e o Idear, o Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação. O evento que foi aberto ao público, aconteceu no teatro do prédio 40 e alcançou quase 300 pessoas.
O momento de abertura contou com a presença da Pró-Reitora de Graduação e Educação Continuada, Adriana Justin Cerveira Kampff e como as principais protagonistas, a Presidente do Tribunal de Justiça do RS, Desembargadora Íris Helena Medeiros, da Sub-procuradora Geral de Justiça, Dra. Caroline Vaz e com a sócia do escritório TozziniFreire Advogados, Dra. Maria Boffil.
O público presente pode ouvir das convidadas suas histórias de trajetória profissional e suas percepções sobre o futuro do Poder Judiciário e das profissões jurídicas.
“A Universidade tem a tarefa de entregar conteúdo para os seus alunos, mas, sobretudo, a missão de lhes proporcionar experiências conectadas com a realidade. No evento “Elas no Direito” os alunos puderam escutar relatos verdadeiros, de profissionais destacadas, sobre os seus desafios e acertos durante a trajetória profissional. Esse é um exemplo da vivência jurídica completa que a Escola de Direito da PUCRS oferta aos seus alunos(as)”, relata a professora da Escola de Direito, Laís Machado Lucas, mediadora do evento.
Quem também esteve presente foi o Decano da Escola de Direito, o Prof. Dr. Sandro André Bobrzyk. Para ele, o Elas no Direito foi um momento único para a Escola de Direito. “Trouxe em evidência a carreira jurídica e experiências do mercado de trabalho, sob a ótica das mulheres. Com toda a certeza, foi instigante e trouxe uma dimensão motivacional para os nossos estudantes”, acrescenta ele.
Ainda sobre a partilha de experiência trazida pelas convidadas, a aproximação dos estudantes perante trajetórias reais e inspiradoras é um dos objetivos do Laboratório de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS, o IDEAR, cita a Coordenadora do IDEAR e Professora da Escola de Negócios, Naira Libermann. “No evento eu ouvi das nossas palestrantes a palavra re-escolha, isso é que move o empreendedorismo, a capacidade de reinventar-se. Nosso objetivo como IDEAR é aproximar nossos estudantes de trajetórias reais inspiradoras, humanas, de pessoas que estão contribuindo com a sociedade com seu conhecimento aplicado”, ressaltou.
Adicionalmente, a Pró-Reitora de Graduação e Educação Continuada, Adriana Justin Cerveira Kampff concorda: “Em uma iniciativa conjunta do Idear e da Escola de Direito, foi muito significativo perceber o interesse dos estudantes nas discussões estabelecidas na iniciativa Elas no Direito. Com o Teatro do Prédio 40 repleto de interessados, as convidadas e a mediadora inspiraram a todos, compartilhando suas trajetórias, suas convicções e suas maneiras de lidar com as incertezas e imprevisibilidades dos tempos contemporâneos, suas percepções sobre o cenário atual e o futuro das carreiras jurídicas. Estudar continuamente, dialogar com diferentes públicos e áreas, além de ter verdadeiramente ter um espírito aberto e empreendedor, nos diversos caminhos profissionais escolhidos, se mostraram como marcas de quem busca ser feliz e fazer a diferença em múltiplos aspectos da vida.”
A presença feminina no Direito
Em 2018 o Conselho Nacional de Justiça publicou uma resolução que instituiu a Política Nacional de Incentivo à Participação Feminina no Poder Judiciário. Um estudo elaborado pelo próprio CNJ apontou que apenas 38,8% do Poder Judiciário é composto por magistradas, o que demonstra a necessidade de manter o assunto em pauta.
“Homens e mulheres são iguais perante a lei e devem dispor dos mesmos direitos. A igualdade de direitos importa em compreender as diferenças existentes e respeitar as necessidades de cada pessoa”, citou a Desembargadora Íris Helena.
Estude Direito na PUCRS
Mais de 25 mil bacharéis em Direito já se formaram aqui na PUCRS. Quer entrar na área e fazer a diferença? Manifeste seu interesse no vestibular 2023/1 clicando aqui!