PUCRS e Universidade de Sevilla desenvolvem pesquisas em longo histórico de parceria
O professor da Escola de Direito e da Escola de Humanidades Augusto Jobim do Amaral está atuando como Professor Visitante na Universidad de Sevilla (US), na Espanha. O pesquisador chegou no início de agosto para desenvolver o projeto de pesquisa intitulado Tecnopolítica, Violência e Direitos Humanos, integrando o Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt), no tema prioritário Mundo em Movimento.
O docente publicou livros reconhecidos internacionalmente em parceria com a Universidad de Sevilla, como as publicações Algoritarismos (Tirant lo Blanch, 2020) e A Cidade como Máquina Biopolítica (Tirant lo Blanch, 2022). Desta forma, nesta nova oportunidade na Espanha, Amaral irá analisar as diversas práticas tecnológicas e seus efeitos fundamentais nas relações de poder na contemporaneidade. De acordo com o professor, a complexa problemática de uma era atravessada digitalmente produz impactos principalmente em termos de violência e controle social, com isso torna-se relevante refletir criticamente sobre os desafios jurídicos e filosóficos quando o assunto é, entre outros, Big Data, datafied society, surveillance capitalism, solucionismo digital e inteligência artificial.
Amaral organizou o livro intitulado Algoritarismos, junto com o professor espanhol Jesús Sabariego, da Universidad de Sevilla e com o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da PUCRS (PPGCCrim) Eduardo B. Salles, que realizou cotutela entre as duas instituições. A obra reúne 34 pesquisas expostas em quatro idiomas sobre as principais questões relacionadas à tecnopolítica na atualidade. A publicação é produto de financiamento da União Europeia (UE), da Fundação para Ciência e Tecnologia de Portugal, do Ministério de Ciencia y Innovación da Espanha e da Marie Curie Actions, da UE.
O estudo é fruto de um longo histórico de parceria entre a PUCRS e a US, em especial do diálogo entre os professores Augusto e Jesús. Desde 2017, Jesús participa de iniciativas do PPGCCrim e em 2019, Augusto realizou missão de trabalho na Espanha, através do Capes-PrInt, quando encaminhou projetos, como este livro.