Evento reuniu professores, pesquisadores e estudantes de universidades de diferentes países
Na última semana, a Escola de Direito da PUCRS recebeu o 14º Congresso Internacional de Ciências Criminais que discutiu os temas de Tecnologia, Comunicação, Mídia e Sociedade. Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais (PPGCCrim) da Escola de Direito da PUCRS, pelo Instituto Eduardo Correia (IEDC) e pelo Instituto Transdisciplinar de Estudos Criminais (ITEC), o evento é consolidado como referência nacional e internacional pela sua proposta transdisciplinar de examinar o diálogo complexo entre jurisdição constitucional, o Direito Penal e os desafios da democracia nos tempos de hoje.
Leia mais: Pesquisador da PUCRS apresenta estudo inédito sobre Empatia e Compaixão no Direito Penal
Durante três dias, o congresso recebeu professores/as e alunos/as de diversas universidades do mundo, incluindo Portugal (Universidade de Coimbra e Lisboa), Espanha (Universidade de Sevilha), Itália (Universidade de Bologna) e Alemanha (Universidade de Berlim) com o objetivo de desenvolver ainda mais a ênfase no olhar interdisciplinar sobre as Ciências Criminais, a tecnologia e os desafios para a continuidade e afirmação de um direito penal democrático.
“O Rio Grande do Sul foi o centro do debate jurídico penal do nosso país com a discussão de assuntos entre mais de cem grupos de trabalho de todo o mundo. Com o Congresso, nós conseguimos chamar atenção para as reflexões que estavam sendo feitas. Em termos científicos, foi de uma grande representação”, destaca o professor da Escola de Direito e um dos organizadores do evento, Fabio Roberto D’Avila.
Entre as conferências apresentadas, estiveram “Tutela do direito à inviolabilidade das comunicações em processo penal” com a professora Maria João Antunes, da Universidade de Coimbra, “Justiça, Mídia e Operação Lava Jato” com a professora Simone Schreiber (UFRJ/TRF 2ª Região) e “Violencia de género y prevención: desafíos para la independencia económica necesaria para romper el vínculo con el agreso” com a professora Bárbara Stock, da Universidade de Sevilha.
Leia também: Estudantes da Escola de Direito prestam serviços jurídicos gratuitos à comunidade
O congresso possibilitou a participação de alunos de diferentes semestres. “A mescla entre alunos dos diversos níveis tornou o evento ainda mais interessante e valioso, pelo fato do processo inspiracional que é gerado pelo contato deles com os professores e pela convergência de interesses entre os públicos”, destaca D’Avila.