Somos uma Universidade comprometida com a inovação e o desenvolvimento em todas as dimensões, o que insere, em nossas atitudes, a responsabilidade com a natureza e o meio ambiente.
O Campus da PUCRS possui 55 hectares de extensão e uma rica biodiversidade, com variadas espécies da fauna e da flora. Para manter o equilíbrio ambiental desse ecossistema, investimos em processos contínuos de monitoramento e controle ambiental que incluem, entre outras ações, o descarte correto dos resíduos produzidos por quem estuda, trabalha e transita por aqui.
O Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Universidade orienta e regulariza os processos diferentes para o tratamento de cada resíduo produzido, garantindo o descarte correto e a destinação final adequada e minimizando o impacto ambiental causado pelo lixo.
Muitos setores se envolvem para garantir que todos os resíduos gerados no campus tenham a destinação adequada, mas é o primeiro ato - o descarte (colocação na lixeira) - que garante que todo o processo aconteça de maneira correta.
O descarte de resíduos deve ser feito nas lixeiras correspondentes, seco e orgânico, em todos os espaços da PUCRS e Tecnopuc.
Os resíduos são recolhidos, mantendo-os separados.
As equipes de limpeza levam os resíduos para os coletores externos.
Os resíduos coletados são transportados para Central de Resíduos do Campus.
Os resíduos são descarregados nos conteiners da Central.
Os resíduos secos (plásticos, papéis, vidros e metais) são separados, prensados e acondicionados.
Empresa especializada encaminha para o destino final apropriado de cada tipo de resíduo, de acordo com a legislação vigente.
Para ajudar nesse fluxo e criar uma consciência coletiva sobre a responsabilidade de cada um na destinação adequada do lixo aqui na PUCRS, a cartilha Descarte Seletivo uma atitude Coletiva traz todas as informações de como é feito o gerenciamento dos resíduos sólidos na Universidade com orientações e dicas de como atitudes simples de separação do lixo podem fazer toda a diferença.