(Rio de Janeiro, RJ, 1913 – Rio de Janeiro, RJ, 1987).
Foi um dos principais historiadores brasileiros do século XX. Sua produção historiográfica versa sobre os mais variados temas, como a invasão holandesa no Brasil, história diplomática brasileira e historiografia brasileira, área de estudos em que foi pioneiro.
Graduado em Direito (1937), residiu e pesquisou no Estados Unidos entre 1943 e 1944 com o patrocínio da Fundação Rockfeller. No Instituto Nacional do Livro, foi diretor da Sessão de Publicações e Obras Raras da Biblioteca Nacional (1946 a 1958) e diretor do Arquivo Nacional (1958 a 1964). Foi também membro da Academia Brasileira de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, da Academia Portuguesa de História, da American Historical Association (EUA), da Royal Academy of History (Inglaterra) e da Sociedade Histórica de Utrecht (Holanda).
Em seu acevo no Delfos, é possível encontrar manuscritos como cartas, notas de pesquisa, referências de fontes e de arquivos (nacionais e estrangeiros), recortes de jornal e revistas que foram utilizadas em suas pesquisas e publicações.