(São Sebastião do Caí, RS, 1896 – Essen, Alemanha, 1954)
O Acervo Benno Mentz é formado por coleções de documentos, jornais, almanaques, revistas, fotografias, mapas e materiais diversos reunidos pelo empresário gaúcho, de origem alemã, Benno Mentz, que servem como fonte de pesquisa para a compreensão da trajetória dos imigrantes alemães e de seus descendentes no Sul do Brasil.
Formado entre os anos 1920 e 60 do século XX, o acervo tem como destaques fichário genealógico de 25.000 famílias de origem alemã no RS, jornais e almanaques em língua alemã, além de livros, revistas, arquivos pessoais de personalidades da política gaúcha e ainda arquivos de empresas e material iconográfico. Também há jornais em língua alemã posteriores à Segunda Guerra Mundial editados em São Paulo (Brasil-Post e Deutsche Nachrichten) e jornais em língua portuguesa com ligações ao tema colonização alemã.
A biblioteca do Acervo Benno Mentz é composta de mais de 4.000 títulos. A maioria dos títulos (70%) é em língua alemã. Há catálogos em ordem alfabética por sobrenome do autor e, na falta deste, por título. Este conjunto de obras está organizado em estantes e se encontra à disposição dos pesquisadores.