O Acervo Fotográfico PUCRS de caráter histórico/institucional ilustra momentos vividos pela comunidade em geral apontando marcas do desenvolvimento institucional Marista nos diferentes contextos (sócio, político e cultural) da sociedade em que a Universidade está inserida e agregando valor ao conhecimento difundido pela Instituição. A coleção resgata a trajetória em décadas da memória da Universidade revelando, por meio de imagens, como patrimônio cultural que sempre contribuiu e contribui culturalmente para a nossa sociedade.
Um acervo em crescimento e, por isso, permanente fase de organização, formado por fotografias produzidas desde a década de 1930 e organizadas, a partir da década de 1970, pelos Irmãos Maristas e por algumas Unidades da PUCRS. Contou com o trabalho de cobertura fotográfica realizado, nos primeiros anos em que foi constituído, pelo Centro de Tecnologias Educativas (CTE) renomeado para Setor de Fotografia da Faculdade de Comunicação Social, atual Escola de Comunicação, Artes e Design (FAMECOS). Nos anos 1990, foi incorporado à Assessoria de Comunicação Social, atual Assessoria de Comunicação e Marketing (ASCOM). Posteriormente, em julho de 2019, devido a sua natureza de acervo e memória, passou a ser integrado pelo DELFOS – Espaço de Documentação e Memória Cultural, sob gestão do Instituto de Cultura da PUCRS.
O acervo é composto por documentação fotográfica registrada nos seguintes suportes: papel impresso após revelação de filmes, filme fotográfico 35 e 120 mm, foto digital e digitalizada. Estima-se um total de 100.000 fotos digitais e digitalizadas no banco de imagens PUCRS e cerca de 7.000 fotos analógicas organizadas. Estes números são diariamente crescentes. O que torna incalculável o valor histórico e de pertencimento que juntos e em comunidade é construído e revelado nestas imagens.
O acesso ao acervo fotográfico é mediante solicitação prévia por e-mail e preenchimento de formulário. São analisados os objetivos de uso das fotografias que devem respeitar as orientações de direitos de imagem e autor.
*Solicitações para fins de trabalho interno institucional devem seguir os fluxos de trabalho tratados entre as equipes, mediante o preenchimento de formulário específico solicitado pelo e-mail [email protected].