(Rio Grande, RS, 1931 – Porto Alegre, RS, 1989).
Foi jornalista, radialista, relações públicas, publicitário e gestor público. Embora não tenha se dedicado à literatura, escreveu a O pesadelo de Frau Keller, publicada postumamente, por sua viúva.
Xavier iniciou sua carreira no jornalismo, em 1948, como repórter do jornal Gazeta da Tarde, de Rio Grande. Como redator, colunista, produtor, locutor, atuou em diversos veículos impressos e de rádio, de Rio Grande e Porto Alegre, como Jornal Rio Grande, Cruzeiro do Sul, Rádio Minuano, A Hora, Folha da Tarde, Rádio Gaúcha, Correio do Povo, Revista do Globo, Rádio Guaíba. Foi também diretor Bureau Brasil Sul, da agência Associated Press (AP).
Fundou a RP – Relações Públicas Ltda., primeira agência do ramo no Rio Grande do Sul, passou por agências como Standard Propoganda e MPM. Lecionou relações públicas na FAMECOS-PUCRS. Foi Secretário Estadual de Indústria e Comércio e de Turismo do Estado e Secretário do Meio Ambiente. Em suas gestões, foram criados os parques da Guarita, em Torres, RS; do Caracol, em Canela, RS; e o Marina do Brasil, em Porto Alegre, RS.
Em seu acervo no Delfos, é possível encontrar fotografias, correspondências, recortes de jornais e manuscritos.