(Maróstica, Itália, 1921 – Porto Alegre, RS, 2007).
Antônio João Silvestre Mottin foi irmão marista, professor, pesquisador e escritor. Ainda criança emigrou com a família para o Brasil. Ao integrar-se à Congregação Marista, assumiu o nome de Ir. Elvo Clemente. Atuou em diversos colégios, entre eles o Rosário e o Champagnat. Com formação completa na área de Letras, em 1950, passou a trabalhar na PUCRS, como professor da Faculdade de Letras. E, em 1959, fez concurso de cátedra para Língua Portuguesa, na mesma Universidade.
Na PUCRS, também foi também vice-diretor da FAMECOS, fundador e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Letras, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Pró-Reitor de Extensão e Assessor Especial da Reitoria. Fundou e dirigiu a revista Letras de Hoje. Foi homenageado com prêmios e distinções como “Comenda do Infante Dom Henrique”, pelo Governo de Portugal, “Comenda Medalha Irmão Afonso” pela PUCRS e Gaúcho Honorário.
O Ir. Elvo Clemente publicou livros, artigos e colaborou com jornais como Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo, Correio do Povo, Zero Hora, Jornal do Comércio. Em seu acervo no Delfos, é possível encontrar objetos pessoais, prêmios, homenagens, manuscritos, livros, recortes de jornais e correspondências.