Foi um renomado escritor, poeta, jornalista, advogado, geógrafo e educador gaúcho, nascido em Uruguaiana, no dia 12 de abril de 1922. Com uma carreira multifacetada, destacou-se como um dos principais expoentes do regionalismo gaúcho e do movimento tradicionalista.
Ramirez publicou mais de 70 obras ao longo de sua vida, incluindo poesia, ficção, ensaios e críticas. Entre seus trabalhos mais notáveis estão o romance “Rio dos Pássaros” e a obra “Paradigmas da Açorianidade no Rio Grande do Sul”. Ele também foi um dos idealizadores da Estância da Poesia Crioula, em 1957.
Além de sua produção literária, Hugo Ramirez foi presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho em duas gestões (1970 e 1971) e fundou o Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Galpão Campeiro, em Erechim. Ele foi condecorado com diversas honrarias, incluindo a Medalha do Mérito Tradicional Barbosa Lessa.
Em seu acervo do Delfos é possível encontrar materiais diversos como manuscritos, recortes de jornais, livros, correspondências, homenagens e outros objetos pessoais do autor.